Autor Tópico: Horizonte torto, foto distorcida e desalinhada... Porque???  (Lida 11278 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Fevereiro de 2017, 16:29:50
O cara saiu com a câmera e fotografou, mas o horizonte ficou torto ou a foto ficou distorcida, desalinhada...

Mas porque??? O que foi que aconteceu???

Alternativas:
a) o cara está com a mão torta e não consegue alinhar na hora de fotografar
b) o cara não sabe como corrigir isso, não sabe editar
c) o cara tem preguiça, então publica assim mesmo
d) o cara olha pra foto mas não consegue ver (ou perceber) que o horizonte ficou torto
e) o cara é um artista, estilo revolucionário, foto é com o horizonte torto mesmo
f) o cara é contra "padrões" do mercado, é um protesto, o que ele deseja é transgredir os padrões.

O que vc acha???

« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2017, 16:41:05 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 16:36:01
f)

O problema é que tá cheio de gente que comprou uma camera e 2 dias depois se acha o artista e está fugindo dos padrões impostos pelo mercado.
"Regra dos terços? pffft... Todo tutorial de fotografia diz que tenho que conhecer as regras e depois quebrá-las. Sou fodão, quebro elas desde o inicio. Arte é subjetiva"
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2017, 16:58:41 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 16:36:24
é sério isso?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 16:37:00
c) o cara olha pra foto mas não consegue ver (ou perceber) que o horizonte ficou torto
As vezes tenho essa dificuldade de perceber o horizonte torto em algumas fotos. :assobi:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 16:41:28
e)

O problema é que tá cheio de gente que comprou uma camera e 2 dias depois se acha o artista e está fugindo dos padrões impostos pelo mercado.
"Regra dos terços? pffft... Todo tutorial de fotografia diz que tenho que conhecer as regras e depois quebrá-las. Sou fodão, quebro elas desde o inicio. Arte é subjetiva"

Edit: opa, agora q eu vi que a c) tá duplicada
Ou seja, minha resposta vira f)
obrigado, deu tempo de corrigir!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 16:58:36
As vezes tenho essa dificuldade de perceber o horizonte torto em algumas fotos. :assobi:

Tenho uma 'noia' com horizonte torto, mas claro que já deixei passar, mesmo ficando uma hora editando a foto, pois as vezes quem realizou, ou está diretamente envolvido, não percebe mesmo, pode acontecer, principalmente quando o 'nível' não é algo tão claro na imagem.

Acredito que quase metade das minhas fotos são clicadas com o horizonte torto ( no momento do clique ), tenho um sério problema em perceber isso pelo visor - mesmo com o uso das linhas guia - ( e não gosto de fotografar pelo live view ).


Mas respondendo a pergunta, acho que na maioria das vezes é uma falta de conhecimento sobre isso, uma falta de 'educação fotográfica', a pessoa realmente ignora o erro, embora claro, cada um pode fazer o que ou como quiser, se vai ser aceito ou não ai é outra história.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 17:13:12
Vejo muita paranoia de quem tentar alinhar o que não precisa.

Principalmente quando o ponto de fuga do horizonte vem de encontro a câmera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 17:45:14
Acho que todas as alternativas podem ser verdadeiras, cada caso, um caso.

Nas alternativas "a" e "d", falando por mim, eu era um que, sem a mínima noção fotográfica, tirava foto torta e sequer reparava. Tenho fotos de viagens para a Riviera Maia e Nova Iorque que achava o máximo por ter conseguido os registros particulares, mas estão uma bela de uma porcaria com a visão que tenho hoje.

Alternativa "e" é bastante válida e, com efeito, fica sensacional quando bem pensada - inclusive muitas vezes não é torto, é inclinado mesmo, quase 45 graus! Mas essa semana mesmo teve uma foto de rua na galeria com o horizonte levemente inclinado que ao meu ver ajudou na sensação de movimento que a foto parecia ter se proposto, enquanto alguns apontaram como defeito. Aí fica a critério de cada um que observa.

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 22:24:11
eu acho que o problema é bitolação

todos sabem que são GUIAS e não REGRAS. Guia é guia. Regra é regra.

Tem horas que convém e tem horas que não convém. Cabe a experiência da pessoa e basta analisar o portfólio pra entender tbm o contexto dos trabalhos. Também existem casos que dá pra notar quando é erro ou quando é "foda-se". Isso é outra coisa que só com experiência dá pra perceber. Isso falando de uma maneira geral. Não só foto desalinhada.

Enfim. Tudo depende da experiência do observador e de quem está fazendo o trabalho pra entender. E tbm existem tipos de fotografias que exigem mais e as que exigem menos "regras". Fotografia de rua, por exemplo, é menos exigente. Aí vai mais do gosto da pessoa (q às vezes pode até ser por não perceber mesmo que está "errado").


« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2017, 22:28:16 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 22:37:27
g) o cara não se importa com essas coisas, pois no fim das contas essas coisas realmente não importam porra nenhuma pra fotografia de verdade. Quem eu vejo se preocupar muito com isso é a pessoa mais bitolada, que só entende regra ou que tem a estética "perfeccionista" de regra dos terços, proporção áurea, foco cravado, ISO baixo e todas essas feitiçarias que eles acreditam ser a fórmula para boa fotografia.








lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 22:38:33
f)

O problema é que tá cheio de gente que comprou uma camera e 2 dias depois se acha o artista e está fugindo dos padrões impostos pelo mercado.
"Regra dos terços? pffft... Todo tutorial de fotografia diz que tenho que conhecer as regras e depois quebrá-las. Sou fodão, quebro elas desde o inicio. Arte é subjetiva"

Esse tbm é um problema. Outro é gente que está há mais de 5 anos fotografando, não tem evolução perceptível e fica querendo palpitar na internet criticando novos entrantes.

É meio que uma auto crítica :hysterical:

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 22:42:19
Tenho fotos de viagens para a Riviera Maia e Nova Iorque que achava o máximo por ter conseguido os registros particulares, mas estão uma bela de uma porcaria com a visão que tenho hoje.

Mas é isso que eu acho errado. Você mesmo se disse satisfeito com as imagens, mesmo com horizonte torto. Acho que é isso que temos que procurar em fotografia, imagens que satisfaçam a você, e não a alguém que criou uma regra de que foto tem que ser alinhada ou enquadrada de uma certa maneira.

Agora veja isso: você com o tempo internalizou a idéia de que a foto tem que ser toda geométrica, com todas as linhas retas, e as fotos que uma vez você gostava agora ficaram ruins? É isso o que mata toda a criatividade e liberdade em fotografar, e dá pra ver bem claramente ali como ela matou sua liberdade.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 23:06:32
Mas é isso que eu acho errado. Você mesmo se disse satisfeito com as imagens, mesmo com horizonte torto. Acho que é isso que temos que procurar em fotografia, imagens que satisfaçam a você, e não a alguém que criou uma regra de que foto tem que ser alinhada ou enquadrada de uma certa maneira.

Agora veja isso: você com o tempo internalizou a idéia de que a foto tem que ser toda geométrica, com todas as linhas retas, e as fotos que uma vez você gostava agora ficaram ruins? É isso o que mata toda a criatividade e liberdade em fotografar, e dá pra ver bem claramente ali como ela matou sua liberdade.
e como é gostoso e libertador sair de uma fotografia bem ajustada pra uma despirocada louca

se eu mostro as fotos de agora, maioria acha uma merda mas tô nem aí  :) Ta sendo uma experiência incrível. Muita gente acha que as minhas fotos antigas são as mais recentes por ser mais tradicional e "correta" aos olhos deles.

Muitos deviam dar um "foda-se" em algum momentos só pra respirar um pouco. Nem que seja por alguns dias e depois voltar para o que fazia antes.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2017, 23:08:19 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 23:25:50
A maioria das minhas fotos saem com o horizonte torto. Talvez por causa de um problema no meu braço direito, hereditário, mas ai corrijo na pós. Algumas deixo torto mesmo, por questão de gosto pessoal.

As 2 fotos que o colega Bucephalus colocou, me agradam bastante.  "Fugiu" da regra do horizonte reto, mas a composição foi favorável. Não ligo muito para isso.

Não comento nas fotos, mas o tanto de imagens MUITO ruins que vejo nos grupos do Face (horizonte muito torto, composição terrível e pós bizarro), eu prefiro fechar a janela pra não ficar nervoso... :D


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2017, 23:48:11
Mas é isso que eu acho errado. Você mesmo se disse satisfeito com as imagens, mesmo com horizonte torto. Acho que é isso que temos que procurar em fotografia, imagens que satisfaçam a você, e não a alguém que criou uma regra de que foto tem que ser alinhada ou enquadrada de uma certa maneira.

Agora veja isso: você com o tempo internalizou a idéia de que a foto tem que ser toda geométrica, com todas as linhas retas, e as fotos que uma vez você gostava agora ficaram ruins? É isso o que mata toda a criatividade e liberdade em fotografar, e dá pra ver bem claramente ali como ela matou sua liberdade.

É diferente. Eu não tinha conhecimento algum. Ficava contente com as fotos por ter vivido aquilo, mas decepcionado por não conseguir transmitir aos outros o que eu via. Foi por isso que entrei no forum. Pode até pesquisar no meu perfil aqui do forum e ler minhas primeiras postagens. Ou seja, quero dizer que tirar as fotos com o horizonte torto (ou sem uma boa composição, estando ela nas regras ou não) não era criatividade, era simplesmente uma experiência empírica.

Se fui influenciado pelas regras (ou guias, como citaram aí), tenho certeza que sim. Mas a maioria dela me ajudou a compor de uma forma a obter o resultado que eu queria mas que não fazia ideia de como conseguir. Não me acho no nível de querer ditar algo ou afirmar que quebro as regras porque já domino tudo ou qualquer coisa neste sentido, mas sim, consigo fotos que gosto (e que outros parecem gostar) tanto com tudo alinhadinho quanto com supostas "falhas". E isso me deixa satisfeito hoje, mesmo sabendo o quanto ainda posso melhorar.

O que quis dizer naquele primeiro comentário é que existe gente sim que tira uma foto torta sem notar, mas que se estivesse alinhada, muuuito provavelmente iria achar melhor sem nem entender o porque. Ao menos essa foi minha experiência. Mas em momento algum quis dizer que boas fotos possam ser feitas sem essa preocupação, inclusive falo isso na sequencia daquele post.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C