Autor Tópico: Excelente comparativo da Olympus E-M1 Mark II vs Fuji X-T2  (Lida 5748 vezes)

Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 00:22:50
Olha o crop da imagem e olhe como não tremeu nada em 8s com a E-M1 Mark II....camera matadora de tripé...kkk....



Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 00:27:23
Então pra aves acho que ...novamente ela...a nova E-M1 Mark II deve ser matadora...devido ao shutter monstro...tem uma nova lente que é espetacular pra isso....mas o preço...kkk a Oly 300mm f4 (equiv a 600m, crop das 4/3 é 2x) ...pena que custa 2.500, 00 Trumps... :eek:


Tem aqui um bom exemplo das duas combinadas E-M1 II e 300mm f4
https://photos.smugmug.com/2017/Comparisons/Cameras/EM1-vs-EM1-II/AF/i-LQHN2VV/0/O/em1-vs-em1-ii-CAF-EM1-II-3.jpg
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2017, 00:37:14 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 00:39:24
Estabilizador no corpo é bom em uma série de situações, mas em algumas não.
O ajuste correto do comprimento focal quando de usa uma objetiva manual antiga é fundamental. Por exemplo, se usar uma 105mm e a câmera tiver só 100mm para escolher, vai dar problema. Cansou de acontecer com a E-M10 que eu tinha e acontece com todas as Pentax (K200,K5-II, K3-II). Ainda tenho a K5-II e a k3-II. Outro problema é que se der pau no estabilizador, a câmera fica inutilizada. Uma Olympus de um amigo deu pau no estabilizador e não teve conserto, foi pro lixo.

Estabilizador no corpo é muito bom, mas quando "dá ruim" é foda. Na lente é menos doloroso e menos chance de você ficar 100% ferrado.

Tenho uma X-E2 e uma XT10 e somente duas objetivas com estabilizador, e algumas Panasonics. Funcionam muito bem, nada para me queixar.
No meu uso prático, não vejo diferença alguma entre o estabilizador no corpo e na lente.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #18 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 08:31:02
Olha o crop da imagem e olhe como não tremeu nada em 8s com a E-M1 Mark II....camera matadora de tripé...kkk....




 :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 08:31:50
já pensei muito em trocar do sistema M4/3 para Fuji.
Mas depois do lançamento da Pen F e da EM1 mkII, desisti. A qualidade de imagem está muito equiparada e para mim a estabilização de imagem no corpo da câmera faz muita diferença, já que gosto de fotografar com lentes manuais, especialmente teleobjetivas.

mas é evidente que as duas câmeras são fora de série, só que não vejo mais motivos para mudar de sistema depois dos últimos lançamentos da olympus.

Pen F....  :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub:
Desisti da EM5 mkII logo depois de colocar uma Pen F na mão.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 09:57:45
Estabilizador no corpo é bom em uma série de situações, mas em algumas não.
O ajuste correto do comprimento focal quando de usa uma objetiva manual antiga é fundamental. Por exemplo, se usar uma 105mm e a câmera tiver só 100mm para escolher, vai dar problema. Cansou de acontecer com a E-M10 que eu tinha e acontece com todas as Pentax (K200,K5-II, K3-II). Ainda tenho a K5-II e a k3-II. Outro problema é que se der pau no estabilizador, a câmera fica inutilizada. Uma Olympus de um amigo deu pau no estabilizador e não teve conserto, foi pro lixo.

Estabilizador no corpo é muito bom, mas quando "dá ruim" é foda. Na lente é menos doloroso e menos chance de você ficar 100% ferrado.

Tenho uma X-E2 e uma XT10 e somente duas objetivas com estabilizador, e algumas Panasonics. Funcionam muito bem, nada para me queixar.
No meu uso prático, não vejo diferença alguma entre o estabilizador no corpo e na lente.

Não tinha pensado nisso do IBIS dar problema, bem lembrado.

Quanto às diferenças entre os IBIS, depende do fabricante e das tecnologias usadas. Os IBIS da Sony não são tão eficientes quanto os da Olympus, até por um bom motivo - muito mais complicado estabilizar um sensor full frame (maior peso) e muitas vezes com mais resolução (a distância do movimento passa a ser crítica). Os da Panasonic, somente usando estabilização do sensor, também são menos eficientes que o da Olympus, mas com lentes compatíveis com o Dual IS, o desempenho chega perto.

Quanto à diferença entre OIS e IBIS...as informações são meio desencontradas (e provavelmente também variam de acordo com o fabricante). Para foto, realmente acho que a diferença é pouca, exceto em caso de exposições muito longas - e, especialmente em caso das câmeras que não são as mais recentes, acho que o shutter shock influía bem mais na nitidez do que a eficiência do OIS ou IBIS (a diferença de nitidez de câmeras mais antigas da Panasonic comparada com a da GX85, com o shutter novo, em certas velocidades, é impressonante - o efilho tinha vários exemplos também).

Para vídeo, na minha opinião, o IBIS é bem mais eficiente - eu usava minha 45-175 com o OIS desligado na E-M5 II, pois a imagem estabilizada do IBIS era bem melhor que o do OIS. E nos (pouquíssimos) testes que fiz com a 12-35 usando Dual IS, a estabilização é fenomenal. O IBIS "salta" menos que o OIS, ao menos em todos casos que tentei, em vídeo.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 10:35:01
IBIS dar pau....realmente seria de se matar  :aua: :aua: confesso que tbém não havia pensando nisso. Oxalá, toc toc na madeira...que isso nunca aconteça com a minha.

