Autor Tópico: 2 Exercicios Ev. E de ajuste diafragma obturador e iso  (Lida 8279 vezes)

lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #15 Online: 24 de Janeiro de 2017, 15:18:38
Olá.

Meus 2 centavos... (se o pouco que aprendi até agora me serviu para entender alguma coisa).

1a Questão:
Resposta A
Motivo:
Pede a exposição equivalente a f/11, velocidade 1/60 e ISO 200. Na opção A ao passar de f/11 para f/5,6 aumentamos a exposição em 2 passos (+2), ao passar da velocidade 1/60 para a velocidade 1/500 diminuimos a exposição em 3 passos (-3) e ao passar de ISO 200 para ISO 400 aumentamos a exposição em 1 passo (+1). Resultado: +2 -3 +1 = 0 (exposição equivalente)

2a Questão:
Resposta A
Motivo:
É simplesmente a escala de aberturas do diafragma, em passos inteiros. A questão parece mal redigida, pois fala de "obturador" e normalmente associamos "obturador" à velocidade e "diafragma" a abertura.

Luis
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2017, 15:19:21 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 24 de Janeiro de 2017, 15:21:18
como você sabe que são "EVs cheios"?

Porque não tem nenhuma valor conhecido de meio Ev ou de terço.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 24 de Janeiro de 2017, 15:29:53
como você sabe que são "EVs cheios"?

Porque, como já disse duas vezes, a questão utiliza os valores padrão dos EVs "cheios". Ou "stops" inteiros, como queira. Não consegui entender de onde você tirou que mudar de ISO 200 para ISO 100, por exemplo, representa uma alteração de apenas meio EV.

Porque não tem nenhuma valor conhecido de meio Ev ou de terço.

Isso isso isso :D
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 24 de Janeiro de 2017, 15:41:57
Porque, como já disse duas vezes, a questão utiliza os valores padrão dos EVs "cheios". Ou "stops" inteiros, como queira. Não consegui entender de onde você tirou que mudar de ISO 200 para ISO 100, por exemplo, representa uma alteração de apenas meio EV.

Isso isso isso :D

acho que por que não estou pensando em EV, mas sobre o fotômetro das câmeras =/

deve ser isso a confusão....
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 24 de Janeiro de 2017, 16:01:28
acho que por que não estou pensando em EV, mas sobre o fotômetro das câmeras =/

deve ser isso a confusão....

Mas em tese daria na mesma, não? Depois experimente fazer um teste, quaisquer dessas variações que estamos considerando exibirá uma alteração de 1EV no fotômetro  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 24 de Janeiro de 2017, 16:40:22
Que confusão, heim? Parece que só porque foi colocado em formato de testes o pessoal apavora e se atrapalha! haha :D

Tirando a má redação da segunda questão, que aliás serve até como referência para a primeira, nada de mais. Gosto de pensar como o colega Luis:

Na opção A ao passar de f/11 para f/5,6 aumentamos a exposição em 2 passos (+2), ao passar da velocidade 1/60 para a velocidade 1/500 diminuimos a exposição em 3 passos (-3) e ao passar de ISO 200 para ISO 400 aumentamos a exposição em 1 passo (+1). Resultado: +2 -3 +1 = 0 (exposição equivalente)

Ou seja, tratar cada uma das pontas do triângulo separadamente, sem ficar "dobro aqui, diminuo lá". Simplesmente somo ou subtraio "EVs", ainda mais quando estão valores inteiros assim. Ficaria um pouco mais chatinho se tivesse em frações de 1/2 ou 1/3.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 24 de Janeiro de 2017, 16:51:26
Eu errei porque contei 4 ev de 1/60 pra 1/500.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #22 Online: 24 de Janeiro de 2017, 19:59:22
Cara, ta ai uma coisa que eu não sei, nem quero saber!
Eu fotografo sem pensar nessas compensações....Alias nem sei as aberturas de cabeça HAHAHA

Exercício de fotografia é fotografar!!!

Abs
M Rezende
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2017, 20:00:44 por Rezende_SP »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 25 de Janeiro de 2017, 09:06:33
Cara, ta ai uma coisa que eu não sei, nem quero saber!
Eu fotografo sem pensar nessas compensações....Alias nem sei as aberturas de cabeça HAHAHA

Exercício de fotografia é fotografar!!!

Abs
M Rezende

Mas o título é exercício de EV, não exercício de fotografia. Não tem porque desmerecer o tema só porque não é do seu interesse.

Particularmente também não fico fazendo contas na hora de fotografar: geralmente escolho a abertura (seja no modo AV ou no M), determino um ISO e vejo como fica a velocidade para a luz que tenho. Se ficar muito baixa, subo o ISO. E por aí vai...

Agora, nada me impede e nem acho que não seja interessante saber o conceito de EV, justamente pra saber o quanto a mais de um dos parâmetros vou precisar trocar, dependendo da cena.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 25 de Janeiro de 2017, 09:34:36
Mas em tese daria na mesma, não? Depois experimente fazer um teste, quaisquer dessas variações que estamos considerando exibirá uma alteração de 1EV no fotômetro  :ok:

na bem da verdade acho que eu não sei o que é EV bem ao certo =X
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #25 Online: 25 de Janeiro de 2017, 20:48:02
Mas o título é exercício de EV, não exercício de fotografia. Não tem porque desmerecer o tema só porque não é do seu interesse.

Particularmente também não fico fazendo contas na hora de fotografar: geralmente escolho a abertura (seja no modo AV ou no M), determino um ISO e vejo como fica a velocidade para a luz que tenho. Se ficar muito baixa, subo o ISO. E por aí vai...

Agora, nada me impede e nem acho que não seja interessante saber o conceito de EV, justamente pra saber o quanto a mais de um dos parâmetros vou precisar trocar, dependendo da cena.

Eu não desmereci...dei minha visão.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 26 de Janeiro de 2017, 04:57:51
O primeiro exrcicio se faz sempre quando se fotografa. A nao ser que vc seja muito preguciso e fique sempre conferindo o fotometro da camera ou fazendo fotos de testes a cada nova fonfiguracao. Visualizar mentalmente acaba sendo mais rapido.

O segundo exercicio eh bom para lembrar quais sao os full stops, podendo assim fazer o primeiro corretamente. Mas que tambem vc sempre sabera se sempre fotografar e olhar para os indicadores de sua lente.

Eu mesmo nao sei ao certo os full stops antes de f1.8, ja que nao tenho nenhuma lente mais clara que isso. O que significa que tambem eh irrelevante a mim saber para fins praticos.

Eu nunca gostei de provas e nao gosto desses exercicios teoricos, eu sinto como se estivesse perdendo meu tempo para coisas mais importantes e praticas. Sou da opiniao que teorias devam ser testadas na pratica e nao no papel, que devam ser aprendidas na pratica e nao somente em teorias. Eu mesmo esqueco rapido memorizacao de teorias, mas na pratica eu entendo tudo muito melhor e sinto que realmente aprendo algo. Mas tem gente que tem prazer em fazer provas e testar seus conhecimentos teoricos. Ai vai de cada um.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 26 de Janeiro de 2017, 07:26:11
O primeiro exrcicio se faz sempre quando se fotografa. A nao ser que vc seja muito preguciso e fique sempre conferindo o fotometro da camera ou fazendo fotos de testes a cada nova fonfiguracao. Visualizar mentalmente acaba sendo mais rapido.

O segundo exercicio eh bom para lembrar quais sao os full stops, podendo assim fazer o primeiro corretamente. Mas que tambem vc sempre sabera se sempre fotografar e olhar para os indicadores de sua lente.

Eu mesmo nao sei ao certo os full stops antes de f1.8, ja que nao tenho nenhuma lente mais clara que isso. O que significa que tambem eh irrelevante a mim saber para fins praticos.

