Autor Tópico: Fuji - Onde comprar, qual comprar e quais são as possibilidades dela?  (Lida 18342 vezes)

lucashungaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #15 Online: 31 de Janeiro de 2017, 13:03:27
Migrei da Sony pra Fuji ano passado porque o lineup de lentes APS-C pra Sony é medíocre. Creio que eles estão investindo na linha full frame na ideia de que seja um caminho de migração, mas era algo que não me interessava.

Li uma resposta no início do tópico dizendo que um sistema Fuji vai ficar muito mais caro que um sistema DSLR. Fica se você comprar uma X-T2 com 3 lentes top de linha e comparar isso com uma DSLRzinha plástica de entrada com uma lente de kit, claro. Comparando maçãs à maçãs e laranjas à laranjas, o custo não é muito diferente e possivelmente inferior com o sistema Fuji.

Claro, isso vai depender muito do que você quer fazer com ele, o tipo de trabalho que faz e os equipamentos que precisa. Se precisar de lentes como a 16-55mm f2.8 e a 50-140mm f2.8, aí vai ficar uma bolada mesmo, mas isso vale pra qualquer outro sistema (Canon, Nikon, Sony etc).

Você pode pegar uma super-compacta como a X-E ou uma X-T10 com uma lente de kit 18-55 f2.8-4 e talvez uma prime clara como a 35mm f2 e ser muito feliz. É um kit leve e relativamente "barato" (pro mundo da fotografia não-point&shoot).

Sobre o preço das lentes, galera que fala que é mais cara também não faz comparação justa, em geral. Por exemplo, a lente de kit da Fuji é a 18-55 f2.8-4, feita no Japão, praticamente toda de metal, com estabilização de imagem da Fuji que é um dos melhores (eles fazem binóculos estabilizados pra uso em helicópteros, NASA e o escambau). Aí vão e comparam com as kits plásticas chinesas 18-55 f3.5-5.6 de outras marcas. Sim, custa mais $$, mas você está pagando por algo bem melhor (dá uma lida nos reviews das 18-55 de Canon, Nikon, Sony e Fuji pra ver a diferença). É comparar um Fiat Uno basicão com um quatro-portas, com ar condicionado e teto-solar (nem sei se existe hahaha).

Enfim, não estou dizendo que as outras marcas não tem câmeras e lentes ótimas, porque todas tem. Inclusive no sistema Canon e Nikon tem muito mais, pois existem há muito mais tempo e há outros fabricantes (Sigma, Tokina, Tamron etc) fazendo ótimas lentes, coisa que na Fuji ainda não existe (são 3 lentes da Zeiss e mais umas 5 manuais da Rokinon e só). A concorrência tende a ajudar a baixar os preços também, embora no mercado fotográfico isso nem sempre aconteça.

Outra coisa importante: hoje em dia todos esses sistemas são ótimos. Vejo muita gente debatendo sobre isso e é besteira. Com prática, dedicação e boa ténica, um equipamento mid ou top-end de qualqer dessas marcas (Canon, Nikon, Sony, Fuji, Olympus, Panasonic... Leica ;) ) vai produzir excelentes resultados, e a grande maioria das pessoas (incluindo fotógrafos) olhando pro trabalho final não vai saber dizer qual marca de equipamento foi usado... e nem liga pra isso na verdade. Se puder testar na sua mão os equipamentos cujas especificações te interessam, faça isso. Veja qual você gosta mais de usar, os controles, ergonomia do corpo e lentes. Compre e vá estudar e praticar técnica. :)

Óbvio, se você for tirar fotos de esportes profissionais ou animais selvagens pra NatGeo e precisa de uma lente de 1 bilhão de mm, vai ter que ser Canon ou Nikon. Mas, fora isso, todas fazem o trabalho.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2017, 14:38:54
Inclusive você me mostrou a foto com flash o que me levou a pensar... Os flashs funcionam de forma "universal"? por exemplo, se eu comprar um flash da nikon ou canon ou qualquer outro modelo, eles irão funcionar na fujifilm? e em outras camera também? (nunca me aprofundei em flash's)

Sim, funcionam, desde que tenham o pino central. Neste caso, só funcionam em modo manual (o fotógrafo define a potência do flash manualmente antes do disparo). Os flashes TTL (Through-The-Lens, automáticos) pra Fuji estão começando a aparecer. Seguindo dica do Carlos Sosa, comprei um Neewer por 70 dólares. Chega 5a feira.


CBueno

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Oi :D
Resposta #17 Online: 31 de Janeiro de 2017, 17:24:51
Legal Lucas, hauhuauha me deu uma animada em relação aos preços, o que você disse faz bastante sentido mesmo! Apesar de que no início pretendo investir em umas lentes manuais usadas mesmo (por que ainda não possuo uma noção certa do meu estilo de fotografia e gostaria de experimentar todo tipo de mm e ir estudando cada vez mais) com isso eu resolveria meus problemas com alguns adaptadores e gastando bem menos, desde lentes macros até tele, lentes fixas e zoom's e tudo mais... Aí sim acho que investiria pesado no que eu realmente desejo.

Do resto acho que irei pra Fuji mesmo, to muito empolgado sabendo que ela esta cada vez investindo mais nas mirrorless, espero que o mercado de mirrorless cresca mais aqui no Brasil e com isso tornem os equipamentos mais acessíveis (no que diz respeito em trazer os equipamentos pra cá)

Felipe Mendes, legal ein cara! posta depois um review pra nós aí no forum q irei acompanhar com certeza!

muito obrigado a todos pelas informações.
A mente é como a água, quando fica agitada não se pode ver claramente, mas se permitir que se acalme, a resposta fica clara.


lucashungaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #18 Online: 31 de Janeiro de 2017, 19:06:50
Se você achar um kit câmera + 18-55 que caiba no bolso, aconselho pegar. A ideia das lentes manuais é boa também, mas seria legal você ter um feeling de como funciona o sistema completo com as lentes feitas pra ele. No kit essa lente sai muito em conta pelo resultado que entrega.


osvaldosp35

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 549
  • Sexo: Masculino
    • Osvaldo Esteves Fotografia
Resposta #19 Online: 31 de Janeiro de 2017, 22:48:47
cfsosa percebi que você colocou um botão vermelho para disparo na sua XT-10, já ouvi falar sobre este acessório. Fica bem melhor né, onde você consegui?
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2017, 23:05:30 por osvaldosp35 »
D7000 + Grip Nikon. D7100. SB-700 + YN 568EX.
NIKKOR 35mm 1.8G + 50mm 1.8G + 85mm 1.8G + 16-85mm 3.5-5.6 + 12-24 4.0 + Sigma 18-35 1.8 ART.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 31 de Janeiro de 2017, 22:58:35
cfsosa percebi que você colocar um botão vermelho para disparo na sua XT-10, já ouvi falar sobre este acessório. Fica bem melhor né, onde você consegui?

Eu comprei o meu na lensmate

lensmate.com



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #21 Online: 31 de Janeiro de 2017, 23:18:43
Mas o pessoal vive comprando mirrorless com a "desculpa" de que dá pra usar lentes mecânicas adaptadas, partir disso pra uma lente eletrônica é um pulo - e às vezes bem justificável. Se você pega um adaptador speedbooster e uma EF 50mm f/1.8 STM, você tem um kit pequeno, com crop menor (1.2x) e com uma lente luminosa (a lente passa de f/1.8 para f/1.2).

Fora que algumas lentes da Fuji estão tão grandes quanto lentes de outro sistema, então eu acho esse argumento bem raso.

Mas aí o apelo "compacto" perde o sentido, pois a lente com adaptador fica ainda mais "comprida" e desequilibrada. Se for para usar assim francamente acho melhor investir em DSLR. Se quer migrar para o mirrorless, que seja para usar lentes nativas do sistema. Nada impede de usar adaptador para ter um a mais com lentes de outros sistemas, mas usar mirrorless exclusivamente assim eu acho extremamente sem sentido. Muito melhor usar o sistema nativo das lentes.

Uma situação onde o sistema adaptado pode ser interessante é quando há diferença no fator de crop, pensando em fechar mais o campo com telefoto, tipo o moribundo sistema Nikon 1 com sensor de 1", que com uma telefoto iria "mais longe", mas por outro lado perde-se qualidade de imagem pelo sensor menor e perde-se desempenho de foco automático. Enfim, de novo usar o sistema nativo continua sendo ideal.

Por fim, a abertura da lente não aumenta usando sistemas adaptados e o fator de crop em nenhum sistema que eu conheço é de 1.2x. Nós temos full frame nas Sony a7, temos APS-C com crop de 1.5X nos sistemas Sony (exceto linha a7), Samsung e Fuji, temos APS-C crop de 1.6X nas Canon EOS M, temos Micro Four Thirds com crop de 2x nas Olympus e Panasonic, e por fim temos crop de 2.7x no sistema de 1" (também conhecido como CX) da linha Nikon 1.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2017, 23:25:15 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


CBueno

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Oi :D
Resposta #22 Online: 31 de Janeiro de 2017, 23:58:53
Ah, eu acredito que usar lentes com adaptadores funciona muito bem sim com mirrorless, sei la, acho que abre um leque bem amplo de lentes que normalmente custariam bem mais em DSLR's (claro que elas teriam a vantagem de tem um sistema de autofoco).

Eu não sei, claro que minha ideia final é investir em lentes da propria Fuji, mas isso não significa que não posso ir me "aventurando" com as mecânicas.

Sei la, acho que mesmo com lentes grandes em Mirrorless, elas acabam chamando menos atenção nas ruas... não sei, mas acredito que pra mim n é nem a portabilidade em sí e sim a preferência mesmo.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2017, 23:59:44 por CBueno »
A mente é como a água, quando fica agitada não se pode ver claramente, mas se permitir que se acalme, a resposta fica clara.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 31 de Janeiro de 2017, 23:59:47
O exemplo não foi muito bom de fato, mas existem diversos usos interessantes de manuais no sistema mirrorless:

lentes históricas com bokeh diferenciado como helios ou optik-meyer gorlitz;

lentes com características especiais como as voigtlander, lentes maravilhosas que usuários fuji podem fazer uso com o pequeno adaptador M - FX, o tamanho das voigtlander ainda ajuda, pois são bem compctas.

enfim, existem muitas outras opções e até manuais como a famosa Mitakon Speedmaster 35mm 0.95, essa já nativa para o Fuji X.




Samyang 12mm (lente manual perfeita pra uso com o sistema Fuji X).

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2017, 00:01:23 por cfcsosa »


lucashungaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #24 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 00:57:05
Acho tranquilo pegar várias lentes vintage baratas e se divertir. Tem várias muito boas (eu mesmo estou atrás de uma Helios 44-2 agora). Só sugiro pegar o kit com a 18-55 porque é uma boa introdução ao sistema pra você já ter uma noção e, no kit, ela sai com 50% ou mais de desconto. :)

A Rokinon 12mm é ótima, tive pra Sony. Eles tem muitos problemas com cópias ruins (controle de qualidade fraco), mas se pegar uma boa vale muito a pena.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 06:49:00
Já usei tudo que é tipo de lente mecânica antiga nas Fuji, inclusive lente de médio formato para Mamiya.

Atesto que funciona muito bem. Muito melhor do que em dslr (ao menos até onde sei dslr não tem focus peaking)


Paulo Ricardo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 07:59:57
Também estou pensando em pegar fuji. Como trabalho fora de casa (Não vivo de fotografia) tenho que ficar viajando com os equipamentos na mochila, e meu equipamentos fotográficos + notebook dentro da mochila passa fácil dos 10Kg, tem hora que começa a incomodar o peso. E sempre carrego todo equipamento, pois em algumas situações que sinto vontade de fotografar, gosto de estar com tudo a mão e usar o que me atender bem naquela situação.

Hoje, em comparação com a nikon D7200, qual fuji entregaria um resultado parecido? Com bom desempenho em ISO, foco, robustez. Creio que se eu vender a nikon d7200 + sigma 18 35 + 50mm dê para pegar um bom kit da fuji com mais de uma lentes. Porém de fuji não entendo nada, nem sei quais são crop e quais são FF.
Nikon D750 - Nikon 50mm 1.8G - Nikon 85mm 1.8G - Nikon 24-70 2.8G - Nikon 80-200 2.8ED - Yn568EX - Godox TT685n


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 08:22:55
Também estou pensando em pegar fuji. Como trabalho fora de casa (Não vivo de fotografia) tenho que ficar viajando com os equipamentos na mochila, e meu equipamentos fotográficos + notebook dentro da mochila passa fácil dos 10Kg, tem hora que começa a incomodar o peso. E sempre carrego todo equipamento, pois em algumas situações que sinto vontade de fotografar, gosto de estar com tudo a mão e usar o que me atender bem naquela situação.

Hoje, em comparação com a nikon D7200, qual fuji entregaria um resultado parecido? Com bom desempenho em ISO, foco, robustez. Creio que se eu vender a nikon d7200 + sigma 18 35 + 50mm dê para pegar um bom kit da fuji com mais de uma lentes. Porém de fuji não entendo nada, nem sei quais são crop e quais são FF.

Se você exige selagem quem te daria isso seria a xt1.

Se não exige a xt10 e xe2 já resolvem com exceção de megapixels.

A xt20, xpro2 e xt2 superam a d7200.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2017, 08:23:32 por cfcsosa »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #28 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 11:28:52
Se você exige selagem quem te daria isso seria a xt1.

Se não exige a xt10 e xe2 já resolvem com exceção de megapixels.

A xt20, xpro2 e xt2 superam a d7200.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

O único porém é que o AF da X-T1 / X-T10 / XE-2 é razoavelmente inferior ao da D7200, principalmente em baixa luminosidade... Então eu pularia direto pra X-T2 / X-T20 / X-PRO2 se a necessidade for fotografar sob pouca luz ou fotografar esportes/animais.

Não que o AF das primeiras seja ruim, mas quando comparado ao ótimo AF da D7200, acho que saem perdendo, não?
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2017, 11:30:38 por davi_ssilva »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 11:38:11
O único porém é que o AF da X-T1 / X-T10 / XE-2 é razoavelmente inferior ao da D7200, principalmente em baixa luminosidade... Então eu pularia direto pra X-T2 / X-T20 / X-PRO2 se a necessidade for fotografar sob pouca luz ou fotografar esportes/animais.

Não que o AF das primeiras seja ruim, mas quando comparado ao ótimo AF da D7200, acho que saem perdendo, não?

Duvido muito, o AF da XT-10 é muito bom, o que pega é em determinadas lentes, mas tendo as lentes rápidas isso não é um problema.

Eu fotógrafo aves em vôo com uma lente lenta a 50-230.

Na 100-400 que eu já usei, a coisa muda radicalmente, o foco é imediato, o problema mesmo é o burst na xt10 que é fraquinho.

Outra vantagem é que você não sofre com back e front focus.

Além disso as fotos são mais assertivas, você erra menos que em DSLR.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2017, 11:39:19 por cfcsosa »