Autor Tópico: Troca 50mm 1.8 STM pela 50mm 1.4 USM  (Lida 4167 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Online: 09 de Fevereiro de 2017, 21:00:09
Boa noite.

Possuo a 50mm 1.8 STM. Utilizo em eventos a noite com luz auxiliar do rádio flash.
Também possuo a 85mm 1.8 USM e vejo que o af é mais rápido e preciso.

Acontece que minha câmera erra bastante o foco e caça um pouco. Gostaria de saber se vale a pena a troca pela 50mm 1.4 micro USM. Encontrei usada por R$1.000,00

Ao meu ver, o ganho real seria somente o motor de foco.

Quem poder me ajudar eu agradeço
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2017, 21:00:51 por lindoerle »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 00:56:57
As STM foram lançadas como uma alternativa mais barata que as USM para uso em filmagem, já que as "basicas" fazem muito barulho quando estão focando.

Em termos de precisão de foco, o tipo do motor não influi muito, mas em termos de velocidade e barulho a diferença é grande.

A 1.4 capta mais luz. Em princípio deve focar melhor em pouca luz e com certeza é mais rápida.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 09:49:03
Qual a sua camera ??? Conforme o modelo utilizado faz uma diferença gigante na precisão do autofoco e acerto !
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 09:50:07 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 10:23:49
Olha, nunca usei a 50 1.4, mas já ouvi quem comparou as duas e a 1.4 leva uma mínima vantagem na velocidade do foco. Na verdade o USM dela não é bem um USM de verdade (falo da Série L), mas é mais rápido. Em termos de imagem a 1.8 STM é muito mais investimento, a 1.4 é um projeto atrasado, só leva vantagem no Bokeh mais suave.

Eu não tive problemas de foco com a minha STM e a 5D (antiga mesmo), fiz uma formatura no inicio do mês, apenas luz de balada e o IR do 622C pra focar e a lente não errou nenhuma. Dependendo do ambiente não dá pra cobrar uma velocidade de foco de uma foto em externa, é normal a camera demorar um pouquinho pra achar o foco em pouca luz, não é culpa da lente.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 14:35:39
Olha, nunca usei a 50 1.4, mas já ouvi quem comparou as duas e a 1.4 leva uma mínima vantagem na velocidade do foco. Na verdade o USM dela não é bem um USM de verdade (falo da Série L), mas é mais rápido. Em termos de imagem a 1.8 STM é muito mais investimento, a 1.4 é um projeto atrasado, só leva vantagem no Bokeh mais suave.

Eu não tive problemas de foco com a minha STM e a 5D (antiga mesmo), fiz uma formatura no inicio do mês, apenas luz de balada e o IR do 622C pra focar e a lente não errou nenhuma. Dependendo do ambiente não dá pra cobrar uma velocidade de foco de uma foto em externa, é normal a camera demorar um pouquinho pra achar o foco em pouca luz, não é culpa da lente.

Concordo. A 50mm 1.4 é um projeto bem antigo da canon, de 1993 (https://www.dpreview.com/reviews/canon-50-1p4-c16). O modelo STM é muito mais novo.

Se você procurar aqui pelo fórum ou na internet verá que 50mm 1.4 tem problemas mecânicos muito comuns também no motor de foco, talvez até por causa da idade do projeto.


Canon 5D MK III - Sony A7III


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 09:19:02
A 50mm f/1.4 USM era uma alternativa que cobria perfeitamente o abismo de preços entre a antiga cinquentinha f/1.8 (versões I e II) e a "top" f/1.2 L. Ganhava da mais barata em construção, sistema de foco, mais lâminas no diafragma e um bokeh mais suave.

A nova 50mm f/1.8 STM continua com aquela construção de "brinquedinho", mas melhorou muito essa parte do foco, tanto em velocidade quanto em ruído. Tive as duas e afirmo: a antiga (versão II) parecia um carrinho fricção, a nova não se ouve nada, além de ter ficado bem mais rápido. Ao que parece também teve um pequeno ganho em qualidade de imagem e bokeh, mas nada de mais também, lembrando que é uma das lentes mais baratas da Canon (ou a mais barata, não sei ao certo).

A questão aqui é que, ao meu ver, não vale investir o triplo (ou mais) na f/1.4 tendo a STM no mercado hoje.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 10:50:17
Como falei nunca usei...segurei na mão uma vez que ajudei na iluminação...a 50 1.4, mas eu achei a STM muito bem construída, sólida e "bonita", não tem folgas se vc balançar ela.
Enfim, a STM hoje é o melhor custo da Canon pra quem tem fullframe (ou aps-c pq não?), por R$500 ela faz fotos maravilhosas, se quer uma 50mm melhor pense no mínimo em uma Sigma Art.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Gustavopira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #7 Online: 22 de Março de 2017, 15:36:55
O amigo não falou se esta usando a lente em 1.8.