Autor Tópico: Horizonte torto, foto distorcida e desalinhada... Porque???  (Lida 11486 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #60 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 22:40:00
Me metendo na conversa apenas para compartilhar, caso haja mais alguém que, assim como eu, não conhecia a história mencionada pelo colega acima, da famosa fotografia de Gary Winogrand e da fotografia feita quase no mesmo instante por Tod Papageorge, segue a história narrada pelo próprio: https://transatlantica.revues.org/7084


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #61 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 04:11:35
Croix,

Você foi claro o suficiente "Uma excelente fotografia dependera do objetivo da ou importância da foto", porém, minha proposição é a de tentar estabelecer um padrão de avaliação de excelência, pois, ao meu ver o simples fato de atingir um objetivo determinado não torna a fotografia necessariamente excelente [apesar que não gosto deste adjetivo não sei qual outro utilizar].

Se voce pegar a fotografia  de Gary Winogrand, Central Park Zoo, New York de 1967 você pode até não gostar, porém, por questão de minutos ele fez uma fotografia bem melhor do que Tod Papageorge havia feito minutos antes, inclusive, Tod Papageorge admitiu isto.
Os 2 fotógrafos tinham um objetivo comum, porém, uma fotografia saiu melhor que a outra e uma se tornou mundialmente conhecida. O que havia de diferente é o que torna uma fotografia excelente. Estou atrás desta resposta....
Abs,

Eu acredito que nao seja possivel na pratica no mundo de hora.

Isso era feto antes da  modernidade mas ai surguram os impressionistas...

Essa questao de qualidade eh discutida desde a idade antiga. Um padrao de excelencia que os intelectuais e grandes artistas buscavam era algo que tentasse tocar o atemporal. Aquilo que vc olha e tem uma experiencia de que o mndo todo esta na obra inclusive vc e ao mesmo tempo vc nao esta em nenhum ligar, mas em todo lugar. Algo que cria uma maior conciencia mental sobre o mundo.

Mas ai ja entra no ambito da metafisica. dificil de ser abordado em que nao somente artistas mas folosofos tem abordado desde a epoca de Platao, falando sobre exatamente a mesma coisa, mas de forma diferente, wittgenstein poe ser impossivel de ser abordado verbalmente. A linguagem eh uma midia limitada para compreender tal abordagem.

Fora desse parametro de excelencia que os grandes mestres e filosofos buscavam, nao vejo como ser possivel estabelecer outra forma de padrao nos dias de hoje.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 09:14:57
Acho que eh uma pergunta errada a se fazer.

A pergunta que eu consideraria correta seria, "o que eu devo alinhar?"

Muitas vezes, alinhar o horizonte deixa o sujeito da imagem torta, seja ela pessoa, arvore ate mesmo construcoes. Entao eu me pergunto o que eu quero alinhar, pode ser o horizonte ou nao.



A segunda pergunta seria "alinhar em relacao ao que?".
Alinhar o horizonte ou sujeito da imagem em relacao as bordas da foto nao eh a unica maneira de se alinhar a imagem. Vc pode alinhar em relacao aos cantos da imagem, em relacao a composicao de um canto esquerdo superior ao canto dizeito inferior.

Como no caso desse exemplo. Quem disser que a foto nao esta alinhada eh pq nao sabe ao que a foto esta alinhada.



Em minha opiniao, composicao eh mais importante do que horizonte alinhado com as linhas da borda em muitos casos.


Meu perfil pessoal é um pouco perfeccionista.
Acho que por isso me agrada corrigir o nível das imagens, notadamente quando o horizonte aparece de forma bem visível. Paisagem, geralmente.
O que não quer dizer que tudo tenha que estar "no nível".
O que quero dizer é que a imagem não pode lhe passar um incômodo. Você não pode perceber que há algo de errado com a foto, mesmo que você não saiba exatamente o que é.

Esta acima passa uma normalidade, um equilíbrio. Não percebemos nada estranho, nada incômodo. Nem vem à cabeça nada com relação a nível.
Isso é o suficiente.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 09:22:13
Os últimos posts me incentivam a permanecer acompanhando o post!
Está muito bom!
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 09:49:52
Em eventos social acho complicado (e fora de moda) fazer toda uma serie abusando de fotos inclinadas. Houve uma época em que as pessoas começaram a fazer dessa forma massivamente, antes disso era novidade, mas depois virou o brega comum, a estética copiada, e passou a ser visto como falta de criatividade.

