Autor Tópico: Tilt screen  (Lida 1382 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Online: 20 de Janeiro de 2017, 10:18:36
A telinha LCD articulável é um item obrigatório pra vc?

O suficiente pra desistir da compra se não tiver?

Estranhamente nunca senti falta. Prefiro até que não tenha. Pô... eu tiro foto muitas vezes na altura da cintura sem nem olhar pra tela/viewfinder  :ponder:



ps. sei que é útil pra alguns. Principalmente vlogers e perfecionistas que querem tirar certinho em ângulos extremos (no qual eu não faço questão alguma de fazer)
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2017, 10:22:27 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2017, 10:58:11
Pois olha, acho que hj se fosse comprar uma camera nova tlvz isso fosse contar bastante, já desisti de fazer diversas fotos com a cam bem próxima do chão ( que ficariam mais interessantes, na minha opinião ) só pela dificuldade de fazer sem essa ferramenta.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2017, 11:09:29
Quando comecei na Fuji, com a X-A1, tinha isso. Ao comprar a X-E2 (que não tem), senti bastante falta. É o tipo de coisa que se acha bobagem, até ter.

Nem falo pra fotos na altura da cintura, que é interessante. Mas pense a 20cm do chão, de baixo pra cima.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2017, 12:39:19
Se eu tirasse fotos de casamentos ou fosse fotojornalista, seria interessante pra mim (tenho 1,68m de altura). Ai bastaria levantar a câmera e visualizar a tela, principalmente no meio da multidão.

Mas como hobby não faço questão.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2017, 13:11:46
 :snack:
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2017, 13:12:38 por Roberto Dellano »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2017, 14:08:47
Quando comecei na Fuji, com a X-A1, tinha isso. Ao comprar a X-E2 (que não tem), senti bastante falta. É o tipo de coisa que se acha bobagem, até ter.

Nem falo pra fotos na altura da cintura, que é interessante. Mas pense a 20cm do chão, de baixo pra cima.

da ate pra fazer encostada no chão sem fazer muito esforço. Problema é riscar a câmera. Aí compro uma toalha.

tenho aqueles gorillapods q deixam sua câmera quase no chão (10cm) e francamente.. o único problema q acabo tendo é olhar a tela inclinada ao invés de olhar perpendicularmente.

Entretanto a completa falta de visão não presenciei ainda então nunca tive a impossibilidade de tirar uma foto por falta de um tilt screen. Afinal até uns anos atrás esse recurso não existia e isso não impediu ninguém até hoje.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2017, 14:10:27 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2017, 17:12:04
Entretanto a completa falta de visão não presenciei ainda então nunca tive a impossibilidade de tirar uma foto por falta de um tilt screen. Afinal até uns anos atrás esse recurso não existia e isso não impediu ninguém até hoje.

Não impede, até porque em épocas que se pode ver a imagem logo após ser capturada, isso não é um grande problema. Mas a facilidade de composição nestas condições ajuda um pouco. Pode ajudar bastante se você tiver novas ideias ao ver a composição pelo ângulo que antes era difícil ou impossível.

Você argumentou sobre usar uma toalha. Isso é fácil em um chão limpinho. Quero ver fazer isso na lama...  :D

De qualquer forma: o visor articulado não é obrigatório, respondendo à sua pergunta. Mas o visor (qualquer um) também não é... Pela sua lógica, a absoluta ausência do visor não impede que a foto seja feita. Só é mais difícil.

Finalmente, pra quem sente ausência do visor articulado, tem uma Fuji mais moderna que a X-E1 e um celular, dá pra fazer tethering. Daí a câmera pode ficar em um lugar, e o visor em outro...
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2017, 17:13:42 por felipemendes »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2017, 18:04:31
Acho que pra mim faz muita diferença, não sei se hoje eu teria o mesmo prazer de usar uma câmera sem a tela articulada. Tenho 1,93m de altura, tirar fotos com a câmera na altura dos olhos deixa a composição estranha, sempre.

E nem ferrando que eu vou me agachar estando a 1 metro de distância de uma pessoa desconhecida na rua pra colocar a minha câmera nos olhos. Muito mais rápido, discreto e confortável colocar a câmera na altura do peito e olhar pra baixo.

Se eu tivesse uma câmera com tela articulada e OVF/EVF, beleza, lucro. Mas se tiver que escolher entre um e outro, prefiro escolher a tela articulada.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2017, 18:05:31 por Bucephalus »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2017, 18:10:16
Não impede, até porque em épocas que se pode ver a imagem logo após ser capturada, isso não é um grande problema.

Depende do tipo de fotografia sendo feita... tenta fazer foto de rua assim pra ver se você vai conseguir. Você acha que dá pra tirar a foto, olhar no LCD e repetir? Ou você pega o momento, ou perde.

Tirar fotos na rua sem olhar no LCD é uma aposta às cegas; 50% do tempo funciona, 50% sai muito enquadramento esquisito. Prefiro ter meu LCD articulado e conseguir ver o que estou captando.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2017, 00:45:11
Acho que pra mim faz muita diferença, não sei se hoje eu teria o mesmo prazer de usar uma câmera sem a tela articulada. Tenho 1,93m de altura, tirar fotos com a câmera na altura dos olhos deixa a composição estranha, sempre.

E nem ferrando que eu vou me agachar estando a 1 metro de distância de uma pessoa desconhecida na rua pra colocar a minha câmera nos olhos. Muito mais rápido, discreto e confortável colocar a câmera na altura do peito e olhar pra baixo.

Se eu tivesse uma câmera com tela articulada e OVF/EVF, beleza, lucro. Mas se tiver que escolher entre um e outro, prefiro escolher a tela articulada.

é q se vc precisa olhar, é realmente um empecilho

eu não olho ou vejo meio de relance inclinado mesmo sem me agachar.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2017, 04:20:59
Cada tipo de foto é uma necessidade diferente. Eu não faço muita foto street, mas faço bastante foto de paisagem, então um bom enquadramento é importante.

A pergunta foi se o visor articulado era importante pra mim. Eu não deixaria de comprar uma câmera pela falta do visor articulado, mas ele tem um peso grande na minha escolha.