Autor Tópico: Distância Focal - Zoom Shoot  (Lida 1260 vezes)

riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Online: 08 de Fevereiro de 2017, 10:33:18
Bom dia Senhores,

Gostaria da opinião de vocês para escolher uma distância focal adequada para realizar um enquadramento "zoom shoot". Segue uma imagem de exemplo para entenderem mais ou menos o enquadramento que desejo.

http://nofilmschool.com/sites/default/files/styles/article_wide/public/screen_shot_2013-09-18_at_03.59.21.png?itok=YKCQgUQs

Abraços!
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2017, 10:33:54 por riquemg »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 11:25:15
A lente mais wide que você tiver. eu começaria de 24mm em FF para baixo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 12:51:18
Estou com bastante dificuldade de entender sua pergunta. Zoom Shot pelo o que pesquisei  é um termo usado em filmagens, onde vc faz o zoom durante a cena. Na fotografia seria o que? Já vi imagens onde o zoom é dado durante o clique, criando um aspecto interessante, e geralmente é utilizado em fotos de baladas.

A imagem do link apenas mostra uma pessoa em foco e destacada do fundo que está em desfoque. Se for isso eu iria na posição contrária do amigo acima. Usaria uma distância focal longa em grande abertura, como uma 200mm f/2.8. A compressão de planos traria tudo pra bem perto do ponto de foco, mas ficaria em desfoque.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Daniel

Instagram: @danacqua


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 13:03:59
Sugiro ver o make of de o Regresso para ver o uso de lentes wide. Entendi que o autor do tópico não quer desfoque nem compressão de planos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 16:25:52
Também não sei se entendi. O exemplo dado é de Breaking Bad, e não lembro de muitos exemplos do que o Vangelis explicou nesta série, mas posso estar enganado. Também não entendi a relação com lentes wide, a lente usada no exemplo tá mais pra tele.

Pela universidade de Columbia,
Taken with a lens that has a variable focal length, a zoom shot is one that permits the cinematographer to change the lens’ focal length – and thus the apparent size of the subject within the frame – without moving the camera. In one continuous movement, this camera technique makes an object or subject in the frame appear larger or smaller.

Lembro de um exemplo interessante na série Heroes, onde quando um deles usava o poder, a câmera aproximava, o zoom diminuía (o personagem ficava do mesmo tamamnho) e o foco se mantinha cravado.

Anyway, eu sugiro lentes manuais com zoom e colar de tripé pra manter a estabilidade. Como ele não disse qual câmera usa, nem se é interior ou exterior, fica difícil sugerir uma lente específica.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 17:01:38
O efeito que conheço e que normalmente é usado em filmagens (conhecido como "Vertigo Effect" ou "Dolly Zoom"), foi inicialmente usado por Hitchcock (em 1958) e depois por outros diretores, compreende um movimento simultâneo de câmera e zoom da lente, a ponto de se ver as "mudanças de perspectiva" entre os planos.

Em fotografia desconheço esse nome "zoom shoot"... acompanhando pra ver.


https://youtu.be/sKJeTaIEldM


Mais explicação de como fazer aqui:

https://youtu.be/Amj6RiGiTOE





« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2017, 17:13:34 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 17:17:47
Pesquisei no tio Google agora "Zoom Shoot"e vi fotos onde ocorre um movimento do zoom da lente e provavelmente com a pessoa em movimento tbm, onde a foto compreende um instante de tempo com velocidade suficiente para registrar o borrão, mas isso é bem diferente da foto que o colega colocou no inicio do tópico.




https://www.google.com.br/search?q=zoom+shoot&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjP9sPtm4HSAhWKjJAKHWnzCIUQ_AUICCgB&biw=1920&bih=947



« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2017, 17:20:00 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 18:15:51
Pesquisei no tio Google agora "Zoom Shoot"e vi fotos onde ocorre um movimento do zoom da lente e provavelmente com a pessoa em movimento tbm, onde a foto compreende um instante de tempo com velocidade suficiente para registrar o borrão, mas isso é bem diferente da foto que o colega colocou no inicio do tópico.




https://www.google.com.br/search?q=zoom+shoot&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjP9sPtm4HSAhWKjJAKHWnzCIUQ_AUICCgB&biw=1920&bih=947

Foi o que me veio a mente... mas não te nada a ver com a foto postada. Acompanhando para matar a curiosidade...  :snack:
Daniel

Instagram: @danacqua