Autor Tópico: CANON T5i x NIKON D3300  (Lida 6731 vezes)

Elton Poa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
  • Nikon D5300 + 18-55mm
Online: 17 de Janeiro de 2017, 14:17:00
Sei que o pessoal novo deve perguntar muito sobre a melhor opção de DSLR de entrada, mas estou ficando doente com essa dúvida. Estava quase comprando uma NIKON D3300 pois é das mais em conta e vi bons comentários sobre ela, porém vejo o pessoal comentando do preço das lentes em comparação aos da CANON devido ao motor de foco ser na câmera e não na lente como a NIKON.
 Uma das coisas interessantes que achei da NIKON D3300 é o fato de poder usar um ISO bem mais alto que a CANON T5i sem perda de qualidade, com bem menos ruído.
 A CANON T5i tem, realmente o motor de foco na câmera ou não? Tem muita diferença de preço mesmo nas lentes de uma para outra? Por exemplo uma lente 50mm f:1.8 para CANON ou NIKON qual seria a diferença de valor? E a diferença de preço de outra lente objetiva que vocês acham que poderia adquirir para ficar com um kit razoável? A CANON é um pouco mais cara que a NIKON, mas estou na dúvida. Não pretendo trabalhar com fotografia e sim aprender e utilizar como hobby. Agradeço as opiniões e motivos de escolha da NIKON D3300 ou CANON T5i.
Abraços,
Elton
Aguardando entrega: Nikon D5300 + 18-55mm


Elton Poa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
  • Nikon D5300 + 18-55mm
Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2017, 14:44:58
Outra diferença é que a NIKON tem 24 MP e a CANON 18 MP, mas acho que isso só influenciaria para impressão de tamanhos grandes. 
Aguardando entrega: Nikon D5300 + 18-55mm


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2017, 15:10:57
Nenhuma câmera Canon tem motor de foco no corpo, não consigo entender por que essa informação equivocada vive pipocando por aqui.

Não tem pois a Canon optou, na concepção do sistema EOS, por colocar motor de foco em todas as lentes, exceto raros modelos muito específicos como a TS-E e a MP-E.

Não existe interação mecânica entre os corpos e lentes Canon EOS, é tudo feito eletronicamente.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2017, 15:12:37 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Elton Poa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
  • Nikon D5300 + 18-55mm
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2017, 15:39:18
Então na verdade não existe essa diferença de preço que falam entre lentes Nikon e Canon? Ontem mesmo assisti um vídeo no youtube do Zona de Fotografia e o cara falou novamente que por esse motivo teria, por exemplo uma lente 50mm da canon por R$350,00 e uma 50mm da nokia por R$ 800,00. Cada vez o cara fica mais em dúvida. Agradeço a disponibilidade em responder.
Aguardando entrega: Nikon D5300 + 18-55mm


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2017, 15:47:09
Então na verdade não existe essa diferença de preço que falam entre lentes Nikon e Canon? Ontem mesmo assisti um vídeo no youtube do Zona de Fotografia e o cara falou novamente que por esse motivo teria, por exemplo uma lente 50mm da canon por R$350,00 e uma 50mm da nokia por R$ 800,00. Cada vez o cara fica mais em dúvida. Agradeço a disponibilidade em responder.

As diferenças de preço existem, mas o motivo não é a existência ou não do motor de foco, e sim outras características que puxam o preço de determinadas lentes para cima ou para baixo.

O que ele disse no vídeo, e naquele momento estava falando exclusivamente de Nikon, é que existem lentes mais baratas que não tem motor de foco, e não que as lentes são baratas por não ter motor de foco. No caso, embora não tenha ficado claro, ele se referia principalmente às lentes antigas, totalmente mecânicas.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2017, 16:15:08 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2017, 16:54:51
Por acaso eu vi o tal vídeo ontem por uma conversa que surgiu entre amigos, o vídeo é totalmente equivocado e sugere errôneamente uma série de questões principalmente entre Canon e Nikon. Não sei se o sujeito não soube se expressar, mas a verdade que se a intenção dele era clarear (pra mim ele quis vender Canon pra novatos) ele conseguiu embolar ainda mais o assunto.


Ele claramente desconhece Nikon e outras marcas falando (e ainda mostrando desconhecimento) apenas de Canon. Eu não levaria esse vídeo a sério.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2017, 16:55:28 por cfcsosa »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2017, 17:00:51
Por acaso eu vi o tal vídeo ontem por uma conversa que surgiu entre amigos, o vídeo é totalmente equivocado e sugere errôneamente uma série de questões principalmente entre Canon e Nikon. Não sei se o sujeito não soube se expressar, mas a verdade que se a intenção dele era clarear (pra mim ele quis vender Canon pra novatos) ele conseguiu embolar ainda mais o assunto.


