Autor Tópico: Primeira cobertura fotográfica  (Lida 3058 vezes)

raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Online: 12 de Fevereiro de 2017, 23:43:50
Amigos,
hoje realizei a minha primeira cobertura fotográfica de um aniversário de 1 aninho. Gostei muita da experiência e quero realizar mais dessas coberturas. Ao passar as fotos para o meu computador (tirei mais de 600, isso é normal!?), vi que muitas, mas MUITAS delas ficaram tremidas, como se a velocidade estivesse errada. Foi uma correria que só e não consegui fotometrar direito, usando, na maioria das vezes, os modos Av e Tv. Às vezes, confesso que usei o automático, porque não sei que diabos acontecia que o flash externo que estava usando não ficava de acordo com a abertura/velocidade, e ora as fotos saiam muito escuras, ora muito claras.
As fotos do convidados, da decoração e atrás da mesa, típica desses aniversários, saíram bem boas e nítidas, gostei do resultado. O que acontece é que aquelas que eu tirei das crianças brincando no pula-pula, cama elástica, etc, ficaram todas borradas, como se eu estivesse usando uma velocidade muito baixa. Eu queria que elas ficassem congeladas, e não com esse borrão que foi o resultado final.
Alguém tem uma dica de como agir numa situação dessas, quando não se tem muita para mexer nas configurações da câmera e é necessário agir com rapidez?
Desde já, obrigada.
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 07:02:27
Olá, tirar muitas fotos é normal  :ok:.. agora a questão de muitas ficarem tremidas é preocupante  :ponder:, a principal suspeita é a velocidade abaixo do que deveria, ainda mais que eram crianças brincando. Temos três fatores que podem ter gerado o problema: Velocidade mais baixa do que deveria, modos semi e automáticos (que muitas vezes erra o tempo de exposição) e o flash externo (que seria a chave para congelar o movimento). 
Quando não se tem tanta experiência para perceber a configuração, faz-se necessário testar antes, quando alguma criança estiver lá pulando teste a configuração até o ponto que deseja (aumentando a velocidade até congelar o movimento). Se o flash deu problema (tinha que ter um reserva), infelizmente as fotos ficariam escuras pelo aumento da velocidade o que te obrigaria a aumentar o iso e talvez perder alguma qualidade na imagem. O modo automático e o modo Av podem em certas situações errar o tempo de exposição e deixar a foto borrada.
Seria bom você colocar fotos e o exif para que pudéssemos tentar analisar o que houve.


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 08:16:11
O ericldlm cobriu bem o que a maior parte de nós irá dizer: esse tremido deve ser devido à velocidade. Lembro que fiz uma viagem e nela comprei uma lente nova, que não tinha estabilizador. Demorou pra entender que aquele tremido todo que tinha nas minhas fotos era por conta da baixa velocidade que eu estava usando...

Agora um pequeno adendo: não se envergonhe de usar os modos automáticos da câmera! Eles estão aí pra te ajudar  :D


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 09:31:16
Pra aniversário infantil não tem, é no mínimo velocidade de 1/125. Manos que isso só nas fotos paradas dos convidados. Abuse do ISO sem medo, ruido é melhor que perder a foto pelo borrão.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 14:27:51
Olá, tirar muitas fotos é normal  :ok:.. agora a questão de muitas ficarem tremidas é preocupante  :ponder:, a principal suspeita é a velocidade abaixo do que deveria, ainda mais que eram crianças brincando. Temos três fatores que podem ter gerado o problema: Velocidade mais baixa do que deveria, modos semi e automáticos (que muitas vezes erra o tempo de exposição) e o flash externo (que seria a chave para congelar o movimento). 
Quando não se tem tanta experiência para perceber a configuração, faz-se necessário testar antes, quando alguma criança estiver lá pulando teste a configuração até o ponto que deseja (aumentando a velocidade até congelar o movimento). Se o flash deu problema (tinha que ter um reserva), infelizmente as fotos ficariam escuras pelo aumento da velocidade o que te obrigaria a aumentar o iso e talvez perder alguma qualidade na imagem. O modo automático e o modo Av podem em certas situações errar o tempo de exposição e deixar a foto borrada.
Seria bom você colocar fotos e o exif para que pudéssemos tentar analisar o que houve.

Sim, olhando o exif das fotos, vejo que a velocidade delas estavam muito abaixo do que deveriam, mas, no momento da festa, em que precisei aumentar a velocidade no modo Tv para congelar os momentos, as fotos saíram escuras.
Vou postar algumas das que saíram ruins e que, certamente não vou entregar ao cliente.  :(
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 14:29:02
O ericldlm cobriu bem o que a maior parte de nós irá dizer: esse tremido deve ser devido à velocidade. Lembro que fiz uma viagem e nela comprei uma lente nova, que não tinha estabilizador. Demorou pra entender que aquele tremido todo que tinha nas minhas fotos era por conta da baixa velocidade que eu estava usando...

Agora um pequeno adendo: não se envergonhe de usar os modos automáticos da câmera! Eles estão aí pra te ajudar  :D

E a minha lente tem estabilizador :( Pelo jeito, errei na velocidade mesmo...
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 14:29:49
Pra aniversário infantil não tem, é no mínimo velocidade de 1/125. Manos que isso só nas fotos paradas dos convidados. Abuse do ISO sem medo, ruido é melhor que perder a foto pelo borrão.

Pois é. Vou ver o que aconteceu, porque cada vez que aumentei a velocidade, a foto saiu escura! Muito irritante!
Algumas fotos saíram granuladas mesmo, pois o ISO estava bastante elevado...
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 14:42:56
Vou postar algumas das fotos ruins aqui para ver como os amigos podem ajudar.
A velocidade estava bem baixa para elas mesmo, mas como falei anteriormente, não sei o que aconteceu, pois cada vez que tentava mexer na velocidade e tirar uma foto com flash, ela saia escura! Isso que deixei o flash no modo TTL mesmo.
Essas fotos nem vou mostrar para a cliente, pois estão horríveis, mas fiquei bem chateada com o resultado final de algumas delas :(
Vale lembrar que algumas delas estão tratadas, e outras não.

IMG_6085 by raquelpotter, no Flickr
Essa aqui tudo bem, não ficou muuuito ruim, não.
ISO 400
34mm
f/4,5
1/50seg

IMG_6203 by raquelpotter, no Flickr
Essa ficou horríveelll!!!!  :( :(
ISO 320
22mm
f/4
1/30

Essas três aqui são fotos onde o enquadramento está estranho e que eu talvez não daria para o cliente nem se estivessem boas, mas vou postar aqui para mostrar para vcs o que aconteceu no momento dos brinquedos. Muitas das fotos desses momentos saíram ruins.

IMG_6564 by raquelpotter, no Flickr
ISO 500
18mm
f/3.5
1/30

IMG_6505 by raquelpotter, no Flickr
ISO 320
18mm
f/3.5
1/30

IMG_6477 by raquelpotter, no Flickr
ISO 320
18mm
f/3.5
1/30
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 14:53:12
É Raquel.. Tu mesmo já matou a charada. Isso não é foto tremida é motion blur (tremor de movimento). Tá diretamente relacionado com a velocidade mesmo. Pessoas em movimento precisam de 1/250 pra ficares tranquila quanto a isso. Mas nem todo o motion blur pode ser considerado um erro técnico. Às vezes as condições de luz não nos permitem usar a "velocidade ideal". Faz parte.
Agora o ISO tem que ser controlado.. Deixar o ISO no "auto" é uma furada. Vi que ele variou nas suas fotos.. Podia ter arrochado um pouco aí pra garantir fotos mais nítidas. ISO 400-800, mesmo nas câmeras de entrada vão bem.
Outra coisa. Mesmo usando a câmera nos modos semi-automáticos fica de olho no fotômetro, principalmente do prioridade velocidade. Se estiver escuro a câmera tenta aumentar a abertura. Porém, se não for suficiente, tua foto ficará escura. Aí sim é rateada tua que não olhou o fotômetro na hora e perdeu a foto  :doh:
Grande abraço!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 14:59:03
Estranho.

O modo TV com iso auto é o crime perfeito para esse cenário.
Você trava a velocidade e a câmera compensa no ISO.

Está me parecendo mais o modo P, ISO fracionado + velocidade baixa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 16:14:51
Sério, achei que tivessem beeem pior, essas fotos da pra entregar pra cliente tranquilamente...
Em algumas fotos até baixo a velocidade pra dar movimento, hora do parabéns, pra pegar os movimentos dás palmas, os rostos ficam congelados mas as mãos dão um leve arrasto.

Eu tbm já tive medo de ISO, mas se vc acha ruim o ruido em ISO 400 (que é baixo) tem que parar de analizar as fotos em 100%, as câmeras atuais chegam tranquilamente em ISO800, sua velocidade poderia ser de 1/60, se levar em 1600 1/125...já da uma baita mão. Desencana. :assobi:
As fotos ficaram até aproveitáveis ao meu ver...
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


joao.frigeri

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 19:01:06
Considerando apenas as fotos postadas aqui, como já disseram, acho que faltou traquejo no iso... se necessário, "carca" o iso sem dó, depois melhora na pós! Melhor ruído do que perder aquela foto que vc achava ter sido uma das melhores...
Tb acho que auto iso (talvez com limite máximo) pode ser uma boa para dar agilidade, mas que um pouco de movimento (intencional) pode dar um toque especial em algumas fotos (como a 4 e a 5, ou a hora do parabéns), como os colegas já disseram acima...
As fotos 1 e 2, acho que um crop ajuda a salvar...
Sugiro que improvise um pouco mais a composição e, quando se tratar de crianças, fotografar da altura delas fica com uma perspectiva mais interessante, sem aquele olhar de cima, como se fizesse parte da brincadeira...
Quanto ao problema com o flash, deixo aos mais experientes...
No mais, parabéns pela iniciativa e pela coragem de buscar ajudas e soluções para as dificuldades encontradas...
Forte abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 15:10:48
É Raquel.. Tu mesmo já matou a charada. Isso não é foto tremida é motion blur (tremor de movimento). Tá diretamente relacionado com a velocidade mesmo. Pessoas em movimento precisam de 1/250 pra ficares tranquila quanto a isso. Mas nem todo o motion blur pode ser considerado um erro técnico. Às vezes as condições de luz não nos permitem usar a "velocidade ideal". Faz parte.
Agora o ISO tem que ser controlado.. Deixar o ISO no "auto" é uma furada. Vi que ele variou nas suas fotos.. Podia ter arrochado um pouco aí pra garantir fotos mais nítidas. ISO 400-800, mesmo nas câmeras de entrada vão bem.
Outra coisa. Mesmo usando a câmera nos modos semi-automáticos fica de olho no fotômetro, principalmente do prioridade velocidade. Se estiver escuro a câmera tenta aumentar a abertura. Porém, se não for suficiente, tua foto ficará escura. Aí sim é rateada tua que não olhou o fotômetro na hora e perdeu a foto  :doh:
Grande abraço!

Ok, na próxima vez vou prestar mais atenção na velocidade, no ISO e no fotômetro, mas claro, antes vou praticar muito para não cometer os mesmos erros que cometi! Muito obrigada pela ajuda!  :D
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 15:11:24
Estranho.

O modo TV com iso auto é o crime perfeito para esse cenário.
Você trava a velocidade e a câmera compensa no ISO.

Está me parecendo mais o modo P, ISO fracionado + velocidade baixa.

Pois é, mas eu só usei o modo Av, Tv e Automático =(
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)


raquelmelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 14 de Fevereiro de 2017, 15:13:04
Sério, achei que tivessem beeem pior, essas fotos da pra entregar pra cliente tranquilamente...
Em algumas fotos até baixo a velocidade pra dar movimento, hora do parabéns, pra pegar os movimentos dás palmas, os rostos ficam congelados mas as mãos dão um leve arrasto.

Eu tbm já tive medo de ISO, mas se vc acha ruim o ruido em ISO 400 (que é baixo) tem que parar de analizar as fotos em 100%, as câmeras atuais chegam tranquilamente em ISO800, sua velocidade poderia ser de 1/60, se levar em 1600 1/125...já da uma baita mão. Desencana. :assobi:
As fotos ficaram até aproveitáveis ao meu ver...

Obrigada pela opinião! Me deu até um ânimo, porque eu já estava desanimada e achando que todas as fotos tinham saído terríveis kkkkkkk Vou praticar muito antes da próxima cobertura para tirar fotos melhores! ;)
''Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.'' (Ansel Adams)