Autor Tópico: Fuji - Onde comprar, qual comprar e quais são as possibilidades dela?  (Lida 18237 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #45 Online: 06 de Março de 2017, 13:58:41
Interessante, porém gera um processo a mais.

Ainda não parei para editar um grupo de fotos RAF. Confesso que com a Canon utilizava o Lightroom de uma maneira bem "tosca". Não me beneficiava da capacidade de gerenciamento e fluxo de trabalho que ele proporciona, por vezes, até me complicava com o sistema de biblioteca/catálogo dele (por pura ignorância minha, claro).

Vou fazer um teste por alguns dias com o Raw Therapee, se não adaptar farei isto que você falou: converter com o Xtransformer para DNG e finalizar no LR.  :ok:


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 06 de Março de 2017, 14:24:06
Legal Leandro o objetivo é este mesmo, chegar a um fluxo que te atenda.

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #47 Online: 06 de Março de 2017, 14:57:37
Com certeza, Ronaldo! Todavia, sua dica de trasnformar em DNG é muito boa. Obrigado!  :ok:

ps: alguém aqui já usou, usa o RawTherapee? Tem algum ponto a salientar, positivo ou negativo?
« Última modificação: 06 de Março de 2017, 15:00:53 por LeandroR »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 06 de Março de 2017, 15:00:44
Com certeza, Ronaldo! Todavia, sua dica é muito boa.

ps: alguém aqui já usou, usa o RawTherapee? Tem algum ponto a salientar, positivo ou negativo?




Eu já usei... Precisa fazer doutorado, aí desisti, mas é o mais completo, sem dúvidas !


Atualmente estou usando LR mesmo, mas confesso que o Iridient às vezes se faz necessário... Uso o LR e finalizo no Affinity.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #49 Online: 08 de Março de 2017, 09:00:01
Ontem fui editar umas fotos do fim de semana, utilizando o RawTherapee.

Carlos, agora compreendi bem o que você disse com "precisa ter doutorado". Que software complicado!! Me parece ser uma ótima ferramenta, inclusive mais completa que o LR, mas é muito difícil. Nem exportar os arquivos corretamente eu consegui   :hysterical:, saíram alguns em alta, outros em baixa resolução. Até para cropar uma foto tive que recorrer ao Google.  :hysterical:

@Ronaldom1, você comprou o X Transformer? Tá $29,00 a licença, achei caro por ser apenas um "conversor".  :ponder:

 :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #50 Online: 08 de Março de 2017, 09:48:55
Leandro,

Para usar o RT, você tem que ter uma boa noção do que seja processamento de imagem a sério e do que a sua imagem precisa.

Coisas simplesm como ajuste de luzes e sombras são bem óbvias, mas a coisa começa a complicar em coisas que são mais simples em outros programas, como curvas (tone curve 1), pois as próprias curvas tem muito mias flexibilidade (linear, customizada, paramétrica).

A parte de detalhes é incrivelmente completa. Tem vários tipos de sharpening (unsharp mask, deconvolução RL, bordas, microcontraste, redução de ruido, defringe e realce de contraste por frequencia) O peso desses ajustes pode ser associado a regioes do histograma, e a cores, dependendo do tipo. Por exemplo, pode-se aplicar uma redução de ruido variável seguindo uma curva sobre o espectro de cores. Traduzindo, pode variar a quantidade do filtro de acordo com a cor na imagem. O simples sharpen pode ter seu valor corrigido e associado a uma curva de luminancia, por exemplo menos sharpen nas sombras.

Na parte de cores, existem ajustes bem sofisticados, como o equalizador HSV, as curvas RGB que sao beeeeeem flexiveis e toda aparte de balanço (color toning).

É um programa extremamente abrangente, com opções que não existem em outros programas, por isso as pessoas se enrolam.

Se vale a pena ou não você usar, depende muito do que tem que corrigir na imagem, e se você está realmente disposto a aprender algo novo e pensar de uma maneira diferente.

Mesmo o Iridient não é tão simples quanto parece. Acho que 90% das coisas que ele tem, a maioria da galera nem desconfia o que seja e ficam só no arroz com feijão e não extraem todo o potencial.

Tem que ter paciencia e dedicação. Se for apressado, melhor ficar no LR ou no C1 e não se meter com o RT nem com o Iridient.

O X Transformer é o Iridient baseado em presets, bem a moda do que a galera do LR quer: uma solução pronta e padronizada que não precisa pensar para nada. Mas o resultado pode não ser o melhor.

29 dolares por ele está barato. Ele não é só um conversor. É "O" conversor e tem muita ciencia por tras dele.
« Última modificação: 08 de Março de 2017, 09:49:44 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 08 de Março de 2017, 10:00:36
Ontem fui editar umas fotos do fim de semana, utilizando o RawTherapee.

Carlos, agora compreendi bem o que você disse com "precisa ter doutorado". Que software complicado!! Me parece ser uma ótima ferramenta, inclusive mais completa que o LR, mas é muito difícil. Nem exportar os arquivos corretamente eu consegui   :hysterical: , saíram alguns em alta, outros em baixa resolução. Até para cropar uma foto tive que recorrer ao Google.  :hysterical:

@Ronaldom1, você comprou o X Transformer? Tá $29,00 a licença, achei caro por ser apenas um "conversor".  :ponder:

 :ok:


Poxa, vc gasta uma grana com a Adobe ou com lentes e acha caro pra um conversor? Ele é "o conversor".


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #52 Online: 08 de Março de 2017, 10:07:05

Poxa, vc gasta uma grana com a Adobe ou com lentes e acha caro pra um conversor? Ele é "o conversor".

Acho caro, sim, sob minha perspectiva de uso, claro. Tenho uma X-E1 com lente do kit comprada com muito suor e economia de $. Não faço uso profissional, é apenas hobby. Para mim, gastar aproximadamente R$100,00 em um programa para converter o arquivo e ganhar um pouco na qualidade final da imagem não justifica no momento.

A Fuji não disponibiliza nenhum aplicativo proprietário que faça isso?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 08 de Março de 2017, 10:09:03
Acho caro, sim, sob minha perspectiva de uso, claro. Tenho uma X-E1 com lente do kit comprada com muito suor e economia de $. Não faço uso profissional, é apenas hobby. Para mim, gastar aproximadamente R$100,00 em um programa para converter o arquivo e ganhar um pouco na qualidade final da imagem não justifica no momento.

A Fuji não disponibiliza nenhum aplicativo proprietário que faça isso?

Sim, existe o conversor de RAW da Fuji.

Uma recomendação pra você: Saia do LR e vá pro Affinity Photo, ele seria bem mais em conta e te dará duas licenças. Aí não precisaria do Iridient, o Affinity também resolve bem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #54 Online: 08 de Março de 2017, 10:15:45
Leandro,

Para usar o RT, você tem que ter uma boa noção do que seja processamento de imagem a sério e do que a sua imagem precisa.

Coisas simplesm como ajuste de luzes e sombras são bem óbvias, mas a coisa começa a complicar em coisas que são mais simples em outros programas, como curvas (tone curve 1), pois as próprias curvas tem muito mias flexibilidade (linear, customizada, paramétrica).

A parte de detalhes é incrivelmente completa. Tem vários tipos de sharpening (unsharp mask, deconvolução RL, bordas, microcontraste, redução de ruido, defringe e realce de contraste por frequencia) O peso desses ajustes pode ser associado a regioes do histograma, e a cores, dependendo do tipo. Por exemplo, pode-se aplicar uma redução de ruido variável seguindo uma curva sobre o espectro de cores. Traduzindo, pode variar a quantidade do filtro de acordo com a cor na imagem. O simples sharpen pode ter seu valor corrigido e associado a uma curva de luminancia, por exemplo menos sharpen nas sombras.

Na parte de cores, existem ajustes bem sofisticados, como o equalizador HSV, as curvas RGB que sao beeeeeem flexiveis e toda aparte de balanço (color toning).

É um programa extremamente abrangente, com opções que não existem em outros programas, por isso as pessoas se enrolam.

Se vale a pena ou não você usar, depende muito do que tem que corrigir na imagem, e se você está realmente disposto a aprender algo novo e pensar de uma maneira diferente.

Mesmo o Iridient não é tão simples quanto parece. Acho que 90% das coisas que ele tem, a maioria da galera nem desconfia o que seja e ficam só no arroz com feijão e não extraem todo o potencial.

Tem que ter paciencia e dedicação. Se for apressado, melhor ficar no LR ou no C1 e não se meter com o RT nem com o Iridient.

O X Transformer é o Iridient baseado em presets, bem a moda do que a galera do LR quer: uma solução pronta e padronizada que não precisa pensar para nada. Mas o resultado pode não ser o melhor.

29 dolares por ele está barato. Ele não é só um conversor. É "O" conversor e tem muita ciencia por tras dele.

Obrigado pela resposta tão completa, AFShalders.
Realmente foi o que senti com o RT, é uma ferramenta extremamente completa, porém exigirá muita dedicação e tempo da minha parte para que eu aprenda a utilizar da maneira correta. Sem o conhecimento me debati ne edição das fotos com ele e o resultado ficou bem aquém.

Preciso decidir se, de fato, invisto tempo e paciência para aprender a utilizar todo o potencial que o RT oferece, caso contrário ficarei na solução simples do LR mesmo. Até hoje nunca tive muita paciência para editar as fotos, talvez seja este o momento de rever isto.

Quanto ao valor da licença do X Transformer, não quis diminuir o que o software faz. Porém, como expus no post acima, para o meu uso atual não justifica este investimento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #55 Online: 08 de Março de 2017, 10:17:11
Sim, existe o conversor de RAW da Fuji.

Uma recomendação pra você: Saia do LR e vá pro Affinity Photo, ele seria bem mais em conta e te dará duas licenças. Aí não precisaria do Iridient, o Affinity também resolve bem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Bacana, vou pesquisar sobre o Affinity.

Este conversor da Fuji, você já utilizou, funciona bem?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #56 Online: 08 de Março de 2017, 10:17:37
O programa da Fuji é uma versão OEM do Silkypix. Funciona bem mas é muito direrente do LR e precisa de um computador parrudo.
Parece um programa trivial, mas recomendo fortemente ler o manual.

Se processar o raw da fuji for um problema intransponivel para você, use o jpeg e processe no programa de sua preferencia, mas irá perder muuuito do que a câmera é capaz de entregar.

Uma coisa que a galera tem que entender é que X-Trans não é tecnologia de sensor, e sim de matriz de cores, e o processo matemático para recompor as cores e detalhes é muito mais complexo. Tem vantagens em algumas áreas mas no final se você processar um raw da Fuji no Iridient e comparar, por exemplo, com um raw da Panasonic processado no DxO verá que a coisa é bem equilibrada. O segredo da coisa é usar (e saber usar) o programa certo para o seu equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #57 Online: 08 de Março de 2017, 10:22:21
O programa da Fuji é uma versão OEM do Silkypix. Funciona bem mas é muito direrente do LR e precisa de um computador parrudo.
Parece um programa trivial, mas recomendo fortemente ler o manual.

Se processar o raw da fuji for um problema intransponivel para você, use o jpeg e processe no programa de sua preferencia, mas irá perder muuuito do que a câmera é capaz de entregar.

Uma coisa que a galera tem que entender é que X-Trans não é tecnologia de sensor, e sim de matriz de cores, e o processo matemático para recompor as cores e detalhes é muito mais complexo. Tem vantagens em algumas áreas mas no final se você processar um raw da Fuji no Iridient e comparar, por exemplo, com um raw da Panasonic processado no DxO verá que a coisa é bem equilibrada. O segredo da coisa é usar (e saber usar) o programa certo para o seu equipamento.

Computador parrudo não é exatamente como eu definiria a minha atual "máquina".  :assobi: :hysterical:

Fotografar em JPG seria uma alternativa, mas como você mesmo disse, estou abrindo mão de um potencial que só o RAW permite.
Por ora vou continuar a editar os RAF's no LR enquanto busco a solução ideal para meu uso. Aparentemente a grande perda de detalhes ocorre mais em folhagens, árvores, etc (como no exemplo que postei anteriormente)... fiz o teste com outras imagens sem detalhes verdes e, embora ainda haja uma diferença entre o LR e o RT, ela não é tão pronunciada.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #58 Online: 08 de Março de 2017, 10:40:49
Computador parrudo não é exatamente como eu definiria a minha atual "máquina".  :assobi: :hysterical:

Fotografar em JPG seria uma alternativa, mas como você mesmo disse, estou abrindo mão de um potencial que só o RAW permite.
Por ora vou continuar a editar os RAF's no LR enquanto busco a solução ideal para meu uso. Aparentemente a grande perda de detalhes ocorre mais em folhagens, árvores, etc (como no exemplo que postei anteriormente)... fiz o teste com outras imagens sem detalhes verdes e, embora ainda haja uma diferença entre o LR e o RT, ela não é tão pronunciada.

O problema dos detalhes é nas áreas de alta frequencia, onde o algoritmo da Adobe falha feio.
Vou te dar uma dica no RT que pode te ajudar:

Na aba de detalhes, coloque o sharpening em RT deconvolution e deixe os outros parametros no default. Se ficar muito agressivo, ligue o controle de halos e o de tolerancia nas bordas.

Veja onde tem contrast detail by levels e de uma brincada, deixando os contoles 1 e 4 em 1 inicialmente.




ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 08 de Março de 2017, 11:08:52
Olá Leandro, o RawTherapee realmente é complexo e com muitos detalhes, mantenho o meu instalado e utilizo como aprendizado e lendo aos poucos os detalhes do manual no Rawpedia.

Quanto ao Iridient X-Transformer, os 29 dolares valeram e muito! Ainda não é o ideal, pois como citado fazemos a conversão em lote e apesar de poder ajustar os níveis de sharpening, ruído, etc... nem sempre é o ideal para todas as imagens... mas para mim já dá uma satisfação enorme e bem maior do que quando usava somente o LR.

De forma geral defino o Sharpening como Low e deixo os demais parâmetros em default; já para conversões de arquivos com ISO de 3200 ou 6400, desativo sharpenin, luminance e color noise e utilizo apenas o poder do demosaico do Iridient.

Abraços e Boas fotos
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/