Autor Tópico: Minhas primeiras fotos  (Lida 813 vezes)

Cíntia Roa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 08 de Fevereiro de 2017, 23:18:09
Oiii Gente!

Essas são as fotos que tirei com a T5i.

Sou iniciante, e gostaria de sugestões sobre elas.

Obrigada :)


1/200s ƒ/2.8 ISO100 50mm


1/125s ƒ/5.6 ISO320 50mm





J.Farias

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2017, 05:59:59
   Olá Cíntia! Tudo bem? Das quatro fotos que postou, a que mais me agradou foi a segunda.
   Já que citou ser iniciante, vou colocar algumas ponderações levando isto em consideração. Explico melhor: em três das quatro fotos, você usou e abusou de um recurso (enquadramento em diagonal) que deve, no meu entender, ser utilizado com bastante critério. Caso contrário, numa série como esta, torna-se cansativo. Das três fotos em diagonal, a única que usaria este recurso seria a primeira, mas tomaria o cuidado de beber o café antes rsrs. Sei lá, sempre achei que este recurso não combina muito com fluidos. Você foi muito feliz na criação dos triângulos nesta foto, trabalhou bem a abertura do diafragma ressaltando os brigadeiros e suas texturas. Pra mim foi a melhor!
   Na terceira foto acho que pecou um pouco no foco. A que menos gostei foi a quarta. Ela possui muitos elementos de distração, que não deixam claro o que vc realmente gostaria de ressaltar. Elementos como o tronco da árvore à esquerda, que poderia ter sido evitado pois limita seu quadro; o gramado tomando conta de quase toda a composição; muita informação competindo ao fundo (pessoas, tendas, construções, árvores cortadas, céu restrito, etc.) e o motivo principal na imagem (que julgo ser o cachorro), totalmente centralizado e afastado ao ponto de não ser possível perceber seus detalhes. Penso que se os detalhes do seu motivo principal não são importantes, mas elementos como sua movimentação, ela poderia ter sido explorada enquadrando-o da esquerda para a direita, dando um sentido maior para a foto. Outra solução para destacar mais o cachorro seria abrir ao máximo o diafragma da lente, usando a velocidade máxima do obturador (pela claridade que dispunha seria necessário até mesmo usar um filtro ND), para desfocar um pouco as distrações do fundo. Uma foto como esta ficaria melhor se estivesse ajoelhada ou até mesmo deitada na grama. O ângulo que você escolheu (que normalmente chamamos de "mergulho"), ficando em pé, não valorizou muito o cachorro...
   No mais, parabenizo-a pelas primeiras fotos, demonstram que já possui um estilo próprio, que apenas precisa ser lapidado...  :ok:
Abraços,
Jorge


fa.photo

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2017, 11:10:43
Olá.

Gostei das fotos, porem concordo com o amigo quanto a inclinação, a primeira e a terceira ficaram muito inclinadas, embora a do pudim esteja bacana mas dando a impressão de que vai ¨cair¨ da cena..rss..
Outra sugestão seria abrir um pouco mais o enquadramento, mostrar um pouco mais dos pratos, livros enfim, da cena/decoração

Mas é isso ai, ficaram bacanas


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2017, 11:27:42
Vemos constantemente fotos na diagonal, parece que é algo simples e fácil de fazer, mas não é.
O inicio é sempre assim: primeiro tentamos entender como é fotografar no M, depois lemos sobre enquadramento, composição e luz. Mais tarde buscamos aprender técnicas para usar tudo isso de forma consciente.

"Futuca" os tópicos do fórum, você vai achar muita coisa boa aqui. Leia muito e clica, sem pena!

Poste sempre que puder e seja bem vinda!  :ok:


*A foto que mais gostei foi a segunda, mas achei que o garfo não caiu bem. 

« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2017, 11:29:48 por Erichfr »


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 14:41:48
Fotografia é um aprendizado constante, quanto mais clicar, mais vai aprender  :ok:

"Futuca" os tópicos do fórum, você vai achar muita coisa boa aqui. Leia muito e clica, sem pena!
Poste sempre que puder e seja bem vinda!  :ok:
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis