Autor Tópico: Vale a pena trocar uma nikon D610 por uma D750?  (Lida 20164 vezes)

ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Online: 09 de Fevereiro de 2017, 11:13:54
Bom dia gente, tenho uma D610 a 2 anos e quero fazer um upgrade em breve e estou pesquisando sobre, vi a que em relação a D610 a D750 é melhor, mas vale a pena?

Estava querendo esperar mais um pouco e pegar uma D810 mas vi que só tem 1 compartimento pra cartão de memória e os arquivos são enormes, isso me desanimou bastante, pq trabalho com festas e eventos.

O que me sugerem?


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2017, 19:35:33
A D810 tem dois slots de cartão: um CF e um SD. Mas não faz sentido comprar ela apenas para fotografar festas/eventos, não vai ser melhor do que uma D750, que aliás foca melhor com pouca luz do que a D810 (1EV de vantagem).

A D750 vale o upgrade pelo sistema de foco bem melhor.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2017, 19:37:15 por Checheel »


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2017, 20:03:21
Ligiadias, como o colega informou, a D750 possui um melhor sistema de foco.
Isso vai reduzir a chance de erros de foco, principalmente em sequência de disparos rápidos em situações de velocidade. A vantagem será sentida em fotos de esportes ou em foto jornalismo onde é preciso fotografar pessoas que passam rápido sem que queiram ser fotografadas.
Em situações paradas a vantagem seria focar com baixa luz em relação à sua câmera atual.
Para quem usa a câmera para vídeo,  a D750 tem a facilidade do LCD rebativel.
Com relação à qualidade de imagem não vai haver nenhum ganho.  No site da DxOMark a D750 fica até  com score ligeiramente inferior à D610.
Se deseja um ganho nesse aspecto,  talvez a resposta esteja em lentes melhores, mas  como suas lentes não foram informadas, não dá para ter certeza.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 12:36:41
A D810 só fará sentido se precisar fazer impressões gigantes e/ou necessitar muito do weather sealing mais robusto (fora que ela equilibra melhor com lentes maiores). Como nenhuma dessas possibilidades parecem ser a sua necessidade e foco de trabalho, sou mais um a recomendar a D750 para o seu uso, pelo já citado sistema de foco aprimorado, uso de cartões SD no lugar dos caros CF e preço mais baixo.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2017, 12:37:06 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 21:40:57
Sou mais a D750. Mais leve, melhor ergonomia, foco matador, preço justo e arquivos na medida certa.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2017, 00:04:44
para festas e eventos, a d750 parece que atende muito bem todo mundo que usa, então eu iria dela. A d810 seria algo mais voltado para moda ou paisagem.

Sim, os arquivos da d810 podem ser gigantes sim, mas se usar 12bit em lossless , esse tamanho cai pela metade.

Agora, se vale a pena ou não, é algo que só voce pode responder. O valor da troca é justificável pelo valor que voce ganha em um evento por exemplo ? a D610 é uma baita camera, tenho alguns amigos profissionais que tiram um bom dinheiro apenas com ela. Sim, alguns deles pretendem trocar pela D750 justamente pelo fator de AF ser melhor e ter um desempenho melhor de ISO para evento noturnos. No final das contas, esses detalhes de AF e ISO, são coisas que geralmente são notadas apenas por nós fotógrafos, então não é algo que voce precisa de preocupar com urgencia.

As vezes investir em uma lente, em um flash ou até em outro corpo, é melhor do que esse upgrade de camera
Fuck Gear


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2017, 00:39:19
Eu que sou Canonzeiro pilotei uma D750 do meu segundo fotógrafo em um casamento e vou te dizer que fiquei impressionado com ela.
Leve, rápida, foco afiadíssimo e rápido, se precisasse usar o burst era bem rápida... Só por esses minutos usando ela eu já recomendaria de olhos fechados, e tem uma galera por aí que chega a afirmar que a D750 é a melhor câmera para eventos até o lançamento da Canon 5DIV
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2017, 10:54:39
Tem um amigo meu que tem as duas (D610 - D750), levei um cartão de memoria na casa dele e fiz umas fotos em ambas, com a mesma lente,e comparei os arquivos, não vi diferença alguma entre elas, mas foi só o que testei, esse lance de foco e outras firulas não sei dizer.

Estou para pegar uma FF, e vou de D610, vai me atender com sobra.


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2017, 21:53:46
Tem um amigo meu que tem as duas (D610 - D750), levei um cartão de memoria na casa dele e fiz umas fotos em ambas, com a mesma lente,e comparei os arquivos, não vi diferença alguma entre elas, mas foi só o que testei, esse lance de foco e outras firulas não sei dizer.

