Autor Tópico: Viagem à Londres  (Lida 1722 vezes)

Fernando Jorge

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 21 de Janeiro de 2017, 18:39:06
Olá pessoal!

Penso em ir a Londres este ano e pergunto aos colegas que já foram:

Posso levar 2 câmeras DSLR´s, cada uma com uma lente?

OBS: Não tenho mais as NF destas, já são bem usadas.

Abraço a todos!
Fernando


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2017, 21:33:58
Você tem direito a Uma câmera pessoal que não entra na cota. Se estiver com duas, a segunda entra na cota e se estourar os USD 500 paga imposto (se cair na fiscalização) mesmo sendo usada. Minha dica: leve só uma câmera e lente. No máximo uma lente a mais. Duas câmeras pode dar dor de cabeça. Tive um pouco disso em foz do Iguaçu ao embarcar com meu equipamento. Até provar que focinho de porco não é tomada...
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2017, 22:08:13
Como eu não tenho alma de brasileiro, costumo declarar o excedente quando passo na alfândega. Sempre levo várias lentes (umas 3 ou 4). O que costumo fazer, é tirar fotos dessas lentes antes de viajar, em algum ponto com imagem local que prove que as lentes saíram daqui (vi essa dica na internet uma vez). Tenho tirado no aeroporto mesmo, da última vez tirei no guichê de pagar estacionamento, com AEROPORTO DE BRASÍLIA aparecendo bem, e o número de série da lente voltado pra frente, era só dar um "zoom" na imagem que poderia conferir o número de série.
Fui duas vezes aos States ano passado, e ninguém nem quis olhar minhas lentes e câmera. Da primeira vez (desembarquei em Bsb), olharam foi nada... declarei, paguei e o cara já me mostrou o caminho da saída. Da segunda vez, desembarquei em Campinas, e o cara quis olhar meu notebook (segundo a moça do raio x, era "modelo novo"  :hysterical: :hysterical:, mas tava lá com o selinho Anatel), mas câmera e lentes, nada.
Não sei como seria caso resolvessem encrencar com minhas lentes excedentes, realmente não sei se as fotos serviriam como prova de que saíram daqui. Acredito que sim, mas sei lá, né... do jeito que tem agente chato nesse mundo... vai que só aceitasse nota fiscal. mas é complicado ter nota quando se compra de segunda mão, que é o meu caso. ACho que até hj só comprei 2 lentes novas. O resto tudo de segunda mão (inclusive a câmera), sem nota. O que eu iria tentar fazer, caso rolasse uma implicância, seria abrir o site fórum e mostrar os tópicos das negociações que fiz aqui, hehe.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2017, 22:10:24 por Helena Bsb »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2017, 23:05:17
Depende muito da interpretação do agente.

Eu levaria as notas fiscais mesmo as de fora. Se encrencarem, voce mostra e diz que entrou no pais com as lentes dentro da sua quota de viagem em viagens anteriores e pronto.

Por exemplo, comprei uma lente em uma viagem no ano retrasado e tenho a nota. Ela custou menos que 500 dolares. Tenho todo o direito de viajar com ela.

Quem me disse isso foi um agente da Receita quando eu fui declarar um equipamento que comprei alem da quota.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2017, 23:26:28
Depende muito da interpretação do agente.

Eu levaria as notas fiscais mesmo as de fora. Se encrencarem, voce mostra e diz que entrou no pais com as lentes dentro da sua quota de viagem em viagens anteriores e pronto.

Por exemplo, comprei uma lente em uma viagem no ano retrasado e tenho a nota. Ela custou menos que 500 dolares. Tenho todo o direito de viajar com ela.

Quem me disse isso foi um agente da Receita quando eu fui declarar um equipamento que comprei alem da quota.

o problema é não ter as notas, né??? como é meu caso, que comprei tudo de segunda mão.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2017, 00:23:11
Olá pessoal!

Penso em ir a Londres este ano e pergunto aos colegas que já foram:

Posso levar 2 câmeras DSLR´s, cada uma com uma lente?

OBS: Não tenho mais as NF destas, já são bem usadas.

Abraço a todos!
Fernando

Conselho de quem já fez muito dessa bobagem de levar mais de uma câmera: leva uma só.

Na época de filme ainda fazia sentido, levava uma para filme PB outra par Cor. Mas hoje em dia...

Sobre sua pergunta em si, sempre é um risco mas se elas estiverem com cara de bem usadas eles dificilmente vão invocar. Mas, você sempre pode topar com um fiscal que acordou azedo e, infelizmente, a legislação (norma da receita no caso) está do lado dele  :(


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2017, 10:29:00
Levar duas câmeras realmente pode ser roubada.
Mas levar só uma lente é bem difícil, rsrs.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2017, 14:57:25
Levar duas câmeras realmente pode ser roubada.
Mas levar só uma lente é bem difícil, rsrs.

Verdade, a não ser que seja algo assim https://www.amazon.com/Canon-28-300mm-3-5-5-6L-USM-Lens/dp/B0001G6U48

 :D :D


Fernando Jorge

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2017, 15:35:54
E quanto à questão de não termos a NF quando compramos um câmera usada?


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2017, 15:56:25
E quanto à questão de não termos a NF quando compramos um câmera usada?


Não há o que se fazer (a não ser que você "arrume" uma NF).

Não sei se você viu o que falei acima "Sobre sua pergunta em si, sempre é um risco mas se elas estiverem com cara de bem usadas eles dificilmente vão invocar. Mas, você sempre pode topar com um fiscal que acordou azedo e, infelizmente, a legislação (norma da receita no caso) está do lado dele  :("

E, entre levar 2 câmeras e 2 lentes ou uma câmera e 2 lentes é muito menos encrenca levar 1 câmera e 2 lentes já que faz + sentido você ter duas lentes. Fiscal costuma olhar também a finalidade de sua viagem. Por exemplo, se você está voltando de uma viagem de negócios (só ternos, etc) ele vai ficar bem desconfiado se você voltar com muito equipamento. 

Outro detalhe: vôos da Europa não são tão visados pelos agentes da RF quanto vôos vindo dos EUA. O câmbio desfavorável do euro (e principalmente da Libra) é um destímulo ao contrabando de lá.


Fernando Jorge

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2017, 12:57:31
E um flash externo, SB600 bem velhinho e sem NF, pode ser barrado?


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2017, 14:21:04
Fernando,

É tudo a mesma lógica. Pensa assim: é velho? faz sentido em relação à viagem? Se sim, as chances de se incomodar são mínimas.

Como falei acima só mesmo se tiver muito azar e pegar um fiscal de mal com a vida ou em uma operação padrão em época de greve.


Fernando Jorge

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2017, 20:20:30
Valeu sri_canesh e demais colegas,
Grande abraço a todos e boas fotos!