Autor Tópico: Fotos de Natureza e Aves: t6i ou D70 e Lente: 55-250mm ou 75-300mm?  (Lida 5681 vezes)

a_vivas_a

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Ei Pessoal,

estou com uma dúvida sobre as duas máquinas. Pretendo usar estas máquinas para tirar fotos de aves e de paisagens. Olhei todos os reviews e vi que são ótimas máquinas. Aí tenho este primeiro problema para resolver.

Para fotos da natureza preciso de uma lente para começar e gostaria de saber qual lente comprar. O que tenho visto é que pessoas dizem que a lente Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II tem a qualidade muito superior a 75-300mm. Alguém poderia me ajudar?



Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2017, 14:08:10
Tudo bem?

Dê uma olhada neste link:

http://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=777&Camera=736&Sample=0&FLI=5&API=3&LensComp=776&CameraComp=963&SampleComp=0&FLIComp=4&APIComp=3

A 75-300mm tem um pouco mais de contraste mas bem aberração cromática. Em termos de nitidez estão muito próximas.

Para fotografar aves, eu considero 300mm o mínimo recomendado e ainda assim você terá que cropar bem as fotos.


a_vivas_a

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2017, 15:24:20
Valeu demais pela resposta! Este link que você mandou da para ver direitinho!

Muito obrigado!


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2017, 15:47:16
Ideal para começar é a EF 70-300mm, superior a 75-300 e a 55-250.
Com o tempo irá notar que 300mm é pouco, mas isso você irá descobrir com a experiencia a hora certa de trocar.
Sobre corpo da camera.
Nunca, jamais compre camera que não possue opção de microajuste de foco, é extremamente importante em fotografia de aves possuir o ajuste de foco cravado, no ponto exato. São assuntos com alto nivel de detalhes, e qualquer erro, põe suas fotos a nivel muito baixo.

Se o orçamento estiver muito apertado, inicie com uma superzoom, você será mais feliz nesta primeira fase.

Sobre as cameras que citou.
A T6i apesar de boa qualidade, não possui microajuste de foco, então pode ser uma loteria ao comprar a lente, ela pode estar 100% calibrada com o corpo da camera como pode exigir calibração (microajuste), então não compensa o risco.

A 70D é mais indicada, já permite microajuste, e para começar, ideal a EF 70-300 que citei acima da conversa.
E lembre-se, as aves ficarão bem detalhadas se fotografar até 5 metros de distancia delas, a partir de 10 metros você já perde detalhes de penas.

Abraços e boa sorte.
Fotógrafo e birdwatching


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2017, 15:59:07
Ideal para começar é a EF 70-300mm, superior a 75-300 e a 55-250.
Com o tempo irá notar que 300mm é pouco, mas isso você irá descobrir com a experiencia a hora certa de trocar.
Sobre corpo da camera.
Nunca, jamais compre camera que não possue opção de microajuste de foco, é extremamente importante em fotografia de aves possuir o ajuste de foco cravado, no ponto exato. São assuntos com alto nivel de detalhes, e qualquer erro, põe suas fotos a nivel muito baixo.

Se o orçamento estiver muito apertado, inicie com uma superzoom, você será mais feliz nesta primeira fase.

Sobre as cameras que citou.
A T6i apesar de boa qualidade, não possui microajuste de foco, então pode ser uma loteria ao comprar a lente, ela pode estar 100% calibrada com o corpo da camera como pode exigir calibração (microajuste), então não compensa o risco.

A 70D é mais indicada, já permite microajuste, e para começar, ideal a EF 70-300 que citei acima da conversa.
E lembre-se, as aves ficarão bem detalhadas se fotografar até 5 metros de distancia delas, a partir de 10 metros você já perde detalhes de penas.

Abraços e boa sorte.


Douglas,


     E as Sigmas com o USB Dock que permite o micro ajuste na lente?


