Autor Tópico: Nome artístico  (Lida 2999 vezes)

Nathália Ramolla Diniz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 19 de Janeiro de 2017, 11:17:40
Oi pessoal, tudo bem?
Sou nova nessa coisa de fotografia. Sempre gostei muito e agora estou conseguindo um dinheirinho com alguns trabalhos. Como já fiz algumas fotografias, gostaria de criar uma página no facebook já com um nome pra quem sabe um dia dê certo, mas estou insegura com alguns nomes e não tenho muita ideia do que criar. Gostaria muito da ajuda de vocês.
Eu gostaria de usar meu nome como:
NaDiniz, NaRamolla, NathDiniz, NahDiniz ou apenas Ramolla. E gostaria de colocar algo depois como: photograph, studio ou algo do tipo.
O que fica mais coerente e que vá bem no mercado de trabalho pra vocês?
Desde já agradeço!!


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2017, 13:35:28
normalmente se usa photographer ou photography . Fotografia tbm é válido.

é legal colocar isso na descrição do site ou no cartão mas não tanto como nome.

NahDiniz é mais fluído nos exemplos q vc deu mas pessoalmente prefiro "Nathália Diniz". Sem firulas. Embaixo vc já coloca, como exemplo, tipo "fotografia de eventos" ou "fotografia de casamento" ou apenas "fotografia"

já pensou em inventar nome?
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2017, 13:35:42 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2017, 13:50:52
Eu, por gosto pessoal, não aconselho colocar palavras em Inglês, a não ser que seu público seja internacional. Sei lá, acho que banalizaram os termos em inglês, e o que tem de "photographer" por aí não tá escrito  :no:
Usar Studio no nome, a pergunta que vc mais vai ouvir é "Onde fica o seu estúdio?" e se vc trabalhar de home office lascou....  :hysterical:

Tem um ponto também que é pra vc considerar quanto ao nome. Quanto vc usa o SEU nome, ou um apelido ou algo do tipo, lembre-se que a empresa é VOCÊ. Penso que isso meio que te limita, olhando na questão de casamentos, a fazer um único casamento por dia. O seu cliente não vai entender que vc tem uma equipe, basicamente você tem que estar presente em TODOS os eventos. E se um dia vc quiser parar de fotografar, sua empresa morre junto. Ou se quiser fechar 2 eventos ao mesmo tempo, vai ser difícil explicar que vc foi pra um evento e uma equipe sua foi pra outro. "Pq raios eu paguei pra VOCÊ então se vc não estará no meu evento?"

Agora se vc usa um nome que seja tipo uma MARCA, você consegue perpetuar a empresa, ter um atendimento mais amplo e cobrir vários eventos com sua equipe e tal. Mas isso gera talvez menos confiança por criar uma barreira do tipo "Estou negociando com uma empresa, não com o fotógrafo Zé da Silva", não dá a impressão que você oferece um serviço especial e personalizado pra cada cliente, basicamente eles te verão como uma EMPRESA.

Cada um tem seus prós e contras  ;)

---

Eu particularmente gostei desse Ramolla, acho que vc poderia fazer algo usando esse nome. É um nome forte, talvez algo como "Ramolla Fotos", sei lá  :D
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2017, 13:56:43 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2017, 13:56:33
quanto ao nome da empresa ser limitante não vejo problema

um amigo meu tem uma loja de vestido super famosa em SP e tá no nome dele mesmo.

Tem muitos decoradores q colocam o próprio nome como empresa e todos tem escritórios com mais de 2-3 pessoas pelo menos.