Estou para pegar uma FF, e vou de D610, vai me atender com sobra.

Peguei uma D610 em uma troca com minha antiga D700 e estou muito satisfeito. Pro meu estilo de foto (paisagem e retratos), os 24 x 12mp, fazem uma bela diferença.

O AF dela é inferior a D700 sim, mas pelo menos a minha D700 tive que ajustar o microajuste de foco pra acertar bem cravado em 1.8 a 2.8 na minha 50mm, coisa que não precisei fazer na D610.

Para alguns tipos de eventos, principalmente os noturnos e baixa luz, a D750 leva vantagem sim, principalmente porque não precisa da luz auxiliar de foco que a D610 geralmente precisaria (sem levar em considereção o uso de um flash externo).

Como ja disse no meu último comentario, conheço varios profissionais que usam a D610 como camera principal e estão muito satisfeitos, é uma excelente camera que tem um custo bacana pelo o que ela oferece.

Mas se realmente estiver pensando/querendo trocar, a D750 é uma excelente opção, mesmo não sendo totalmente profissional como era a D700 e a D800/D810
Fuck Gear


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #9 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 08:44:44
Sou mais a D750. Mais leve, melhor ergonomia, foco matador, preço justo e arquivos na medida certa.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Cara, eu tive a D610 e troquei pela D750. Sem sombra de dúvidas, houve uma melhoria nas minhas fotos muito grande, a câmera é pequena, robusta e cheia de recursos ótimos, sem contar o baixíssimo nível de ruído que ela tem. Velocidade de foco muito melhor do que a D610, precisão de foco, mais modos de focagem incluindo grupos de foco.

Eu gostei demais, trabalho com casamentos e te falo que ela pra mim foi uma melhoria significativa. Valeu cada centavo investido.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 13:39:24
Muito obrigada gente, adorei os comentários e as experiências, vou ir de D750 então  :D


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 22:53:05
Tem um amigo meu que tem as duas (D610 - D750), levei um cartão de memoria na casa dele e fiz umas fotos em ambas, com a mesma lente,e comparei os arquivos, não vi diferença alguma entre elas, mas foi só o que testei, esse lance de foco e outras firulas não sei dizer.

Estou para pegar uma FF, e vou de D610, vai me atender com sobra.

Pois é. Testar é uma coisa, botar em campo é outra.

Trabalhei com a D610 hoje em uma sessão de fotos, a qualidade de imagem é incontestável, o foco eu gostei bastante também (fotografei uma motocicleta em movimento em AF-C com a 180mm que é lenta pra cacete, e a porcentagem de erro foi muito baixa) Mas o buffer, Meo Deos, eu achei que nunca veria um buffer ridículo como o da D7100, eu estava enganado. Confesso que perdi o "T" na câmera, é realmente ridículo uma câmera desse nível ter um buffer de "brinquedo". Alias a Nikon não sabe fazer buffer não? Uma Rebel da Canon bate qualquer Nikon que já passou pela minha mão.

Alguém me diga se a D750 é assim também?


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #12 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 09:30:56
Pois é. Testar é uma coisa, botar em campo é outra.

Trabalhei com a D610 hoje em uma sessão de fotos, a qualidade de imagem é incontestável, o foco eu gostei bastante também (fotografei uma motocicleta em movimento em AF-C com a 180mm que é lenta pra cacete, e a porcentagem de erro foi muito baixa) Mas o buffer, Meo Deos, eu achei que nunca veria um buffer ridículo como o da D7100, eu estava enganado. Confesso que perdi o "T" na câmera, é realmente ridículo uma câmera desse nível ter um buffer de "brinquedo". Alias a Nikon não sabe fazer buffer não? Uma Rebel da Canon bate qualquer Nikon que já passou pela minha mão.

Alguém me diga se a D750 é assim também?

JPG ou Raw?

As duas tem esse detalhe, na D750 esse problema foi reduzido, mas ainda continua se usar o Raw e tirar uma sequência muito grande. Mas a diferença nesse quesito para a D610 ainda melhorou consideravelmente.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 09:47:47
JPG ou Raw?

As duas tem esse detalhe, na D750 esse problema foi reduzido, mas ainda continua se usar o Raw e tirar uma sequência muito grande. Mas a diferença nesse quesito para a D610 ainda melhorou consideravelmente.

é sério que a D750 não tem buffer? putz, achei que tivesse... Olha só.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #14 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 09:56:42
é sério que a D750 não tem buffer? putz, achei que tivesse... Olha só.

Também fiquei perplecto.
Olha esse link q achei

https://photographylife.com/nikon-d750-buffer-capacity
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket