Autor Tópico: Solução para despolido da Rolleiflex  (Lida 3938 vezes)

Jota

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Amor e lembranças...conservados para sempre!
Online: 27 de Janeiro de 2017, 07:21:39
Bom dia pessoal!


Arrematei recentemente, a preço de banana uma Rolleiflex 2.8E. Câmera em excelente estado de conservação, porém travada. Gastei uns Temers para uma revisão geral e cá estou com ela, brincando um pouco.

Porém há algo nela que está me incomodando, e muito: O despolido! Ele tem alguns riscos, e está com uma aparência bastante desgastada, escuro, o que me dificulta e muito fazer foco, a ponto de o uso na lupa também não ajudar. Queimei um rolo de Ektar semana passada, mas fiquei decepcionado com os resultados. Em situações de boa luz fica razoável o uso, porém em situações de muito e pouca luz fica praticamente impossível utilizar.

Não tenho cartão internacional, por isso a importação pra mim está fora de cogitação. Alguém já teve esse problema e conseguiu se virar sem ter de importar, como a fabricação caseira por exemplo?

Grande abraço!

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk



Jota

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Amor e lembranças...conservados para sempre!
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2017, 21:13:25
Alguém? 

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 11:21:10
Comprei a minha rolei revisada, mas qdo foi fazer as primeiras fotos tive problema semelhante, queimei o primeiro filme usando o despolido muito escuro, quase impossível para fazer o foco.
Antes de bater  o segundo rolo, eu simplesmente fiz uma limpeza caseira no despolido e ai o Sol raiou! Pois é, no meu caso, a solução foi simples assim, na verdade minha ingenuidade foi imaginar que a máquina revisada seria sinônimo de despolido limpo. Não sei se esse é seu caso...

Se não for, acho que a melhor ajuda/orientação seria de um técnico que trabalha com esse tipo de câmera, eles podem falar com propriedade sobre as chances de reparo ou substituição.
Caso vc nao conheça um técnico e esteja em SP (capital), eu posso indicar o técnico q cuida da minha, serviço de confiança e preço honesto.

sorte!
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 11:42:46
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 11:48:09
Comprei a minha rolei revisada, mas qdo foi fazer as primeiras fotos tive problema semelhante, queimei o primeiro filme usando o despolido muito escuro, quase impossível para fazer o foco.
Antes de bater  o segundo rolo, eu simplesmente fiz uma limpeza caseira no despolido e ai o Sol raiou! Pois é, no meu caso, a solução foi simples assim, na verdade minha ingenuidade foi imaginar que a máquina revisada seria sinônimo de despolido limpo. Não sei se esse é seu caso...

Se não for, acho que a melhor ajuda/orientação seria de um técnico que trabalha com esse tipo de câmera, eles podem falar com propriedade sobre as chances de reparo ou substituição.
Caso vc nao conheça um técnico e esteja em SP (capital), eu posso indicar o técnico q cuida da minha, serviço de confiança e preço honesto.

sorte!

Olá, gostaria de receber sim essa indicação. Levei num técnico em SP também, mas não sei se ele limpou ou pelo menos tentou, pois ao olhar o despolido ele disse que não teria jeito. Além do mais veio bem riscado, não posso dizer se ela estava desse jeito antes de deixá-la na assistência ou se o problema aconteceu durante a revisão.. :wub:

Sei que queimei um rolo de Portra 160 todinho, tudo desfocado. Ainda gastei com revelação e folha de prova, que você que fotografa com filme sabe que não sai barato. Fiquei totalmente decepcionado.  >:(

Vou tentar limpá-lo hoje para ver o que dá e posto aqui os resultados...
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 11:48:20

Essa de despolir vidro é furada, vai ficar super escura e dar um baita falloff nas bordas.
Façam um favor a vocês mesmos e comprem uma tela de foco tipo fresnel com bipartido.
Tem dezenas de anuncios mp ebay de telas de foco para Rolleiflex, e são baratas.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 12:01:56
Essa de despolir vidro é furada, vai ficar super escura e dar um baita falloff nas bordas.
Façam um favor a vocês mesmos e comprem uma tela de foco tipo fresnel com bipartido.
Tem dezenas de anuncios mp ebay de telas de foco para Rolleiflex, e são baratas.

Não tinha pensado na questão desse problema com as bordas... :no:

Quanto à essas telas de foco sempre ouvi comentários que são caras, não cheguei à procurar. Vou dar uma procurada no eBay, acho que seria mais prático que tentar fazer em casa, não sei se teria a paciência e habilidade necessárias...  :doh:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 12:04:43
Tenho um amigo de muitos anos que fabrica nos estados unidos.
http://rick_oleson.tripod.com/index-175.html

São MUITO boas.

As genericas no ebay sao mais baratas mas mesmo assim muito melhores que as originais da Rollei.
Eu consideraria as genericas, se for para uso esporadico.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2017, 12:06:05 por AFShalders »


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 12:14:10
Tenho um amigo de muitos anos que fabrica nos estados unidos.
http://rick_oleson.tripod.com/index-175.html

São MUITO boas.

As genericas no ebay sao mais baratas mas mesmo assim muito melhores que as originais da Rollei.
Eu consideraria as genericas, se for para uso esporadico.

Caraca! Ele manda bem! Nos comparativos entre as de fabricação própria e as originais é nítida a diferença, muito show!

Hoje à noite posto fotos da minha para vocês terem idéia da terrível condição. Obrigado pela indicação.
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 12:31:33
Essa de despolir vidro é furada, vai ficar super escura e dar um baita falloff nas bordas.
Façam um favor a vocês mesmos e comprem uma tela de foco tipo fresnel com bipartido.
Tem dezenas de anuncios mp ebay de telas de foco para Rolleiflex, e são baratas.

1. pois não é a melhor opção mesmo, mas o cara falou no tópico que ele criou que 'importação' estava fora de cogitação.

2. tinha visto o site deste rick oleson.  Show! até microprismas o cara coloca.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 12:35:34
2. tinha visto o site deste rick oleson.  Show! até microprismas o cara coloca.

Na verdade são telas de fabricaçao chinesa, grandes, que são cortadas com precisão em uma máquina, e depois os grids são adicionados.
O primeiro lote experimental foi feito com custo quase simbólico.  :D
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2017, 12:36:27 por AFShalders »


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 12:35:39
1. pois não é a melhor opção mesmo, mas o cara falou no tópico que ele criou que 'importação' estava fora de cogitação.

2. tinha visto o site deste rick oleson.  Show! até microprismas o cara coloca.


Haha...estava mesmo, pois não tenho cartão de crédito, mas descobri hoje que consigo vincular minha conta bancária ao PayPal, conseguindo assim pagar compras no eBay sem cartão de crédito. Não fazia idéia  :aua:  :ok:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 16:11:52
Olá, gostaria de receber sim essa indicação. Levei num técnico em SP também, mas não sei se ele limpou ou pelo menos tentou, pois ao olhar o despolido ele disse que não teria jeito. Além do mais veio bem riscado, não posso dizer se ela estava desse jeito antes de deixá-la na assistência ou se o problema aconteceu durante a revisão.. :wub:

Vou tentar limpá-lo hoje para ver o que dá e posto aqui os resultados...
Joabe, pelo jeito seu problema é bem mais grave q o meu...Onde levou em SP, no Sr Peres na 7 de abril? essa seria minha indicação...se vc levou lá e deu esse diagnóstico, acho q vc deve confiar. ao comigo,em umas 3 ou 4 vezes que eu levei camêras antigas,  ele sempre foi muito franco e justo nos preços que praticou.

Já pesquisou em feiras de antiguidades ou ML pra ver se encontra uma Rollei que não funciona mais, porém que esteja com despolido ok? será queo despolido da yashica Mat 124 serve nas rollei? Talvez seja outra opção...

boa sorte
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2017, 16:13:57 por Sinval Santos »
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 16:37:28
Joabe, pelo jeito seu problema é bem mais grave q o meu...Onde levou em SP, no Sr Peres na 7 de abril? essa seria minha indicação...se vc levou lá e deu esse diagnóstico, acho q vc deve confiar. ao comigo,em umas 3 ou 4 vezes que eu levei camêras antigas,  ele sempre foi muito franco e justo nos preços que praticou.

Já pesquisou em feiras de antiguidades ou ML pra ver se encontra uma Rollei que não funciona mais, porém que esteja com despolido ok? será queo despolido da yashica Mat 124 serve nas rollei? Talvez seja outra opção...

boa sorte

Não, foi em outro local. No Sr. Peres nunca tive problema, sempre fui bem atendido lá, e os serviços sempre impecáveis, além do bom preço. No ML não achei nada do tipo. Vou tentar comprar uma pelo eBay  :ok:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)