Autor Tópico: Simulando luz de TV com gelatinas e balanço de branco  (Lida 1333 vezes)

kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Online: 31 de Janeiro de 2017, 10:41:46
Fala, moçada.

Minha última produção de fotos para envio à bancos de imagens retrata uma mulher assistindo tv à noite no sofá da sala. Para dar o clima noturno e simular a luz azulada da tv mantendo os tons de pele mais naturais, me vali de dois recursos bem simples: ajuste de balanço de branco e gelatina no flash.

Toda a iluminação ficou a cargo de um único speedlight num octobox sem difusor. Afinal, simulo uma sala que só teria a luz da tv.

A técnica é bem simples, consiste em definir o balanço de branco para tungstênio, que retorna uma cena bem azulada para o ambiente; e aplicar uma gelatina laranja no flash para contrabalancear o azul e deixar a modelo com tons naturais.

As fotos foram feitas com a Canon 5Dc + 28mm @ f/4 e velocidade 1/160 (se não me engano). O resultado está abaixo:

01


02


03


Detalhe: a parede da sala é branca com aquele detalhe atrás do sofá cinza. Não azulei as sombras na pós-produção. A imagem praticamente está como saiu da câmera, apenas apliquei um preset da VSCO.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2017, 10:45:43 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2017, 12:51:16
E deixar a TV ligada? Não funcionaria?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2017, 13:02:36
Não pro iso que ele quer.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2017, 13:15:33
Não. Como o Vangelis falou. A luz da tv é bem fraca pra usar iso 100 ou velocidades que impeçam o borrão por movimento. E ainda que funcionasse, teria que pausar alguma cena com a cor desejada.

Só para constar, essa mesma técnica também é muito usada em externas, preferencialmente em dias nublados ou chuvosos, para ressaltar o tom frio do ambiente sem prejudicar os tons dos retratados.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2017, 13:22:09
Não. Como o Vangelis falou. A luz da tv é bem fraca pra usar iso 100 ou velocidades que impeçam o borrão por movimento. E ainda que funcionasse, teria que pausar alguma cena com a cor desejada.

Só para constar, essa mesma técnica também é muito usada em externas, preferencialmente em dias nublados ou chuvosos, para ressaltar o tom frio do ambiente sem prejudicar os tons dos retratados.
Não pro iso que ele quer.


Obrigado pelo esclarecimento!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2017, 14:27:33
Desculpe-me, mas se a ideia era simular a luz da TV eu penso que o resultado não foi alcançado, levando-se em consideração o seguinte:

1) Com essa configuração f/4 e velocidade 1/160, certamente a imagem ficaria estourada devido a proximidade do aparelho.

2) A luz da TV nunca é tão uniforme, por mais que o aparelho seja de LED a intermitência causaria uma disformidade.

3) Por último, como já foi dito, era mais fácil deixar a TV ligada e reconfigurar o equipamento.

Abraços,

Rui Santos
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2017, 15:29:07
Acredito que, como a ideia era simular, as fotos ficaram bem bacanas, técnica interessante  :clap:
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2017, 16:29:04


1) Com essa configuração f/4 e velocidade 1/160, certamente a imagem ficaria estourada devido a proximidade do aparelho.


Não entendi....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2017, 20:57:49
Desculpe-me, mas se a ideia era simular a luz da TV eu penso que o resultado não foi alcançado, levando-se em consideração o seguinte:

1) Com essa configuração f/4 e velocidade 1/160, certamente a imagem ficaria estourada devido a proximidade do aparelho.

2) A luz da TV nunca é tão uniforme, por mais que o aparelho seja de LED a intermitência causaria uma disformidade.

3) Por último, como já foi dito, era mais fácil deixar a TV ligada e reconfigurar o equipamento.

Abraços,

Rui Santos

Obrigado pelos comentários, Rui. Como disse, a ideia era simular, não reproduzir fielmente.

Quanto a utilizar a TV como fonte de luz vejo os seguintes problemas:

1 - Nessa composição, a tv teria que ficar relativamente afastada do objeto, no mínimo atrás da câmera, o que já daria mais de 1m para o ponto mais próximo;
2 - A foto é pra envio para bancos de imagens, onde ruído de ISO elevado é motivo de rejeição das fotos, então teria que usar ISO baixo, que no caso foi 100;
3 - Como trata-se de fotografia de pessoa, ainda que com a câmera no tripé e usando uma 28mm, não seria recomendável usar velocidades mais lentas que 1/50, já que o borrão de movimento também causa rejeição;

Juntando tudo isso não conheço uma tv que possa produzir luz suficiente para expor uma imagem com iso 100, f/4 e 1/50 numa sala com a luz apagada a mais de 1,20m do objeto. Só por desencargo, fiz uma foto usando 1/40 e f/1.8 e mantendo o iso 100 o resultado foi um absoluto preto.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2017, 21:01:46
Acredito que, como a ideia era simular, as fotos ficaram bem bacanas, técnica interessante  :clap:

Obrigado, Nataniel.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Adr_digital

  • Colunista
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *****
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
  • Apaixonado por fotos e viagens!
    • ADR Digital - Filmagem, Foto e Design
Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2017, 23:07:37
Acho q ficou bacana como uma simulação. Como ele disse, o importante é passar a ideia de estar vendo uma Tv, e sendo assim, para mim funcionou. É difícil olhar para a foto e não imaginar uma tv a frente. Acho que o perfeccionismo funciona em determinadas situações, mas não vejo necessidade nesse caso!
Talvez utilizando uma Tv verdadeira e uma iluminação para compensar apenas, o resultado pudesse ser melhor mais real, mas, pelo menos pra mim, passou a ideia, Bacana!
André Duarte
www.adrdigital.net


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 00:13:27
Acho q ficou bacana como uma simulação. Como ele disse, o importante é passar a ideia de estar vendo uma Tv, e sendo assim, para mim funcionou. É difícil olhar para a foto e não imaginar uma tv a frente. Acho que o perfeccionismo funciona em determinadas situações, mas não vejo necessidade nesse caso!
Talvez utilizando uma Tv verdadeira e uma iluminação para compensar apenas, o resultado pudesse ser melhor mais real, mas, pelo menos pra mim, passou a ideia, Bacana!

Valeu, André!
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367