Mas volto só pra insistir nesse 5 eixos da Oly....a minha E-M-1, a E-M5 Mark II e a E-M10 Mark II ..e outras lançadas a 2-3 anos atrás...todas tem excelente estabilizadores. Minha mão não é das mais firmes....mas já fiz fotos com a 45mm f1.8 (equiv a 90mm) na mão com 1s. Errei várias, mas já acertei, sem tremido algum. 1/4 e 1/8 é bem tranquilo com ela.

Agora vejam os reviews da E-M-1 Mark II....todos os reviews que vi....vários conseguiram fotos sem dificuldade em 3s, 4s, 5s, 8s e tem até um de 20s....galera é outro mundo...não tem paralelo de comparação esse novo IBIS com qualquer outro, seja no sensor ou na lente. Por hora esse estabilizador matou qualquer outro...vamos ver o que estabilizadores nos sensores e nas lentes no futuro poderão fazer....mas o novo e abissal parâmetro a ser atingido é esse.
Fazer sem dificuldade uma foto na mão expondo por 4s, 5s segundos é quase uma aberração...tanto que não tenha quem nas revisões que não tenha ficado... :eek: :eek: :eek:
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 11:32:06
O pior é que lembrando agora vi pelo menos 5 casos de IBIS pifado. E-M10, E-M1, Pentax K30, uma Sony que não lembro o modelo e Minolta 7D. Isso dá medo, tenho duas Pentax. A Minolta 7D era de um amigo que deixou a câmera cair durante uma viagem ao Marrocos. Imagina ter que ficar carregando as lentes sem poder usar a câmera ? Ligava a danada e ficava fazendo um bzzzzzzzzz e não liberava. Sorte que ele levou uma câmera de filme.

Realmente é um baita avanço, muito bacana mesmo. Mas não sei se no uso prático é algo muito relevante.

Por exemplo, gosto muito de noturnas e algumas situações de baixa luz extremas. Geralmente são fotos muito técnicas que não dá para confiar nem no fotometro, sempre tem que dar uma compensada para menos, não importa qual câmera estiver usando, seja Pentax, Olympus, Panasonic, Nikon, Canon...

Vamos pelo exemplo clássico de uma rua iluminada a noite, tipo luzes de natal. Isso dá mais ou menos EV6 para ISO 800, que qualquer câmera decente vai na boa. Isso dá 1/8s com abertura 2.8, mais do que o suficiente para um OIS ou IBIS antigo segurar. Uma rua bem iluminada dá EV 10 / ISO 800 (2 pontos a mais de luz). Fotos dentro de catedrais dão normalmente EV8-10, nada que um sistema básico não segure. Leve em consideração ainda que câmeras tipo as Fujis vão na boa a ISO 3200, e os raws se bem processados aguentam até 6400 sem maiores problemas. Fiz muitas fotos de rua a noite com a E-M10, K5-II e G2  sem o menor problema.

Acho que a utilidade real prática para isso seria com o uso de teles muito longas sem tripé, e mesmo assim se o objeto a ser fotografado esteja imóvel.
É impressionante o IBIS novo segurar acima de 1s mas não vejo isso com algo indispensável.


P.S.

Me impressionaria muito mais se a bateria das Olympus durasse como as das Fujis ou Panasonics. Isso sim !

A Olympus já aprendeu a fazer menus ou continua com aquela aberração ?
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2017, 11:34:06 por AFShalders »


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #23 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 12:10:51
P.S.

Me impressionaria muito mais se a bateria das Olympus durasse como as das Fujis ou Panasonics. Isso sim !

A Olympus já aprendeu a fazer menus ou continua com aquela aberração ?
No item 9 da segunda página do citado artigo compara as baterias....já pode se impressionar.
Quanto a menus acho meio subjetivo, quem começou a utilizar digitais com Olys sente-se a vontade e estranha qualquer outra, o mesmo acontece ao contrário. A maioria das reclamações são de quem já está acostumado com outros menus.  :ok:
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 12:13:14
No item 9 da segunda página do citado artigo compara as baterias....já pode se impressionar.
Quanto a menus acho meio subjetivo, quem começou a utilizar digitais com Olys sente-se a vontade e estranha qualquer outra, o mesmo acontece ao contrário. A maioria das reclamações são de quem já está acostumado com outros menus.  :ok:


Fiquei um ano com a E-M10 e sempre achei o pior de todos, coisa de designer iniciante.


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #25 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 12:40:00

Fiquei um ano com a E-M10 e sempre achei o pior de todos, coisa de designer iniciante.

Por isso acho subjetivo. Para mim os outros deveriam ter um super-panel como a Oly, sem ele me sinto perdido.
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #26 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 13:32:41
Por isso acho subjetivo. Para mim os outros deveriam ter um super-panel como a Oly, sem ele me sinto perdido.

90% do meu uso cotidiano está acessível no "super painel", mas quando preciso acessar alguma configuração  diferentes, os menus internos são bem complicados mesmo. olympus precisa melhorar isso.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


tvarini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 14:26:27
99% do que uso ou está nos controles manuais, ou no scp, mas faço coro para que melhorem os menus. Esse 1% eu peno para chegar, e como não uso sempre, acabo esquecendo onde fica, rs.



daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #28 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 16:40:40
Pois é... e eu acho que os outros não colocarem um Super-panel é mais de 30% que falta.... :hysterical:
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 17:07:56
Tanto o quick menu da Fuji quanto o da Panasonic são muito mais bem feitos.
O da Olympus tem sérios problemas de design. Alguns icones são muito pequenos para o toque preciso, a interface usa dois tipos de acesso ao mesmo tempo (toque e botões) o que a torna menos funcional.
Mas se vocês gostam, tudo bem. Eu acho absolutamente horrivel.
Fora os dials que você dá uma esbarradinha de leve e eles saem de posição com uma facilidade incrível.