Autor Tópico: 5d Mark II - imagem mais escura que outras cameras  (Lida 5500 vezes)

zeyden

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 17 de Fevereiro de 2017, 14:42:47
Olá!
Eu comprei uma mark2 usada esses dias, aí trabalhando ontem, eu percebi que usando a mesma configuração de outro fotografo (usando mark 3 com a mesma lente 24-105), na mesma luz, minhas fotos saiam mais escuras, 1 à 2 pontos, vim pra casa e testei em uma sony a37 que eu tenho, e deu a mesma coisa, a foto mais escura na mesma configuração, vcs sabem o que pode ser isso?⁠⁠⁠⁠


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 15:28:59
Poste exemplos de todas as fotos mencionadas + exif de cada uma delas.

Vc não está trabalhando com alguma configuração de compensação?
Usou flash? Tem compensação no flash?
Quando mediu a cena, a marca do fotômetro ficava igual nas três câmeras?
Como vc fez uma cena igual em casa, vc tem estúdio em casa?

Qualquer variação de centímetros pros lados, cima ou baixo, altera a luz na foto, então a não ser que vc tenha tudo realmente controlado ( tripé, luzes controladas ) e medido com fotômetro, realmente pode haver variação, certo?


zeyden

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 16:11:00
Raphael, eu chequei a compensação, e a camera estava toda no manual, no memento do evento eu dividia a luz de led com o outro fotógrafo, em casa, eu fiz a foto de um objeto, mas como a câmera esta no manual, creio que não influenciaria no resultado final, sabendo que as duas câmeras estão com a mesma configuração. Eu vou procurar comparar com outra mark2, enquanto isso, não posso acrescentar mais dados. Só queria saber se vocês conheciam este tipo de "problema".
Lembrando que eu ja atualizei o firmware dela e resetei as configuração de fábrica, e a situação persiste.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 16:47:08
Curioso. Se estivesse falando apenas da leitura no fotometro poderia ter bastante variação, desde o modo de medição (matricial, pontual, por zona, etc) até pequenas leituras diferentes do cenário como o Raphael comentou. Mas disparando duas câmeras com as mesmas configurações, tudo em manual, não deveria sair algo tão diferente... ao menos não dessa grandeza de 1 a 2 pontos.

No seu caso em específico ainda, com a Sony de espelho translúcido, dizem que ela sim que possui uma leve perda de luz nessa tecnologia. Ou seja, deveria ser o contrário!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 16:51:42
Deve ser alguma coisa errada que vc esta fazendo...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 17:27:11
Deve ser alguma coisa errada que vc esta fazendo...

2x....só pode.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 17:34:05
Raphael, eu chequei a compensação, e a camera estava toda no manual, no memento do evento eu dividia a luz de led com o outro fotógrafo, em casa, eu fiz a foto de um objeto, mas como a câmera esta no manual, creio que não influenciaria no resultado final, sabendo que as duas câmeras estão com a mesma configuração.

Me desculpe meu caro, mas como dito, tudo influencia e as variações são tantas que podem sim fazer o resultado ser inesperado.

O Elder comentou algo importante e que tem grande chance de ser: O modo de medição.
De pontual pra matricial muda completamente a leitura, e o que vc falou sobre fotografar em casa com a mesma configuração não tem cabimento ( me desculpe ), pois não sendo a mesma cena, a mesma luz, a mesma composição, a luz que vai entrar será totalmente outra.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 19:39:10
Não entendi porque não daria certo o teste dele. Fotografou em casa com as 2 cameras no manual. Não importa o modo de medição nesse caso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 20:14:11
Não entendi porque não daria certo o teste dele. Fotografou em casa com as 2 cameras no manual. Não importa o modo de medição nesse caso.

Ele fotografou em casa com as duas câmeras no modo manual a mesma cena e a foto da 5d ficou escura, portanto tem grande chance de ser o modo de medição que está diferente, por ex uma em matricial e outra em pontual, certo?

O que eu disse sobre o teste dele não dar certo é que eu entendi que ele estava usando uma imagem deferente, obtida numa condição diferente para analisar e concluir que estava escura em relação a feita anteriormente, mas se ele usou novamente duas câmeras nessa nova situação, com a mesma configuração, para tirar a prova e ficou tbm diferente, a única explicação é ou a medicação em ambas estar diferente, no caso de ele estar calibrando a régua do fotômetro igual, ou uma compensação.... :ponder:





Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2017, 20:46:43
Não entendi porque não daria certo o teste dele. Fotografou em casa com as 2 cameras no manual. Não importa o modo de medição nesse caso.

2x


Raphael, pelo que entendi (e acho que o vangelismm também entendeu assim), ele esta ignorando a régua do fotometro, ou qualquer modo de medição. Ele aponta as duas câmeras para o mesmo objeto, sob a mesma luz e com a mesma configuração (ISO, Velocidade e Abertura), as imagens tem que sair iguais (ou muito próximas) pois isso é padrão desde o filme. É como se a Sunny 16 funcionasse em uma câmera e na outra não.

Ja testou com outra lente? Sua lente pode não estar abrindo na abertura indicada, ou algum problema no corpo que indicando velocidade ou ISO diferente do real.
Testa com outra lente e manda pra assistência.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2017, 20:47:18 por Roberto Dellano »


zeyden

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 00:47:27
Eu ja vi o modo de medição, a compensação, e na camera esta tudo neutro, tudo igual.
Testei com a mesma lente tbm, e comparei com 3 cameras diferentes, a ultima foi uma d3100 com uma lente 18-55 e a minha imagem ficou nitidamente mais escura.
Conversando com uns amigos de um grupo no whatsapp, eles sugeriram que poderia ser a cortina, eu considerei isso tbm, ja que pelo que vi o problema esta no corpo da 5d. Então, desconfio que seja a cortina e/ou o sensor.
O que vocês acham?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 05:25:59
O obturador teria que está se movendo mais rápido que o normal para deixar a foto sub.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 10:14:20
Eu ja vi o modo de medição, a compensação, e na camera esta tudo neutro, tudo igual.
Testei com a mesma lente tbm, e comparei com 3 cameras diferentes, a ultima foi uma d3100 com uma lente 18-55 e a minha imagem ficou nitidamente mais escura.
Conversando com uns amigos de um grupo no whatsapp, eles sugeriram que poderia ser a cortina, eu considerei isso tbm, ja que pelo que vi o problema esta no corpo da 5d. Então, desconfio que seja a cortina e/ou o sensor.
O que vocês acham?
Não entendi se vc testou com outra lente. Além da cortina, se foi com a mesma lente, pode ser que o diafragma não esteja fechando corretamente. Tem o botãozinho que aciona o diafragma ao lado da baioneta (no corpo da câmera), variando a abertura e olhando de frente para a lente, da pra ver se ele esta fechando de maneira diferente.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #13 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 12:35:57
Está comparando as fotos no monitor do PC ou nos LCDs das câmeras ?
Pode ser o brilho da tela  :D

Tente postar as fotos com histograma, nunca vi isso acontecer.
Veja também se há compensação de Iso na 5D2  :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 12:49:27
Galera. Mas ele tá comparando um sensor FF x CMOS. Isso é suficiente para dar alguma diferença, não? Talvez não de 1-2 pontos, mas um pouco sim.