Autor Tópico: Fotografia de natureza e paisagem: como começar  (Lida 4231 vezes)

ropostol

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Janeiro de 2017, 18:08:17
Boa tarde.
Quero entrar no mercado de fotografia de natureza e paisagem.
Me parece que é um mercado limitado.
Já fotografo há algum tempo sempre com foco nessa área, qual seria o cominho para entrar nesse mercado?

Agradeço desde já pela ajuda

Abraço a todos


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2017, 18:47:26
Temos muitos bons fotógrafos de paisagem aqui no grupo, mas receio que não haja um mercado pra isso. Resumindo um pouco o assunto, você só precisa fazer duas coisas:
1. Sair por aí e fotografar.
2. Arrumar quem compre suas fotos.

A primeira é fácil, pois só envolve você. Pratique muito, poste muito pra ter feedback. Mas note que dificilmente você vai vender uma foto do Pão de Açúcar, por exemplo. Ele já tem trilhões de fotos, e dificilmente você vai convencer alguém que a sua é melhor que qualquer outra existente por aí.

A segunda coisa é mais difícil. Salvo revistas tipo a NatGEO, poucas empresas compram fotos de paisagem/natureza. Você pode montar um portfolio em um destes sites que vendem imagens (Veja em http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=116915.0). Talvez algum dos entendidos possa ajudar com mais dicas.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2017, 18:47:40 por felipemendes »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2017, 22:06:45
Quero entrar no mercado de fotografia de natureza e paisagem.
Me parece que é um mercado limitado.
Já fotografo há algum tempo sempre com foco nessa área, qual seria o cominho para entrar nesse mercado?

Eu tbm quero. Se vc descobrir me conta depois....rsrsrsrs

Brincadeiras à parte, como o Felipe disse esse é um "mundo" meio complexo, é preciso investir em oportunidades para se conseguir um trabalho diferenciado, e promovelo da melhor forma para que vc possa, tlvz, se tornar uma referência, embora isso não seja garantia de nada. Hj em dia muita gente está fazendo fotos boas, é preciso, creio, ter um diferencial, seja um olhar, um tema, um foco, uma bandeira, sei lá....Mas quem sou eu pra falar isso, nunca ganhei um centavo em nada do que fiz.
Ao contrário: gasto dinheiro, tempo, me arrisco, me empenho, e vejo minhas fotos sendo usadas a torto e direito em tudo que é página, banner virtual e tudo mais, sem nem ao menos um "avisozinho". Mas esse é o mundo de hj.

E ainda assim fazer isso gerar lucro é bem difícil.


ropostol

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2017, 18:46:40
Obrigado pela ajuda do amigos.

Achei que eu estivesse deixando de fazer alguma coisa pra obter sucesso na área, mas pelo visto a situação é essa mesmo.
Mas vamo na fé, uma hora a coisa desenrola.
E continuar praticando.

Abraço a todos


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2017, 23:07:21
A única dica que posso dar, na verdade é confirmar, é a dica do Felipe quanto ao envio de imagens para bancos de imagens.

Só não sei o quão rentável é, pois meu portfólio praticamente não tem fotos de paisagem. Mas se for entre não ganhar nada e ter um trabalhinho pra explorar o mercado de microstock, acredito que vale sim a pena.

A agência que mais vende e que recomendaria como ingresso nesse universo é a Shutterstock.

No mais, o outro tópico citado tem páginas e páginas de dicas e discussões sobre o assunto.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2017, 18:13:26
Eu sigo alguns fotógrafos de paisagens & afins no Facebook e a impressão que dá é que eles levam uma vida bem legal, com viagens a lugares paradisíacos, etc. Só não sei como eles conseguem monetizar a atividade. Eu, por exemplo, apesar de gostar muito desse tipo de foto, nunca comprei uma imagem sequer e não sei se há mercado amplo para isso.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2017, 10:12:16
Cara, eu acho que a maioria não precisa da fotografia pra viver.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2017, 12:51:09
A impressão que me dá é que certos tipos de fotografia, a de paisagem, por exemplo, vai ser dominada por diletantes (se é que já não é) que têm outras atividades e não precisam da fotografia como atividade principal. Se eles puderem ganhar alguns cobres com isso, ótimo. Se não puderem, ficam bem com a parte prazerosa.
Sempre vai ter fotógrafos que se tornam uma grifes, mas haverá centenas de outros que conseguem ótimas imagens no completo anonimato e sem ganhar um tostão.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2017, 12:53:52
Paisagem eu tenho certeza disso.
Ou então é patrocínio.

Mas investir dinheiro do bolso pra tentar recuperar com a venda das fotos, acho quase impossível.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #9 Online: 29 de Janeiro de 2017, 13:11:04
Mas investir dinheiro do bolso pra tentar recuperar com a venda das fotos, acho quase impossível.

Também penso assim... Fotografia de paisagem infelizmente não é rentável.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Janeiro de 2017, 13:54:16
Pois é! Acho que quase todos os fotógrafos de estúdio, de eventos, de revistas, etc, têm a fotografia de paisagens como hobby.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2017, 13:57:04
hoje em dia piorou com a infestação de blogs de viagem e pessoas que levam suas gopros, drones, câmeras e celulares possantes pra isso.