Autor Tópico: Titãs  (Lida 1372 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Online: 15 de Fevereiro de 2017, 09:22:32
Momentos entre o dia e a noite pra mim sempre foram mágicos, a paisagem sem contraste, apenas fracamente iluminada pelo vermelhão do crepúsculo.

Com a fotografia busco embalsamar isso à minha maneira, e o que torna possível é a técnica de longa exposição, outra coisa que adoro pois o que se obtém vai além do que vemos com os nossos olhos, resultado do acúmulo de luz que é a fotografia propriamente dita, porém em um tempo muito mais amplo. Quem conhece o meu trabalho percebe isso.

Assim sendo, tive por muito tempo o desejo de registrar os nevoeiros que se formam nos cânions através de uma longa exposição, com seu movimento fluido, arrastado, mas sem o auxílio de aparatos como filtros ou o que quer que seja, queria justamente esse efeito em um momento sublime como o escuro do crepúsculo ou mesmo da noite.

Como minhas buscas nesses lugares geralmente são calçadas pelas boas perspectivas do clima, tenho tido dificuldade em me deparar com momentos assim, afinal é uma escolha: Ou tempo bom e garantia de fotos ou tempo ruim e aí só Deus sabe.
Como tudo envolve tempo e dinheiro, preferimos o certo do que o duvidoso, mesmo que muitas vezes o duvidoso nos proporcione cenas mágicas, únicas, e provem que sim, vale arriscar.

Essa é uma fotografia feita na nossa mais recente incursão nos cânions do RS, um dia quente de sol que se converteu em uma tarde de forte nevoeiro, que, ao pôr do sol, foi se dissipando e nos proporcionou, além de uma bela vista, algumas boas imagens.

Essa formação estava exatamente à nossa frente e a uma distância considerável.

Embora tenha obtido o efeito desejado, não chegou nem perto do que planejo e desejo para o meu trabalho, alguns pontos poderiam ser melhorados e muito, como o fato da diluição da névoa ter suprimido os detalhes das paredes de basalto e a faixa de nuvens no céu crepuscular que “concorre” com o resto, tornando a imagem um pouco confusa. Mas, vou continuar na busca..hehe.

Essa faz parte de uma série para um projeto o qual já mencionei anteriormente, porém creio que não deverá ser selecionada para o mesmo.

O título faz referência a essa monumentais formações, tão gigantes e antigas quanto os Deuses que as criaram ( licença poética ).


Críticas, comentários, dúvidas.




waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 09:35:44
Muito bonita  :ok:
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 10:12:28
Muito bacana Raphael! Gostei bastante da foto e do texto também, ainda mais que diz que foi feito aqui no RS  :)
Sou de Canoas e conheço muitas cidades do RS, desta região conheço Bom Jesus, Vacaria, Lagoa Vermelha, Bento, Caxias...
A região dos cânions, não tive o privilégio de visitar ainda, espero que em breve consiga contemplar estas lindas paisagens
Obrigado por nos fazer viajar e encher nossos olhos, você e outros feras estão de parabéns  :worship:
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


pamplona

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 10:32:37
Vou comentar não só vou aplaudir parabéns linda composição  :clap: :clap:  :worship:
nikon d7100, lentes fixas afs 35mm 1.8 dx,afs- 85mm 1.8g, af180mm 2,8d, zoom 18-140mm, 55-200mmvr,flash sb 700


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 10:37:51
Que espetáculo!  :clap:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 10:53:05
gostei que conseguiu dar profundidade em algo que seria chapado se não houvessem as núvens...  :ok:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 13:48:03
Vou chover no molhado ao dizer o quanto gosto do seu estilo de foto, do seu tema (cânions e paisagens serranas do Sul) e das suas descrições que complementam tão bem as imagens propriamente ditas.

Essa é mais uma, talvez não tão impressionante esteticamente, mas por nos inserir tão bem no local. Realmente não teria o que fazer com as nuvens baixas em formato "estranho" no quadro, mas as formas dos paradões com os contornos em destaque e esse movimento da névoa formaram algo único. Bela imagem!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 14:02:54
[...]
Críticas, comentários, dúvidas.


Dos três, a única coisa que me sinto gabaritado a fazer são as dúvidas. haha. Parabéns, Raphael. Incrível.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #8 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 14:38:52
show de bola, curti demais!
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 16:09:02
Adorei a licença poética que usa no texto para reforçar o título do post.
Se trouxermos mais próximos de nós, no dia a dia, podemos dizer que Titãs são os poderosos, os fortes, os quase imbatíveis, assim como a maioria dos registros que compartilha aqui no Fórum.  :clap:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #10 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 17:32:51
Valeu pessoal, obrigado por prestigiar  :)


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 23:34:08
Valeu Raphael!

Obrigado por nos dar a oportunidade de ver seu trabalho!

Gustavo
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2017, 23:34:24 por Gustavo Fernandes »


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 08:50:18
Desculpe, Raphael, mas vou ter que discordar de você... gostei muito da foto! Gosto do efeito da LE em nuvens e nevoeiros...  :worship:
Só um comentário... sei que nevoeiras, neblinas reduzem o contraste, mas pensou em aumentar um pouco, na região do céu e no primeiro plano e aumentar um pouco do branco no nevoeiro?  :ponder:


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 09:46:53
Linda, Raphael.
Que momento!
Parabéns!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 10:46:32
Valeuss ai!

Desculpe, Raphael, mas vou ter que discordar de você... gostei muito da foto! Gosto do efeito da LE em nuvens e nevoeiros...  :worship:
Só um comentário... sei que nevoeiras, neblinas reduzem o contraste, mas pensou em aumentar um pouco, na região do céu e no primeiro plano e aumentar um pouco do branco no nevoeiro?  :ponder:


Obrigado Pris! Aprecio muito seus comentários ( e elogios  :) n)

A resposta para as perguntas são sim: Aumentei o contraste e em separado clareei as nuvens para dar mais volume e dimensão, mas tentei não exagerar para não fugir da cena, por assim dizer.