Autor Tópico: [CANON 5D MK II] - ainda tem espaço hoje em dia?  (Lida 2083 vezes)

João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Online: 10 de Fevereiro de 2017, 12:17:32
Galera, essa câmera é icônica, foi uma revolução, todos sabem.
Foi lançada em 2008. Quase 10 anos depois, qual é o espaço que a 5DII tem hoje em dia em trabalhos profissionais (pra quem ainda compraria a câmera)?

De um lado dizem que o sensor dela ainda é atual e uma em bom estado ainda é um canhão de cliques.
De outro lado dizem que não compensa, pois o preço dela no mercado de usados bate crops intermediárias/avançadas (tipo 80D) e com um pouco mais se compra uma 6D.

Qual a opinião de vocês?
A qualidade de imagem que ela entrega bate de frente com as FF modernas de hoje ou é inferior?
A ausência de recursos de uma tecnologia de 10 anos atrás dificulta ou dificultaria em alguma coisa pra vocês?

Observações: 3,7k é o preço mínimo em que se encontra uma 5d2 corpo com menos de 80k cliques.
                      6D corpo na Paulista (sem nem ter mencionado "em dinhelo"): R$ 4.580,00
                      80D corpo na Paulista (sem nem te rmencionado "em dinhelo"): R$ 3.380,00
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2017, 12:18:49 por João Mello »


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 12:26:27
A cam. é para vídeos e fotos. Um uso híbrido. E só pra deixar claro, não é pra ser usada em casamento, pelo amor de Deus, não trabalho com isso,
 :no:, hehe.

Tenho uma T3i velha de guerra que comprei no final de 2013 com os chinas na Paulista. A camzinha já passou por tanta coisa...deve estar com algumas dezenas de milhares de cliques, usada bastante pra vídeo e nunca arregou, tá firme e forte a bichinha.

Aí eu começo a ler vários relatos de obturador e cortina da 6D indo pro saco precocemente...isso me deixa muito receoso. Mas MUITO, hehe.
Então fico pensando se a 5d é uma alternativa a ela, apesar da idade (aí vem tudo aquilo que perguntei no tópico).

Por outro lado tem a 80D, uma câmera bem interessante e cativante. É nova no mercado, mas por enquanto não soube de nenhum problema crônico nela (alguém soube?), tem recursos de sobra, 60fps pra vídeo 1080p, etc, e é uma cam. nova. Porém, é crop.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2017, 12:32:41 por João Mello »


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 12:31:39
Aliás, esse negócio de upar pra uma FF é um vai e volta de opiniões que se alternam na minha cabeça.
Tenho visto tanta, mas tanta foto mais ou menos de casamento feitas com 6D. Parece que o pessoal compra a FF pra ter um um arquivo com qualidade de imagem incrível (o que acaba acontecendo, realmente), mas a fotografia mesmo...olha...triste.
Por isso ainda penso numa crop 80D como possibilidade.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2017, 12:34:59 por João Mello »


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 12:53:36
Ei João, tudo bem?
O seu uso é amador correto?
Quanto as funcionalidades de vídeo não saberei opinar pois raramente utilizei minhas câmeras para filmar.
Quanto a fotos - SIM a 5D MKII vale e muito a pena, uma excelente câmera, robusta, confiável, etc...

Qual o seu set de lentes atual?

A questão de FF x APS-C é interminável e a decisão, para nós amadores, envolve respostas relacionadas ao prazer em fotografar, grau de exigência/pixel peeper, tipo de fotografia que mais aprecia, definição do set de lentes de acordo com o seu estilo de fotografar, necessidade ou não de menor peso e maior portabilidade... e por aí vai... ao final cada um resolve aquilo que mais se aproxima de suas demandas (ou pelo menos deveria ser assim)

A 6D - uma bela câmera, ISO excelente, tive uma por 2 anos... tive contato também com a 5D MK II do meu sogro... para 99% do que fotografo - qualquer uma das duas resolveria muito bem...

Hoje percebo que o mais importante à época seria montar um kit de lentes, de forma bem pensada, com poucas e boas lentes... ao contrario do que fiz comprando lentes escuras e medianas, apenas pelo custo mais baixo e querendo cobrir todo o range focal...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 12:55:39
Rapaz, a 5D II ainda dá e sobra pra grande maioria dos trabalhos com fotografia por aí. Tem suas limitações, mas ainda não faz feio frente às mais recentes do mercado.

Acho que o grande trunfo dela é a durabilidade. Mesmo com obturador estimado para 150 mil cliques, tem relatos de algumas que já passaram de 500 mil cliques e ainda funcionam, sendo que a grande maioria passa de 300 mil tranquilo. Um tanque de guerra mesmo, nisso ela sobra pra cima da 6D (e acredito que pra cima da 80D também).

Eu tenho uma 5D II como câmera reserva e até hoje ainda uso para alguns trabalhos. Muito boa!


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 13:05:21
A mkii "em boas condições" é uma excelente câmera, faz frente com qualquer cropada, mesmo as novas, e não deixa a desejar para as FF. Mas tem fotógrafos que preferem cropadas por n motivos. Com relação ao que disse sobre fotos de casamento mais ou menos feitas com a 6D, isso acontece com qualquer câmera / formato, porque depende mais do fotógrafo que da câmera. Você pode continuar com cropada e fazer excelentes fotos ou pode ir para fullframe e fazer excelentes fotos, o fator mais importante é você e seu conhecimento para fazer excelentes fotos. Tem muito fotógrafo que trocou cropada por  FF mas parece que a mudança não tão ficou aparente.  :ok:


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 13:06:08
Cara. acho que são tantos fatores...

Quais são suas lentes atuais?
Qual será seu uso?
Qual é a expectativa de troca da cam?

Quado migrei pras mirrorless MFT foi porque não aguentava mais ficar carregando peso no pescoço, por exemplo.

De modo geral: sim, ainda é uma baita câmera, robusta e confiável. Mas depende do uso esses 3.5k aí podem ser melhor gastos...


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 15:59:16
Valeu pelas opiniões, galera.
Bom, sou entusiasta de fotografia e vídeo há alguns anos. Simplesmente amo fazer vídeos com uma cara mais "cinematográfica" e adoro fotografar manualmente e editar em Raw.
Nunca trabalhei com isso formalmente, nunca fiz uma página no Facebook igual a muitos fazem (aquela coisa vergonhosa da pessoa que compra sua primeira Dslr e já faz a página "fulano fotografia").
Costumava fazer uns trabalhos informais de foto e vídeo para uma galera mais próxima, e sempre fui elogiado (modestia à parte sempre achei que fiz um bom trabalho com minhas limitações) e a toda hora me perguntavam por que diabos eu não trabalhava com isso ainda. Às vezes eu pensava seriamente na possibilidade e trabalhar com isso, que é o que realmente gosto, mas sempre resistia à ideia. Sempre pensava, "não, eu não tenho um sistema de backup confiável, não tenho um monitor adequado pra trabalhar imagem, não tenho equipo reserva, não conheço o suficiente pra entrar no mercado (justamente o oposto do que muitos "fulano fotografia" fazem). Ou seja, sempre fui muito responsável nessa parte. Há uns dois anos deixei o assunto morrer.

Mas recentemente, depois de presenciar pessoalmente uma galerinha que trabalha em eventos com uma T3i + 50mm f/1.8 vindo perguntar pra mim onde ficava o zoom da câmera...Aí foi a gota d'água pra mim. Eu sabia que isso existia, mas presenciar isso na minha cara foi chocante. E uma das pessoas dizia, "graças a Deus tô pegando bastante evento". Foi traumático´, tipo um tapa na minha cara. Isso fez reviver a minha paixão e uma vontade louca de trabalhar com isso, mas agora seriamente, de corpo e alma, pra valer.



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 16:04:05
Mesmo com obturador estimado para 150 mil cliques, tem relatos de algumas que já passaram de 500 mil cliques e ainda funcionam

Tem uma no ML que o cara afirma ter 700 mil cliques com obturador original  :shock:

Enfim, + 1 aqui pra fizer que ela dá e sobra pra muitos trabalhos hoje em dia  ;)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 16:10:11
Sobre minhas lentes. Olha, pra ser sincero, independente da cam, eu ia começar com uma só lente, que seria a Ef 50mm f/1.8 STM. Pelo menos no primeiro mês com a câmera nova, seria somente esta lente.
O uso seria para vídeo e foto. No começo (primeiros meses) pretendo montar um portfólio com fotos de eventos (baladas e festas e outros eventos, que eu consigo arranjar numa boa) e vídeos de música (coisa que sempre fiz (bandas ao vivo ou clipes)), tambémvídeos institucionais, documentários, essas coisas.





vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 18:13:29



Eu tenho uma 5D II como câmera reserva e até hoje ainda uso para alguns trabalhos. Muito boa!

A coitada não merece ficar de backup, me vende rsrsss
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2017, 13:20:23
A coitada não merece ficar de backup, me vende rsrsss

Se estiver falando sério, me manda inbox, kkkk. Fico indeciso sobre manter ela ou trocar por uma menor e mais barata, já que tenho usado praticamente nunca...

Não que a 5D II não seja boa, pelo contrário, mas a 5D III é melhor pro meu uso  :D


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 12:18:44
A 5D mkII dá e sobra. Eu tenho um desde 2013 e não tenho queixas. Mas deixo claro que uso só para still (o meu tem 28k cliques)...mosca branca.  :D

Pretendo fazer um upgrade em breve, mas só pq quero aproveitar a estabilidade do dólar, e sem precisar me preocupar com equipamentos por uns 4 anos.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 07 de Março de 2017, 22:59:24
Tenho uma, comprada aqui no fórum.
Adoro a minha e não tenho planos de mudar tão cedo.
Mas meu uso é, apenas, amador!