Já pararam pra imaginar como fica um álbum repleto de fotinhos inclinadas???

Por aqui não fazemos assim, recomendo: use com muuuita moderação, o que importa mesmo é o evento em si e não a dinâmica estética da foto social inclinada.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #65 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 10:03:25
Em eventos social acho complicado (e fora de moda) fazer toda uma serie abusando de fotos inclinadas. Houve uma época em que as pessoas começaram a fazer dessa forma massivamente, antes disso era novidade, mas depois virou o brega comum, a estética copiada, e passou a ser visto como falta de criatividade.

Já pararam pra imaginar como fica um álbum repleto de fotinhos inclinadas???

Por aqui não fazemos assim, recomendo: use com muuuita moderação, o que importa mesmo é o evento em si e não a dinâmica estética da foto social inclinada.

Exato, conforme comentado, quando o objetivo da fotografia é comercial, aonde vc está entregando para outra pessoa o produto, executar o trabalho mais dentro de regras e do convencional é o mais indicado, claro, podendo sim fazer tbm coisas criativas e inovadoras, principalmente se isso já é uma característica do seu trabalho e é conhecido pelo cliênte, mas sem abusar.

Agora em se tratando de trabalho autoral não existe limites. Pode ser que ninguém vá gostar, mas como dito, o que vale é o que vc quer, a não ser que vc não saiba lidar com a não aceitação dos outros....rsrs.

Tem gente que não só fotografa com o mesmo estilo como fotografa sempre as mesmas coisas, ou sempre do mesmo jeito, ou sempre no mesmo momento, ou luz, imprimindo uma característica ( por ex o cara só fotografa crepúsculo e silhuetas ) ou só contraluz, ou só abstrato.

O importante é ser feliz.



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #66 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 10:21:26
Em eventos social acho complicado (e fora de moda) fazer toda uma serie abusando de fotos inclinadas. Houve uma época em que as pessoas começaram a fazer dessa forma massivamente, antes disso era novidade, mas depois virou o brega comum, a estética copiada, e passou a ser visto como falta de criatividade.

Já pararam pra imaginar como fica um álbum repleto de fotinhos inclinadas???

Por aqui não fazemos assim, recomendo: use com muuuita moderação, o que importa mesmo é o evento em si e não a dinâmica estética da foto social inclinada.
Acredito que vc esteja correto, no que se diz respeito a pegar uma regra e sair aplicando em tidas a fotos. Seja isso com fotos inclinadas, seja regra do terco, seja qualquer regra.

Ou melhor dizendo, pegar esses padroes ditos esteticos e seguir como regras.

Pq quem faz isso nao sabe de fato o que esta fazendo. Esta seguindo apenas im comando tecnico pre estabelecido.


Foto inclinada nao eh para ser aplicada por ser uma regra, por parecer diferente, por estar na moda ou pq o cliente gosta. E nem eh para se deixar de ser aplicado pq esta fora de moda, pq todo mudo fez, pq parece cafona ou pq o cliente nao gosta.

Foto inclinada eh para ser aplicado quando se ve que a cena e momento demanda tal mensagem visual, de acordo com a composicao da imagem, momento, e mensagem. E o mesmo vale para foto com horizonte alinhado com as bordas, regra do terco, sujeito centralizado na imagem, etc.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #67 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 12:04:18
Qual a mensagem numa pintura como Monalisa?
Ainda acho muita forçação de barra procurar mensagem em tudo para justificar como importante.
:hysterical: :hysterical: :hysterical: Sempre tive a mesma impressão, Vangelismm. A Monalisa foi, provavelmente, um retrato pago de alguma ricaça da época.. Mas faz-se inúmeras conjecturas sobre o olhar, a pose, etc...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #68 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 14:23:44
:hysterical: :hysterical: :hysterical: Sempre tive a mesma impressão, Vangelismm. A Monalisa foi, provavelmente, um retrato pago de alguma ricaça da época.. Mas faz-se inúmeras conjecturas sobre o olhar, a pose, etc...

Eh so um retrato encomendado mesmo.

Mas eh um retrato muito bem executado para os padroes da epoca.

Alem de ser um dos poucos pouquissimos quadros criados por um dos artista e cientista mais famoso, respeitado e popular na historia da humanidade.

