Autor Tópico: 5d Mark II - imagem mais escura que outras cameras  (Lida 5553 vezes)

Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #15 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 12:52:53
Galera. Mas ele tá comparando um sensor FF x CMOS. Isso é suficiente para dar alguma diferença, não? Talvez não de 1-2 pontos, mas um pouco sim.

Caso haja alguma configuração diferente, não.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 13:09:27
Nosso amigo não falou se está usando o mesmo ISO.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #17 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 13:26:24
Nosso amigo não falou se está usando o mesmo ISO.
Ele disse ter usado "as mesmas" configurações nas duas.
Até onde sei.. Sensores menores tem melhor obtenção de luz. Lógico que aqui entram outras inúmeras variáveis. Mas numa mesmíssima configuração poderíamos esperar imagens mais claras no menor sensor.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #18 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 13:30:18
Ainda acho que é o brilho do LCD  :assobi:



zeyden

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #19 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 16:19:32
Gente, eu comparei as fotos no monitor.
Eu comparei com cameras FF e cropada.
Eu usei a mesma configuração de vel., abert., ISO. E até onde eu vi, sem compensação de nada.
Eu testei com a mesma lente e com lentes diferentes, e com maquinas da canon, nikon e sony.
Ontem eu testei fazendo um vídeo, e a imagem tbm ficou escura. Dava pra perceber uma certa vinheta na imagem da 5d.

Penso que pode ser a cortina, ja que ela tem 140mil clicks. Mas tbm pode ser que ela esteja disparando alguma configuração sozinha. Sinceramente eu não sei, preciso ter ideia do que pode ser, para apresentar para o vendedor, já que ele me deu garantia.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 16:35:22
Nunca vi nenhum relato de problema com obturador que deixasse a quadro todo subexposto.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #21 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 17:38:47
Gente, eu comparei as fotos no monitor.
Eu comparei com cameras FF e cropada.
Eu usei a mesma configuração de vel., abert., ISO. E até onde eu vi, sem compensação de nada.
Eu testei com a mesma lente e com lentes diferentes, e com maquinas da canon, nikon e sony.
Ontem eu testei fazendo um vídeo, e a imagem tbm ficou escura. Dava pra perceber uma certa vinheta na imagem da 5d.

Penso que pode ser a cortina, ja que ela tem 140mil clicks. Mas tbm pode ser que ela esteja disparando alguma configuração sozinha. Sinceramente eu não sei, preciso ter ideia do que pode ser, para apresentar para o vendedor, já que ele me deu garantia.

Tenho 5D makrii com quase 200 mil cliques, tenho um amigo que a dele está beirando os 300 mil, se a cortina for dar problema dá de vez, acredito que não fique avisando.
Sobre sua dúvida, sem fotos desses comparativos fica praticamente impossível te passar alguma informação, tudo vai ficar na base da especulação.

Tente postar essas comparações e os histogramas  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 19:21:27
Coloque aqui uma foto boa e uma ruim com seus respectivos exifs. Sem isso não chegaremos a lugar algum.


zeyden

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #23 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 00:25:24
https://drive.google.com/open?id=0B8VrIaFoSW3ceVFjQ3paVXluR2c
Segue as imagens.
Eu fiz outro teste, tirei duas fotos com maquinas diferentes, e analisando o fotometro em modo matricial com as duas em neutro e a mesma configuração as fotos ficaram diferentes. (são as fotos da tomada). O WB esta diferente, eu esqueci de mudar.
Então, a camera me deu a mesma informação da outra, com a mesma configuração, o histograma é quase idêntico, mas ele me da uma imagem mais escura.


zeyden

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #24 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 13:46:35
Percebam a vinheta que a canon dá!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 14:19:49
Vinheta pode ser a correção habilitada na sony.

Eu achei a diferença aceitável, considerando que são lentes diferentes, com T-stops distintos.

Inclusive essa correção deve está habilitada na 5d do seu amigo e na sua não.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


zeyden

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #26 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 14:35:52
A vinheta esta na 5d, como você disse que ela pode ser corrigida na 5d, me diz como eu posso fazer isso.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 14:42:10
A tela é essa: http://cpn.canon-europe.com/content/education/infobank/digital_camera_features/in_camera_lens_correction.do

Só n sei dizer o menu exato na mk II.

Se não aparecer o botão para habilitar, você precisa conectar sua camera no cabo usb e abrir o programa da Canon.
Lá tem uma funcionalidade para baixar os perfis de correção das lentes que você usa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #28 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 18:48:19
Pode ser também o "Highlight tone priority" (penúltimo ícone no Menu, C.Fn II: Image, função 3). Se estiver habilitado, a câmera subexpõe a imagem para proteger as luzes altas.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #29 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 16:45:45
Já notei isso na minha 5d mark 2 também... mas deixei pra lá.

Tipo, na minha t1i eu fotografo em iso 1600 uma cena. Se for pra 5d 2 eu tenho que aumentar o iso pra 2500. Com mesma abertura e velocidade. Não sei pq.