Autor Tópico: Impressão Papel Fosco  (Lida 6289 vezes)

andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Online: 10 de Janeiro de 2017, 15:02:54
Até hoje só tinha impresso fotos em papel brilhante por julgar (leigamente) ser melhor. Mas esses dias surgiu uma discussão aqui no fórum (não lembro o tópico) e boa parte dos participantes foram bem enfáticos em afirmar que o papel fosco é melhor que o brilhante.
Gostaria de deixar o relato da minha experiência...


Bem, seguindo essas opiniões mandei imprimir um aniversário no papel fosco e na minha opinião, a ÚNICA vantagem é não manchar com a gordura os dedos.
A princípio achei que minhas fotos tivessem ficado muito podres (e totalmente diferente do monitor), com resolução horrível, toda granulada e cheia de ruídos.
Porém, após analisar e olhar bem de perto percebi que o problema não são as imagens, e sim o papel que tem uma textura que fica muito visível nas imagens, prejudicando de certa forma a qualidade. Uma pessoa leiga/desinformada pode pensar que o trabalho da gente é ruim. Até mesmo quem é exigente por nitidez (ainda estou nessa fase) pode não gostar das fotos.


Em tempo: o papel é Kodak e a impressão feita nos laboratórios do Fujioka.


Não sei se volto a imprimir nesse tipo de papel.  :( :(
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2017, 15:40:13
Que estranho André!

Realmente ele tem uma leve textura (pelo menos do laboratório aqui), mas os testes que fiz com minhas fotos aqui, não me deixaram dúvidas que o fosco fica melhor. Mais nitidas e além de nitidas fica com uma aparencia mais elegante.
Eu costumo revelar numa fotótica Fuji, só não sei dizer qual papel usam...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2017, 19:55:14
Pode ser culpa sua.

Já tive colega que caiu na modinha de fotos sem contraste e na hora de imprimir em papel fosco se deu mal.

O seu arquivo tem q ser pensando pra saída, desde cores, contraste e a nitidez. Papel fosco pede mais contraste e nitidez.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2017, 20:43:16
Pode ser culpa sua.

Já tive colega que caiu na modinha de fotos sem contraste e na hora de imprimir em papel fosco se deu mal.

O seu arquivo tem q ser pensando pra saída, desde cores, contraste e a nitidez. Papel fosco pede mais contraste e nitidez.

Sinceramente não acho que seja o caso, vangelism...
Algumas acho até ficaram contrastadas demais por ser aniversário de uma criancinha!

Segue alguns exemplos e se quiserem ver o restante estão aqui https://www.flickr.com/photos/andreluigo/albums/72157675313581143





Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2017, 20:48:17
Não parece mesmo ser culpa da edição.

Eu só fiz impressão avulsa assim uma vez, e o papel foi fosco mas não tinha textura.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2017, 21:37:06
Mas tipo vc relevou a mesma foto nos dois papeis pra ver a diferença?


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2017, 21:37:13
Sabe aquela máxima "gosto é que nem bun&@"? Pois bem, esse é o caso.

Entre brilho e fosco de minilab não tem melhor, tem o melhor para você. Tecnicamente cada um tem sua vantagem.

Papel brilho é mais nítido (não o contrário), mais contrastado,  apresenta cores bem vivas e mancha. Papel fosco tem cores mais suaves, menos contraste, um pouco menos nítido e não mancha.
O que é vantagem e o que é desvantagem vai de pessoa para pessoa, EU gosto mais de fosco, é só olhar meu estilo de tratamento que verá que é bem mais soft em contraste e cores, mas este papel tem sim uma textura bem discreta. Aliás todo papel de alto nível tem, então é bom ir se acostumando se um dia quiser fazer um fine art, por exemplo.

Quanto aos defeitos que vc enxergou, nenhum dos dois tipos deixa ruído, artefatos ou qualquer coisa que seja, a não ser que você tenha enviado um arquivo não preparado para ampliação. É bem pelo contrário, ambos acabam por remover um pouco do ruído que aparece na tela pelo método de "impressão".

Quanto ao cliente, também vai de gosto, eu apresento amostra dos dois antes de entregar algo, curiosamente a grande maioria prefere fosco!

Enfim, verifique com o seu lab se teve algum problema. Verifique, resolução em dpi, perfil de cores, se eles fizeram algum tipo de correção (isso é o que mais estraga foto)...


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2017, 21:50:33
@Danilo
Esse trabalho, especificamente, não! Mas sempre imprimo em brilhante.
Não vivo de fotografia e não posso me dar ao luxo de "jogar dinheiro fora" apenas pra testar. Ainda mais que foi a primeira vez que imprimi fosco.


@Lucas
Não é exatamente defeito! Ao bater o olho parecia qualidade ruim, mas ao analisar direito percebi que é apenas a textura do papel.


Achei o máximo poder manusear à vontade e não manchar, mas em questão de beleza da imagem (ao mesmo gosto) brilhante é muito mais bonito e nítido.
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2017, 22:01:34
@Danilo
Esse trabalho, especificamente, não! Mas sempre imprimo em brilhante.
Não vivo de fotografia e não posso me dar ao luxo de "jogar dinheiro fora" apenas pra testar. Ainda mais que foi a primeira vez que imprimi fosco.


@Lucas
Não é exatamente defeito! Ao bater o olho parecia qualidade ruim, mas ao analisar direito percebi que é apenas a textura do papel.


Achei o máximo poder manusear à vontade e não manchar, mas em questão de beleza da imagem (ao mesmo gosto) brilhante é muito mais bonito e nítido.

Então. Vc pode pegar uma mesma foto e revelar uma no brilhante e outra no fosco (uma sugestão apenas). Pelo menos aqui na minha cidade dá para fazer isso, já cada uma seria uns 2 reais, não perderia tanto assim. Daí vc poderia ter certeza absoluta quanto a diferença entre um e outro. Nem que vc tenha que revelar no 10x15cm que custa menos...

Mas talvez seja seu gosto mesmo.

Eu só gostava de imprimir em papel brilhante, até que fiz esse teste que lhe sugeri...  :)
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2017, 22:02:47 por Danilo_cs »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2017, 23:38:36
Então. Vc pode pegar uma mesma foto e revelar uma no brilhante e outra no fosco (uma sugestão apenas). Pelo menos aqui na minha cidade dá para fazer isso, já cada uma seria uns 2 reais, não perderia tanto assim. Daí vc poderia ter certeza absoluta quanto a diferença entre um e outro. Nem que vc tenha que revelar no 10x15cm que custa menos...

Mas talvez seja seu gosto mesmo.

Eu só gostava de imprimir em papel brilhante, até que fiz esse teste que lhe sugeri...  :)


Vou experimentar fazer isso depois... Com essas não vai dar pq entrego pro cliente amanhã...


Abraços!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2017, 00:19:02

Não é exatamente defeito! Ao bater o olho parecia qualidade ruim, mas ao analisar direito percebi que é apenas a textura do papel.


Pede o perfl  do papel  pro seu fornecedor e instala onde  edita as fotos ,  visualiza  antes no proof setup. É bom vc ter uma amostra do que pretende imprimir, use um target

http://www.ekdahl.org/kurs/SpyderColorvision/pixl_testimage.htm


Normalmente quem opta por um determinado de papel, leva o ônus e o bônus dele... não tem como fugir muito disso. Tem papel que é em fibra de bambu, puxa por verde e e se corrigir  isso perde a graça do papel

Transforma no espaço de cor do lab (deve ser sRB), não deixa pro pessoal fazer que normalmente eles fazem errado


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2017, 01:58:55

Vou experimentar fazer isso depois... Com essas não vai dar pq entrego pro cliente amanhã...


Abraços!

É isso ai! Depois ve fala no que deu  :ok:

Pede o perfl  do papel  pro seu fornecedor e instala onde  edita as fotos ,  visualiza  antes no proof setup. É bom vc ter uma amostra do que pretende imprimir, use um target

http://www.ekdahl.org/kurs/SpyderColorvision/pixl_testimage.htm
Transforma no espaço de cor do lab (deve ser sRB), não deixa pro pessoal fazer que normalmente eles fazem errado

Pode ser também...config técnicas ao inves do papel :)


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #12 Online: 11 de Janeiro de 2017, 07:07:44
Pede o perfl  do papel  pro seu fornecedor e instala onde  edita as fotos ,  visualiza  antes no proof setup. É bom vc ter uma amostra do que pretende imprimir, use um target

http://www.ekdahl.org/kurs/SpyderColorvision/pixl_testimage.htm


Normalmente quem opta por um determinado de papel, leva o ônus e o bônus dele... não tem como fugir muito disso. Tem papel que é em fibra de bambu, puxa por verde e e se corrigir  isso perde a graça do papel

Transforma no espaço de cor do lab (deve ser sRB), não deixa pro pessoal fazer que normalmente eles fazem errado
Não conhecia esse proof setup. Vou procurar saber, mas não acho que façam correções.
Eu já exporto em sRGB...

Enviado de meu SM-G935FD usando Tapatalk
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2017, 07:08:06 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Janeiro de 2017, 08:37:02
uma pergunta aproveitando o assunto.

no lightroom quando se exporta para JPG tem uma opção para melhorar a nitidez para tela, papel brilhante e papel fosco.

alguém que já testou sabe se melhora mesmo ou é desnecessário? sempre que exporto deixo desabilitado pois penso que como já fiz as correções da foto, ela está no "standard"...

gostaria da opinião dos colegas.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2017, 10:14:42
uma pergunta aproveitando o assunto.

no lightroom quando se exporta para JPG tem uma opção para melhorar a nitidez para tela, papel brilhante e papel fosco.

alguém que já testou sabe se melhora mesmo ou é desnecessário? sempre que exporto deixo desabilitado pois penso que como já fiz as correções da foto, ela está no "standard"...

gostaria da opinião dos colegas.

Eu já tentei fazer isso mas não lembro bem como ficou. Para a tela fica interessante, mas para a impressão eu prefiro colocar nitidez eu mesmo e exportar sem nenhuma alteração. Acho que quando eu fiz para impressão uma vez, não vi diferença, mas não tenho certeza.