Para os padroes atuais a pintura nao tem nada de especial mesmo.


Tem a questao do sorriso dela. Alguns veem ela seria e outros veem ela com um timido sorriso. Mas isso eh apenas uma curiosidade, um mero detalhe mas quem ha quem gosta de criar sensacionalismo quanto a isso.

Mas sensacionalismo eh criado sobre tudo hoje em dia. O quadro da "Mina Lisa" eh so mais um.


Eh que nem carro. Tem gente que ve uma ferrari e fica todo empolgado. Ja para eu que nao sei absolutamente nada de carros uma ferrari eh so um entre muitos monte de lata sob rodas.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #69 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 14:40:52
Mas eh um retrato muito bem executado para os padroes da epoca.
Claro que eu não tô desdenhando do cara, né CROIX. Até por que nem meus bonecos-palito prestam.  :doh:
Tô zoando exatamente as conjecturas sobre...
Eu acredito que o CIENTISTA Da Vinci fazia suas pinturas utilizando os conhecimentos de física e anatomia que tinha. Calculando tudo.. proporções, projeção de luz e reflexos, etc.. E é bem possível que ele utilizasse uma espécie câmara escura, ou algum instrumento de projeção de imagem pra pintar. Tem até um documentário sobre o Vermeer na NETFLIX que aborda a pintura renascentista sob esse aspecto.. Bem interessante. Mas só o fato deles fabricarem as suas tintas na época já é elogiável.  :ok:


Arnalsan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 16:21:12
Sobre Monalisa posso citar o olhar, ela olha o observador, o que foi uma mudança radical na pintura da época - as mulheres eram tradicionalmente representadas com a cabeça abaixada e inclinada para um lado.

@Bucephalus, concordo que o Tema tem que ser desafiante e original, porém, tem que estar alinhado como o olhar do espectador médio.  Quando ao executar concordo que tem que ser eficiente, poética e penetrante....

Se voce pensar existe um padrão se formando....

O ser feliz ou não com a fotografia é uma questão muito importante, no entanto, a autocritica é essencial e deve ser orientado por uma gama de referenciais.... esta é minha proposta...

abs,


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 16:52:45
Entre várias outras coisas, na Monalisa Da Vinci revolucionou com algumas técnicas que na época foram inovadoras, entres elas o "esfumato" (me desculpem se estiver errado, acho que é esse o nome), onde ele não usa uma linha de contorno (como todos faziam antes) mas através de gradientes de tons criados com varias camadas de cores ele determinava as formas, a profundidade e o volume. Tem vários outros segredos na geometria e nas mensagens subliminares que ele consegui colocar ali, e existem dezenas de documentários sobre isso.


https://youtu.be/IitbJszd1kM


https://youtu.be/WyVqNtfRrC4


Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #72 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 17:05:16
Entre várias outras coisas, na Monalisa Da Vinci revolucionou com algumas técnicas que na época foram inovadoras, entres elas o "esfumato" (me desculpem se estiver errado, acho que é esse o nome), onde ele não usa uma linha de contorno (como todos faziam antes) mas através de gradientes de tons criados com varias camadas de cores ele determinava as formas, a profundidade e o volume. Tem vários outros segredos na geometria e nas mensagens subliminares que ele consegui colocar ali, e existem dezenas de documentários sobre isso.


https://youtu.be/IitbJszd1kM


https://youtu.be/WyVqNtfRrC4

Mas o que interessa mesmo eh que nao esta desalinhado. Se nao teria feito errado.  :D


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 17:38:18
Mas o que interessa mesmo eh que nao esta desalinhado. Se nao teria feito errado.  :D
kkk, sim, e se estivesse torto, provavelmente hoje seria o correto...
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #74 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 18:16:58
Pois é, eu não questiono a importância da Monalisa na época e nem agora.

É talvez a obra de arte mais cara do mundo e não passa "mensagem" nenhuma. E isso não é um demérito!
Fotografia não tem que passar mensagem pra ser boa, isso é coisa da turma do politicamente correto, que todo filme ou livro precisa ter uma lição de moral ou de vida.

Eu acho que as pessoas, por a caso, fotografam uma mensagem, como na foto de um protesto, e acham que toda fotografia precisa passar alguma coisa ou trazer sentimentos a tona.
Mas é o assunto fotografado que tem a mensagem e não a fotografia.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs