Autor Tópico: Golpes usando OLX, local Metrô São Bento, venda de equipamentos.  (Lida 7173 vezes)

eamaral

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #15 Online: 02 de Fevereiro de 2017, 09:59:41
Se fosse comigo e eu tivesse disponibilidade de tempo, eu ficaria de tocaia na galeria, à espera do bandido aplicar o golpe em outra pessoa pra, no momento certo abordar o bandido e dar uma pequena lição nele...

Até pensei nisso, mas pensando com a cabeça fresca, chegou à seguinte conclusão:
- É uma quadrilha, quem garante que eu, ficando de tocaia pra um próximo golpe, também não estou sendo vigiado??
- Por mais que eu consiga fazer uma denúncia, auxiliar policiais a prender o único golpista, estaria marcado para o resto da quadrilha e nada garante que não sofreria uma retaliação.
- Quanto a polícia: me indicou fazer um boletim de ocorrência, para caso consigam preder o integrande que me abordou, este já teria uma ficha/caso registrado.... Só que, qual seria o meu papel nisso? Seria de vítima ou de possível receptador de mercadoria sem nota?

Ou seja... para mim, fica o aprendizado de não fazer coisa errada e para os colegas de fórum/internet, o aviso.


ricardofleck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
  • Sexo: Masculino
  • Viver é aprender.
    • Flickr Ricardo Fleck
Resposta #16 Online: 02 de Fevereiro de 2017, 10:05:40
Moro no interior do Rio Grande do Sul e comprei minha câmera pelo OLX. Inclusive foi em outra cidade distante 100 KM da minha. Passos que segui para a compra. Contatei o vendedor por telefone pedindo informações, marquei em um lugar público(conhecia a cidade e sabia onde poderia marcar) e no momento da compra foi como o pessoal disse, peguei a camera, testei, verifiquei se estava ok e ai passei o dinheiro para a pessoa. Não estou dizendo que o site seja seguro mas existe coisas que possam ser compradas. Uma dica que dou é que já desconfie quando o usuário coloca codinomes, apelidos ou outras coisas. Neste caso tinha o nome completo da pessoa e telefone correto.

Bola pra frente e lamento por ter ocorrido com o amigo forista.
Nikon D3100
AF-S 18-55 VR
SB-400


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 02 de Fevereiro de 2017, 10:58:35

- Quanto a polícia: me indicou fazer um boletim de ocorrência, para caso consigam preder o integrande que me abordou, este já teria uma ficha/caso registrado.... Só que, qual seria o meu papel nisso? Seria de vítima ou de possível receptador de mercadoria sem nota?

Sou parente de policial. Sei que nesse tipo de situação a polícia não dá muita atenção pois acredita que a pessoa tentou dar uma de esperto em comprar mercadoria com preço fora da realidade. Não estou dizendo que é o teu caso, no entanto é a maioria e por isso não vão correr atrás. Mas também não vão fazer nada contra você.


eamaral

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #18 Online: 02 de Fevereiro de 2017, 13:25:39
Sou parente de policial. Sei que nesse tipo de situação a polícia não dá muita atenção pois acredita que a pessoa tentou dar uma de esperto em comprar mercadoria com preço fora da realidade. Não estou dizendo que é o teu caso, no entanto é a maioria e por isso não vão correr atrás. Mas também não vão fazer nada contra você.

Obrigado pelo esclarecimento.


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 10:15:21
... para mim, fica o aprendizado de não fazer coisa errada e para os colegas de fórum/internet, o aviso.

Para nós, nos resta lamentar pelo ocorrido e agradecer por expor o ocorrido para servir de alerta. Valeu  :ok:
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 11:06:05

Ou seja... para mim, fica o aprendizado de não fazer coisa errada e para os colegas de fórum/internet, o aviso.

É isso aí! obrigado por compartilhar a experiência, bola pra frente!  em breve vc terá grana pro seu equipo novamente
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 14:17:17
Parabéns ao eamaral pelo relato.
Além de corajoso foi útil para outras pessoas não caírem no mesmo golpe.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #22 Online: 07 de Fevereiro de 2017, 09:31:01
Acho que em qualquer lugar você corre risco de ser enganado. O primeiro passo que tomo ao fazer compras em sites como esses é desconfiar de preços milagrosos, tem coisa que é tão absurda que você desconfia logo de cara que pode ser golpe ou produto de roubo \ furto.

Compro direto em OLX, Mercado Livre, às vezes aqui no fórum e graças a Deus nunca tive problema. Pessoalmente só em lugar seguro e super movimentado. Tem vendedor que insiste em encontro pessoal para que o comprador teste o produto e tenha certeza que é isso que ele quer e está funcionando, nesse caso eu marco pessoalmente.

Dinheiro só depois de ver, testar e guardar o produto na mochila. Passo discretamente, sempre num envelope, até para garantir a segurança do vendedor também. Depois de finalizada a compra\venda sempre faço trajeto inverso de onde eu vim, até encontrar outra estação de Metrô ou algum ponto em que eu tome um café para "despistar"...Desconfiança, ainda mais aqui em SP nunca é demais.

Mas foi corajoso de vir aqui e relatar, servirá como aprendizado.  :ok:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


eamaral

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #23 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 14:16:46
Acho que em qualquer lugar você corre risco de ser enganado. O primeiro passo que tomo ao fazer compras em sites como esses é desconfiar de preços milagrosos, tem coisa que é tão absurda que você desconfia logo de cara que pode ser golpe ou produto de roubo \ furto.

Compro direto em OLX, Mercado Livre, às vezes aqui no fórum e graças a Deus nunca tive problema. Pessoalmente só em lugar seguro e super movimentado. Tem vendedor que insiste em encontro pessoal para que o comprador teste o produto e tenha certeza que é isso que ele quer e está funcionando, nesse caso eu marco pessoalmente.

Dinheiro só depois de ver, testar e guardar o produto na mochila. Passo discretamente, sempre num envelope, até para garantir a segurança do vendedor também. Depois de finalizada a compra\venda sempre faço trajeto inverso de onde eu vim, até encontrar outra estação de Metrô ou algum ponto em que eu tome um café para "despistar"...Desconfiança, ainda mais aqui em SP nunca é demais.

Mas foi corajoso de vir aqui e relatar, servirá como aprendizado.  :ok:

O meu caso foi exatamente o contrário, acreditei no valor milagroso, e tentei seguir o que disse, sobre envelope, lugar público... No entanto, fiquei cego com a oportunidade e não liguei para os diversos sinais do golpe!!!

Abç!


eamaral

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #24 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 14:22:18
Parabéns ao eamaral pelo relato.
Além de corajoso foi útil para outras pessoas não caírem no mesmo golpe.

Obrigado, hribeiro!

Adicionalmente. No dia do ocorrido, o zelador da tal galeria com as diversas saídas para o metrô São Bento, disse que esta quadrilha vende de tudo pela OLX e não importa se denunciemos o anúncio para plataforma, a quadrilha coloca um novo anúncio no ar em poucos dias (sim, verifiquei), com mesma foto, mesmo valor, mesmo local...

« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2017, 14:23:09 por eamaral »


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #25 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 14:53:38
Obrigado, hribeiro!

Adicionalmente. No dia do ocorrido, o zelador da tal galeria com as diversas saídas para o metrô São Bento, disse que esta quadrilha vende de tudo pela OLX e não importa se denunciemos o anúncio para plataforma, a quadrilha coloca um novo anúncio no ar em poucos dias (sim, verifiquei), com mesma foto, mesmo valor, mesmo local...

Sério???

Cara, tinha de denunciar eles para a Polícia...que sacanagem
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)