Autor Tópico: limpeza do sensor  (Lida 3046 vezes)

cwang82

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 12 de Fevereiro de 2017, 11:09:31
Ola colegas!!
Tenho uma E-M5 mkII que está com muitas manchas de sujeira, pelo fato do sensor ficar exposto sempre que troco lentes. São manchas grandes, que sugerem gordura ou umidade, não saem com blower. Entao, concluo que preciso limpeza úmida. Mas estou receoso. Alguem conhece algum lugar em sao paulo que o faça por um preco razoavel?? Ou sera que compro esses kits do mercado livre e faço sozinho? Parece que os swabs q se vendem sao para APS-C, nao sei se dá pra fazer num m43. Help!
Câmera principal: Nikon D7000, Nikkor 18-200mm 3.5-5.6 VRII, Nikkor 35mm 1.8G, Nikkor 50mm 1.8, Sigma 8-16mm 4.5-5.6, Rokinom Fisheye 8mm 3.5, Flash Nikon SB-700. Câmeras pocket: Nikon P7700, Nikon AW100. Gopro Hero Black 3.


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2017, 11:54:05
Eu tinha uma Canon 6D antes de migrar para a OMD EM5 MKII. Na 6D eu levantava o espelho e usava uma lata de ar comprimido para limpar o sensor. Na EM5 já li que esse procedimento não deve ser feito por conta da estabilização que existe no sensor. Acho que qualquer coisa que valha para as cameras convencionais deve ser considerado com bastante cautela por conta da estabilização que nossa mocinha tem no sensor. Tem uma empresa que se apresenta como autorizada oficial da Olympus em Sto André, mas já me falaram muito mal deles. O nome é Cameratec. Uma vez liguei lá querendo comprar bateria e me passaram o link da B&H de NYC...ou seja, nada muito "oficial" né?

Se descobrir algum lugar que valha a pena poste aqui, pois já estou chegando na hora de fazer uma limpeza também. Em maio vou para os EUA e estou pensando em aproveitar e passar em alguma autorizada por lá.

Boa sorte!
Daniel

Instagram: @danacqua


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2017, 20:31:42
  vimeo     flickr     insta


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2017, 21:43:13
O kit  mencionado no video anterior parece ser de qualidade. Com o limpador especifico  para sensores MFT custa   $38 CAD (aprox. 100 reais),   valor bem razoavel..
Naturalmente a limpeza é feita com a camera desligada, mas como se percebe o sensor fica solto e move-se sob pressão, o que  nao deixa de ser preocupante em termos de possível descalibragem. Minha duvida é: será que com a camera ligada e com o estabilizador desligado, o sensor nao permanece travado oferecendo mais segurança na limpeza?

http://www.visibledust.com/products3.php?pid=442

Em relaçao a Cameratec, sim, é a autorizada Olympus no Brasil, mas adianto que só deve ser acionada na garantia, por absoluta falta de opção, são incompetentes totais. Fora da garantia é melhor procurar algum técnico genérico competente, caso nao se disponha a enviar o produto para os states. A assistencia nos Estados Unidos é centralizada em New Jersey, nao é tercerizada, mas sim oficial da fábrica. Até onde sei, todos os atendimentos só são feitos pelo correio, mas tudo rápido e eficiente. Já utilizei a garantia aqui no Brasil (creditos à Olympus e nao a Cameratec) e assistencia fora do periodo nos states, e ambas foram 100% aprovadas!
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2017, 22:06:31 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 10:17:49
O kit  mencionado no video anterior parece ser de qualidade. Com o limpador especifico  para sensores MFT custa   $38 CAD (aprox. 100 reais),   valor bem razoavel..
Naturalmente a limpeza é feita com a camera desligada, mas como se percebe o sensor fica solto e move-se sob pressão, o que  nao deixa de ser preocupante em termos de possível descalibragem. Minha duvida é: será que com a camera ligada e com o estabilizador desligado, o sensor nao permanece travado oferecendo mais segurança na limpeza?

http://www.visibledust.com/products3.php?pid=442

Em relaçao a Cameratec, sim, é a autorizada Olympus no Brasil, mas adianto que só deve ser acionada na garantia, por absoluta falta de opção, são incompetentes totais. Fora da garantia é melhor procurar algum técnico genérico competente, caso nao se disponha a enviar o produto para os states. A assistencia nos Estados Unidos é centralizada em New Jersey, nao é tercerizada, mas sim oficial da fábrica. Até onde sei, todos os atendimentos só são feitos pelo correio, mas tudo rápido e eficiente. Já utilizei a garantia aqui no Brasil (creditos à Olympus e nao a Cameratec) e assistencia fora do periodo nos states, e ambas foram 100% aprovadas!

Ainda não tive tempo de contar a minha história com a Cameratec aqui - vou ver se hoje faço um post - mas, resumindo, eles destruíram a minha E-M5 II, e retornei ela para a Olympus com reembolso (aplausos para a Olympus meus também). A Olympus me disse que iam reavaliar o credenciamento da Cameratec.

Quanto à limpeza do sensor, realmente a suspensão dele complica a limpeza - e até onde lembro, com a câmera desligada ele fica totalmente solto, pois o IBIS é eletromagnético (o da Sony usa molas para auxiliar, se não me engano).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci