Autor Tópico: Upgrade para qual?  (Lida 2795 vezes)

baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Online: 25 de Janeiro de 2017, 23:00:40
Boa noite galera,

Tenho pego uns trabalhos de fotografia com minha T3i, mas tenho sentido que ela tem me deixado na mão especialmente com relação ao iso. Faltou um pouquinho de luz eu já tenho q jogar o iso lá nos 1600 e, com frequência, nos 3200. O que tem me salvado um pouco é que estou usando a lente 24-70 2.8 do meu trabalho (ela vale umas 5x o valor da camera kkkkk), mas se preciso fechar o diafragma pra pegar um pouco mais de profundidade de campo, já era.

Vendendo a minha t3i por uns 1300, eu tenho + 1000, total 2.300

O que vcs me recomendariam pra melhorar um pouco minha câmera? Me parece que eu não consigo muito além de uma 60d usada, é isso mesmo? Seria o upgrade natural?

Obrigado a quem puder me dar uma ajuda.

Abs


beto818

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2017, 23:49:42
Boa noite olha acho que ir pra uma 60D não vai mudar grande coisa a não ser um iso 1600 um pouco mais limpo, acho que você poderia usar um flash rebatido pra não ter que subir tanto o iso, já que você usa uma lente 2.8 de full frame em aps-c eu aguentaria mais alguns trabalhos e juntaria pra pegar uma 80D, 6D ou uma 5D2 usada em bom estado :ok:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2017, 10:22:47
A 24-70 é sua?
Se for pega uma 5D MKii ou uma 6D, mas eu optaria por uma outra câmera tentando manter a t3i como reserva.
Eu resolvi esse problema que sentia com o ISO indo numa 5D clássica, Qualidade ótima, sensor bom com iso (uso até o high dela 3200 com louvor se precisar) e é full frame por preço de Rebel.

Se manter a t3i daria pra arriscar nela, ou nas opções que falei. Uma MKII seria o canal pelo custo benefício, fica um pouco mais barato que a 6D usada.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2017, 14:29:18
eu aguentaria mais alguns trabalhos e juntaria pra pegar uma 80D, 6D ou uma 5D2 usada em bom estado :ok:

5dmkII usada com 40 mil clicks ta na faixa de 3.500~4k Daí complica pra mim.

A 80d é muito superior à 60d em termos de sensor/iso?


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2017, 14:32:10
pega uma 5D MKii ou uma 6D

qual a diferença entre elas?


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2017, 14:48:15
(...) com minha T3i, mas tenho sentido que ela tem me deixado na mão especialmente com relação ao iso. Faltou um pouquinho de luz eu já tenho q jogar o iso lá nos 1600 e, com frequência, nos 3200. O que tem me salvado um pouco é que estou usando a lente 24-70 2.8 do meu trabalho (ela vale umas 5x o valor da camera kkkkk), mas se preciso fechar o diafragma pra pegar um pouco mais de profundidade de campo, já era.

Com qualquer câmera o cenário irá se repetir: faltou um pouquinho de luz, ou trabalha com a lente bem aberta e abre mão da maior profundidade de campo ou sobe o ISO e encara as sombras.

Ao meu ver, visando melhorar isso, o negócio é trabalhar com luz artificial (flash, se estiver com eventos).

Se ainda assim preferir ISOs mais altos, garanto que a 60D não é a solução, já que ela usa o mesmo sensor da T3i.

A cavalona para trabalhar com ISO elevado é a 6D mesmo, mais do que a 5D mkII.

Ou ainda, como alguns já falaram, a 5D clássica também tem um ISO, digamos... mais bonito, mesmo só indo até 1600 (3200 expandido). Palavras de quem saiu de uma T4i (minha primeira câmera) e hoje tenho uma 5Dc. ISO por ISO, uso 1600 sem dó. Na época da Rebel achava que a foto já ficava bem deteriorada nessa condição.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2017, 15:01:07
mil reais + uma t3i vc vai apenas trocar 6 por meia duzia.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2017, 16:20:36
Melhor investir num flash externo (caso não tenha).

A solução do ISO seria investir numa câmera FF ou lentes mais claras do que essa f/2.8. Mas se disse que estouraria o orçamento, recorra a luzes artificiais.

Trocar uma APS-C por outra APS-C não vai resolver nada.


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2017, 11:21:34
ISO por ISO, uso 1600 sem dó. Na época da Rebel achava que a foto já ficava bem deteriorada nessa condição.

sim. Eu faço o máximo possível pra ficar no máximo em 800, mas muitas vezes recorro ao 1600 e tento dar uma mascarada no lightroom com a luminância. Mas quanto mais trabalho eu puder eliminar na pós, mais rápido eu entrego o trabalho e menos tempo eu gasto.


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2017, 11:24:21
Melhor investir num flash externo (caso não tenha).

Eu uso um yongnuo ttl quatrocentos e alguma coisa, mas não sei se estou sendo noob ou se o flash é meia boca mesmo, vira e mexe ele não dispara. Quando é foto em burst então, ele só funciona na primeira.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2017, 13:06:39
Eu uso um yongnuo ttl quatrocentos e alguma coisa, mas não sei se estou sendo noob ou se o flash é meia boca mesmo, vira e mexe ele não dispara. Quando é foto em burst então, ele só funciona na primeira.
Hoje eu uso um YN 568 EX II que nunca falhou uma foto, mas no começo já apanhei de flash que não disparava depois da 3ª foto seguida justamente por não saber usar. Se não tiver uma abertura boa 3.5 no mínimo e com o ISO relativamente alto vc exige muito do flash e vc falou que seu modelo deve ser o YN 468, que é meio fraquinho em potência, ele vai precisar disparar em potência máxima ou 1/2, rebatido então só piora, o que em 1 ou 2 fotos precisa reciclar e demora um tempo até poder disparar novamente. Aconselho pegar no mínimo um 565EXII e fica com o 468 de reserva, nunca se sabe. O jeito é abandonar o medo do ruido, aprender a conviver com ele (não analisar as fotos em 100% ajuda :assobi:) e aprender a usar o limite do seu flash. Eu conseguia fotos até que usáveis com minha XTi em ISO 800, 1600 era sofrível mas me salvou várias vezes. Ah sem falar que já fiz mais de 900 fotos sem nunca trocar o jogo de pilhass no flash, outra vantagem do ISO alto.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2017, 13:34:42
sim. Eu faço o máximo possível pra ficar no máximo em 800, mas muitas vezes recorro ao 1600 e tento dar uma mascarada no lightroom com a luminância. Mas quanto mais trabalho eu puder eliminar na pós, mais rápido eu entrego o trabalho e menos tempo eu gasto.

Acho que o que você não está sabendo lidar é querer ISO alto para SUBSTITUIR o uso do flash, buscando as sombras na marra, o que obviamente vai granular toda a imagem. Experimente as duas coisas juntas: ISO alto E flash!

Vou postar duas fotos minhas para tentar exemplificar. São registros meus, familiares (minha sobrinha e minha irmã). Não trabalho com foto nem nada.

A primeira SEM FLASH, usando o máximo da minha câmera: ISO 1600, lente em f/1.8 e velocidade 1/100 que é praticamente o mínimo aceitável para evitar "tremer" a foto: https://www.flickr.com/photos/95747741@N05/20482566679/

Veja como a foto fica com sombras estranhas, sem textura... algo que, penso eu, mesmo que dobrasse ou triplicasse o ISO não resolveria.

A segunda COM FLASH, já dando uma folga para a câmera, com ISO 800 e lente em f/4 para conseguir maior DOF e mais nitidez:
https://www.flickr.com/photos/95747741@N05/20481290108/

Pra mim, bem melhor essa segunda. E olhe que nem sei usar muito bem o flash, nunca fiz curso nem workshop. Enfim... só pra tentar dar uma luz (literalmente! haha).

E como já dito aqui, se ainda assim quiser câmeras que trabalhem melhor com ISO elevado, busque de 6D pra cima!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2017, 13:29:32
Hoje eu uso um YN 568 EX II que nunca falhou uma foto, mas no começo já apanhei de flash que não disparava depois da 3ª foto seguida justamente por não saber usar. Se não tiver uma abertura boa 3.5 no mínimo e com o ISO relativamente alto vc exige muito do flash e vc falou que seu modelo deve ser o YN 468, que é meio fraquinho em potência, ele vai precisar disparar em potência máxima ou 1/2, rebatido então só piora, o que em 1 ou 2 fotos precisa reciclar e demora um tempo até poder disparar novamente. Aconselho pegar no mínimo um 565EXII e fica com o 468 de reserva, nunca se sabe. O jeito é abandonar o medo do ruido, aprender a conviver com ele (não analisar as fotos em 100% ajuda :assobi:) e aprender a usar o limite do seu flash. Eu conseguia fotos até que usáveis com minha XTi em ISO 800, 1600 era sofrível mas me salvou várias vezes. Ah sem falar que já fiz mais de 900 fotos sem nunca trocar o jogo de pilhass no flash, outra vantagem do ISO alto.

No meu trabalho tem um 580exII. Vou ver se pego emprestado pra fazer uns testes.

Qto à diferença da 3i pra 60d pode até ser que tecnicamente seja pouca, mas além de ter o terço entre os isos (a t3i já pula de 800 pra 1600, por ex) a pegada da 60d é muuuuuuito melhor do que a da t3i. Na t3i eu meio que esbarro nos botões e o corpo dela parece um pouco menor que o da 60d.

A questão é se valeria a pena o investimento pra ter somente esses ganhos.


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2017, 13:35:42
Acho que o que você não está sabendo lidar é querer ISO alto para SUBSTITUIR o uso do flash, buscando as sombras na marra, o que obviamente vai granular toda a imagem. Experimente as duas coisas juntas: ISO alto E flash!

De fato a 2a foto ficou muito mais interessante do que a 1a. Realmente preciso me aprimorar muito no uso do flash, não manjo muito com relação à potencia, eu meio que vou testando e vendo, se tá muito forte eu diminuo, se tá muito fraco eu aumento. Se to num lugar fechado eu jogo pro alto pra rebater no teto. Se é fechado mas o teto é alto, eu jogo pro alto e puxo aquela parte branca. Se é local aberto eu aponto o flash diretamente pro motivo. Basicamente esse é todo o meu conhecimento de flash kkkkkkk


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2017, 16:11:53
Tenho que concordar com os colegas. Em termos de sensor a 60D e a T3i não vão ter diferenças substanciais. Com relação à ergonomia, a 60D realmente é melhor.

De qualquer modo, nem mesmo a 6D faz milagre, embora a performance em iso mais alto seja muito boa. O ruído nela aparece mesmo ISO 1600, mas é bem menos que em uma câmera cropada.

Se você trabalha muito em condições de baixa luminosidade e interessante é mesmo utilizar o flash de maneira criativa e eficiente. Como disse o Éder, isso vai dar um respiro para a máquina e deixar que você controle outras variáveis com mais latitude como a abertura e o iso.

Nunca fui muito fã de flash, mas com o tempo tenho aprendido que ele salva e, bem usado, nem parece que está lá.

Canon 5D MK III - Sony A7III