Autor Tópico: Impressão Papel Fosco  (Lida 6328 vezes)

ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 11 de Janeiro de 2017, 11:17:06
Ao colega que criou o tópico, pode ser que simplesmente o papel com brilho te agrade mais, e não há nada de errado com isso. Acho a sugestão dos colegas de imprimir a mesma foto nos dois papéis muito válida e defiriná melhor para você as diferenças entre eles.

Quanto a pergunta do colega acima quanto a nitidez de exportação no LR:

O tratamento de sharpening normalmente é composto em Sharpening global de edição (Captura), Sharpening localizado (Pode ser interessante em algumas fotos) e o Sharpening de Saída.

Quando vou imprimir faço  o soft proof/prova de impressão no LR, utilizando um perfil do minilab Fuji onde faço a impressão (na verdade é um perfil aproximado, do site do fabricante do minilab, mas que me dá uma idéia muito boa do resultado final) - geralmente tenho de adicionar mais contraste e cuidado com os pretos.

Quando vou exportar, já configurei predefinições para exportação 10x15; 20x30 e 30x40, com resize da imagem para os referidos tamanhos, baseado em cm e tabela enviada pelo minilab.

A nitidez de saída, seleciono para baixa e papel fosco - é importante lembrar que a nitidez de saída é importante, pois ao realizar o redimensionamento da imagem perdemos o sharpening aplicado inicialmente na imagem tamanho - full, portanto a sua função é manter o que foi estabelecido previamente - após o resize.
A escolha de quantidade (baixo, média ou alta) fica a critério de gosto pessoal, tipo de foto, nível de detalhamento e grau de sharpening já aplicado na edição.

Evito toda e qualquer manipulação do meu arquivo pelo Minilab, envio em sRGB, com o tamanho exato para a impressão e ainda escrevo na solicitação para evitar qualquer manipulação na imagem ou ajustes automáticos.

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #16 Online: 11 de Janeiro de 2017, 11:24:50
Ao colega que criou o tópico, pode ser que simplesmente o papel com brilho te agrade mais, e não há nada de errado com isso. Acho a sugestão dos colegas de imprimir a mesma foto nos dois papéis muito válida e defiriná melhor para você as diferenças entre eles.

Quanto a pergunta do colega acima quanto a nitidez de exportação no LR:

O tratamento de sharpening normalmente é composto em Sharpening global de edição (Captura), Sharpening localizado (Pode ser interessante em algumas fotos) e o Sharpening de Saída.

Quando vou imprimir faço  o soft proof/prova de impressão no LR, utilizando um perfil do minilab Fuji onde faço a impressão (na verdade é um perfil aproximado, do site do fabricante do minilab, mas que me dá uma idéia muito boa do resultado final) - geralmente tenho de adicionar mais contraste e cuidado com os pretos.

Quando vou exportar, já configurei predefinições para exportação 10x15; 20x30 e 30x40, com resize da imagem para os referidos tamanhos, baseado em cm e tabela enviada pelo minilab.

A nitidez de saída, seleciono para baixa e papel fosco - é importante lembrar que a nitidez de saída é importante, pois ao realizar o redimensionamento da imagem perdemos o sharpening aplicado inicialmente na imagem tamanho - full, portanto a sua função é manter o que foi estabelecido previamente - após o resize.
A escolha de quantidade (baixo, média ou alta) fica a critério de gosto pessoal, tipo de foto, nível de detalhamento e grau de sharpening já aplicado na edição.

Evito toda e qualquer manipulação do meu arquivo pelo Minilab, envio em sRGB, com o tamanho exato para a impressão e ainda escrevo na solicitação para evitar qualquer manipulação na imagem ou ajustes automáticos.

Abraços
Explicações excelentes, Ronaldo!

Enviado de meu SM-G935FD usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 11 de Janeiro de 2017, 11:31:10
...
Papel brilho é mais nítido (não o contrário), mais contrastado,  apresenta cores bem vivas e mancha. Papel fosco tem cores mais suaves, menos contraste, um pouco menos nítido e não mancha.
O que é vantagem e o que é desvantagem vai de pessoa para pessoa, EU gosto mais de fosco, é só olhar meu estilo de tratamento que verá que é bem mais soft em contraste e cores, mas este papel tem sim uma textura bem discreta. Aliás todo papel de alto nível tem, então é bom ir se acostumando se um dia quiser fazer um fine art, por exemplo.
...

Que tópico interessante! Faz total sentido o que o Lucas disse!

Pensei nisto ontem quando fui revelar umas fotos no Pedro Cine Foto em Belo Horizonte. Pela primeira vez pedi papel fosco e ainda pedi observação para não fazerem ajuste algum. Achei as fotos diferentes do que eu esperava... Gostei do fosco nas 30x40, mas nas 15x10 não gostei do resultado. Não sei se tem a ver com o tamanho da impressão...

O seu estilo refletirá no papel que escolher... Agora vou pensar na saída na hora de revelar...

Obrigado!
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #18 Online: 11 de Janeiro de 2017, 11:34:11
Não conhecia esse proof setup. Vou procurar saber, mas não acho que façam correções.
Eu já exporto em sRGB...

Enviado de meu SM-G935FD usando Tapatalk


Proof setup é uma prova digital da impressão, um pouco exagerado, já que a impressão sai sempre  melhor.

Alguns alteram um pouco a foto que vai ser impressa, mas tem que tomar cuidado para o op do lab ou impressor não fazer o mesmo. Alguns dão um pouco mais de contraste, outros brilho,NR, etc . O problema é se seu impressor fizer o mesmo e neste caso é melhor vc ter o controle e pedir para não alterar


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 11 de Janeiro de 2017, 14:14:11
pergunta de leigo no assunto, como que faz este proof setup?

no lightroom cria um preset no lightroom com um pouco mais de contraste e brilho ou tem algum outro método para exportar?

grato pela ajuda do pessoal...

 :worship:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #20 Online: 11 de Janeiro de 2017, 14:28:53
Vc não cria o proof setup, pelo menos no PS

O que precisa é ter o perfil do papel de onde vc vai imprimir/revelar  sua foto, instala ele, só clica com o botão direito e ir em instalar. No view do PS ir em proof setup, custom e selecionar o perfil e o mecanismo de readequação do gamut (neste ponto que o lab ruim faz a  :eek:)


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 11 de Janeiro de 2017, 14:46:23
Vc não cria o proof setup, pelo menos no PS

O que precisa é ter o perfil do papel de onde vc vai imprimir/revelar  sua foto, instala ele, só clica com o botão direito e ir em instalar. No view do PS ir em proof setup, custom e selecionar o perfil e o mecanismo de readequação do gamut (neste ponto que o lab ruim faz a  :eek:)

valeu spositom...

então é no PS que faz e não no LR?

valeu pela dica...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #22 Online: 11 de Janeiro de 2017, 15:10:01
No LR faz, é que não tenho ele.... :doh:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 11 de Janeiro de 2017, 15:10:44
No LR faz, é que não tenho ele.... :doh:

blz, vou dar uma fuçada lá a noite... se encontrar posto aqui como que faz...

valeu...  :worship:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #24 Online: 11 de Janeiro de 2017, 20:22:46
Mandei e-mail para o laboratório pedindo proof setup deles e pedindo as configurações do minilab, mas acho que não sabiam do que eu estava falando pq só me responderam que

Citar
Nos utilizamos um software de ajuste automático (Perfectly Clear), todos os arquivos enviados pelo site passamos por essa correção, que ajusta densidade e contraste das fotos.


Alguém conhece esse software e sabe dizer até que ponto compromete a qualidade da impressão final?
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2017, 20:24:45 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #25 Online: 11 de Janeiro de 2017, 20:35:49
Tem que pedir o perfil do papel deles, é um qqcoisa.icc

Eles utilizam um software de correção "automático"....meeeedo!!!

Brincadeirinha, mas as vezes vc dá um efeito na foto que o clean monte de coisa limpa tudo


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #26 Online: 11 de Janeiro de 2017, 20:48:00
Tem que pedir o perfil do papel deles, é um qqcoisa.icc

Eles utilizam um software de correção "automático"....meeeedo!!!

Brincadeirinha, mas as vezes vc dá um efeito na foto que o clean monte de coisa limpa tudo


Pois é... Fiquei meio assim com esse negócio de automático tbm...
Nesse caso nem adianta pegar o perfil do papel pq mesmo que eu adeque aos tons ao passar pelo tal aplicativo vai desfazer do mesmo jeito!
Acho que vou ter que mudar o local de impressão. Me indica algum on-line bom? Aqui na cidade tem um local que até imprime melhor mas é R$ 3,50 cada em 15x21 e R$ 9,00 em 20x30, tornando inviável ficando caro pra quem tem uma margem de lucro relativamente baixa.
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 11 de Janeiro de 2017, 22:29:54
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Bem vindo ao time dos que descobriram que pedir perfil de cor é falar grego.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 12 de Janeiro de 2017, 07:28:22
Mandei e-mail para o laboratório pedindo proof setup deles e pedindo as configurações do minilab, mas acho que não sabiam do que eu estava falando pq só me responderam que



Alguém conhece esse software e sabe dizer até que ponto compromete a qualidade da impressão final?


Perfectly Clear é app de android kkkkk tenho e é legalzinho... kkkkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #29 Online: 12 de Janeiro de 2017, 07:47:20

Perfectly Clear é app de android kkkkk tenho e é legalzinho... kkkkkkk
Também...
Pesquisei ontem e além de app para Android e iOS é um plugin para Lightroom e Photoshop que promete ajustar suas fotos automaticamente com apenas um clique... Custa U$ 150,00

Enviado de meu SM-G935FD usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm