Autor Tópico: Lente 50mm 1.8  (Lida 1274 vezes)

newtonvaz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 17 de Fevereiro de 2017, 10:59:53
Bom dia, gostaria de saber se aqui tem pessoas com experiência em fotos usando a lente 50mm? A minha dúvida é o seguinte: quando eu uso esta lente na minha câmera, uma Canon 500D, eu sempre acho que a imagem sai um pouco borrada, sem nitidez, mesmo com o obturador rápido. Observei que em outras lentes, as do  kit por exemplo (18-55) não acontece isso porque ela tem um Estabilizador de Imagem. Gostaria de informações para que eu possa tirar o melhor proveito desse tipo de lente. Obrigado.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 11:07:22
Se vc estiver usando uma abertura máxima da lente é normal perder um pouquinho o foco.experimenta fechar o diafragma pelo menos em f/2.5, eu dificilmente uso ela abaixo disso.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 16:41:32
Depende de quão rápida está a velocidade de disparo (que pode facilitar uma foto tremida e é onde o estabilizador de imagem atuaria) e de quão aberta está a lente, pois isso influencia numa "curva" de nitidez da lente e, no caso da 50/1.8, ela realmente perde um pouquinho nas maiores aberturas, como o pablo.ebani comentou no post acima.

Agora, por experiência própria, a maior chance é você estar confundindo essa falta de nitidez com profundidade de campo reduzida (DOF), especialmente ao se aproximar bastante do objeto e/ou usar grandes aberturas. Neste cenário, o plano que fica em foco aparente é bem reduzido e se o foco não estiver no local mais conveniente, vai parecer que a foto toda está borrada. Isso não acontece (muito) com a 18-55 porque ela não chega a aberturas muito extremas, então você só conseguiria DOFs curtos com ela em situações específicas.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 17:48:18
Poste alguma foto (e o exif) que achou que ficou borrada e sem nitidez para possamos te ajudar melhor.  :ok: