Autor Tópico: dúvida compras arg/par cota de importação  (Lida 1157 vezes)

l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 15 de Fevereiro de 2017, 20:18:15
Quando as pessoas vão num carro com três ou quatro pessoas fazer compras no Paraguai/Argentina existe uma cota (de 300 trumps) por CPF para você trazer de volta sem pagar imposto de importação.

Mas a minha dúvida é: acontece da galera da receita ou da PF dizer que "ah vocês tão tudo no mesmo carro então é uma cota só pra todo mundo"??
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 20:23:21
o que não pode é comprar um produto que custa 1200 e levar 3 parças contigo pra dividir a cota.
Agora se vocês tiverem produtos que dá pra separar por 300 cada um, aí tá beleza.
Cota é 300 por pessoa.


tem um tópico rolando aí sobre compra no Py.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2017, 20:23:59 por amador47sc »


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 20:27:05
o que não pode é comprar um produto que custa 1200 e levar 3 parças contigo pra dividir a cota.
Agora se vocês tiverem produtos que dá pra separar por 300 cada um, aí tá beleza.
Cota é 300 por pessoa.


tem um tópico rolando aí sobre compra no Py.

nem vi. tens o link?
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 20:35:40
Se fosse assim, chegaria um avião com 120 pessoas e a cota ia ser uma só pra todo mundo rachar ? Desculpa, mas achei engraçado!
Então, a cota é por CPF, eu só não sei te dizer se é igual a cota por meio aéreo com relação a isenção de algumas coisas...
Chegando de avião, vc pode trazer 1 câmera de uso pessoal, acho que 3 relógios e alguns cosméticos, sem contar na sua cota de 500 dólares.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk



l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 20:55:54
Se fosse assim, chegaria um avião com 120 pessoas e a cota ia ser uma só pra todo mundo rachar ? Desculpa, mas achei engraçado!
Então, a cota é por CPF, eu só não sei te dizer se é igual a cota por meio aéreo com relação a isenção de algumas coisas...
Chegando de avião, vc pode trazer 1 câmera de uso pessoal, acho que 3 relógios e alguns cosméticos, sem contar na sua cota de 500 dólares.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

meio-que concordo que a pergunta é bem besta e sua lógica tá certa

mas cara... já ouvi tanto boato por aí e além disso a gente tá falando da Receita e da PF....
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 14:02:07
No site da receita tem um material bem completo sobre declaração de bagagem acompanhada (DBA), valores por fronteira terrestre e por aéreo, como recolher tributos etc etc...

Mas basicamente é isso: a cota é pessoal, e não pode ser dividida como o amador47sc comentou para trazer um item muito acima dela sem recolher os tributos. O contrário também é aplicável: uma pessoa pode trazer sim qualquer item mesmo que ultrapasse a cota, mas aí precisa recolher o imposto (que é de 50% do excedente da cota).

A questão de itens dispensados da cota (câmera, relógio, celular, etc) é quando se caracteriza seu uso durante a viagem. Não adianta aparecer com uma câmera e lente na ponte da amizade ali em Foz que é óbvio que você não foi pra Ciudad del Este à passeio!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C