Autor Tópico: Relâmpagos  (Lida 2276 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #15 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 16:43:41
Acho que quando postamos imagens, principalmente aqui no fórum, devemos estar prontos para as opiniões, críticas e comentários, atentando para algo importante que possa ser falado que as vezes passa batido por quem fez e trabalhou a foto.
Geralmente estamos tão focados na mensagem que queremos passar, seja pelo registro em si ou pelo tratamento que enfatize, que as vezes passamos do ponto ou esquecemos detalhes básicos, quem nunca?

Eu sou da opinião que qualquer um pode dizer o que quiser do meu trabalho, assim como eu posso fazer como eu quiser o meu trabalho, se argumentos contrários vão agregar e afetar o que eu faço ou não, ai o problema é meu, vai de eu entender que o que foi aconselhado é bom, ajuda, agrega, ou então considerar uma besteira que para mim não serve, certo ou errado, e seguir meu caminho sem me sentir ofendido.

Se levarmos em consideração a realidade, o lógico, com certeza a imagem está surreal, com o céu escuro além do possível e um clarão de um relâmpago que sequer se entende que ele foi o causador.

Porém, acho que se vc Leo, achar que era isso mesmo o que vc queria, seja feliz.

Não existem regras de certo ou errado, muitas imagens com certo exagero ficam incríveis e fogem da realidade, as vezes até na sua captura crua, na sua origem, por exemplo star trails ou light painting causados por veículos em movimento, ambos os resultados não representam a realidade mas são aceitos e admirados muitas vezes.

Vc é quem determina o que quer que te represente.


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #16 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 17:55:51
Leorreia, tudo bem ?


     Acho que agora podemos conversar... Vamos lá:


Como disse o Raphael, um crop aí é muito bem vindo, mesmo que você não queira clarear o primeiro plano como sugeriu, acredito que um simples crop deixando mais em evidência o céu e deixando um pouco mais dramáticas as nuvens darão outra vida a foto. Experimente !

Vou experimentar quando estiver de volta ao escritório!

Minha sugestão seria de trabalhar diretamente no histograma. Mas geralmente as pessoas não tem conhecimento de que trabalhar com niveis não se limita a ajustar os pontos de preto/branco/meio tom. Tem muito mais coisas que podem ser feitas, como comprimir e expandir PARTES do histograma.

O que a galera faz normalmente é alguma coisa do tipo:



Que é um ajuste muito simplista (os 3 pontos que falei)

Um ajuste mais interessante sofisticado, com 6 pontos e compressão/expansão seria:



ou ainda:




No final, isso tem muito a ver com saber interpretar e utilizar as curvas RGB/L e o histograma em si.


A impressão na sua imagem, para mim, é a de quase uma imagem com os tons invertidos propositalmente. As nuvens não tem detalhes significativos, tem um pedação nela chapado (ou quase), tem pouca textura. Some a isso um titulo mal escolhido, e a situação está armada, frustração total.

Quanto ao comentário da top model e a barraca, claro que tem a ver. O título da sua foro é Relampagos. Não tem nada nela que mostre um raio ou descarga entre nuvens ou seja qualquer evidencia de atividade elétrica. É como se como se alguém fotografasse uma casa e o titulo fosse Festa. Mesmo que você tivesse ouvido os sons de uma festa, a imagem não transmitiria a situação a quem a visse. Titulos em imagens tem que ser muito bem pensados e podem mudar completamente a interpretação da mesma. Imagine postar uma imagem de alguém com um olho roxo com dois títulos diferentes, um como "covardia e violencia" e outro tipo "teve o que mereceu"


Realmente preciso aprender a trabalhar a foto por esses exemplos de histograma que você postou, admito que não entendo disso. E com certeza vou dar uma atenção ao aprendizado nesta parte.

A parte em negrito:  :worship: :worship: , isso que eu chamo de detonar a foto sem ser rude, parabéns, é disso que to falando!
Cada vez mais penso que essa ideia foi um fiasco.

Seu último parágrafo, continuo não concordando, mas tudo bem.

Acho que quando postamos imagens, principalmente aqui no fórum, devemos estar prontos para as opiniões, críticas e comentários, atentando para algo importante que possa ser falado que as vezes passa batido por quem fez e trabalhou a foto.
Geralmente estamos tão focados na mensagem que queremos passar, seja pelo registro em si ou pelo tratamento que enfatize, que as vezes passamos do ponto ou esquecemos detalhes básicos, quem nunca?

Eu sou da opinião que qualquer um pode dizer o que quiser do meu trabalho, assim como eu posso fazer como eu quiser o meu trabalho, se argumentos contrários vão agregar e afetar o que eu faço ou não, ai o problema é meu, vai de eu entender que o que foi aconselhado é bom, ajuda, agrega, ou então considerar uma besteira que para mim não serve, certo ou errado, e seguir meu caminho sem me sentir ofendido.

Se levarmos em consideração a realidade, o lógico, com certeza a imagem está surreal, com o céu escuro além do possível e um clarão de um relâmpago que sequer se entende que ele foi o causador.

Porém, acho que se vc Leo, achar que era isso mesmo o que vc queria, seja feliz.

Não existem regras de certo ou errado, muitas imagens com certo exagero ficam incríveis e fogem da realidade, as vezes até na sua captura crua, na sua origem, por exemplo star trails ou light painting causados por veículos em movimento, ambos os resultados não representam a realidade mas são aceitos e admirados muitas vezes.

Vc é quem determina o que quer que te represente.

 :ok:

Concordo totalmente, mas também penso que "ataques" à imagem, ainda mais sem sentido e grosseiros devem sim ser respondidos à altura e com o mesmo tom, seja ríspido, seja gentil.
De qualquer forma eu sou uma pessoa do tipo que mesmo brigando, batendo, to tomando cerveja junto 2 segundos depois, afinal, vamos encarar isso como pessoas grandes né.

Neste caso em específico eu gostei das criticas e realmente as mensagens aqui me fizeram mudar de opinião sobre a foto, sem ser maria vai com as outras, mas por ter entendido os pontos fracos da foto.

~
Realmente não é o que eu queria, o que eu queria era um belo raio atingindo o cruzeiro, rs, brincadeiras à parte, eu não soube como melhorar essa imagem e acho que nem adiantar tentar muito pois a composição não está boa.

Quem sabe numa próxima foto de um novo tópico meu, eu não seja mais feliz com os resultados?

Abraços

~ Know your limits, but never accept them ~


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.827
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 17:58:14

Vou experimentar quando estiver de volta ao escritório!

Realmente preciso aprender a trabalhar a foto por esses exemplos de histograma que você postou, admito que não entendo disso. E com certeza vou dar uma atenção ao aprendizado nesta parte.

A parte em negrito:  :worship: :worship: , isso que eu chamo de detonar a foto sem ser rude, parabéns, é disso que to falando!
Cada vez mais penso que essa ideia foi um fiasco.

Seu último parágrafo, continuo não concordando, mas tudo bem.

 :ok:

Concordo totalmente, mas também penso que "ataques" à imagem, ainda mais sem sentido e grosseiros devem sim ser respondidos à altura e com o mesmo tom, seja ríspido, seja gentil.
De qualquer forma eu sou uma pessoa do tipo que mesmo brigando, batendo, to tomando cerveja junto 2 segundos depois, afinal, vamos encarar isso como pessoas grandes né.

Neste caso em específico eu gostei das criticas e realmente as mensagens aqui me fizeram mudar de opinião sobre a foto, sem ser maria vai com as outras, mas por ter entendido os pontos fracos da foto.

~
Realmente não é o que eu queria, o que eu queria era um belo raio atingindo o cruzeiro, rs, brincadeiras à parte, eu não soube como melhorar essa imagem e acho que nem adiantar tentar muito pois a composição não está boa.

Quem sabe numa próxima foto de um novo tópico meu, eu não seja mais feliz com os resultados?

Abraços


Isso é assim mesmo, persistência é fundamental nessa atividade.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 18:22:34
Nunca teve briga nem ataque aqui. É uma questão de posicionamento apenas.

E a idéia não foi um fiasco. A execução que não foi muito feliz.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 20:12:16
A foto realmente mostra um relâmpago, o problema é que não dá pra identificar isso sem que se diga.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #20 Online: 08 de Fevereiro de 2017, 21:03:04
Nunca teve briga nem ataque aqui. É uma questão de posicionamento apenas.

E a idéia não foi um fiasco. A execução que não foi muito feliz.

 :ok:, me expressei mal nos últimos posts.

Verdade, afinal a ideia até que não é ruim, mas a execução não foi boa  :no:

Agora to trabalhando, amanhã vou sentar no escritório pra terminar uns trabalhos, vou aproveitar e postar uma outra foto que eu gosto muito, gostaria de receber a sua crítica sobre ela, beleza?  :)
~ Know your limits, but never accept them ~


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 09 de Fevereiro de 2017, 00:52:15

Mas nessa foto está mais ou menos como na situação de fotografar uma barraca de camping e colocar uma top model no titulo....


Eu ri muito com esse comentário... É muito bom! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #22 Online: 09 de Fevereiro de 2017, 08:56:15
Realmente não é o que eu queria, o que eu queria era um belo raio atingindo o cruzeiro, rs, brincadeiras à parte, eu não soube como melhorar essa imagem e acho que nem adiantar tentar muito pois a composição não está boa.

Então não desista, quem sabe vc consegue? O que vc precisa é decidir o que vc quer que te represente, saber filtrar e selecionar o que vc acha que atingiu a tua expectativa e vai transmitir a tua mensagem.

Vc tocou num ponto importante: As vezes a imagem não vale o esforço de uma boa pós, simplesmente prq ela não é o que queríamos, e ponto. E não adianta maquiar, por perfume, uma roupa bonita, porque ela continuará sendo fraca, em verdade. Ela chegou perto, tem a ver com a ideia que vc estava planejando, mas efetivamente ela não representa o resultado esperado.

Eu fiz uma única vez uma foto de relâmpagos, não era o local que gostaria, mas foi o que consegui, e levei dois anos pra conseguir. Se fosse pra ser em algum lugar que conheço que acho interessante, poderia levar uma década ou até nunca conseguir, faz parte do jogo.

Desistir nunca, o não vc já tem.