Autor Tópico: Pentax Spotmatic, ajuda!  (Lida 3374 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 00:02:29
Para limpar o VIDRO, benzina. Se não tiver pode ir de álcool isopropilico ou até agua e sabão neutro. O que importa é estar limpo e 100% seco.

Essa de usar paquimetro como spanner é um perigo. Se escapulir, a chance de danificar a lente é imensa.
Uma dica: Nada no mecanismo de uma objetiva é duro ou muito apertado. Se estiver fazendo força está errado.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 00:21:57
Como referência indico este link....

http://mattsclassiccameras.com/how-to/general-repair-tips/

... com dicas de limpeza de câmeras em geral: couro, metal, visor, lente, etc.

Afinal, o site inteiro é ótimo.

Com relação ao fungo propriamente, já li sobre diversas fórmulas, incluindo: limpa vidros, limpa lente tipo eclipse, álcool isopropílico, fluido de isqueiro, benzina (!?), vinagre de álcool, etanol, destilados como vodka (sim, verdade) e até cremes como o Nívea, etc.

Hoje uso uma mistura de 50% água oxigenada e 50% amônia, combinadas na hora, deixando a lente submersa nesta solução alguns minutos. Repito outros banhos, se necessário. Confesso que morro de medo de afetar o coating da lente e, por conta disto, acrescento duas vezes a mesma quantidade de água no banho. Em tempo, não esqueça de forrar o fundo da vasilha antes de apoiar a lente nele (uso microfibra ou mesmo aqueles paninhos que vem junto com películas de tela de celular, ou até perfex) .

Quanto ao outro ponto, no qual você faz referência ao paquímetro, procure por 'lens spanner' no Google. Acho melhor usá-lo, pois possui dois extremos: um com a forma de uma chave de fenda e outro com uma ponta parecida com a de um compasso.  Existem anéis destes dois tipos nas lentes e às vezes o paquímetro não é apropriado. Acho também que sai mais barato.  Comprei o meu no eBay por algo próximo de us$ 10, pois não consegui encontrá-lo aqui.

Uma observação contudo: muitas vezes uma objetiva com montagem original e com fungo moderado pode dar melhores resultados que uma lente limpinha, aberta e mal montada. Acabo fazendo esta faxina nas objetivas por que me distrai e normalmente uso lentes mais comuns para isso. Se há risco, procuro alguém de confiança.

Abraço,


Editando para informar que não tinha visto a resposta do AFshalders acima enquanto escrevia o meu post. Reforço o cuidado com o uso de benzina.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2017, 00:27:50 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #17 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 08:09:44
Para limpar o VIDRO, benzina. Se não tiver pode ir de álcool isopropilico ou até agua e sabão neutro. O que importa é estar limpo e 100% seco.

Essa de usar paquimetro como spanner é um perigo. Se escapulir, a chance de danificar a lente é imensa.
Uma dica: Nada no mecanismo de uma objetiva é duro ou muito apertado. Se estiver fazendo força está errado.

Beleza vou no alcool porque já tenho, o problema é que o spanner só encontro no exterior :(...

Vou tentar bolar uma outra ferramente com chapa de inox ou algo assim.

O paquimetro realmente tem as pontas bem afiadas, se escapar vai riscar a lente com certeza.

Como referência indico este link....

http://mattsclassiccameras.com/how-to/general-repair-tips/

... com dicas de limpeza de câmeras em geral: couro, metal, visor, lente, etc.

Afinal, o site inteiro é ótimo.

Com relação ao fungo propriamente, já li sobre diversas fórmulas, incluindo: limpa vidros, limpa lente tipo eclipse, álcool isopropílico, fluido de isqueiro, benzina (!?), vinagre de álcool, etanol, destilados como vodka (sim, verdade) e até cremes como o Nívea, etc.

Hoje uso uma mistura de 50% água oxigenada e 50% amônia, combinadas na hora, deixando a lente submersa nesta solução alguns minutos. Repito outros banhos, se necessário. Confesso que morro de medo de afetar o coating da lente e, por conta disto, acrescento duas vezes a mesma quantidade de água no banho. Em tempo, não esqueça de forrar o fundo da vasilha antes de apoiar a lente nele (uso microfibra ou mesmo aqueles paninhos que vem junto com películas de tela de celular, ou até perfex) .

Quanto ao outro ponto, no qual você faz referência ao paquímetro, procure por 'lens spanner' no Google. Acho melhor usá-lo, pois possui dois extremos: um com a forma de uma chave de fenda e outro com uma ponta parecida com a de um compasso.  Existem anéis destes dois tipos nas lentes e às vezes o paquímetro não é apropriado. Acho também que sai mais barato.  Comprei o meu no eBay por algo próximo de us$ 10, pois não consegui encontrá-lo aqui.

Uma observação contudo: muitas vezes uma objetiva com montagem original e com fungo moderado pode dar melhores resultados que uma lente limpinha, aberta e mal montada. Acabo fazendo esta faxina nas objetivas por que me distrai e normalmente uso lentes mais comuns para isso. Se há risco, procuro alguém de confiança.

Abraço,


Editando para informar que não tinha visto a resposta do AFshalders acima enquanto escrevia o meu post. Reforço o cuidado com o uso de benzina.

Obrigado pela referência, vou tomar cuidado na limpeza, o lens spanner parece muito bom !

O problema que aqui no BR não existe esse tipo de ferramenta :(

Comprar fora não é um problema para mim, o problema é esperar kkkkkk.

Obrigado pela ajuda !

Vou postando fotos pessoal !


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #18 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 19:55:30
Novidades pessoal,  sou meio louco (engenheiro mesmo, mas civil haha) e fiz a ferramenta.  Seguem fotos. Funcionou bem.  Só retirei o bloco superior para testar. 

Agora é  prosseguir com a desmontagem. 

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk



diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #19 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 14:43:01
Galera desmontei tudo,  agora estou limpando as lentes.  O problema é  essas flanelas de limpar óculos,  parece que elas soltam um pouco de fiapos. 



Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 19:15:31
Na pior das hipoteses use ar comprimido para tirar os fiapos.
Existem umas flanelas de microfibra proprias para isso.