Autor Tópico: Recife e Olinda - Dicas  (Lida 1016 vezes)

Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Online: 03 de Fevereiro de 2017, 00:03:20
Nesse fim de semana estarei em Recife devido ao meu trabalho e gostaria de fotografar por lá.

Pretendo fazer um tour mais histórico em Recife e Olinda visitando igrejas, museus, fortes etc...

Teriam algumas dicas de onde ir e cuidados com relação a segurança?

Terei o sábado a tarde, domindo e segunda de manhã para passear.
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2017, 07:28:14
Acompanhando. Estou com viagem marcada para Recife no mês que vem.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 09:33:45
Eu não arriscaria equipamento caro lá, a não ser que tenha seguro. Mesmo assim, eu não arriscaria. Uma câmera compacta ou celular, e pronto. Tirar foto e guardar logo.
Quanto a lugares pra visitar, não tenho dicas... Fui uma vez só, por pouco tempo também.
Uma coisa que não existia quando fui, e que tenho vontade de conhecer, é o Paço do Frevo, em Recife.
Olinda, sinceramente não sei como estará, por conta da proximidade com o carnaval. Normalmente esses lugares carnavalescos já começam a festejar com antecedência, então pode ser que vc pegue uma cidade bem cheia.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2017, 03:18:05
Fui com minha esposa a Recife em 2012, munido de uma Panasonic LX3. Faço a seguir um breve relato da minha experiência...

RECIFE

A parte mais interessante para fotos é o centro histórico, que na época em que fomos era uma muvuca (hoje não sei, pois estavam reformando várias casas coloniais). Era bem bagunçado mesmo, sensação de que a qualquer momento ia ser assaltado, MAS repetiria a experiência tranquilamente, pois possibilita uma bela viagem ao Brasil colonial. Imperdível para quem gosta de história e arquitetura. As construções antigas, apesar de degradadas, continuam lá. No centro de Porto Alegre (cidade onde moro), por exemplo, você encontra uma casa centenária ao lado de um edifício de dez andares, ou seja, a arquitetura perde muito em continuidade. No centrão de Recife tem aquela muvuca, mas a viagem ao passado não é entrecortada por edifícios modernos. É claro, há o medo de ser depenado em alguns pontos, mas também pode ser só impressão... e também se for depenado, é do jogo. As melhores fotos às vezes implicam assumir algum risco. A foto abaixo não está uma maravilha mas mostra um pouco do "feeling" da região:



Tem uma parte do centro histórico que estava bem restaurada, mas era pequena e meio fantasma. A região da muvuca para mim foi a mais interessante, pois ainda é uma cidade viva e cheia de história. Segue foto da parte que estava tinindo de renovada na época:



Além do centro, fiquei mais ali por Boa Viagem, que além do vasto calçadão também tem um pequeno centro com artesanato e gastronomia. É uma região menos tensa, mas sabe como é... bem, nem preciso dizer, a gente é brasileiro e sabe que não dá para ficar de bobeira.



OLINDA
Fui com minha esposa a Olinda de ônibus a partir de Boa Viagem. Uma senhora humilde orientou a mim e a minha mulher para que ficássemos de olho nos assaltos em Olinda, mas fomos em um dia meio vazio (sábado de manhã) e foi tranquilo. Logo que chegamos na parada indicada pelo cobrador para visitar a Olinda histórica, um "guia" veio oferecer seus serviços. Resolvemos pagar por precaução, e realmente ele nos blindou dos achacadores que se aproximavam. Vale a pena a visita (e as fotos). A impressão que deu é que é uma cidade-fantasma quando não há eventos festivos, mas há um ponto central onde há uma convergência de restaurantes, artesanatos, etc que fugia da calmaria. Levaria uma reflex de entrada com uma objetiva pela qual você não morre de amores.



Enfim, Recife e Olinda são um prato cheio para turistas. Comida típica muito boa, arquitetura cheia de história e povo simpático. As recomendações de segurança são aquelas feitas a quem viaja a qualquer capital brasileira: não dá para ficar de bobeira com câmera boa. Isso empaca um pouco a criatividade... às vezes é melhor levar uma maquininha mequetrefe e ter mais liberdade. Por isso eu prefiro uma boa compacta do que uma reflex.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2017, 03:33:01 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2017, 06:44:21
Voltei hoje de lá.
Dei uma passada pelo centro, região do Marco Zero e Olinda.
O Marco Zero eu achei tranquilo, vi várias pessoas usando DSLR na rua e não percebi nenhum sinal de violência. Consegui fotografar ali com certa tranquilidade. Particularmente gostei muito do Museu Cais do Sertão.
No domingo fui para Olinda. Cheguei no fim da manhã e fiquei até o início da noite. Estava muito movimentado e contratei um guia para me mostrar a cidade. Acho que dei azar com relação a esse guia porque achei ele bem fraco. Com certeza tem melhores lá.
Usei bastante minha câmera principalmente na região da Sé.
Em geral procurei só usar a máquina onde me senti relativamente seguro. Para não dar "bandeira" eu não circulava com a câmera à vista e optei em colocar a bolsa dela dentro de uma mochila bem surrada. Felizmente deu certo.
Faltou visitar alguns locais em Recife particularmente mas valeu a pena ter levado a câmera.
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/