Autor Tópico: Formato da foto  (Lida 1126 vezes)

marcusrg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 20 de Janeiro de 2017, 18:43:18
Olá, amigos.

Sou novo aqui no Forum, e gostaria de pedir uma opinião a vocês:  uso uma Canon SX60 HS, embora eu tenha uma Canon t3i também.  Uso mais a SX60 por conta do zoom, já que pássaros é um dos meus temas prediletos.

Quanto ao formato da foto, um fotógrafo aqui da minha cidade me recomendou utilizar 4:3.  Só que eu venho utilizando 16:9 desde que iniciei.  Tenho observado no Flickr, onde tenho um álbum, que o pessoal lá está usando mais o 4:3.  O que vocês acham?  Obrigado pela opinião de vocês.  (eu vi um tópico como esse de 2011, mas fui aconselhado a abrir um novo.  Realmente, as tendências podem mudar de lá para cá)

Desde já, muito obrigado.

Marcus


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2017, 22:07:46
Vai do seu gosto... Tanto faz desde que lhe agrade

eu, por exemplo, uso o padrão 3:2 qualquer foto que seja. No máximo eu dou um crop pra deixar mais wide. Seja 16:9 ou 2.25:1


Provavelmente a sua câmera deve cortar a imagem original pra deixar 16:9 então tire a foto com a resolução nativa (ratio original do sensor da câmera) e vc corta na pós produção se achar necessário. Melhor vc ter o controle. Pode ser que em alguns anos vc acabe mudando de gosto, etc. Aí pelo menos vc tem os arquivos originais intactos.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


marcusrg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2017, 22:48:22
Lee, obrigado pela explicação.  Vou experimentar sua idéia do 3:2.   Abraço.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2017, 13:13:07
Vai do seu gosto... Tanto faz desde que lhe agrade

eu, por exemplo, uso o padrão 3:2 qualquer foto que seja. No máximo eu dou um crop pra deixar mais wide. Seja 16:9 ou 2.25:1


Provavelmente a sua câmera deve cortar a imagem original pra deixar 16:9 então tire a foto com a resolução nativa (ratio original do sensor da câmera) e vc corta na pós produção se achar necessário. Melhor vc ter o controle. Pode ser que em alguns anos vc acabe mudando de gosto, etc. Aí pelo menos vc tem os arquivos originais intactos.

2x

Mantenha sempre o máximo que puder, seja tamanho, qualidade, para depois, se ou quando for o caso, cropar ou reduzir conforme precisar.

Não deixe a câmera reduzir, resumir ou traduzir nada por vc, exija sempre o máximo dela.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2017, 17:33:00
O formato que melhor encaixa com o enquadramento da foto.

Foda-se a tendencia ou como fulano faz.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2017, 00:55:31
Em que tipo de mídia suas fotos serão vistas primariamente? Para smartphones, tablets, e demais aparelhos em que é possível rotacionar a tela, usar 16:9 aproveita melhor o espaço da tela, tanto para fotos horizontais como verticais. 16:10 também não fica tão ruim.

Não sei como você está conseguindo achar fotos em 4:3 no flickr, só as câmeras amadoras utilizavam 4:3, acho que você confundiu com 3:2.

1:1 também é interessante.

Claro que, o ideal é tratar toda a foto no formato original e deixar para cropar na exportação.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2017, 08:18:47
4:3 do flickr deve ser tudo de celular.

Olímpus tb é 4:3.
D600 - E-M10