Autor Tópico: Investir numa lente para Crop ou mudar pra Full Frame?  (Lida 4953 vezes)

embriao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 10 de Fevereiro de 2017, 08:28:44
Galera, bom dia, tenho uma dúvida um tanto quanto estranha mas que não sai da minha cabeça e gostaria da ajuda de vcs....

Tenho uma Canon 60D com a lente 18-135mm do kit + uma 50mm 1.8. Andei guardando uma grana pra comprar a 24-70 da Sigma, que todos dizem ser uma lente boa pra eventos como casamento etc. Porém, segundo o site da Sigma essa lente saiu de linha (e tá difícil de achar mesmo), e pesquisando outras opções vi uma lente muito interessante que é a 18-35mm Art da Sigma. Mas nesse meio tempo a grana guardada, já dá até pra investir em uma 6D da Canon.

E é aí que batem as dúvidas...

1) Mudo de uma vez pra Full frame e compro a 6D pra usar com a 50mm e fico com a 60D como 2º câmera com a 18-135mm.

2) Compro a 18-35mm Sigma art para usar na 60D e fico mudando entre ela e a 50mm até levantar mais grana para comprar a 6D futuramente e usá-la com a 50mm?

Talvez pra alguns fotógrafos mais experientes essa resposta seja muito simples, mas pra mim que não sou tão experiente assim, e estou acostumado apenas com a 60D (crop) e essas duas lentes "frito" muito, uma vez que a compra vai levar a grana e dependendo do que comprar vai influenciar no resultado do meu trabalho.

Muitíssimo obrigado! valeu!


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 08:52:05
Você já trabalha profissionalmente (com eventos), mas não tem câmera reserva? Se sim, pensaria numa nova câmera, independente de ser FF ou APS-C.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 09:27:45
Você já trabalha profissionalmente (com eventos), mas não tem câmera reserva? Se sim, pensaria numa nova câmera, independente de ser FF ou APS-C.

x2
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 09:35:30
Eu recomendo fortemente a opção 1.
Até porque foi o caminho que eu fiz, rsrsrsrs.
Nas poucas vezes que fazia eventos, usava a 6D e minha esposa usava a 60D com a 18-135mm.
Ter um corpo de backup é fundamental para quem fotografa profissionalmente eventos.
Sem contar que passar a usar a 6D com a 50mm vai impactar mais positivamente na qualidade das fotos do que colocar uma 18-35 ART na 60D.


pamplona

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 09:43:38
2x :)
nikon d7100, lentes fixas afs 35mm 1.8 dx,afs- 85mm 1.8g, af180mm 2,8d, zoom 18-140mm, 55-200mmvr,flash sb 700


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 09:56:51
Compra a 6D.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 10:00:08
6D e com uma 35mm e uma 50mm ficará muito bem atendido.

O kit 60D e 18-35 art é ate bacana, mas a camera não ajuda.
A 60D apesar de imagem aceitavel, não possui opção de microajuste, e a essa 18-35 é uma das lentes da serie ART que mais pede microajuste de foco. Existe centenas e centenas de relatos de usuários com este leve problema em evidencia. Claro que ao comprar a dock usb sigma resolve boa parte disso, mas sem a camera possuir o microajuste fica impossivel voce jogar os dados depois pelo dock usb e consertar a lente.

Até minha ex 35mm 1.4 art dava este erro de microajuste na minha 1DX, exigindo diferentes ajustes conforme a distancia do assunto.

Por serem lentes muito nitidas, é facil perceber os erros de focos, por descalibração.

Realmente é uma boa duvida a sua pergunta.
Ai seu bolso irá determinar a escolha, e caso optar por 18-35, troque a 60D por alguma camera que possua o tal microajuste no menu.

Abraço
Fotógrafo e birdwatching


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 10:15:21
6D e com uma 35mm e uma 50mm ficará muito bem atendido.

O kit 60D e 18-35 art é ate bacana, mas a camera não ajuda.
A 60D apesar de imagem aceitavel, não possui opção de microajuste, e a essa 18-35 é uma das lentes da serie ART que mais pede microajuste de foco. Existe centenas e centenas de relatos de usuários com este leve problema em evidencia. Claro que ao comprar a dock usb sigma resolve boa parte disso, mas sem a camera possuir o microajuste fica impossivel voce jogar os dados depois pelo dock usb e consertar a lente.

Até minha ex 35mm 1.4 art dava este erro de microajuste na minha 1DX, exigindo diferentes ajustes conforme a distancia do assunto.

Por serem lentes muito nitidas, é facil perceber os erros de focos, por descalibração.

Realmente é uma boa duvida a sua pergunta.
Ai seu bolso irá determinar a escolha, e caso optar por 18-35, troque a 60D por alguma camera que possua o tal microajuste no menu.

Abraço

Douglas, me permita discordar: O USB dock permite corrigir em 100% o problema (SE HOUVER) com a lente. Além disso desconheço numerosos casos de back ou front focus com a Sigma 18-35. Já com a 35 1.4 ocorreram muitos mesmo.

A única coisa ruim na DOCK é que é bem chato o procedimento, mas resolve e é eficaz.

Com relação à dúvida do colega, irei me abster por não conhecer os modelos em questão.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 10:48:18




1) Mudo de uma vez pra Full frame e compro a 6D pra usar com a 50mm e fico com a 60D como 2º câmera com a 18-135mm.




Sim!!

Motivos:
1. Você passa a ter um sensor bem melhor para isos altos e fotos em baixa luz.

2.Você passa a ter um corpo reserva. Indispensável.

3. Você passa a ter os 2 formatos e usa um ou outro conforme a sua necessidade, ou a do trabalho.

4. Terá arquivos com mais resolução, que permitirá fazer crops com mais facilidade e qualidade.


Com calma poderá depois trocar a 18-135 por uma objetiva FF e escolher lentes que mais se adequem ao seu trabalho futuro.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 10:56:56
Douglas, me permita discordar: O USB dock permite corrigir em 100% o problema (SE HOUVER) com a lente. Além disso desconheço numerosos casos de back ou front focus com a Sigma 18-35. Já com a 35 1.4 ocorreram muitos mesmo.

A única coisa ruim na DOCK é que é bem chato o procedimento, mas resolve e é eficaz.

Com relação à dúvida do colega, irei me abster por não conhecer os modelos em questão.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Bem por aí meu amigo, bem por ai.
Duro é esse preço da dock por 400,00 rs.

Sobre a 18-35mm tenho 3 conhecidos vendendo, e os 3 vendendo por causa do erro gigante que as unidades deles possuem, e não estão afim de comprar a dock.
Nos comentários dos grandes sites de venda como a B&H Photo, Amazon, tem muito usuário relatando os erros de focus, que para mim é até normal, lentes descalibradas.

Todas lentes minhas precisam de microajuste, a única que nunca precisou era uma 600m f4 modelo antigo, nem IS tinha rs.
Atualmente estou com 50mm 1.8, que na minha camera é +2... e a 100-400 modelo II é +3. Já em outras cameras, testei a 50mm, uma deu -10.. e outra +15... então varia demais.

E lembrando..  EU SOU DOOOOIDO em uma sigma 18-35mm 1.8 art, mas só comprarei se puder testar antes e/ou ter a dock usb.

E obrigado pela informação, ajudou todos nós !
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2017, 10:59:28 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 10:59:24
Bem por aí meu amigo, bem por ai.
Duro é esse preço da dock por 400,00 rs.

Sobre a 18-35mm tenho 3 conhecidos vendendo, e os 3 vendendo por causa do erro gigante que as unidades deles possuem, e não estão afim de comprar a dock.
Nos comentários dos grandes sites de venda como a B&H Photo, Amazon, tem muito usuário relatando os erros de focus, que para mim é até normal, lentes descalibradas.

Todas lentes minhas precisam de microajuste, a única que nunca precisou era uma 600m f4 modelo antigo, nem IS tinha rs.
Atualmente estou com 50mm 1.8, que na minha camera é +2... e a 100-400 modelo II é +3. Já em outras cameras, testei a 50mm, uma deu -10.. e outra +15... então varia demais.

E lembrando..  EU SOU DOOOOIDO em uma sigma 18-35mm 1.8 art, mas só comprarei se puder testar antes e/ou ter a dock usb.

Poxa, comprei a minha por 250!

Importa do ebay, leva duas semanas!

Eu acho que é algo bacana de investir, vc paga seus 300-400 e deixa lá, já tenho duas lentes sigma e ambas se beneficiando da Dock!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 11:00:26
Poxa, comprei a minha por 250!

Importa do ebay, leva duas semanas!

Eu acho que é algo bacana de investir, vc paga seus 300-400 e deixa lá, já tenho duas lentes sigma e ambas se beneficiando da Dock!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Ai já fica interessante heim.. vou pensar a respeito..

A 18-35mm 1.8 art.. encontrei zera, lacrada, com garantia por R$ 2.600,00 em SP !
Fotógrafo e birdwatching


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 11:01:22
Ai já fica interessante heim.. vou pensar a respeito..

A 18-35mm 1.8 art.. encontrei zera, lacrada, com garantia por R$ 2.600,00 em SP !

Ótimo preço! No paraguay custa algo em torno de 2.000! Vale muito a pena!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 11:55:11
Calibrar a 18-35 é um pesadelo!
Basta olhar os tópicos sobre o assunto pela net.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 12:30:31
Calibrar a 18-35 é um pesadelo!
Basta olhar os tópicos sobre o assunto pela net.


Consegue dar um resumo do porquê? Eu acabo de calibrar uma 150-600 da Sigma e minha câmera não tem ajuste de foco no corpo, está funcionando bem.