Autor Tópico: Ajuda com Close-up  (Lida 777 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 14 de Janeiro de 2017, 21:53:38
Depois do Desafio da Semana sobre Macro/Close-up fiquei interessado pelo assunto e comecei a estudar algumas coisas na internet, vi alguns videos sobre o uso de lente invertida e resolvi testar... Minhas impressões: 1- DOF curtíssima (tem como resolver?) 2- O tripé atrapalhou mais que ajudou, tive que usar a câmera na mão mesmo (com a lente invertida o foco é aproximando e afastando, nesse ponto o tripé me atrapalhou bastante). 3- O liveview da minha T1i só ia com iso alto... (outro ponto que me atrapalhou, acabei usando o visor mesmo).
Seguem algumas fotos... LEMBREM-SE, é o meu primeiro teste e as imagens refletem isso.. dicas para melhorar / facilitar o resultado obtido são bem-vindas. :D







angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2017, 22:41:04
Nao sou entendido no assunto, longe disso, mas já fiz umas tentativas, pouquíssimas..
Em relaçao ao DoF curtissimo da lente invertida, caso seja  uma eletrônica, tem tudo a ver com o diafragma na posiçao totalmente aberta (padrão), o que é bom para focar  mas péssimo em termos de profundidade de campo. Normalmente, pelo q li, tem q configurar a abertura (pequena) pela camera e retirar a lente  sem desliga-la, assim a abertura fica fixada na lente (nao sei se funciona em todos os modelos). Para lentes mecânicas o básico:  facil de setar   em lentes com anel de abertura no corpo. Para as que nao tem, basta fixar pelo pino de controle de abertura na lente,  que se comunica com a camera.
Tripe de fato nao é nada prático para fotos externas com seres vivos, a soluçao é a que voce utilizou: camera na mão e foco aproximando ou afastando do tema. Aqui um grande problema sem tripé: como o DoF é super curto,  questao de milimetro/s, qualquer movimento, pode colocar o objeto fora de foco. O ideal é usar velocidade rápida para objetos vivos irriquietos, incluindo o fotógrafo rss.. Disparos sequenciais também ajudam, alguma coisa pode se salvar disso tudo  :D
Live View eficiente acho que só em mirrorless  (espero nao ser massacrado agora   :D...)
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2017, 22:53:00 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2017, 11:38:43
Em relaçao ao DoF curtissimo da lente invertida, caso seja  uma eletrônica, tem tudo a ver com o diafragma na posiçao totalmente aberta (padrão), o que é bom para focar  mas péssimo em termos de profundidade de campo. Normalmente, pelo q li, tem q configurar a abertura (pequena) pela camera e retirar a lente  sem desliga-la, assim a abertura fica fixada na lente (nao sei se funciona em todos os modelos).
:D
Vou pesquisar se consigo com meu equipamento. Valeu pelo retorno angelone :ok: