Autor Tópico: Fuji - Onde comprar, qual comprar e quais são as possibilidades dela?  (Lida 18246 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #75 Online: 04 de Abril de 2017, 17:44:27
Sim, está atualizada. É a OIS II (acabei de descobrir essa informação rsrs :D).   

Galera, o foco funciona muito bem, não tem nada de errado com ela, apenas sou ciente que velocidade de foco não é o ponto forte da X-E1 (e a proposito isso não me incomoda muito anyway).

Pra falar a verdade até agora poucas coisas que eu acho que poderia melhorar nela:
- O EyeCup poderia ser mais fundo, em situações de muita luz fica um pouco difícil de ver pelo EVF
- O Dial de compensação poderia ser +3 -3 (que foi corrigido nas versões mais novas)
- O anel de foco da 16-50mm é muito sensível, muito leve.

Por outro lado se for listar os pontos positivos a lista ficará bem extensa.  :ok:



« Última modificação: 04 de Abril de 2017, 17:45:00 por LeandroR »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #76 Online: 05 de Abril de 2017, 15:06:44
tô querendo ela! um monstrinho!

Desistiu da X-T20 e pegou uma X-T1? Imagino que os valores entre elas sejam semelhantes, então posso perguntar quais foram os motivos da mudança de planos?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 05 de Abril de 2017, 15:08:01
Desistiu da X-T20 e pegou uma X-T1? Imagino que os valores entre elas sejam semelhantes, então posso perguntar quais foram os motivos da mudança de planos?

Não desisti, dei um tempo pelo fato da X-T20 estar cara demais e não ter disponibilidade em território nacional, mas achei burrice o que fiz e coloquei ambas à venda, a que sair primeiro eu fico com a outra.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #78 Online: 05 de Abril de 2017, 23:48:46
Não desisti, dei um tempo pelo fato da X-T20 estar cara demais e não ter disponibilidade em território nacional, mas achei burrice o que fiz e coloquei ambas à venda, a que sair primeiro eu fico com a outra.

Entendi! É que eu fiquei sem entender quando vi que vc pegou a X-T1,  depois de tanto falar da X-T2 e da X-T20, e depois de tanta coisa boa que eu li sobre esses novos modelos!

Mas é muita grana mesmo, o lance é ir com calma pra não meter os pés pelas mãos.


Paulo Ricardo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 06 de Abril de 2017, 09:26:34
Também estou de olho na XT-20. Olhando o volume de imagens no flickr gostei muito mais das feitas com a xt-20 dos que com a XT-2 e xpro-2 por exemplo. Dentro das imagens apresentadas, as da XT-20 me agrada mais.

Para quem quiser ver também só olhar o link https://www.flickr.com/search/?text=fuji%20xt20

Nikon D750 - Nikon 50mm 1.8G - Nikon 85mm 1.8G - Nikon 24-70 2.8G - Nikon 80-200 2.8ED - Yn568EX - Godox TT685n


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 06 de Abril de 2017, 09:35:50
Também estou de olho na XT-20. Olhando o volume de imagens no flickr gostei muito mais das feitas com a xt-20 dos que com a XT-2 e xpro-2 por exemplo. Dentro das imagens apresentadas, as da XT-20 me agrada mais.

Para quem quiser ver também só olhar o link https://www.flickr.com/search/?text=fuji%20xt20


É a mesma câmera, qualidade de imagem tudo... As diferenças ficam a cargo de tecnologias embutidas em cada modelo, mas as câmeras são exatamente iguais.


E se você não precisa de megapixels, vale muito mais a pena ficar nas X-Trans II hoje em dia, por uma série de motivos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #81 Online: 06 de Abril de 2017, 10:53:01
Também estou de olho na XT-20. Olhando o volume de imagens no flickr gostei muito mais das feitas com a xt-20 dos que com a XT-2 e xpro-2 por exemplo. Dentro das imagens apresentadas, as da XT-20 me agrada mais.

Para quem quiser ver também só olhar o link https://www.flickr.com/search/?text=fuji%20xt20

Não faz muito sentido, fora a resolução, são exatamente iguais.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #82 Online: 06 de Abril de 2017, 15:08:24
Não faz muito sentido, fora a resolução, são exatamente iguais.

Ué, até onde eu sei, a X-T2, a x-T20 e a x-pro2 compartilham o mesmo sensor de 24mp, então não há diferença na resolução.

E como todo mudo falou acima, a qualidade de imagem é a mesma em todas as 3, o que muda  é o caminho pra se chegar na imagem através de alguns outros fatores...

Comparando a X-T2 com a X-T20, o que muda basicamente é que a X-T2 tem residência à água e poeira, um EVF maior, um sistema de AF um pouco mais preciso e rápido, além de ter mais opções de customização (mesmo tenho o mesmo número de sensores), um joystick para escolher o ponto do foco e a possibilidade de usar um grip de bateria que também aumenta a performance dos bursts. Além disso, pra quem curte paisagens, o novo firmware da X-T2 está permitindo fazer bracket com até 9 exposições (como algumas Nikons), enquanto que a X-T20 continua limitada só a 3. Tem também a diferença de aceitar 2 cartões de memória simultâneos, ou seja, tem um apelo maior pra que trabalha profissionalmente com fotografia.

Em compensação, a X-T20 é mais compacta, mais leve e conta com uma tela touch que permite selecionar o ponto de foco enquanto não se está usando o EVF. Além disso, ela custa pouco mais da metade do valor da X-T2...

Resumindo, se vc não fotografa ação / esportes, não precisa de weather sealing, está satisfeito com bracket de 3 exposições, não precisa de slot pra 2 cartões simultâneos,  e se vira bem sem um joystick pra selecionar os pontos de foco, então não tem porquê comprar uma X-T2. Economize mais de 1/3 do valor e tenha a mesma diversão e qualidade de imagem com a X-T20.
« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 15:10:01 por davi_ssilva »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #83 Online: 06 de Abril de 2017, 15:13:36
Ué, até onde eu sei, a X-T2, a x-T20 e a x-pro2 compartilham o mesmo sensor de 24mp, então não há diferença na resolução.

Desculpe, eu extrapolei para as X-T10 / X-T1


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 06 de Abril de 2017, 17:01:29
Ué, até onde eu sei, a X-T2, a x-T20 e a x-pro2 compartilham o mesmo sensor de 24mp, então não há diferença na resolução.

E como todo mudo falou acima, a qualidade de imagem é a mesma em todas as 3, o que muda  é o caminho pra se chegar na imagem através de alguns outros fatores...

Comparando a X-T2 com a X-T20, o que muda basicamente é que a X-T2 tem residência à água e poeira, um EVF maior, um sistema de AF um pouco mais preciso e rápido, além de ter mais opções de customização (mesmo tenho o mesmo número de sensores), um joystick para escolher o ponto do foco e a possibilidade de usar um grip de bateria que também aumenta a performance dos bursts. Além disso, pra quem curte paisagens, o novo firmware da X-T2 está permitindo fazer bracket com até 9 exposições (como algumas Nikons), enquanto que a X-T20 continua limitada só a 3. Tem também a diferença de aceitar 2 cartões de memória simultâneos, ou seja, tem um apelo maior pra que trabalha profissionalmente com fotografia.

Em compensação, a X-T20 é mais compacta, mais leve e conta com uma tela touch que permite selecionar o ponto de foco enquanto não se está usando o EVF. Além disso, ela custa pouco mais da metade do valor da X-T2...

Resumindo, se vc não fotografa ação / esportes, não precisa de weather sealing, está satisfeito com bracket de 3 exposições, não precisa de slot pra 2 cartões simultâneos,  e se vira bem sem um joystick pra selecionar os pontos de foco, então não tem porquê comprar uma X-T2. Economize mais de 1/3 do valor e tenha a mesma diversão e qualidade de imagem com a X-T20.


Uma correção: O sistema de foco de X-T20 e X-T2 são iguais e fps dessa vez também, então é mais do que possível fotografar esportes com uma X-T20.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #85 Online: 07 de Abril de 2017, 10:23:24

Uma correção: O sistema de foco de X-T20 e X-T2 são iguais e fps dessa vez também, então é mais do que possível fotografar esportes com uma X-T20.


Mais ou menos. Apesar de as câmeras compartilharem a maior parte do hardware, há algumas diferenças de software e de usabilidade que podem ser importantes caso se planeje usar a câmera de modo profissional nessa situação.

As diferenças factuais são:

- A X-2 possui 5 presets mais ou menos ajustáveis de AF, além de um sexto modo inteiramente customizável. Já a X-T20 não fornece este modo extra de customização (só fornece os 5 presets). E a eficácia do AF é diretamente proporcional ao quanto você consegue ajustá-lo para uma determinada condição. Isto é fato.

- Com o grip, a velocidade de shutter mecânico da X-T2 sobe para 11 fps, enquanto que na X-T20 o limite é de 8 fps. Entretanto, o limite de atualização em tempo real das imagens no EVF de ambas as câmeras é de 5 fps, o que significa que, em velocidades de shutter maiores que isso, você vai estar sempre atrasado em relação ao que acontece de verdade. Aí entra a experiência e habilidade do fotógrafo pra contornar esse atraso.

- O refresh rate do EVF da X-T2 é de 100fps, enquanto que na X-T20 é de 60fps. Isso ajuda a reduzir o delay quando você precisa seguir objetos/seres em movimento.

Há também diferenças subjetivas:

- Eu realmente acho que seria complicado fazer esportes de modo profissional sem um joystick para o ajuste do ponto de foco em certas ocasiões.

- Diversos reviews apontam para uma pequena diferença na agilidade e na precisão do AF entre a X-T2 e a X-T20, principalmente sob baixa luminosidade, mas isso é algo que eu não pude comprovar, já que não testei pessoalmente nenhuma dessas câmeras.

Enfim, no final das contas eu concordo com você que as diferenças são menores. No meu caso, que não sou profissional, elas são irrelevantes.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #86 Online: 07 de Abril de 2017, 10:30:12
Mudando um pouco o foco da discussão, uma outra diferença é que na X-T20 o orifício de encaixe do tripé não é alinhado com a lente, o que pode gerar distorções de perspectiva que são ruins de corrigir, caso você faça fotos panorâmicas.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 07 de Abril de 2017, 10:48:49
Mudando um pouco o foco da discussão, uma outra diferença é que na X-T20 o orifício de encaixe do tripé não é alinhado com a lente, o que pode gerar distorções de perspectiva que são ruins de corrigir, caso você faça fotos panorâmicas.


Não se você usar o equipamento correto que seria uma cabeça panorâmica com seu tripé.


Isso só seria realmente válido para panorâmicas muito fechadas, mas aí qualquer câmera pode apresentar o problema. Nesses casos a solução é utilizar Ponto Nodal.


No entanto se preferir a X-T10 é alinhadinha.  :assobi:
« Última modificação: 07 de Abril de 2017, 10:49:17 por cfcsosa »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #88 Online: 07 de Abril de 2017, 12:08:23
Não se você usar o equipamento correto que seria uma cabeça panorâmica com seu tripé.
Isso só seria realmente válido para panorâmicas muito fechadas, mas aí qualquer câmera pode apresentar o problema. Nesses casos a solução é utilizar Ponto Nodal.

Sim, sim, eu não disse que era impossível... Mas, realmente, a não ser que você use uma cabeça panorâmica com ajuste lateral amplo o suficiente, ou então aquelas cabeças panorâmicas com hastes ortogonais, vai ser impossível alinhar o eixo da câmera com o eixo da lente, e aí é impossível achar o ponto nodal.

Por isso achei importante comentar, caso alguém aqui esteja pensando em comprar mas não tenha reparado nisso.

No entanto se preferir a X-T10 é alinhadinha.  :assobi:

Hahahaha, esse tem sangue de comerciante!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 07 de Abril de 2017, 12:13:03
Sim, sim, eu não disse que era impossível... Mas, realmente, a não ser que você use uma cabeça panorâmica com ajuste lateral amplo o suficiente, ou então aquelas cabeças panorâmicas com hastes ortogonais, vai ser impossível alinhar o eixo da câmera com o eixo da lente, e aí é impossível achar o ponto nodal.

Por isso achei importante comentar, caso alguém aqui esteja pensando em comprar mas não tenha reparado nisso.

Hahahaha, esse tem sangue de comerciante!


Pow, te garanto que pela diferença de preços vale a pena comprar uma cabeça de tripé...  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Com relação ao "sangue de comerciante", estão as duas lá pra venda, mas não deixo de admitir que a preferência é pela X-T10, essa câmera é muito flexível e versátil. A T1 é boa para os PROs pelo dísparo contínuo, mas em termos de flexibilidade e versatilidade a T10 dá um banho na T1.


Posso te dizer que vou chorar se vender a T10, mas não se vender a T1.  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Vendendo uma das duas talvez a T20 venha para o set, sinceramente começo a me convencer que não é o momento ainda.