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2017, 19:59:54
Nunca, jamais compre camera que não possue opção de microajuste de foco, é extremamente importante em fotografia de aves
Minhas cams não tem essa parada e nunca senti falta. Aliás, até onti eu nem sabia que isso existia. Ah, sim, eu uso sem espelho.  :assobi:

vivas, vais precisar tb de uma UGA, ~21mm equiv., já pensou nisso?
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2017, 21:17:41
Ideal para começar é a EF 70-300mm, superior a 75-300 e a 55-250.
Com o tempo irá notar que 300mm é pouco, mas isso você irá descobrir com a experiencia a hora certa de trocar.
Sobre corpo da camera.
Nunca, jamais compre camera que não possue opção de microajuste de foco, é extremamente importante em fotografia de aves possuir o ajuste de foco cravado, no ponto exato. São assuntos com alto nivel de detalhes, e qualquer erro, põe suas fotos a nivel muito baixo.

Se o orçamento estiver muito apertado, inicie com uma superzoom, você será mais feliz nesta primeira fase.

Sobre as cameras que citou.
A T6i apesar de boa qualidade, não possui microajuste de foco, então pode ser uma loteria ao comprar a lente, ela pode estar 100% calibrada com o corpo da camera como pode exigir calibração (microajuste), então não compensa o risco.

A 70D é mais indicada, já permite microajuste, e para começar, ideal a EF 70-300 que citei acima da conversa.
E lembre-se, as aves ficarão bem detalhadas se fotografar até 5 metros de distancia delas, a partir de 10 metros você já perde detalhes de penas.

Abraços e boa sorte.

Douglas, para fotografia de forma geral, até que ponto é importante o micro ajuste de foco? Estou nesse dilema entre t6i x 80D, e gostaria de saber até onde devo levar essa batalha.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2017, 11:18:46
...para fotografia de forma geral, até que ponto é importante o micro ajuste de foco? Estou nesse dilema entre t6i x 80D, e gostaria de saber até onde devo levar essa batalha.

Cumprimentos.

Muita gente nunca fez o micro-ajuste de foco e de fato nem sabe que existe.

Existe, como em tudo que é produzido, uma margem de erro aceitável. Por exemplo, a câmera pode estar focando um pouco para frente do ponto selecionado e mesmo assim ser aprovada no setor de qualidade por estar dentro da margem. Aí você compra uma lente que também está focando a frente do ponto e que também passou pela margem de erro e a soma dos dois pequenos problemas leva a uma foto que podia ser 100% nítida mas que ficou levemente focada.

Sendo honesto as empresas deveriam disponibilizar este recurso para todas as câmeras que vendem, pois ele é feito para corrigir um problema deles, não seu.

Resumindo, se você busca o máximo do equipamento é recomendado sim fazer o micro ajuste em cada camera + lente e camera + TC + lente que usar. Utilizo um software para PC chamado FoCal da Reikan (uma bica de caro) para fazer o micro ajuste.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2017, 11:29:13
Muita gente nunca fez o micro-ajuste de foco e de fato nem sabe que existe.

Existe, como em tudo que é produzido, uma margem de erro aceitável. Por exemplo, a câmera pode estar focando um pouco para frente do ponto selecionado e mesmo assim ser aprovada no setor de qualidade por estar dentro da margem. Aí você compra uma lente que também está focando a frente do ponto e que também passou pela margem de erro e a soma dos dois pequenos problemas leva a uma foto que podia ser 100% nítida mas que ficou levemente focada.

Sendo honesto as empresas deveriam disponibilizar este recurso para todas as câmeras que vendem, pois ele é feito para corrigir um problema deles, não seu.

Resumindo, se você busca o máximo do equipamento é recomendado sim fazer o micro ajuste em cada camera + lente e camera + TC + lente que usar. Utilizo um software para PC chamado FoCal da Reikan (uma bica de caro) para fazer o micro ajuste.


Bacana essa dica de software, não sabia que existia um para essa finalidade.


No entanto, a Sigma atualmente traz a possibilidade de microajuste na lente, o que eu acho bastante interessante. Nas câmeras sabemos que muitas tem apenas dois bancos de memória para esse tipo de ajuste.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2017, 11:34:44
Muita gente nunca fez o micro-ajuste de foco e de fato nem sabe que existe.

Existe, como em tudo que é produzido, uma margem de erro aceitável. Por exemplo, a câmera pode estar focando um pouco para frente do ponto selecionado e mesmo assim ser aprovada no setor de qualidade por estar dentro da margem. Aí você compra uma lente que também está focando a frente do ponto e que também passou pela margem de erro e a soma dos dois pequenos problemas leva a uma foto que podia ser 100% nítida mas que ficou levemente focada.

Sendo honesto as empresas deveriam disponibilizar este recurso para todas as câmeras que vendem, pois ele é feito para corrigir um problema deles, não seu.

Resumindo, se você busca o máximo do equipamento é recomendado sim fazer o micro ajuste em cada camera + lente e camera + TC + lente que usar. Utilizo um software para PC chamado FoCal da Reikan (uma bica de caro) para fazer o micro ajuste.

Obrigado pela resposta, amigo.

Estava decidido pela t6i, mas acho que vou esticar o orçamento para a 80D, pois sou um pouco "pixel peeper" com foco, então quero tirar o máximo de nitidez possível.  :ok:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2017, 13:54:30

Bacana essa dica de software, não sabia que existia um para essa finalidade.


No entanto, a Sigma atualmente traz a possibilidade de microajuste na lente, o que eu acho bastante interessante. Nas câmeras sabemos que muitas tem apenas dois bancos de memória para esse tipo de ajuste.

Sim, é verdade.  Mas a "regra geral"  do micro ajuste é você realizá-lo seguindo uma distância determinada. Para teles é 20x a distância focal.
Outra sugestão é você realizar o micro ajuste na distância que você costuma fotografar.

Tenho amigo que usa Sigma, a 150-600 Contemporary mas não usou o Dock, fizemos o micro-ajuste pelo FoCal. Não sei dizer se ele possui recurso para testar o foco ou se você tem que usar um software como o Focal e entrar com a correção pelo dock da Sigma.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2017, 14:01:44

Outra sugestão é você realizar o micro ajuste na distância que você costuma fotografar.

Distância focal ou distância do objeto?  :ponder:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2017, 14:07:04
Corra da 75-300 como o diabo corre da cruz.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2017, 14:28:00

Douglas,


     E as Sigmas com o USB Dock que permite o micro ajuste na lente?

Mesmo utilizando o USB Dock, a camera precisa desta opção, vou explicar o porque !

Antes de jogar a informação para o dock, você precisa testar e descobrir, qual o ajuste ideal para aquele mm´s lente e para aquela distancia entre você e o assunto. Você vai anotando os dados, e no final de tudo conecta o dock na lente e joga estas informações dentro dela. Ai quando conectar a lente na camera, a lente vai se ajustando conforme as suas informações, segue um exemplo abaixo.
Sigma 150-600mm f/6.3
ajuste em 150mm, a 2,80m.... a 4,00m... 6,40m... infinito
300mm a 2,80m.... a 4,00m... 6,40m... infinito
450mm a 2,80m.... a 4,00m... 6,40m... infinito
600mm a 2,80m.... a 4,00m... 6,40m... infinito

A sigma foi excelente ter inventado este aparelho, pois tirou a má fama das antigas sigmas focarem errado ou não serem nitidas, com isso a chance de foto não nitida por erro foco cai para menos de 10% a probabilidade.

Eu tive a sigma 35mm 1.4 art, que pra mim é fantástica, e na minha 1DX, em fotos até 2 metros de distancia ela exigia -18 e a partir de 2 metros, o ajuste era 0. No começo eu tinha que ficar lembrando desta regulagem, para querer o foco sempre cravado exatamente onde coloquei o ponto de foco, e com a dock, isso foi resolvido.
Fotógrafo e birdwatching


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2017, 14:33:34
...em fotos até 2 metros de distancia ela exigia -18 e a partir de 2 metros, o ajuste era 0.

Então quer dizer que a depender da distância do objeto o ajuste fino de foco pode mudar?  :shock:

Parece que as coisas são mais complicadas do que parecem.

Acho que o jeito é esquecer e relaxar, ou estou errado?  :doh:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/