Autor Tópico: Horizonte torto, foto distorcida e desalinhada... Porque???  (Lida 11456 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 20:52:10
Nenhuma foto, solta assim no ar, é boa. Outro mito criado em fotografia é a tal de "a foto", no singular. Uma boa foto só existe no contexto de outras; Robert Frank e outros entendem isso e produziam séries, e a ordem das fotos era importante para entender o significado delas.

Acho que nenhum grande fotógrafo produz 50 grandes fotos individuais; eles produzem 50 fotos que falam entre si e formam um conjunto, e se transformam em grandes fotos pelo contexto. Mesma coisa um escritor: ele não escreve 1.000 frases desconexas, ele cria frases que foram um parágrafo, e parágrafos que formam um capítulo e capítulos que foram um livro. Um cineasta não cria 200 cenas desconexas, ele cria cenas que se encaixam para formar um longa metragem.

Eu gosto dessa foto dele por ter visto ela inserida anteriormente em dois trabalhos diferentes ("Peru" e "Black White and Things"), onde dá pra entender o significado dela. Solta no ar ela não é espetacular, mas a maioria das fotos também não é.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #31 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 22:34:13
E quadro, funciona sozinho?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 23:00:25
Sei lá, eu não entendo de pintura. Mas acho que funciona.

Mas alguns pintores modernos parecem criar conjuntos também. No caso do Edward Hopper eu acho que ver várias telas dele em grupo, ao invés de uma única, tem um impacto bem grande na interpretação. Fica bem mais claro a intenção e o sentimento de isolamento urbano sendo transmitidos quando você vê eles repetidos 50 vezes em diferentes formas. O impacto é bem maior que uma única imagem.

Uns meses atrás eu visitei a galeria de arte da minha cidade onde eles estavam exibindo a exposição de uma pintora local. Deviam ser umas 20 ou 30 telas que ela criou especialmente para essa exposição, e todas tinham uma linguagem e temas em comum. Com a exceção de umas 4 ou 5 telas que ela sequenciou, o resto não tinha uma ordem definida. Em um fotolivro, por outro lado, não só o tema e a consistência das imagens é importante, mas a ordem em que elas são apresentadas também contam muito (assim como a edição de um filme).


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #33 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 11:09:19
O cara saiu com a câmera e fotografou, mas o horizonte ficou torto ou a foto ficou distorcida, desalinhada...

Mas porque??? O que foi que aconteceu???

Alternativas:
a) o cara está com a mão torta e não consegue alinhar na hora de fotografar
b) o cara não sabe como corrigir isso, não sabe editar
c) o cara tem preguiça, então publica assim mesmo
d) o cara olha pra foto mas não consegue ver (ou perceber) que o horizonte ficou torto
e) o cara é um artista, estilo revolucionário, foto é com o horizonte torto mesmo
f) o cara é contra "padrões" do mercado, é um protesto, o que ele deseja é transgredir os padrões.

O que vc acha???

Acho que o cara não usa Pentax...  :D
https://www.youtube.com/watch?v=LQSNGPs938Q


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #34 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 23:29:31
Sei lá, eu não entendo de pintura. Mas acho que funciona.

Mas alguns pintores modernos parecem criar conjuntos também. No caso do Edward Hopper eu acho que ver várias telas dele em grupo, ao invés de uma única, tem um impacto bem grande na interpretação. Fica bem mais claro a intenção e o sentimento de isolamento urbano sendo transmitidos quando você vê eles repetidos 50 vezes em diferentes formas. O impacto é bem maior que uma única imagem.

Uns meses atrás eu visitei a galeria de arte da minha cidade onde eles estavam exibindo a exposição de uma pintora local. Deviam ser umas 20 ou 30 telas que ela criou especialmente para essa exposição, e todas tinham uma linguagem e temas em comum. Com a exceção de umas 4 ou 5 telas que ela sequenciou, o resto não tinha uma ordem definida. Em um fotolivro, por outro lado, não só o tema e a consistência das imagens é importante, mas a ordem em que elas são apresentadas também contam muito (assim como a edição de um filme).

Não tem sentido nem cabimento afirmar que pinturas avulsas funcionam, ou tem sentido, e fotografias não.

Um conjunto, série ou ensaio tende a transmitir uma mensagem mais completa, quando as fotos estão dentro de uma coerência, mas com certeza uma foto por si só pode sim fazer sentido, contar uma história.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 23:55:36
Fotos avulsas funcionam, obvio. Ok, eu estava usando hiperbole (como normalmente faco, para confusao de muitos) quando disse que "nenhuma foto funciona avulsa". Claro que muitas funcionam e se sustentam por si so. Existem varios exemplos de fotos iconicas solitarias ao longo dos tempos, mas vou colocar aqui duas mais recentes:





Essas fotos, porem, sao raras e a maioria esmagadora dos fotografos profissionais nao se dedica a fazer fotos avulsas assim. Normalmente elas ocorrem de forma quase que acidental, como no caso do assasinato do embaixador russo.

Agora, acho que isso eh fato, uma historia eh melhor contada por uma serie de imagens, e nao por imagens individuais. A imagem acima da manifestante sendo detida pela policia eh MUITO controversa, pois passa uma mensagem bem diferente da realidade (passa a mensagem de que uma delicada jovem negra, protestando pacificamente foi detida de forma truculenta por esses policias usando equipamento de guerra, quando na verdade ela decidiu de forma consciente se colocar no meio da rua para ser presa de proposito, o que os policias fizeram de forma rapida, eficiente e sem usar violencia -- mas a fotografia nao transmite isso).

Outro caso de uma imagem avulsa que passou uma imagem completamente falsa:



Essa foto eh do fotografo Thomas Hoepker, da Magnum. Essa foto eh totalmente controversa por passar uma mensagem completamente erronea dos fatos, ao mesmo tempo em que eh uma foto avulsa bem poderosa. Tem um pouco da controversia aqui (em ingles): https://www.theguardian.com/commentisfree/2011/sep/02/911-photo-thomas-hoepker-meaning

Imagens solitarias conseguem passar uma mensagem, sim, mas a mensagem vai ser mais poderosa e menos incorreta em uma serie. Mas muitas pessoas (fotografos ou entusiastas) ainda focam em ver "a" fotografia.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #36 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 11:06:31
Imagens solitarias conseguem passar uma mensagem, sim, mas a mensagem vai ser mais poderosa e menos incorreta em uma serie. Mas muitas pessoas (fotografos ou entusiastas) ainda focam em ver "a" fotografia.

Eis a grande dificuldade em participar de concursos, ou mesmo fazer algum exercício desenvolvendo uma única imagem sobre um tema específico.


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #37 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 11:19:52
vendo ouro
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 11:37:34
Essa questão de imagens solitárias e séries, são coisas completamente diferentes.

O mundo esta repleto de imagens solitárias e icônicas, que contam histórias poderosas, em algumas áreas da fotografia como no jornalismo, é de suma importância para ilustrar o fato o acontecimento.

As séries se resolvem de maneira diferente, e possibilitam o enredo e uma abordagem mais detalhada de temas, inclusive os que são menos imediatos de se entender.


Esse assunto é fascinante, e poderia haver um tópico exclusivo para essa discussão, para que ele não fique perdido neste aqui.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #39 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 16:18:35
Não sei, tenho minhas ressalvas com esse negocio de "mensagem" ou historia numa fotografia.
Se tirarmos o fotojornalismo e a fotografia documental, não sei se sobra alguma vertente da fotografia com mensagem ou historia.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #40 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 16:43:12
Não sei, tenho minhas ressalvas com esse negocio de "mensagem" ou historia numa fotografia.
Se tirarmos o fotojornalismo e a fotografia documental, não sei se sobra alguma vertente da fotografia com mensagem ou historia.

nossa

pense na fotografia publicitária
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #41 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 16:53:14
nossa

pense na fotografia publicitária

Pense na de paisagem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 16:53:46
Mas tem em todas as áreas da fotografia, por exemplo lembrando rapidamente de Cindy Sherman, Annie Leibovitz, Man Ray, e por ai vai, não da pra restringir.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #43 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 16:59:26
Qual a mensagem numa pintura como Monalisa?

Ainda acho muita forçação de barra procurar mensagem em tudo para justificar como importante.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 17:13:16
Muita coisa é boa e famosa sem necessariamente ter muito conteúdo, ou muita mensagem. Isso não significa que seja ruim.

Qual a mensagem das paisagens do Ansel Adams? Tangencialmente elas podem ter alguma mensagem sobre a natureza da terra americana, mas o prestígio maior das fotografias dele é a estética. Muitas vezes eu acho que o Cartier-Bresson sofre do mesmo "problema": as fotografias dele são lindas, ilustram excelente forma e composição e mostram um artista que elevou a fotografia para um nível técnico único pra época, e nada muito além disso (o Walker Evans, cujas fotografias eram cheias de comentário social, não gostava do Bresson; ele dizia que o Bresson era um homem rico que andava por ai tirando fotos bonitas).
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2017, 17:13:47 por Bucephalus »