Eu nunca gostei de provas e nao gosto desses exercicios teoricos, eu sinto como se estivesse perdendo meu tempo para coisas mais importantes e praticas. Sou da opiniao que teorias devam ser testadas na pratica e nao no papel, que devam ser aprendidas na pratica e nao somente em teorias. Eu mesmo esqueco rapido memorizacao de teorias, mas na pratica eu entendo tudo muito melhor e sinto que realmente aprendo algo. Mas tem gente que tem prazer em fazer provas e testar seus conhecimentos teoricos. Ai vai de cada um.

O conhecimento teorico e muito importante,
mas a vida real e na pratica. :ok: :ok: :ok: :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 26 de Janeiro de 2017, 09:30:41
O conhecimento teorico e muito importante,
mas a vida real e na pratica. :ok: :ok: :ok: :ok:

Conhecimentos teoricos sem fins praticos, so eh importante para fins teoricos.
Por exemplo, eu que nao tenho e nao pretendo ter lentes mais claras que f1.8, nao ha importancia nenhuma a mim ter conhecimento sobre quais sao os full stops que vem antes, a nao ser para fins de teste de memoria e avaliacoes teoricas.

Mas se um dia eu obter uma lente f0.5?
Nesse caso eh so ver os indicadores da lente e saberei os full stops. Ou procura no google, ou em algum livro, quando precisar da informacao para fins praticos

E veja que no exercicio 2 a avaliacao so eh ate f22. Se o proprio exame acha que alem de f22 nao eh necessario avaliar o conhecimento, pq seria importante ou necesario avaliar o conheciento ate f1?
E quem tem lentes que vai ate f45 ou f64 como fica? Na verdade eh muito mais facil achar lentes f45 e f64 do que lentes f1.
Entao qual seria a importancia de tal avaliacao se nao para fins puramente teorico?

Mascomo eu disse, tem muita gente que gosta de conhecimento teorico, assim como tem muita gente que gosta de terem suas memorias sobre informacoes teoricas testadas. Eu conheco pessoas que tem prazer em responder avaliacoes.

Eu ja sou completamente o oposto. Eu fico aguniado se tenho que ficar respondendo avaliacoes teoricas, pq eu sinto uma coceira la no fundo do meu peito como se eu estivesse perdendo meu tempo com algo que eu poderia fazer algo de fato concreto. Eu me sinto mais produtivo passando 1 hora dormindo do que passando esse tempo respondendo avaliacoes teoricas.

Por isso que eu nao costumava ir muito bem na escola.  :D


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #29 Online: 03 de Fevereiro de 2017, 08:20:29
Conhecimentos teoricos sem fins praticos, so eh importante para fins teoricos.
Por exemplo, eu que nao tenho e nao pretendo ter lentes mais claras que f1.8, nao ha importancia nenhuma a mim ter conhecimento sobre quais sao os full stops que vem antes, a nao ser para fins de teste de memoria e avaliacoes teoricas.

Mas se um dia eu obter uma lente f0.5?
Nesse caso eh so ver os indicadores da lente e saberei os full stops. Ou procura no google, ou em algum livro, quando precisar da informacao para fins praticos

E veja que no exercicio 2 a avaliacao so eh ate f22. Se o proprio exame acha que alem de f22 nao eh necessario avaliar o conhecimento, pq seria importante ou necesario avaliar o conheciento ate f1?
E quem tem lentes que vai ate f45 ou f64 como fica? Na verdade eh muito mais facil achar lentes f45 e f64 do que lentes f1.
Entao qual seria a importancia de tal avaliacao se nao para fins puramente teorico?

Mascomo eu disse, tem muita gente que gosta de conhecimento teorico, assim como tem muita gente que gosta de terem suas memorias sobre informacoes teoricas testadas. Eu conheco pessoas que tem prazer em responder avaliacoes.

Eu ja sou completamente o oposto. Eu fico aguniado se tenho que ficar respondendo avaliacoes teoricas, pq eu sinto uma coceira la no fundo do meu peito como se eu estivesse perdendo meu tempo com algo que eu poderia fazer algo de fato concreto. Eu me sinto mais produtivo passando 1 hora dormindo do que passando esse tempo respondendo avaliacoes teoricas.

Por isso que eu nao costumava ir muito bem na escola.  :D

 :clap: :clap: :clap: :clap: