Autor Tópico: Relâmpagos  (Lida 2300 vezes)

Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Online: 07 de Fevereiro de 2017, 16:45:56
Relâmpagos by Leonardo Froes, on Flickr

Domingo, 04/Fevereiro o céu estava realmente uma balada por aqui, luzes nos céus, muitos relâmpagos mas nenhum raio ou estrondo, apenas jogos de luzes. Deixei a câmera fazendo um timelapse para ver se capturava algum raio e após cerca de 100 disparos esse foi o resultado de um único frame, o que mais gostei. Fiz um tratamento tentando deixar um clima "sombrio" e "assustador", tratamento no Lightroom.

Vejam que no topo do morro tem uma cruz, por aqui chamamos o ponto de "o cruzeiro", e o que venho tentando durante esse mês chuvoso é capturar um raio próximo a esse ponto, mas está difícil. Essa é a vista da janela do meu escritório e infelizmente essa folha de coqueiro do vizinho sempre atrapalha.

EXIF:
ISO 160
85mm
f/8
30s

Espero críticas construtivas, sobre como eu poderia melhorar o processamento da imagem, ou configurações do EXIF para este caso. Abraços
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2017, 17:01:47 por Leorreia »
~ Know your limits, but never accept them ~


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2017, 16:50:35
Leo, não consigo ver a imagem nem aqui e nem no link.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 09:23:38
Legal, agora deu pra ver.

Leo, realmente ficou com um ar sombrio e obscuro, porém acho que faltou algo, tlvz no primeiro plano, mais interessante que agregasse valor a imagem.
Eu ao menos tentaria não incluir a folha de palmeira do canto direito.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 10:22:28

Não gostei. Como disse o Raphael, faltou assunto e ficou confuso o primeiro plano.


*MODERADO:


Apaguei sua mensagem comentando o problema, isso não é permitido nessa seção de acordo com as regras de postagem ok?
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2017, 10:23:35 por cfcsosa »


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 10:36:06
Legal, agora deu pra ver.

Leo, realmente ficou com um ar sombrio e obscuro, porém acho que faltou algo, tlvz no primeiro plano, mais interessante que agregasse valor a imagem.
Eu ao menos tentaria não incluir a folha de palmeira do canto direito.

Talvez se eu fizesse uma camada para clarear o primeiro plano, ou outra exposição? Posso sim retirar a folha do canto direito, apontando a lente mais para a esquerda, mas acontece que na esquerda tem outra folha! Para me livrar delas eu preciso cropar a imagem e ficar com um FOV bem curto. Agradeço o seu comentário, acho suas fotos de paisagens e noturnas muito boas!


Não gostei. Como disse o Raphael, faltou assunto e ficou confuso o primeiro plano.


*MODERADO:


Apaguei sua mensagem comentando o problema, isso não é permitido nessa seção de acordo com as regras de postagem ok?

Pois é. Até antes de você e o Raphael comentarem eu estava achando a foto ainda muito boa, agora não mais.
Gostei da faixa clara no meio do frame, entre os 2 pontos obscuros, mas parece que a mensagem não foi passada muito bem, vou fazer novos testes. Obrigado por comentar!
~ Know your limits, but never accept them ~


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 10:54:36
Talvez se eu fizesse uma camada para clarear o primeiro plano, ou outra exposição? Posso sim retirar a folha do canto direito, apontando a lente mais para a esquerda, mas acontece que na esquerda tem outra folha! Para me livrar delas eu preciso cropar a imagem e ficar com um FOV bem curto. Agradeço o seu comentário, acho suas fotos de paisagens e noturnas muito boas!


Pois é. Até antes de você e o Raphael comentarem eu estava achando a foto ainda muito boa, agora não mais.
Gostei da faixa clara no meio do frame, entre os 2 pontos obscuros, mas parece que a mensagem não foi passada muito bem, vou fazer novos testes. Obrigado por comentar!

rsrsr..

Vou mover seu tópico lá pra galeria, lá podemos conversar sobre sua foto ok? Aqui o autor não pode falar, apenas ler o que foi dito pelos críticos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 12:06:52
Pois é, tinha potencial para gerar uma foto melhor (não que tenha ficado ruim) mas, um raio (relâmpago, como diz o título) e os ajustes sugeridos, ia agregar bastante  :ok: (Fui de boa)
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 12:15:04
Foto chamada Relampagos mas sem relâmpagos...

O tratamento está muito exagerado. Chega a inverter a situação, parece um nevoeiro branco em meio a noite.


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 13:05:25
Cfcsosa, obrigado por mover o tópico. Creio que aqui seja mesmo o local apropriado, já que pouco importa no final das contas a "nota" da foto, mas sim as dicas e opiniões sobre como melhora-la.
Nataniel e AFShalders, creio que não saibam ou tenham se confundido sobre o que é um raio X o que é um relâmpago. São coisas diferentes mas também normalmente confundida entre as pessoas. Não sei, mas senti que vocês se apegaram muito ao "nome" da foto, quem sabe agora, sabendo o real conceito de relâmpago, tenham uma nova opinião?

Segue link para esclarecimentos: http://www.tecwhite.net/2013/08/qual-diferenca-entre-raio-relampago-e.html?m=1

Espero não ter sido rude.

Abraços


Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk

~ Know your limits, but never accept them ~


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 13:51:26
Cfcsosa, obrigado por mover o tópico. Creio que aqui seja mesmo o local apropriado, já que pouco importa no final das contas a "nota" da foto, mas sim as dicas e opiniões sobre como melhora-la.
Nataniel e AFShalders, creio que não saibam ou tenham se confundido sobre o que é um raio X o que é um relâmpago. São coisas diferentes mas também normalmente confundida entre as pessoas. Não sei, mas senti que vocês se apegaram muito ao "nome" da foto, quem sabe agora, sabendo o real conceito de relâmpago, tenham uma nova opinião?

Segue link para esclarecimentos: http://www.tecwhite.net/2013/08/qual-diferenca-entre-raio-relampago-e.html?m=1

Espero não ter sido rude.

Abraços


Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk


Mas nessa foto está mais ou menos como na situação de fotografar uma barraca de camping e colocar uma top model no titulo....


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 14:03:16

Mas nessa foto está mais ou menos como na situação de fotografar uma barraca de camping e colocar uma top model no titulo....
AFShalders, desculpe, mas não está.

A foto pode não estar boa, mas o nome da foto é relâmpago e na foto está representado (bem ou mal) um relâmpago.

Caso não tenha nada a contribuir com o tópico também não perca seu tempo por aqui.

Espero dicas ou sugestões válidas, troca de informações úteis que possam agregar valor e conhecimento, papo de quem gosta de fotos, e não de quem quer simplesmente criticar e/ou falar abobrinha.

Raphael, vi seus perfis de facebook e Flickr, esse estilo que você fotografa é o mesmo estilo que gosto e seus resultados são os que almejo alcançar um dia, como hobbista, quais softwares você usa e, teria alguma dica pra mim? Abraço

Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk

~ Know your limits, but never accept them ~


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 14:17:18
AFShalders, desculpe, mas não está.

A foto pode não estar boa, mas o nome da foto é relâmpago e na foto está representado (bem ou mal) um relâmpago.

Caso não tenha nada a contribuir com o tópico também não perca seu tempo por aqui.

Espero dicas ou sugestões válidas, troca de informações úteis que possam agregar valor e conhecimento, papo de quem gosta de fotos, e não de quem quer simplesmente criticar e/ou falar abobrinha.


O tratamento está muito exagerado. Chega a inverter a situação, parece um nevoeiro branco em meio a noite.
Isso não é abobrinha, é uma opinião sincera, se você não gostou, não posso fazer nada.


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 15:19:49
O tratamento está muito exagerado. Chega a inverter a situação, parece um nevoeiro branco em meio a noite.
Isso não é abobrinha, é uma opinião sincera, se você não gostou, não posso fazer nada.


Não é questão de não gostar cara, é que achei muito nada a ver a sua comparação sobre camping e top model.

Sobre o processamento da imagem, obrigado pelo comentário, eu ainda tenho o raw e vou ver o que consigo fazer para mudar um pouco a imagem, inclusive pensar num crop melhor. Sobre o tratamento estar exagerado, o único parâmetro que forcei foi o "branco" mesmo. Vou dar uma olhada de novo.

Você tem alguma dica de processamento pra me passar para uma imagem bruta dessas?

Geralmente uso apenas o lightroom, raramente nik collection e photoshop estou aprendendo ainda.

Abraço
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2017, 15:20:58 por Leorreia »
~ Know your limits, but never accept them ~


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 15:21:36

Leorreia, tudo bem ?


     Acho que agora podemos conversar... Vamos lá:


Como disse o Raphael, um crop aí é muito bem vindo, mesmo que você não queira clarear o primeiro plano como sugeriu, acredito que um simples crop deixando mais em evidência o céu e deixando um pouco mais dramáticas as nuvens darão outra vida a foto. Experimente !
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2017, 15:22:03 por cfcsosa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 16:26:57
Minha sugestão seria de trabalhar diretamente no histograma. Mas geralmente as pessoas não tem conhecimento de que trabalhar com niveis não se limita a ajustar os pontos de preto/branco/meio tom. Tem muito mais coisas que podem ser feitas, como comprimir e expandir PARTES do histograma.

O que a galera faz normalmente é alguma coisa do tipo:



Que é um ajuste muito simplista (os 3 pontos que falei)

Um ajuste mais interessante sofisticado, com 6 pontos e compressão/expansão seria:



ou ainda:




No final, isso tem muito a ver com saber interpretar e utilizar as curvas RGB/L e o histograma em si.


A impressão na sua imagem, para mim, é a de quase uma imagem com os tons invertidos propositalmente. As nuvens não tem detalhes significativos, tem um pedação nela chapado (ou quase), tem pouca textura. Some a isso um titulo mal escolhido, e a situação está armada, frustração total.

Quanto ao comentário da top model e a barraca, claro que tem a ver. O título da sua foro é Relampagos. Não tem nada nela que mostre um raio ou descarga entre nuvens ou seja qualquer evidencia de atividade elétrica. É como se como se alguém fotografasse uma casa e o titulo fosse Festa. Mesmo que você tivesse ouvido os sons de uma festa, a imagem não transmitiria a situação a quem a visse. Titulos em imagens tem que ser muito bem pensados e podem mudar completamente a interpretação da mesma. Imagine postar uma imagem de alguém com um olho roxo com dois títulos diferentes, um como "covardia e violencia" e outro tipo "teve o que mereceu"
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2017, 16:34:14 por AFShalders »