Autor Tópico: Fuji - Onde comprar, qual comprar e quais são as possibilidades dela?  (Lida 18249 vezes)

CBueno

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Oi :D
Boa tarde gente, tenho interesse em comprar uma câmera para que possa investir pesado em equipamentos para a mesma. Particularmente tenho um fetiche pelas mirrorless e inclusive possuo uma Nex-f3 com a lente kit e uma minolta 50mm 1.7 (não sei se é falta de conhecimento da minha parte mas, percebo que minhas fotos perdem muita nitidez)

Me sinto limitado com essa camera pela falta de não possuir uma sapata de flash incorporada nela, mas, principalmente pela falta de viewfinder.

O meu medo nas mirrorless é que a brincadeira acabe saindo muito mais cara do que se fosse DSLR (entre a camera e lentes), mas principalmente em quesito de lentes.

Aqui vai algumas das minhas dúvidas:

1. eu consigo ter uma leque de lentes de qualidade tão boas quanto eu teria nas DSLR?
2. o preço das lentes é muito maior? as lentes manuais são uma boa?
3. Qual marca de mirrorless estão melhores para se investir hoje em dia? Olympus? Fuji? Sony?
4. precisarei comprar no exterior mesmo? é muita burocracia? (não precisam me explicar nada, só me dar um panorama se é muito dificil ou não)


Muito obrigado pela atenção.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2017, 16:08:48 por CBueno »
A mente é como a água, quando fica agitada não se pode ver claramente, mas se permitir que se acalme, a resposta fica clara.


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2017, 16:13:05
O site da Loja Fuji brasileira diminuiu o preço da linha X-E2.
Está saindo mais barato que Mercado Livre:

http://www.lojafuji.com.br/cameras/seriex/intercambiaveis/?Filtro=C319_C322_C326

Na verdade, a loja é mantida pelo Ponto Frio.
Também se consegue comprar equipamentos Fuji na Portssar e na Dalepro Store.
As lentes tem qualidade óptica, segundo alguns, melhor que seus equivalentes DSLR. O preço também é mais salgado, quase sempre, nas distâncias focais equivalentes.
Acredito que Fuji e Olympus são as melhores opções em mirrorless. Olympus é mais difícil achar no Brasil.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2017, 16:16:49 por paulchess10 »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2017, 18:15:34
De mirrorless só experimentei a linha fuji .

Tenho até hoje uma XM 1 com uma lente 18 - 55 f 2.8 / 4 , a qual considero uma excelência naquilo que se propõe a fazer . A qualidade de imagem e excepcional e o binômio custo benefício e excelente . Como SEGUNDA câmera ou uma câmera de bolso ela é fantástica.  Já manuseie uma XT 1 e gostei muito porém o preço é estratosferico para mim . As lentes fuji dispensam maiores apresentações ,  tive a 14 f 2.8 ( uma 21mm no sistema 135 ) , 35 f 1.4 ( 50mm ) 56 f 1.2 ( 85mm ) sem sombra de dúvida a melhor dentre todas . São lentes de altíssima qualidade mas de valores exorbitantes no meu entender .

Eu particularmente não voltaria para a fuji , devido exclusivamente ao fator custo . Uma XT ou XE com certeza substituem plenamente uma DSLR porém prefiro as DSLRs  com certeza .

O investimento que você fará num conjunto Fuji , com certeza sairá pelo dobro do valor de um conjunto DSLR e os prós e contras ao meu ver são mais pessoais do que profissionais excetuando - se o fator custo .
Há um tópico muito bom aqui no fórum de uma colega que trocou tudo por fuji , é bem extenso e vale uma leitura apurada . Espero ter ajudado .
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2017, 18:18:22 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2017, 18:22:27

Onde comprar ....

www.portssar.com.br  .... sugiro ligar e perguntar , o site demora para ser atualizado
www.lojafuji.com.br
www.angelfoto.com.br ... não é sempre mas de vez em quando dispõem de material fuji .

 :snack:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2017, 18:51:05
além disso tem a dalepro, mas eu discordo do colega que diz que é mais caro, falando apenas da lente mais barata do kit, a xc 16-50 ou se quiser a xf 18-55 já tem qualidade superior a qualquer lente de kit existente em qualquer sistema DSLR, por tanto, só aí já temos excelente qualidade ótica por um bom preço.

Querendo se aprofundar sugiro a XC 50-230 facilmente encontrada por 850 usada à 1.500,00 nova com garantia e NF. Uma lente primorosa, nítida e muito leve. Com apenas essas duas lente e um corpo de câmera já terá qualidade de sobra e função pra quase tudo.

Querendo investir em lente pankake existe a 27mm 2.8 (vendi a minha novinha como usada por 800,00).