Coisa q quando a pessoa se apresenta já esclarece. Sou fotógrafo tal tal tal e tenho uma equipe pra trabalhar no seu evento. Pronto.

reclamar do uso de inglês, falar sobre público internacional, etc é incoerente. Ainda mais quando o nome da empresa está em inglês  :ponder: O que muda ao colocar fotografia ao invés de photography nesse sentido? "Say cheese" Não é um termo massivamente conhecido pelos brasileiros. "Diga X" não é tão legal, não é?

eu não ligo. Não critico nada... até porque o meu não é em português tbm
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2017, 14:02:07 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2017, 14:38:54
lembrei de um fato verídico com esse lance de nome.
Tenho um amigo mecânico que como eu se chama Roberto, ele abriu uma oficina e misturou o nome "Roberto" com a palavra "Auto" de automovel, e ficou assim Roberto + Auto = Robauto.
Faliu em 3 meses.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2017, 14:41:33 por Roberto Dellano »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2017, 15:28:09
Palavra em inglês pode ser bom ou ruim, dependendo do tipo de cliente-alvo e da localização. Pode parecer "chique" ou "brega"... :D

Ou pegando a última frase do colega lee, EU penso que o nome/sobrenome estrangeiro não teria nenhuma restrição ao uso do "photograph". Eu tbm tenho um segundo nome estrangeiro e não teria dúvidas em utilizar. Mas sinceramente não utilizaria com o meu primeiro nome...rs







andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2017, 16:57:27
Eu, por gosto pessoal, não aconselho colocar palavras em Inglês, a não ser que seu público seja internacional.


Sem treta, mas só por curiosidade mesmo: Vc tem público internacional?
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2017, 17:51:10

Sem treta, mas só por curiosidade mesmo: Vc tem público internacional?

Tuchê

Não  :assobi:
Faça o que eu digo, não o que eu faço :hysterical: :hysterical:

Mas temos intenção um dia, quem sabe, talvez, em fazer destination wedding... auhuah
O que eu não queria é fazer o que o Guilherme Coelho fez, que mudou o nome da empresa de Coelho Filmes pra Rabbit Films por causa disso
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2017, 17:52:39 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2017, 18:12:05
Tuchê

Não  :assobi:
Faça o que eu digo, não o que eu faço :hysterical: :hysterical:

Mas temos intenção um dia, quem sabe, talvez, em fazer destination wedding... auhuah
O que eu não queria é fazer o que o Guilherme Coelho fez, que mudou o nome da empresa de Coelho Filmes pra Rabbit Films por causa disso
Torço pra que realize seus planos...

Essa de Coelho pra Rabbit foi tosco mesmo!

Enviado de meu SM-G935FD usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2017, 23:45:59
Tenho um amigo mecânico que como eu se chama Roberto, ele abriu uma oficina e misturou o nome "Roberto" com a palavra "Auto" de automovel, e ficou assim Roberto + Auto = Robauto. Faliu em 3 meses.

Essa de Coelho pra Rabbit foi tosco mesmo!

Esses 2 se superaram  :hysterical: :hysterical:
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 20 de Janeiro de 2017, 11:05:44
To com o pessoal, colocar em inglês é tosco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 20 de Janeiro de 2017, 11:17:30
Eu acho Nathália Diniz bem fácil de identificar... Fácil de dizer, de escrever e procurar na internet.. Concordo que nomes em inglês são dispensáveis... Pra "marca" isso não importa.
Pesquise o seu nome na internet.. Veja se já existe alguma fotógrafa com teu homônimo.. Se não tiver.. Manda bala!


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #12 Online: 20 de Janeiro de 2017, 11:54:48
Eu acho Nathália Diniz bem fácil de identificar... Fácil de dizer, de escrever e procurar na internet.. Concordo que nomes em inglês são dispensáveis... Pra "marca" isso não importa.
Pesquise o seu nome na internet.. Veja se já existe alguma fotógrafa com teu homônimo.. Se não tiver.. Manda bala!
Eu ia mencionar isso, já tem algumas com esse nome: Nataliadinizfotografia, Nathaliadinizfotografia, fotografanathaliadiniz...
Talvez uma variação do nome como foi mencionado seja melhor. :ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 20 de Janeiro de 2017, 13:09:22
E enquanto a galera discute o nome da Natalia, ela nem voltou no fórum.

 :assobi:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #14 Online: 20 de Janeiro de 2017, 13:24:52
E enquanto a galera discute o nome da Natalia, ela nem voltou no fórum.

 :assobi:
:hysterical: