Autor Tópico: Sobre fotos de animais em voo  (Lida 1484 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 21 de Fevereiro de 2017, 21:43:34
Pessoal, então, sei que tirar uma foto como essa
http://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia9694/abelha-jatai-cursos-cpt.jpg
envolve uma série de fatores, entre eles, sorte.
Mas imagino que uma câmera com foco extra mega power eficiente e rápido, seria de grande ajuda.
Então falando-se em foco, qual câmera teria o foco mais propenso a ajudar nesse tipo de foto?
E em termos de técnica, o que vcs considerariam relevante também, para obter sucesso numa foto como essa?
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2017, 21:43:59 por Helena Bsb »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 22:38:45
acho que a técnica é mais importante.

comece com animais (aves) grandes


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 00:56:51
Me parece ser mais questão de técnica mesmo esse tipo de macro, mas claro q uma lente própria pra isso ajuda muito..


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 08:09:39
acho que a técnica é mais importante.

comece com animais (aves) grandes


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Na verdade nem pretendo fazer esse tipo de foto, pois acredito no peso de uma câmera de foco mais eficiente do que a que tenho, rs, além da técnica. E óbvio que não vou comprar uma câmera só pra ajudar nisso. É mais a título de curiosidade mesmo.
Eu não consegui sequer acertar o foco numa abelha pousada, o que dirá conseguir focar uma abelha em voo...
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2017, 08:10:29 por Helena Bsb »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 08:28:41
Na verdade nem pretendo fazer esse tipo de foto, pois acredito no peso de uma câmera de foco mais eficiente do que a que tenho, rs, além da técnica. E óbvio que não vou comprar uma câmera só pra ajudar nisso. É mais a título de curiosidade mesmo.
Eu não consegui sequer acertar o foco numa abelha pousada, o que dirá conseguir focar uma abelha em voo...

é difícil mesmo, mas eu faço isso até com lente manual, acho mais fácil.

faz o seguinte:

coloca a câmera em
manual e o foco em manual;

coloca a abertura em f/8;

regula a distância (veja os indicadores na lente) pra distância hiperfocal daquela abertura e distância focal (existem apps que calculam isso pra você);

se posicione de modo a estar na distância do assunto que você quer focar e que te dará a hiperfocal, às vezes pode ser 1m, às vezes mais, precisa ver o que dirá o cálculo;

eu sempre faço essas fotos (estou longe de ser um expert) com foco manual; funciona bem se seguir esses passos, precisa praticar como tudo nessa vida pra pegar as manhas;

por fim; se for mesmo enveredar pra esse rumo, um ring flash é mais importante que uma lente mais rápida de foco.



Lente manual Cosina 100mm 3.5 MACRO





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2017, 08:29:07 por cfcsosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 08:28:44
Outro dia vi uma foto bem feita de uma águia em voo.
Era um forum gringo e um tópico sobre AF, o cara usou uma 400mm com uma T3, ponto de foco central e AF continuo.
Ele postou para mostrar que não é obrigatório ter uma 7d mk ii para fotografar aves.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 08:30:02
Outro dia vi uma foto bem feita de uma águia em voo.
Era um forum gringo e um tópico sobre AF, o cara usou uma 400mm com uma T3, ponto de foco central e AF continuo.
Ele postou para mostrar que não é obrigatório ter uma 7d mk ii para fotografar aves.

Exato, muita gente fala que precisa de 1000 fps pra isso. Já se fotografavam aves antes e muito bem. Eu uso uma D5500 com uma 600mm








Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2017, 08:32:03 por cfcsosa »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 08:44:14
Outro dia vi uma foto bem feita de uma águia em voo.
Era um forum gringo e um tópico sobre AF, o cara usou uma 400mm com uma T3, ponto de foco central e AF continuo.
Ele postou para mostrar que não é obrigatório ter uma 7d mk ii para fotografar aves.

Uma ave grande, que voa relativamente "devagar", deve ser bem mais fácil mesmo de acompanhar e capturar com um AF contínuo, do que um inseto minúsculo que pra ser capturado em detalhes, exige ou macro ou close up, situação em que o movimento milemétrico já caga todo o foco, além de eu imaginar também que passa uma informação de foco toda confusa, num cenário cheio de informação, e daí uma bela dificuldade (se não impossibilidade) de usar um AF contínuo.
Assim imagino eu.  :D


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 08:51:31
Uma ave grande, que voa relativamente "devagar", deve ser bem mais fácil mesmo de acompanhar e capturar com um AF contínuo, do que um inseto minúsculo que pra ser capturado em detalhes, exige ou macro ou close up, situação em que o movimento milemétrico já caga todo o foco, além de eu imaginar também que passa uma informação de foco toda confusa, num cenário cheio de informação, e daí uma bela dificuldade (se não impossibilidade) de usar um AF contínuo.
Assim imagino eu.  :D

Em 200mm sim, em 600mm a coisa muda de figura.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 11:45:39
Depende bastante do tipo de voo da ave. Se for uma que voa em trajetória previsível (aves marinhas e rapinantes), é mais fácil. Já fiz até em 200mm e foco manual (foram algumas tentativas). Mas abelha, com voo picado, tem muita sorte mesmo. E flash. E crop. E paciência. Mas acho mais fácil usar foco manual que deixar o foco automático caçando e errando sempre.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2017, 11:46:23 por felipemendes »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 18:41:32
eu bem tava disposta a tentar algo hj, mas a flor de maracujá que ontem estava aberta e tinha as abelhinhas rondando, fechou. Minha intenção maior era ter um registro pra identificar a abelha, já que me ligo bastante nas abelhas nativas. Ontem foi uma dificuldade só, e na melhor foto, a abelha não está em posição favorável.
Agora nem sei quando terá flor de novo.