Opções pra iniciar a Fuji tem e não é como em outras marcas que você precisa deixar um rim pra isso.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2017, 18:52:43
Arrisco dizer que hoje com 4.500 reais você monta um belo set pra Fuji (câmera e lente ou até lentes ), com qual DSLR você consegue fazer isso com a mesma qualidade e os mesmos recursos?

Se falarmos de usados, vi câmeras como a x-e1 pra venda por 1.300,00 como nova.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2017, 18:53:23 por cfcsosa »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2017, 20:58:48
Tenho Fuji desde 2013, vamos ver se consigo te ajudar...


1. eu consigo ter uma leque de lentes de qualidade tão boas quanto eu teria nas DSLR?

Sim, tem para todos gostos e custos. Tem a linha XC que é baratíssima e é "legalzinha". Depois tem a linha XF, lentes totalmente feitas no Japão, etc,etc. A linha XF tem algumas opções "sobrepostas" com custos diferentes. Por exemplo, existe a 55-200 com um preço acessível e depois existe a 50-140 f/2.8 que é uma lente "top". Da mesma forma existe a XF 18-55 "acessível" e a 16-55 f/2.8 "top".

Meu set hoje é uma 10-24, uma 35 mm f/1.4 e a 55-200. Tenho também algumas manuais Canon FD e Pentax.

Existem lentes boas de outras marcas também, como da Samyang (que também atende pelo nome de Rokinon)

2. o preço das lentes é muito maior? as lentes manuais são uma boa?

A princípio sim mas é difícil de comparar pois não há equivalentes imediatos para todas as lentes.
As manuais da Samyang são excelentes. Eu tinha uma 12mm dela, me arrependo até hoje de ter vendido.

3. Qual marca de mirrorless estão melhores para se investir hoje em dia? Olympus? Fuji? Sony?

Você esqueceu da Canon :P Hoje as Canon M são as mirrorless mais vendidas no Japão para você ter uma idéia.

Dias atrás estava mesmo analisando a Canon M5. Se ela existisse em 2013 eu não teria migrado, teria sido muito menos traumático$.
Mas na época a Canon tinha acabado de lançar a "M" e tinha poucas lentes. Não dava para saber se a Canon levaria isso a sério ou se seria apenas um laboratório.

Existem as excelentes mirrorless da Sony mas elas são muito mais caras, infelizmente.

4. precisarei comprar no exterior mesmo? é muita burocracia? (não precisam me explicar nada, só me dar um panorama se é muito dificil ou não)

Se você quiser comprar legalmente via correio vai ser burocrático pq pelo valor vai cair no Importa Fácil. Por FEDEX é mais simples.
Lentes sugiro ver o preço aqui primeiro, principalmente na loja da Fuji e na Daleprostore.

Corpos são mais complicados. Provavelmente a Fuji não vai mais trazer nenhum dos novos corpos para o Brasil. Pararam na XE2S e na X-T1.


CBueno

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Oi :D
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2017, 22:33:24
Primeiramente muit obrigado pelas respostas e dicas! (estão todas anotadas já :D)

Realmente o preço dessa X-E2 no site deles, ta bem legeal mesmo  :ponder:

Acho q questão de investimento acho q provavelmente vale a pena, porque pra mim DSLR é muito disconfortável pra sair com ela fotografando por aí (além de chamar muita atenção)

Pretendo ir comprando algumas lentes manuais usadas de início e ir investindo nas Fujinon com o tempo!

Haha, pois é, mas não esqueci realmente da Canon M, mas como estava pouco atualizado sobre as novidades em Mirrorless, achei que a canon n tinha "vingado" muito com a sua linha M, mas agora que mencionou vou tentar me informar melhor, em relação à Sony também, não tenho uma marca exatamente que eu desejo porque desejo possuir, qualquer uma dessas marcas acho q me atenderia muitissimo bem, é mais questão de disponibilidade (acredito q a Fuji e Sony são as melhores pra achar aqui no Brasil) e preço mesmo.

A única dúvida cruel que tive realmente, foi em questão de "durabilidade" mesmo, será q as Mirrorless vieram pra ficar mesmo ou existe uma remota possibilidade de descontinuarem esse tipo de modelo e nós, meros consumidores, ficarmos na mão?
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2017, 22:34:15 por CBueno »
A mente é como a água, quando fica agitada não se pode ver claramente, mas se permitir que se acalme, a resposta fica clara.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2017, 23:04:53


A única dúvida cruel que tive realmente, foi em questão de "durabilidade" mesmo, será q as Mirrorless vieram pra ficar mesmo ou existe uma remota possibilidade de descontinuarem esse tipo de modelo e nós, meros consumidores, ficarmos na mão?

No caso da Fuji duvido, só se no futuro distante, mas agora eles estão firmes e fortes, lançando lentes como se não houvesse amanhã.

Canon também, se fosse para desistir já teria desistido.

Não sou fanático por marca nem por tecnologia mas acredito que no longo prazo "só" vão ficar as mirrorless. Essa montoeira de peça mecânica só faz sentido ainda de existir pois a tecnologia das mirrorless ainda não chegou lá em questões como velocidade de foco mas isso está cada vez mais perto.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2017, 23:12:08
Primeiramente muit obrigado pelas respostas e dicas! (estão todas anotadas já :D)

Realmente o preço dessa X-E2 no site deles, ta bem legeal mesmo  :ponder:

Acho q questão de investimento acho q provavelmente vale a pena, porque pra mim DSLR é muito disconfortável pra sair com ela fotografando por aí (além de chamar muita atenção)

Pretendo ir comprando algumas lentes manuais usadas de início e ir investindo nas Fujinon com o tempo!

Haha, pois é, mas não esqueci realmente da Canon M, mas como estava pouco atualizado sobre as novidades em Mirrorless, achei que a canon n tinha "vingado" muito com a sua linha M, mas agora que mencionou vou tentar me informar melhor, em relação à Sony também, não tenho uma marca exatamente que eu desejo porque desejo possuir, qualquer uma dessas marcas acho q me atenderia muitissimo bem, é mais questão de disponibilidade (acredito q a Fuji e Sony são as melhores pra achar aqui no Brasil) e preço mesmo.

A única dúvida cruel que tive realmente, foi em questão de "durabilidade" mesmo, será q as Mirrorless vieram pra ficar mesmo ou existe uma remota possibilidade de descontinuarem esse tipo de modelo e nós, meros consumidores, ficarmos na mão?

É o futuro, tudo vem melhorando e em todas as marcas.

Já já Nikon deve voltar com a linha de ML também.

As fujis ainda tem opção das lentes XC que usadas se acham por 600-800 reais fácil.

As lentes XF são um pouco mais caras, mas a pankake 27mm 2.8 custa isso aí usada 800-900 reais.

A 50-230 que eu repito: É ótima e não há necessidade de investir na cara 55-200, custa usada na faixa de 800-900.

Com esse kit você já estaria bem servido:

XC 16-50;
XC 50-230;
XF 27mm.

Se comprar um flash meike 320 fica melhor ainda.



Eu vi uma promoção em que a X-E2 + 18-55 saiam por 3.500,00 nesse site da Fuji, desta forma a 18-55 custaria apenas 1.000.

Não acho Fuji caro frente aos demais sistemas Mirrorless e APS-C. E a qualidade das lentes é superior.


Resolvi complementar minha resposta incluindo aqui algumas fotos feitas com cada uma das lentes que mencionei (com exceção da XC 16-50 que não possuo, mas usarei uma com a 18-55):


XC 50-230:

O túnel, a favela e o largo. by Carlos C. Sosa, on Flickr

XF 27mm 2.8:

(Eu gosto muito desta lente por ser PANKAKE e ter qualidade excepcional):

Mirante Dona Marta by Carlos C. Sosa, on Flickr

XF 18-55:

(Foi a primeira lente que comprei, paguei R$900,00 usada, não senti a necessidade de ter mais nada até precisar de uma telefoto e uma pankake:

Praia Vermelha. by Carlos C. Sosa, on Flickr



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2017, 23:19:02 por cfcsosa »


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2017, 23:13:26
[...]Haha, pois é, mas não esqueci realmente da Canon M, mas como estava pouco atualizado sobre as novidades em Mirrorless, achei que a canon n tinha "vingado" muito com a sua linha M, mas agora que mencionou vou tentar me informar melhor, em relação à Sony também, não tenho uma marca exatamente que eu desejo porque desejo possuir, qualquer uma dessas marcas acho q me atenderia muitissimo bem, é mais questão de disponibilidade (acredito q a Fuji e Sony são as melhores pra achar aqui no Brasil) e preço mesmo.[...]

Minha opinião: o maior problema do sistema EF-M das Canon EOS M é o line-up limitadíssimo de objetivas. É um dos sistemas mais ricos em matéria de adaptação que você encontra no mercado (talvez perca para o Micro Four Thirds ou para os mounts da Sony, não sei), mas francamente já perde boa parte do apelo. Tipo, você compraria algum modelo da linha Canon EOS M para ficar usando lentes EF adaptadas? Se for para isso use as DSLR da Canon mesmo! (Ou mesmo as da Nikon, por que não?)

De sistema mirrorless eu acho que Fuji e as Micro Four Thirds (Panasonic e Olympus, infelizmente raras no Brasil) são as melhores opções, que justificam o apelo mirrorless. Sony eu não gosto porque a ergonomia é uma porcaria e as lentes custam preços nada a ver (só acho as Sony interessantes para vídeo); Samsung estava com uma proposta até interessante, mas pulou fora do mercado há alguns meses; então ou é pegar Fuji, Panasonic ou Olympus, ou então ir para um sistema DSLR tradicional Canon ou Nikon.

Boa compra.
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2017, 23:20:36
Em tempo: A única coisa que eu acho que a Fuji ainda não tem é uma solução de Super Tele que tenha um preço competitivo. Eu mantive minha Nikon somente pra poder ter essa opção por um valor acessível.


CBueno

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Oi :D
Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2017, 23:31:13
Verdade, parece que as mirrorless estão ganhando forças cada vez mais (que bom pra gente :D)

Uau! :o incríveis as fotos mesmo!

Inclusive você me mostrou a foto com flash o que me levou a pensar... Os flashs funcionam de forma "universal"? por exemplo, se eu comprar um flash da nikon ou canon ou qualquer outro modelo, eles irão funcionar na fujifilm? e em outras camera também? (nunca me aprofundei em flash's)

Realmente, espero a Canon e Nikon venham mais forte pro Brasil em relação às mirrorless. Estou pensando em trocar da nex pra fuji justamente por isso, achei o preço das lentes um absurdo.
A mente é como a água, quando fica agitada não se pode ver claramente, mas se permitir que se acalme, a resposta fica clara.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 30 de Janeiro de 2017, 23:39:32
Verdade, parece que as mirrorless estão ganhando forças cada vez mais (que bom pra gente :D )

Uau! :o incríveis as fotos mesmo!

Inclusive você me mostrou a foto com flash o que me levou a pensar... Os flashs funcionam de forma "universal"? por exemplo, se eu comprar um flash da nikon ou canon ou qualquer outro modelo, eles irão funcionar na fujifilm? e em outras camera também? (nunca me aprofundei em flash's)

Realmente, espero a Canon e Nikon venham mais forte pro Brasil em relação às mirrorless. Estou pensando em trocar da nex pra fuji justamente por isso, achei o preço das lentes um absurdo.


Eu posso falar com propriedade sobre o sistema Sony pois usei por um bom tempo e assim como você acabei desistindo pela baixa disponibilidade de lentes aqui. As lentes Sony ou Zeiss são acima da média, você percebe num contra-luz, quando fecha um pouco mais a lente, aberta ela é ótima, mas são detalhes extremos em que você percebe como são bem feitas, só pode falar quem teve.


São mais caras por isso sim, mas valem cada centavo. Lhe digo que se houvesse um set robusto de lentes e disponível no Brasil como tem pra Fuji (a Fuji possui 22 lentes e está crescendo esse set ainda mais), a história seria outra.


A ergonomia da Sony é ótima, câmera pequena com boa pegada no caso das a6000 e no caso das A7 é um pouco maior na A7 II o grip.


As câmeras são o sistema mais aberto que há, é possível usar de quase tudo com elas e são totalmente configuráveis. Totalmente mesmo!


Só lhe faltam lentes com preço acessível para o sistema APS-C e opções em telefoto.


Então acabei indo pra Fuji por conta do set de lentes e resolvi manter minha pequena DSLR (quase uma Mirrorless) para usar com uma Hiper Telefoto que está pra chegar.

Acho que além de Fuji o Sistema Olympus me enche os olhos para o uso de telefoto e macro, mas pra paisagens e street, atividades que eu mais executo, o sistema Fuji atende perfeitamente bem. Discreto, compacto e com excelente QI.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2017, 23:40:44 por cfcsosa »


bmassao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2017, 00:23:02
Tipo, você compraria algum modelo da linha Canon EOS M para ficar usando lentes EF adaptadas? Se for para isso use as DSLR da Canon mesmo! (Ou mesmo as da Nikon, por que não?)
Mas o pessoal vive comprando mirrorless com a "desculpa" de que dá pra usar lentes mecânicas adaptadas, partir disso pra uma lente eletrônica é um pulo - e às vezes bem justificável. Se você pega um adaptador speedbooster e uma EF 50mm f/1.8 STM, você tem um kit pequeno, com crop menor (1.2x) e com uma lente luminosa (a lente passa de f/1.8 para f/1.2).

Fora que algumas lentes da Fuji estão tão grandes quanto lentes de outro sistema, então eu acho esse argumento bem raso.
Co-editor do Queimando Filme e colunista no Papo de Fotógrafo.