Autor Tópico: Dificuldade de revenda?  (Lida 8016 vezes)

afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 22:53:24
So complementando (e pedindo desculpas pelo desvio), não me senti ofendido com os comentários de ninguém.

Muito pelo contrário!

Um moderador me abordou justamente indicando pra tomar cuidado com o aumento no número dos meus posts nos últimos dias e conversamos a respeito.

Gosto demais do MF e apesar de postar bem pouco, acompanho desde 2012. É um espaço que precisa ser preservado e um dos poucos em que realmente se discute fotografia. Fiquei super sem graça de ter postado tanto - apesar de serem posts válidos - para atingir o mínimo porque é um local que eu não gostaria de desrespeitar.

Também super entendi a colocação da Helena de que é muita sacanagem tentarem fazer venda velada (e também super entendi que ela não estava me acusando). Eu criei esse aqui justamente porque não estava entendendo o porquê não estava vendendo mesmo.

Enfim, queria só complementar dizendo que a moderação daqui do MF sempre foi muito ativa e presente, em todas as diferentes "gerações" é que não vejo injustiças nas suas tomadas de decisão. A gente precisa entender que esse fórum só funciona porque tem regras. Por isso mesmo que não dá pra reclamar do "fiscal de post".

Ademais, agradeço muito pelas dicas sugeridas e depois que dei uma diminuída do preço notei uma procura maior. Aceitar uma "perda" no momento vai me garantir uma liquidez.

Obrigado a todos pelas ajudas e aos moderadores pela clareza de sempre :)


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 23:07:21
Gostei muito das informações que me foi muito útil, mas o que acham de voltarmos ao assunto principal ?

Sobre a dificuldade de venda, como não podia vender no fórum ( Ainda não posso ), tive que apelar para ML e aceitar oferta baixa pela minha Em-5 versão 1.

Se fosse aqui no fórum, talvez eu conseguisse uns 30% a mais, mas vendi.

Todo dia aparece uma ou duas lentes usadas à venda no ML.

Tenho a impressão que o mercado livre é mais fácil para DSLR, ainda mais as de entrada.

Na verdade noto que qualquer equipamento mais específico fica meio perdido lá.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 23:17:55

(...)
Se o valor for justo, realista, vende. É só lembrar que usado não vale a mesma coisa.

(...)

Isso me lembrou de vários anúncios que andei vendo da Canon 50mm STM, gente querendo vender por 500 reais (às vezes um pouco menos, às vezes um pouco mais) uma lente de segunda mão, sem se dar conta de que no site da Canon ela é vendida por 500 reais, nova e com garantia oficial.


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 23:23:39
Isso me lembrou de vários anúncios que andei vendo da Canon 50mm STM, gente querendo vender por 500 reais (às vezes um pouco menos, às vezes um pouco mais) uma lente de segunda mão, sem se dar conta de que no site da Canon ela é vendida por 500 reais, nova e com garantia oficial.

Eliminando quem é malandro mesmo, acho que tem muito o lado de a pessoa ter pagado um dinheiro suado por um equipamento e na hora de vender querer o mesmo dinheiro de volta (falta de bom senso, claro).

Eu, o dono, sei o quanto cuidei do meu equipamento e tudo mais, mas a verdade é que isso pouco importa pro mercado de usados, né heheheheh

No caso da Canon STM, lembro que quando comprei a minha, a gente só achava por 500 pratas no mercado alternativo. Hoje em dia a loja da Canon está competitiva pra muitos produtos...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 00:54:56
Mas também tem o seguinte, o preço não se dá somente por ser usado ou não. Tem o estado do equipamento, a procedencia e a conveniencia. Tem um monte de malucos vendendo no ML Fujis mais caras que no site da própria Fuji. Andei querendo comprar uma Fuji X20 para ter uma compacta boa de backup mas estão pedindo R$1800 no ML. Isso é maluquice ! 1200-1300 tá pra lá de bem pago, é uma câmera fora de linha, sem possibilidade de manutenção, por melhor que seja !

Outro dia tinha um louco querendo 2000 reais em uma Olympus OM-4. É uma câmera excepcional, talvez a melhor câmera de filme já feita, mas eu já vi no ebay por 250 dolares ! Além do mais, quem aqui no Brasil vai investir isso em câmera de filme ?

Na outra ponta, estou vendendo uma 40mm STM absolutamente impecável, unico dono por R$ 600 e não vou baixar o preço. Na Canon custa 800, são 30% menos por algo impecável.

Tem que ter bom senso.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 09:06:51
é verdade, eu estava tentando vender a D5500 e cheguei à uma conclusão interessante: Não vale a pena vender.

O que fiz? Comprei uma lente pra ela que no outro sistema que invisto forte custa caro e fim de papo, voltei a usar a pequena!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 12:16:08
O fato é que Canikon tem mais mercado no Brasil, mas por outro lado tem muita concorrencia,  nao só entre usados mas também entre esses e os novos, incluindo  importabando. Por isso tb os modelos  DSLR de entrada desvalorizam  consideravelmente, ao que me parece.
Em relaçao as MFT, em se tratando de camera o interesse comercial varia em função da idade tecnológica. Vender bem uma E-M5 mk I  certamente não é lá muito fácil atualmente, o segredo é ter  paciencia. A estratégia é nao pretender casar com a camera, pois se demorar muito para vender, certamente terá prejuizo. Em termos de camera eu nao me iludo, nem penso em lucrar, no máximo recuperar o dinheiro investido. Por exemplo, hoje tenho uma E-M5 mkII, que me custou em dolares muito barato (comprei no Canadá) na época de dolar super valorizado, uns 3.500 reais. Nem penso em vender, contrariando meu conselho, acho que casei com ela rss.., mas se tiver q vender daqui há uns 2 ou mais anos, dificilmente vou conseguir recuperar o que  paguei. Por outro lado sei que se vender agora nao consigo comprar outra igual pelo mesmo preço, a nao ser que estivesse fora do país, enfim, só venderia se fosse para comprar outra igual pois estou 100% satisfeito com ela.
Já em se tratando de lentes MFT o comercio é facil,  comprei e vendi várias sem maiores dificuladades, hoje tenho quase todas que me interessavam. Obviamente as primes e zoons claras sao comercializadas sem maiores dificuldades se os preços forem realistas, isto é, estiverem próximos dos praticados nos states. O mercado é cada vez maior para lentes porque além de Olympus e Panasonic, outros fabricantes também utilizam a plataforma, com a Black Magic e agora  algumas cameras de drones DJI, video JVC, cameras xing lings etc.. Então parece ser um mercado bem promissor, se for lente clara e leve,  vai vender..
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2017, 12:23:46 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #22 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 14:03:07
Eu realmente não consigo entender o que leva alguém a comprar um equipamento, usá-lo e depois tentar vendê-lo pelo mesmo valor ou mais do que pagou??? Não entendo a lógica. Se o equipamento foi usado se desgastou é óbvio que vale menos e jamais valerá nem aquilo que foi pago por ele em nenhum lugar do mundo. Mas no Brasil essa é a ideia vigente... já vi lente de 200 dólares usada para vender no ML por mais de 2.000 reais.... aí o cara fica brabo quando não vende.  :aua: :aua: :aua:
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 14:19:51
Ja vo pior... Kit de Zenit por 800 reais...  :doh:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 16:55:43
Eu realmente não consigo entender o que leva alguém a comprar um equipamento, usá-lo e depois tentar vendê-lo pelo mesmo valor ou mais do que pagou??? Não entendo a lógica. Se o equipamento foi usado se desgastou é óbvio que vale menos e jamais valerá nem aquilo que foi pago por ele em nenhum lugar do mundo. Mas no Brasil essa é a ideia vigente... já vi lente de 200 dólares usada para vender no ML por mais de 2.000 reais.... aí o cara fica brabo quando não vende.  :aua: :aua: :aua:

isso mesmo, rola sempre!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #25 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 17:12:18
cara to vendendo uma câmera la nos classificados. confesso que não tenho muita noção de preço.
vai ver ninguém entrou em contato pq o preço pode estar alto mesmo.
quais as referências ou parâmetros para colocar preço em usados? a única coisa que fiz foi dar uma pesquisada no mercado livre e coloquei na média...

Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 17:57:50
Recentemente vendi todo o equipamento que eu tinha, e era um kit Nikon (D600 e umas lentes) e Panasonic (GX-7 e uma lente Oly).

As coisas da Nikon foram embora rápido, da Panasonic demorou bem mais.

Conta para essa demora, a meu ver, que a camera da Pana não era um modelo que o pessoal de video gosta.

O que eu diria é que as Pana e Oly têm uma certa facilidade de revenda se forem modelos usados por quem ganha algum dinheiro com foto e video.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 18:51:32
Eu realmente não consigo entender o que leva alguém a comprar um equipamento, usá-lo e depois tentar vendê-lo pelo mesmo valor ou mais do que pagou??? Não entendo a lógica. Se o equipamento foi usado se desgastou é óbvio que vale menos e jamais valerá nem aquilo que foi pago por ele em nenhum lugar do mundo. Mas no Brasil essa é a ideia vigente... já vi lente de 200 dólares usada para vender no ML por mais de 2.000 reais.... aí o cara fica brabo quando não vende.  :aua: :aua: :aua:

A "lógica"  de vender pelo q pagou as vezes tem sentido considerando o mercado local.  O sujeito viaja,  compra no exterior por preço bem inferior ao praticado localmente e quando decide vender,  se tiver sorte,  poderá vender pelo q pagou na conversão da época, as vezes ainda abaixo do valor de mercardo (local) e não tem nada de errado nisso, ou tem?  Agora,  quem tende a inflacionar os preços são comerciantes gananciosos q pedem preços exorbitantes,  incomum entre usuários normais.  Mas livre mercado tem dessas coisas,  o sujeito oferece pelo preço q quiser,  e as vezes aparece algum desinformado que compra,  mas certamente não é  comum..
Os "revoltados"  com altas margens deveriam informar-se sobre os padrões do comércio formal no Brasil,  90 a 100%  para Mai de margem.  Os donos enriquecem e quase ninguém fica indignado.   Curioso, isso  sim tem lógica,  pois seria confrontar o sistema, aí a maioria se conforma..
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2017, 19:07:39 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 19:20:02
A "lógica"  de vender pelo q pagou as vezes tem sentido considerando o mercado local.  O sujeito viaja,  compra no exterior por preço bem inferior ao praticado localmente e quando decide vender,  se tiver sorte,  poderá vender pelo q pagou na conversão da época, as vezes ainda abaixo do valor de mercardo (local) e não tem nada de errado nisso, ou tem?  Agora,  quem tende a inflacionar os preços são comerciantes gananciosos q pedem preços exorbitantes,  incomum entre usuários normais.  Mas livre mercado tem dessas coisas,  o sujeito oferece pelo preço q quiser,  e as vezes aparece algum desinformado que compra,  mas certamente não é  comum..
Os "revoltados"  com altas margens deveriam informar-se sobre os padrões do comércio formal no Brasil,  90 a 100%  para Mai de margem.  Os donos enriquecem e quase ninguém fica indignado.   Curioso, isso  sim tem lógica,  pois seria confrontar o sistema, aí a maioria se conforma..


tem gente que fica buscando ofertas pra comprar e colocar preços mais altos, já vi muito!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 19:31:01
Os "revoltados"  com altas margens deveriam informar-se sobre os padrões do comércio formal no Brasil,  90 a 100%  para Mai de margem.  Os donos enriquecem e quase ninguém fica indignado.   Curioso, isso  sim tem lógica,  pois seria confrontar o sistema, aí a maioria se conforma..

A questão maior é quanto aos usados.
Uma vez aqui no MF eu postei uma mensagem querendo comprar uma Fuji X100 de primeira geração. O preço final dessa camera, nova, no site da Fuji era por volta dos 3 mil, o meu anuncio foi uns 2 anos depois dela ter saido de linha. Pois bem, recebi 3 ofertas de usuários do MF, uma de 3500, uma de 2800 e uma de 1200. Pedir 3500 ou mesmo 2800 foi algo sem noção. É quase como estare,m te chamando de otário.

Comprei a de 1200, em perfeito estado.