Autor Tópico: Vale a pena trocar uma nikon D610 por uma D750?  (Lida 20162 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #15 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 10:28:40
JPG ou Raw?

RAW sempre.

é sério que a D750 não tem buffer? putz, achei que tivesse... Olha só.

Olha, no dia que eu testei essas duas câmeras, (D750 e D610) eu já tinha achado estranho o buffer, mesmo o da D750, mas como tanta gente fala bem e tal, e era a primeira vez que eu pegava ambas na mão, tava só dando uns cliques no quintal do meu amigo, pensei: "Deve ser eu que não to sabendo mexer". Mas  ontem usando a D610 em campo tive a certeza, que piada. Não da pra entender por que a Nikon faz uma "M" dessa em câmeras desse nível.

Tava empolgado em pegar uma D610 mês que vem, perdi o "T", To pensando seriamente na D7200.

Tenho mais dois trabalhos que vou usar a D610, um hoje e outro amanha, depois vou analisar os arquivos com calma e vou decidir qual câmera vou comprar, pois vendi a D7100 e to só com uma. E vou confessar uma coisa, se a 6D tivesse dois slots de cartão, voltar para Canon seria uma possibilidade, pois tem um outro detalhe que achei que seria melhor em uma FF, mas vi que não, parece ser outro calcanhar de aquiles da Nikon, mas depois eu comento sobre, pois não vou falar sem ter certeza.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 11:40:24
RAW sempre.

Olha, no dia que eu testei essas duas câmeras, (D750 e D610) eu já tinha achado estranho o buffer, mesmo o da D750, mas como tanta gente fala bem e tal, e era a primeira vez que eu pegava ambas na mão, tava só dando uns cliques no quintal do meu amigo, pensei: "Deve ser eu que não to sabendo mexer". Mas  ontem usando a D610 em campo tive a certeza, que piada. Não da pra entender por que a Nikon faz uma "M" dessa em câmeras desse nível.

Tava empolgado em pegar uma D610 mês que vem, perdi o "T", To pensando seriamente na D7200.

Tenho mais dois trabalhos que vou usar a D610, um hoje e outro amanha, depois vou analisar os arquivos com calma e vou decidir qual câmera vou comprar, pois vendi a D7100 e to só com uma. E vou confessar uma coisa, se a 6D tivesse dois slots de cartão, voltar para Canon seria uma possibilidade, pois tem um outro detalhe que achei que seria melhor em uma FF, mas vi que não, parece ser outro calcanhar de aquiles da Nikon, mas depois eu comento sobre, pois não vou falar sem ter certeza.


Se me permite uma opinião: Experimente a D7200 antes de se decidir. Explico:


Obviamente você verá melhores imagens na D610, ela tem um sensor melhor que sua D7100, acredito que você terá a mesma surpresa na D7200.


Além disso se buffer é importante pra você, a D7200 é excelente nesse quesito.


Já pra mim, se eu fosse escolher algo, qualquer uma delas atenderia.  :snack:
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 11:42:14 por cfcsosa »


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #17 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 19:55:35
Deixa eu tentar explicar pra voces um pouco  do buffer e porque a Nikon "fez/faz cagada"

"Não importa" se a canon faz 5fps e a nikon faz 10fps se depois de 10 fotos, a nikon cai pra 3 fps e a canon mantem 5fps, esses 10fps da nikon é uma jogada de marketing porque o tamanho do buffer da nikon é ridiculo (em algumas cameras)

Isso é causado por dois fatores, o tipo de cartão de memoria que voce usa e o fator principal, o chip(processador) que faz a leitura do arquivos capturados e principalmente a velocidade que a camera tem pra gravar as fotos tiradas no cartão da camera, que no caso da D600/D6100 , é HORRÍVEL !!!

