Autor Tópico: Usando tubos de extensão...  (Lida 8601 vezes)

rodrigo.araujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
    • Perfil no Behance
Resposta #75 Online: 07 de Janeiro de 2017, 19:33:28
Falando em tubos de extensão a demais acessórios para macrofotografia...

Ainda não faço uso dos tubos, mas uso um acessório que é bem parecido, o fole.
Na minha opinião, consigo resultados agradáveis.

No exemplo abaixo eu usei a técnica de empilhamento de foco:

..:: Terra de gigantes ::.. by Rodrigo Araújo, no Flickr

Nikon D700 + micro nikkor 60mm 2.8 D + fole + 2 SB700



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 07 de Janeiro de 2017, 19:46:01
Vi muitos comentários sobre tudo de extensão, mas não vi exemplos, o uso desses acessórios não são ruins produzem sim bons resultados, depende muito da iluminação, e, principalmente do conhecimento do equipamento.

Estou iniciando os estudos da Macrofotografia com celular, em breve, quando obter resultados satisfatórios eu coloco aqui.

No momento deixo como exemplo, o uso do filtro Raynox MSN-202 + Fuji HS25 (uma zuperzoom bem antiga) e o resultado obtido, se ele não estiver satisfatório podem descer a lenha.



Bee
by Rui Oliveira Santos, no Flickr

Muito bom Rui, como sempre uma aula.

Uma pergunta: Você usa algum acessório extra para fazer a fotografia do inseto ou a câmera te propicia esse macro todo?




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #77 Online: 07 de Janeiro de 2017, 23:28:31
Falando em tubos de extensão a demais acessórios para macrofotografia...

Ainda não faço uso dos tubos, mas uso um acessório que é bem parecido, o fole.
Na minha opinião, consigo resultados agradáveis.

No exemplo abaixo eu usei a técnica de empilhamento de foco:

..:: Terra de gigantes ::.. by Rodrigo Araújo, no Flickr

Nikon D700 + micro nikkor 60mm 2.8 D + fole + 2 SB700

Fala Rodrigo, fiquei interessado nesse esquema com Fole.
Tem uma foto para mostrar como é feito?


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #78 Online: 07 de Janeiro de 2017, 23:29:34
Aproveito para convidar o pessoal do tópico para participar do Desafio Macro / Close-Up:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=125145.0


rodrigo.araujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
    • Perfil no Behance
Resposta #79 Online: 08 de Janeiro de 2017, 00:07:08
Fala Rodrigo, fiquei interessado nesse esquema com Fole.
Tem uma foto para mostrar como é feito?

Rodrigo, farei uma foto do setup na minha próxima empreitada e posto aqui... Mas adianto que é algo bem simples, No esquema, uso também um tripé, claro, e um trilho de foco.


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #80 Online: 08 de Janeiro de 2017, 01:16:10
Rodrigo, farei uma foto do setup na minha próxima empreitada e posto aqui... Mas adianto que é algo bem simples, No esquema, uso também um tripé, claro, e um trilho de foco.

Obrigado Xará.
Curioso para ver seu Setup.
Até agora eu fiz além de claro, fotos com objetivas 1:1, fotos com tubo de extensão (tenho um) e usando o meu esquema de lente invertida junto com uma teleobjetiva (é o que gosto mais).

Uns exemplos:









rodrigo.araujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
    • Perfil no Behance
Resposta #81 Online: 08 de Janeiro de 2017, 12:45:46
Obrigado Xará.
Curioso para ver seu Setup.
Até agora eu fiz além de claro, fotos com objetivas 1:1, fotos com tubo de extensão (tenho um) e usando o meu esquema de lente invertida junto com uma teleobjetiva (é o que gosto mais).

Uns exemplos:







Resultados muito bons. Me amarro em aranhas. rs!
Já tentei por diversas vezes usar lente invertida mas ainda não me adaptei. No meu setup é possível usar a lente invertida também, basta ter o anel inversor e tudo depende do fator de ampliação que você necessita. Mas com minha lente macro no fole, consigo uma ampliação de 5:1 até 7:1. Outra coisa que ajuda bastante é a iluminação.


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 08 de Janeiro de 2017, 13:17:24
Pude observar que apesar dos animais estarem mortos, tinha um até congelado, não houve domínio da luz, o que na minha opinião representa pelo menos 80% do resultado final do processo como um todo.

No trabalho onde foi utilizado focus stacking (empilhamento de foco), apensar da aranha estar morta não se conseguiu evitar as sombras, eu atribuo isso a iluminação.

Uso um técnica semelhante a de alguns amigos orientais (Tailândia, Singapura, Japão), contudo, não uso trilho para focagem, uso apenas o flash pop-up, faço o uso de um rebatedor feito de caixa de leite descartável e dois pontos de luz direta.

No lugar do trilho de macro eu uso o anel de foco da máquina, meu equipamento é bem simples:

Fuji HS25 + Raynox MSN-202

Observem no trabalho abaixo que consegui abranger toda área, e consegui também evitar as sombras e os fantasmas.


Horsefly by Rui Oliveira Santos, no Flickr
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 08 de Janeiro de 2017, 14:46:28
Pude observar que apesar dos animais estarem mortos, tinha um até congelado, não houve domínio da luz, o que na minha opinião representa pelo menos 80% do resultado final do processo como um todo.

No trabalho onde foi utilizado focus stacking (empilhamento de foco), apensar da aranha estar morta não se conseguiu evitar as sombras, eu atribuo isso a iluminação.

Uso um técnica semelhante a de alguns amigos orientais (Tailândia, Singapura, Japão), contudo, não uso trilho para focagem, uso apenas o flash pop-up, faço o uso de um rebatedor feito de caixa de leite descartável e dois pontos de luz direta.

No lugar do trilho de macro eu uso o anel de foco da máquina, meu equipamento é bem simples:

Fuji HS25 + Raynox MSN-202

Observem no trabalho abaixo que consegui abranger toda área, e consegui também evitar as sombras e os fantasmas.


Horsefly by Rui Oliveira Santos, no Flickr

excelente! me diga uma coisa Rui, eu pesquisei sobre o filtro raynox msn-202, no entanto, percebi que ele é compatível com olympus sendo o hcr-250 compatível com qualquer câmera, isso procede?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 08 de Janeiro de 2017, 15:25:38
"excelente! me diga uma coisa Rui, eu pesquisei sobre o filtro raynox msn-202, no entanto, percebi que ele é compatível com olympus sendo o hcr-250 compatível com qualquer câmera, isso procede?"

Citando CFSousa,

Muito obrigado por ler e comentar, todos os filtros da série Raynox têm compatibilidade com lentes de até 67 mm, ele vêm com um adaptador muito bom.

Algumas observações:

Os DCRs são mais apropriados para closeup

Os MSNs são mais apropriados para macro.

Valeu, abraços.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #85 Online: 08 de Janeiro de 2017, 17:30:26
Pois é Rui, eu não tenho tanto experiência em macro, sou apenas um entusiasta.
Já tive uma Fuji S9000 e usei o raynox nela e era muito mais simples fazer macros e close-ups
Porém o equipamento que utilizo agora e sem uma lente macro dedicada, me tira a possibilidade de fazer macros com insetos vivos e luz natural, já que encosto quase no objeto para poder foca-lo.
Tenho que apelar para ambiente interno e o uso de flash fora da sapata para poder iluminar o assunto.


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #86 Online: 08 de Janeiro de 2017, 17:43:30
Para ter uma ideia da minha situação.
Essa foto, meu dedo representa o objeto:



Essa é a distancia que tenho para fazer um Stacking e utilizar um flash lateral com rebatimento para iluminar melhor.

Até tenho um tubo de extenssão simples que posso ficar mais distante, mas me limita na ampliação.



Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 09 de Janeiro de 2017, 13:37:50
Pois é Rui, eu não tenho tanto experiência em macro, sou apenas um entusiasta.
Já tive uma Fuji S9000 e usei o raynox nela e era muito mais simples fazer macros e close-ups
Porém o equipamento que utilizo agora e sem uma lente macro dedicada, me tira a possibilidade de fazer macros com insetos vivos e luz natural, já que encosto quase no objeto para poder foca-lo.
Tenho que apelar para ambiente interno e o uso de flash fora da sapata para poder iluminar o assunto.

Sinto discordar de você, pelo seguinte aspecto:

1) Seu equipamento é bem superior ao antigo e ao meu;

2) Quando se trata de focus stacking (empilhamento de foco) o grau de dificuldade é o mesmo em qualquer setup;

3) Usas lente, ao passo que eu uso filtro;

4) Tens a possibilidade de fazer o disparo de forma automática, controlar a máquina pelo PC.

5) Você não levou em consideração o desenvolvimento da técnica utilizada;

6) As macros que faço têm a mesma distância do plano como a que você mostrou no exemplo;

7) por último, penso que você pode melhorar, principalmente no quesito iluminação.

8) Para colaborar, vou te deixar esse link, foi com o auxílio dos diversos tutoriais existentes neste site que eu comecei a melhorar minha técnica. E foi aqui também que eu descobri que não é necessário muito para se produzir bons resultados.

http://extreme-macro.co.uk/

Etreme-macro.co.uk is a free learning site by macro photographer Johan J. Ingles - Le Nobel geared towards budget-conscious intermediate level macro photographers who want to know how to do extreme macro photography and the equipment that we use. ... from http://extreme-macro.co.uk/


Etreme-macro.co.uk é um site de aprendizagem livre pelo fotógrafo macro Johan J. Ingles - Le Nobel voltado para o nível de orçamento consciente intermediário macro fotógrafos que querem saber como fazer macro fotografia extrema e os equipamentos que usamos. ... de http://extreme-macro.co.uk/
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #88 Online: 09 de Janeiro de 2017, 13:56:51
Sinto discordar de você, pelo seguinte aspecto:

1) Seu equipamento é bem superior ao antigo e ao meu;

2) Quando se trata de focus stacking (empilhamento de foco) o grau de dificuldade é o mesmo em qualquer setup;

3) Usas lente, ao passo que eu uso filtro;

4) Tens a possibilidade de fazer o disparo de forma automática, controlar a máquina pelo PC.

5) Você não levou em consideração o desenvolvimento da técnica utilizada;

6) As macros que faço têm a mesma distância do plano como a que você mostrou no exemplo;

7) por último, penso que você pode melhorar, principalmente no quesito iluminação.

8) Para colaborar, vou te deixar esse link, foi com o auxílio dos diversos tutoriais existentes neste site que eu comecei a melhorar minha técnica. E foi aqui também que eu descobri que não é necessário muito para se produzir bons resultados.

http://extreme-macro.co.uk/

Etreme-macro.co.uk is a free learning site by macro photographer Johan J. Ingles - Le Nobel geared towards budget-conscious intermediate level macro photographers who want to know how to do extreme macro photography and the equipment that we use. ... from http://extreme-macro.co.uk/


Etreme-macro.co.uk é um site de aprendizagem livre pelo fotógrafo macro Johan J. Ingles - Le Nobel voltado para o nível de orçamento consciente intermediário macro fotógrafos que querem saber como fazer macro fotografia extrema e os equipamentos que usamos. ... de http://extreme-macro.co.uk/

Obrigado pelas dicas Rui.
Mas minha maior dificuldade não é lidar com o quesito iluminação, mas sim me aproximar tão perto do bicho vivo sem que ele se mova ou escape.
Me falta mais aprendizado nessa parte.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2017, 13:57:49 por Rodrigo Pereira »