Ele claramente desconhece Nikon e outras marcas falando (e ainda mostrando desconhecimento) apenas de Canon. Eu não levaria esse vídeo a sério.

Ele basicamente criou o vídeo para não ter mais que responder à eterna questão, o que é bastante compreensível :D

Não, é, nem de longe, uma abordagem abrangente do assunto (e acho que nem era essa a intenção), ele está expondo a opinião pessoal dele (e deixa isso claro em alguns momentos do vídeo).
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Elton Poa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
  • Nikon D5300 + 18-55mm
Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2017, 15:00:54
Agradeço as opiniões. Acabei optando por comprar outra câmera, a NIKON D5300! Só aguardando a chegada dela.
Aguardando entrega: Nikon D5300 + 18-55mm


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2017, 14:35:08
Parabéns pela aquisição do equipamento, espero que tenha pego com a 18-140, agora é tirar muitas fotos pra dominar o mais rápido possível, boas fotos.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2017, 18:23:43
Não quero levantar poeira de Nikon X Canon, mas hoje vou sair da Nikon (D3200) para uma Canon (t6i) por conta dos altos preços das lentes que fazem diferença pra mim.

Na Canon é tudo mais acessível.  :ok:

OBS: Repito, opinião pessoal (usando um plenoasmo para enfatizar. :))

Cumprimenbtos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2017, 09:50:30
Não quero levantar poeira de Nikon X Canon, mas hoje vou sair da Nikon (D3200) para uma Canon (t6i) por conta dos altos preços das lentes que fazem diferença pra mim.

Na Canon é tudo mais acessível.  :ok:

OBS: Repito, opinião pessoal (usando um plenoasmo para enfatizar. :))

Cumprimenbtos.

Essa diferença inexiste na prática. As lentes se equivalem, haverão lentes mais caras em uma que em um outra, mas o preço médio será o mesmo.

Se está mudando por causa disso, é bobagem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2017, 12:22:55
Não quero levantar poeira de Nikon X Canon, mas hoje vou sair da Nikon (D3200) para uma Canon (t6i) por conta dos altos preços das lentes que fazem diferença pra mim.

Na Canon é tudo mais acessível.  :ok:

OBS: Repito, opinião pessoal (usando um plenoasmo para enfatizar. :))

Cumprimenbtos.

Amigo, você vai dar um tiro no pé. Se comparar as lentes de baixo custo Nikon x Canon, realmente as Nikon são um tanto mais cara, mas a diferença de qualidade dessas lentes entre as duas marcas é um abismo, eu falo por que já estive dos dois lados.

Vou te dar um exemplo. 50mm F1.8  - Não existe a menor possibilidade de comparar essas lentes, as Canon perto das Nikon são "rebarba" pra não falar uma coisa pior. Se você pegar a 5 F1.8G da Nikon nem mesmo a 50 F1.4 da Canon chega perto na qualidade. e ai o preço já se inverteu.
Outro exemplo: As teles de baixo custo, a qualidade de uma 55-300 da Nikon é impressionante, tenho fotos com ela aqui que impressionam na nitidez em aberturas máximas. As da Canon são quebra galho.

Não sei que lentes da Nikon você usa amigo, mas se for as lentes de baixo custo, vai ter uma decepção na Canon.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #12 Online: 22 de Janeiro de 2017, 16:30:50
Essa diferença inexiste na prática. As lentes se equivalem, haverão lentes mais caras em uma que em um outra, mas o preço médio será o mesmo.

Se está mudando por causa disso, é bobagem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Amigo, você vai dar um tiro no pé. Se comparar as lentes de baixo custo Nikon x Canon, realmente as Nikon são um tanto mais cara, mas a diferença de qualidade dessas lentes entre as duas marcas é um abismo, eu falo por que já estive dos dois lados.

Vou te dar um exemplo. 50mm F1.8  - Não existe a menor possibilidade de comparar essas lentes, as Canon perto das Nikon são "rebarba" pra não falar uma coisa pior. Se você pegar a 5 F1.8G da Nikon nem mesmo a 50 F1.4 da Canon chega perto na qualidade. e ai o preço já se inverteu.
Outro exemplo: As teles de baixo custo, a qualidade de uma 55-300 da Nikon é impressionante, tenho fotos com ela aqui que impressionam na nitidez em aberturas máximas. As da Canon são quebra galho.

Não sei que lentes da Nikon você usa amigo, mas se for as lentes de baixo custo, vai ter uma decepção na Canon.

Agradeço à resposta, principalmente pelo fato do tópico não ser meu.

Eu ainda não encontrei a equivalente de preço entre as marcas (não é ironia). Não sei se pelo meu uso, mas as lentes da Canon me parecem com muito melhor custo benefício.

Meu uso é por hobby. A maioria das minhas fotos são de 35mm para baixo. Nesse set a Nikon para me entregar qualidade me cobra altíssimo. Na Canon tem opções muito interessantes (24 pancake, 11-18 STM, exemplo).

Na Nikon, a 35mm 1.8G é caríssima, a 50mm idem. Não há nenhuma lente abaixo de 35mm com preço acessível. Última vez que vi uma 20mm 1.8 antiga custava na faixa de R$2.300,00.

Não sei se estou correto, mas me parece que a Nikon entrega mais qualidade, mas cobra mais caro por isso, e esse preço, a título de hobby, eu não posso pagar.

Eu penso em ir pra Canon e fazer o seguinte set de lentes, que eu vejo como ideal pra mim: 10-18 STM + 24mm pancake + 40mm 2.8 pancake + 50mm 1.8 STM (amigo meu vai me dar de presente, rs).

Tenho uma 55-200 e nunca utilizei. As teles, pra mim, não me servem. Até 50mm eu já acho que o quadro fica "apertado" de mais.

Enfim. Agradeço a opinião de vocês, pois são bem embasadas. É bom que fica para pesquisas futuras.

Caso queiram, acrescentem mais coisas.  :ok:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2017, 16:39:32
Agradeço à resposta, principalmente pelo fato do tópico não ser meu.

Eu ainda não encontrei a equivalente de preço entre as marcas (não é ironia). Não sei se pelo meu uso, mas as lentes da Canon me parecem com muito melhor custo benefício.

Meu uso é por hobby. A maioria das minhas fotos são de 35mm para baixo. Nesse set a Nikon para me entregar qualidade me cobra altíssimo. Na Canon tem opções muito interessantes (24 pancake, 11-18 STM, exemplo).

Na Nikon, a 35mm 1.8G é caríssima, a 50mm idem. Não há nenhuma lente abaixo de 35mm com preço acessível. Última vez que vi uma 20mm 1.8 antiga custava na faixa de R$2.300,00.

Não sei se estou correto, mas me parece que a Nikon entrega mais qualidade, mas cobra mais caro por isso, e esse preço, a título de hobby, eu não posso pagar.

Eu penso em ir pra Canon e fazer o seguinte set de lentes, que eu vejo como ideal pra mim: 10-18 STM + 24mm pancake + 40mm 2.8 pancake + 50mm 1.8 STM (amigo meu vai me dar de presente, rs).

Tenho uma 55-200 e nunca utilizei. As teles, pra mim, não me servem. Até 50mm eu já acho que o quadro fica "apertado" de mais.

Enfim. Agradeço a opinião de vocês, pois são bem embasadas. É bom que fica para pesquisas futuras.

Caso queiram, acrescentem mais coisas.  :ok:

Cumprimentos.

é que na verdade está colocando lentes full frame nessa conta.


35 1.8G - 600,00
50 1.8G - 600,00
85 1.8G - 1.800,00

veja, somente lentes ótimas aí acima.

ultra grande angular iria de sigma 10-20 3.5 por 1.500 ou tokina 11-16 2.8 por mais ou menos a mesma coisa. Ou ainda a 11-20 2.8 da tokina também.

a Nikon tem uma excelente UGA, mas não é pra APS-C, é pra Full Frame, mas é a melhor que existe.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #14 Online: 22 de Janeiro de 2017, 17:38:55
é que na verdade está colocando lentes full frame nessa conta.


35 1.8G - 600,00
50 1.8G - 600,00
85 1.8G - 1.800,00

veja, somente lentes ótimas aí acima.

ultra grande angular iria de sigma 10-20 3.5 por 1.500 ou tokina 11-16 2.8 por mais ou menos a mesma coisa. Ou ainda a 11-20 2.8 da tokina também.

a Nikon tem uma excelente UGA, mas não é pra APS-C, é pra Full Frame, mas é a melhor que existe.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Faz sentido, mas por que a Nikon não faz lentes para APS-C boas? Eu peguei nas mãos essa 24mm pancake da Canon e a lente é fantástica.

A 10-18mm da Canon custa R$1.000,00 e é da própria fabricante. Essa Sigma que foi citada só encontrei aqui no MercadoLivre por R$2.600,00.

Minha D3200 não tem motor de foco, então eu fico adstrito a lentes mais caras. Isso tira o CXB que posso ver nas Nikons.

A Nikon é ótima, mas não posso pagar o que ela me cobra. E nesse sentido a Canon me satisfez (eu acho, pois ainda não migrei, rs).

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/