Tem esse site ( http://www.cameramemoryspeed.com/nikon-d600/fastest-sd-card-tests/ ) que faz testes com diversos tipos de cartão e cameras justamente pra poder ver o gargalo da camera, e se voces olharem da d600, mesmo usando um cartão de 95mb/s , esse limite é de 45mb/s !! ( mesmo o cartão tendo write speed de 60-70mb/s)

Se comparado com a D750, com processador novo, esse valor sobe pra ~65mb/s o que ainda é ridiculo, quando comparado com a rebel t6i/s que é de ~75mb/s

Se FPS e buffer for um fator relevante pro seu trampo, a D7200 leva vantagem, com 75mb/s e com um buffer de 51 fotos se não me engano, mas mesmo assim, voce vai ter perda de FPS maior da Nikon do que Canon (no geral)

Se dinheiro não for problema ( sonho ) vai de D500 que tem um buffer "infinito" e write speed de quase 300mb/s  :)

Fuck Gear


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #18 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 22:07:14
Deixa eu tentar explicar pra voces um pouco  do buffer e porque a Nikon "fez/faz cagada"

"Não importa" se a canon faz 5fps e a nikon faz 10fps se depois de 10 fotos, a nikon cai pra 3 fps e a canon mantem 5fps, esses 10fps da nikon é uma jogada de marketing porque o tamanho do buffer da nikon é ridiculo (em algumas cameras)

Claro que importa. Se uma Cann 6D passa a impressão de ter mais buffer do que uma D600 é justamente por fotografar a apenas 4.5fps assim demorando mais segundos de disparo para encher o buffer. Se você limitar o disparo contínuo da D600 para 4fps vai conseguir o mesmo efeito, se precavendo assim de ficar sem buffer rapidamente por mau planejamento. A câmera é só uma ferramenta, cabe ao operador saber como extrair o máximo dela.

Isso é causado por dois fatores, o tipo de cartão de memoria que voce usa e o fator principal, o chip(processador) que faz a leitura do arquivos capturados e principalmente a velocidade que a camera tem pra gravar as fotos tiradas no cartão da camera, que no caso da D600/D6100 , é HORRÍVEL !!!

Tem esse site ( http://www.cameramemoryspeed.com/nikon-d600/fastest-sd-card-tests/ ) que faz testes com diversos tipos de cartão e cameras justamente pra poder ver o gargalo da camera, e se voces olharem da d600, mesmo usando um cartão de 95mb/s , esse limite é de 45mb/s !! ( mesmo o cartão tendo write speed de 60-70mb/s)


Segundo o site que você colou a D750 teve uma melhora razoável e consegue fazer 66 RAWs em 30 segundos, contra 50 RAWS da D600 e 49 RAWS da Canon 6D.

http://www.cameramemoryspeed.com/canon-6d/sd-card-comparison/
http://www.cameramemoryspeed.com/nikon-d600/fastest-sd-card-tests/
http://www.cameramemoryspeed.com/nikon-d750/fastest-sd-card-speed-tests/


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 22:59:00
Sugiro darem uma olhada neste quadro:



https://photographylife.com/nikon-d750-buffer-capacity
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 23:05:51
Não gostei desse site "cameramemoryspeed". Do que interessa saber quantas fotos minha câmera pode fazer em 30 segundos se depois de das 5 primeiras fotos ela engasga? Para mim o que interessa são quantos frames em sequência podem ser feitos antes de reduzir a velocidade. E é isso que esse quadro acima mostra.

Uma saída que eu achei para minha D7100 foi configurar para 12-bit lossless compressed (ou é apenas compressed, agora não lembro). Com essa configuração eu consigo os verdadeiros 6 fps (e não os 5 fps em 14-bit lossless) e consigo 19 disparos antes de reduzir (ao contrário dos 5 disparos com 14-bit lossless).
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #21 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 02:10:51
Claro que importa. Se uma Cann 6D passa a impressão de ter mais buffer do que uma D600 é justamente por fotografar a apenas 4.5fps assim demorando mais segundos de disparo para encher o buffer. Se você limitar o disparo contínuo da D600 para 4fps vai conseguir o mesmo efeito, se precavendo assim de ficar sem buffer rapidamente por mau planejamento. A câmera é só uma ferramenta, cabe ao operador saber como extrair o máximo dela.

Segundo o site que você colou a D750 teve uma melhora razoável e consegue fazer 66 RAWs em 30 segundos, contra 50 RAWS da D600 e 49 RAWS da Canon 6D.

http://www.cameramemoryspeed.com/canon-6d/sd-card-comparison/
http://www.cameramemoryspeed.com/nikon-d600/fastest-sd-card-tests/
http://www.cameramemoryspeed.com/nikon-d750/fastest-sd-card-speed-tests/

Cara, acho que voce entendeu errado ou eu expliquei de maneira equivocada. Foi uma crítica a Nikon no sentindo de que de que vale a Nikon se vanglorizar de fazer 6fps se o buffer enche em 2-3 segundos ? A Canon faz isso de maneira muito mais inteligente , diminuindo o FPS mas mantendo um buffer maior e podendo fazer mais disparos.

Sim sim, a D750 tem uma melhora consideravel sim, comparado tanto com a 6D e a D600, mas mesmo assim, no teste de 30s, a performance das tres cameras é bem fraca. A d750 segura os 6fps por pouco mais de 2 segundos (12-14 fotos) e logo após ja cai muito esse valor. no final das contas, as cameras fazem uma média de 1,5-2,2 fps em 30 segundos. 

E o problema geralmente não são os cartões em si, mas sim limitações de hardware da própria camera !

Se pegarmos cameras mais recentes como D5, D500 essa limitação é muito menor ( hardware + XQD) , o que garante essa constancia de fps durante o teste de 30 segundos e um buffer de 200 fotos que "recupera-se" em menos de 2 segundos .

Não gostei desse site "cameramemoryspeed". Do que interessa saber quantas fotos minha câmera pode fazer em 30 segundos se depois de das 5 primeiras fotos ela engasga? Para mim o que interessa são quantos frames em sequência podem ser feitos antes de reduzir a velocidade. E é isso que esse quadro acima mostra.

Uma saída que eu achei para minha D7100 foi configurar para 12-bit lossless compressed (ou é apenas compressed, agora não lembro). Com essa configuração eu consigo os verdadeiros 6 fps (e não os 5 fps em 14-bit lossless) e consigo 19 disparos antes de reduzir (ao contrário dos 5 disparos com 14-bit lossless).

Sim sim, é nesse ponto que eu quero chegar, as cameras mais antigas (antes dessa geração D5-D500), por mais que tenham 6fps , isso acaba sendo uma mentira lavada e puramente de marketing. De que adianta ter 6fps por exemplo se voce precisa deixa em 12bit compressed ou até mesmo em jpeg ?

O site explica justamente isso, a D750 por exemplo, no teste de 30segundos, consegue manter-se 12-14 fotos em 6fps e logo após ja cai pra 2fps ... O teste de 30s é justamente pra isso, pra ver o quanto de tempo ela demora pra engasgar e diminuir o fps
Fuck Gear


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #22 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 09:46:16
a d750 que tenho nunca me deixou na mão nesse quesito. Já engasgou sim, quando eu estava usando raw e sentei o dedo. Mas foi coisa de 2 a 3 segundos para ela voltar.

O que fico imaginando é em que você precisaria de um buffer tão grande... Mais de 30 segundos fotografando em alta velocidade. Como dito, no meu caso eu não preciso disso, logo pra mim ela é espetacular em todos os outros aspectos.

O cartão de memória conta demais viu! Já fotografei em cartões paralelos e a coisa fica feia. Com o cartão acima de 45/s não tive mais problemas com nada. Agora, na D750 se colocar em jpg ela vira uma metralhadora. Eu sinceramente não consigo imaginar o que você utilizaria uma câmera dessas para fotografar continuamente uma sequência tão grande em alta velocidade.

No geral, ela para casamentos é um show. Ensaio então nem se fala.

Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


TUDA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Isso também passará
Resposta #23 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 17:14:09
Nesse quesito, tô sussa (D810) :)


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 22:09:21
Pois é. Testar é uma coisa, botar em campo é outra.

Trabalhei com a D610 hoje em uma sessão de fotos, a qualidade de imagem é incontestável, o foco eu gostei bastante também (fotografei uma motocicleta em movimento em AF-C com a 180mm que é lenta pra cacete, e a porcentagem de erro foi muito baixa) Mas o buffer, Meo Deos, eu achei que nunca veria um buffer ridículo como o da D7100, eu estava enganado. Confesso que perdi o "T" na câmera, é realmente ridículo uma câmera desse nível ter um buffer de "brinquedo". Alias a Nikon não sabe fazer buffer não? Uma Rebel da Canon bate qualquer Nikon que já passou pela minha mão.

Alguém me diga se a D750 é assim também?

Dellano, por  favor explica qual o tipo de fotografia que você estava fazendo para precisar de tanto buffer.
Eu raramente uso o obturador em continuo. Nunca preciso.
Mesmo quando fotografo esporte, geralmente corridas, gosto muito de fazer panning que é o oposto.
Imagino que a maior parte das pessoas precisa de bursts em esporte de ação.
Em que tipo de evento você precisa de mais de 8 fotos em sequencia? Ou de mais de 12 fotos em uma mesma série?
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 22:25:57
Pegando carona no site que o Murilo nos passou:

https://photographylife.com/nikon-d600-for-sports-and-wildlife-photography

Me impressionou o teste da D600.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #26 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 22:30:35
Aguardando o Dellano voltar e comentar aqui sobre os eventos que fez essa semana com a D610.

Eu por enquanto vou ficar na velhinha D700.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


pamplona

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #27 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 14:21:04
Dellano arrebentado em fotos de avião e criança :D :D :clap: :clap: :clap: :worship:
 Coro volta dellano e comenta sobre a 610 e 750 :worship:
Com relação ao buffer tbm estou pensando em trocar a d7100 na d750, o buffer da d7100 não existe, mesmo com cartão de velocidade alta, não é maquina para tirar foto de esporte.
nikon d7100, lentes fixas afs 35mm 1.8 dx,afs- 85mm 1.8g, af180mm 2,8d, zoom 18-140mm, 55-200mmvr,flash sb 700


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #28 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 14:40:38
Dellano, por  favor explica qual o tipo de fotografia que você estava fazendo para precisar de tanto buffer.
Eu raramente uso o obturador em continuo. Nunca preciso.
Mesmo quando fotografo esporte, geralmente corridas, gosto muito de fazer panning que é o oposto.
Imagino que a maior parte das pessoas precisa de bursts em esporte de ação.
Em que tipo de evento você precisa de mais de 8 fotos em sequencia? Ou de mais de 12 fotos em uma mesma série?

Pessoal, eu não usei o modo de disparo contínuo, se vocês lerem com calma vão ver que eu só falei do Buffer, o que ainda pior, por que não fiz disparos tão rápido.

A situação mais extrema foi uma moto vindo em minha direção, falei para o motoqueiro, "Vai lá na frente, vira e vem de vagar, e eu vou clicando". Em AF-C eu vinha dando cliques pausados, ao fazer uns 5 ou 6 cliques a câmera travou e eu vi o motoqueiro passando, hehe que frustrante, ai você fala pra ele, "vamos fazer outra vez para garantir", mas está pensando, "vamos fazer outra vez por que essa merda travou". O que me surpreendeu foi o foco, não errou uma.
Uma outra situação que enfrentei, uma modelo experiente, ao ouvir o clique ela mudava a pose com uma naturalidade incrível, adivinha, era 5 ou 6 cliques e a câmera travava, eu tinha que pedir pra ela parar, isso quebra a modelo.

O Buffer da D610 me pareceu ter o mesmo desempenho da D7100, talvez uma pequena diferença entre elas, mas insignificante.

Serio gente, eu só fui descobrir o que era uma travada por Buffer quando migrei para Nikon, Na Canon nunca tinha acontecido.
A Nikon é extremista, o que é bom é muito bom, o que é ruim é muito ruim.

Outra coisa que achei bem fraca é a recuperação das altas luzes, já sabia que nas D7000/7100 eram ruins, mas achava que em FF seria melhor, mas vi que é outro ponto fraco da Nikon (é claro que na D610 é bem melhor do que na D7100). Porem a recuperação de sombras compensa isso com folga, isso ja era bom da D7100, mas na D610 é espantoso.

Bem, to na correria aqui gente e não pra escrever muita coisa, mas vou acompanhando aqui o tópico, e postando na medidade que for pintando coisas novas no tratamento das imagens, pois já entreguei a câmera.

Abraço a todos.



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #29 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 15:17:06
Uma outra situação que enfrentei, uma modelo experiente, ao ouvir o clique ela mudava a pose com uma naturalidade incrível, adivinha, era 5 ou 6 cliques e a câmera travava, eu tinha que pedir pra ela parar, isso quebra a modelo.

Eu passava por isso com uma Rebel T2i, não imaginei que pudesse acontecer com uma câmera do "porte" da D610
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket