Autor Tópico: É possível tirar o cromo (filme positivo) e recolocar o rolo na máquina?  (Lida 2834 vezes)

andrescr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Eu preciso gerar cromos (filme positivo), com intervalos, ou seja, tirar algumas fotos abrir e retirar os cromos para utilizar.

Por exemplo, um filme positivo de 36 poses, eu preciso tirar somente 5 fotos e usar de imediato os cromos. Quero recolocar e usar depois de vários dias o mesmo rolo para fazer o restante das fotos (31).

Existe alguma técnica que posso usar na minha analógica pra fazer isso ou alguma máquina específica para que eu possa tirar e colocar esses cromos?

Qualquer ajuda será de imensa valia.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2017, 15:14:57
Antes de mais nada, o que você está querendo exatamente dizer com "usar os cromos"?


andrescr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2017, 15:37:23
Usar o filme positivo antes de revelar, do jeito que sai da câmera, após o shoot.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2017, 15:54:53
Usar o filme positivo antes de revelar, do jeito que sai da câmera, após o shoot.

Não existe uso para um filme positivo antes de revelá-lo. Você terá apenas um plástico escuro.

O que você quer fazer não é totalmente impossível mas só com muita habilidade daria certo. Você tem que abrir a câmera em um ambiente totalmente escuro ou dentro de um saco preto específico para isso, cortar a parte do filme já utilizada e avançar o filme restante para o puxador do filme.

Além disso já teria que colocar a parte cortada dentro de um tanque de revelação para não pegar luz.


andrescr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2017, 16:17:21
Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Sou amador, então pensei que ao tirar o filme positivo da máquina eu teria isso:


Mas, pesquisando eu descobri que tambem preciso revelar o filme positivo. Justamente para chegar no resultado da foto acima (cromo).


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2017, 16:30:09
 :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2017, 02:04:28
Antigamente , 40 anos atrás mais ou menos , muitas vezes me pediram algo parecido com o que você postou no início , tirar uns pouquíssimos cromos . Naquela época resolvi esse problema tendo no studio um rebobinador com uma lata de kodakchrome dentro ... Na realidade tinha outros tipos de filmes em outros rebobinadores , sempre guardados em tapeware  na geladeira . O cliente muitas vezes determinava 10 , 12 , 15 , números sem pé nem cabeça... só na dele . Com o rebobinador era extremamente fácil encher na hora um cartucho de filme , e o limite máximo eram 44 chapas por cartucho . E aí fazia - se o serviço. Certa vez um candidato a deputado me pediu 21 cromos , ofereci 24 pelo mesmo preço , mas ele só queria mesmo 21 . Fiz o serviço , recebi na entrega  , ele gostou das fotos mas perdeu na eleição.... vai ver que o 21 dele não deu sorte .... !

Depois vi as respostas e a sua duvida ficou mais clara , mas quanto a ela realmente deverá haver um serviço de laboratório.

Um abraço e boas fotos .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2017, 09:58:25
Bons tempos em que praticamente todos filmes tinham a opção de vir em bobina  :)


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2017, 01:15:59
Bons tempos em que praticamente todos filmes tinham a opção de vir em bobina  :)

E seu Sri bons tempos mesmo , onde competência,  conhecimento e estudo andavam juntos , fazendo o grande diferencial do profissional . Um abraço.  Bjorn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !