Autor Tópico: O que vcs considerariam um trabalho fotografico Kitsch?  (Lida 2397 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 19 de Fevereiro de 2017, 13:17:49
Eu pergunto pq alguns meses atras eu estava falando com uma mulher que tinha gostado muito do meu trabalho, ela inclusive chegou a comprar 2 dos meus livros e uma das minhas fotos.

Entao eu fui mostrar a ela outros trabalhos meu, e ao ver essas fotos ela falou que eram fotos Kitsch:
http://www.marciofaustino.com/still-and-close-up.html


Mais recentemente, eu estava conversando com um cara que disse a principio nao ter apreciado tanto as minhas fotos, mas depois ele voltou com a namorada dele e dessa vez ele disse que passou a gostar bastante. Eles acabaram comprando 3 fotos.

Eu fui mais uma vez mostrar outros trabalhos meus a eles, e ao mostrar essas fotos ele disse que achava as fotos Kitsch:
http://www.marciofaustino.com/pinhole-portraits.html (Para quem tem alergia a mamilos femininos, tem duas fotos em que aparecem mamilos femininos).


A impressao que eu tive eh que qualquer imagem com um visual mais antigo, algumas pessoas ja colocam a Tag: Kitsch. Sem nem mesmo olhar realmente para as fotos e buscar ver o que elas possam transmitir.



Entao eu pergunto, quais as caracteristicas que vcs acreditam que uma fotografia Kitsch representa?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 13:27:34
kitsch não seria algo brega?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 13:35:55
kitsch não seria algo brega?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Sim.
Seria pegar algo popular do passado e usar de maneira exagerada como algo super belo, mas que nao eh por justamente ser exagerado de mais.

Como desenhos e pinturas do Charlie Chaplin chorando ou como retratos da Marilyn Monroe com um sorriso super brilhante e cores vibrantes.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 13:45:59
Sim.
Seria pegar algo popular do passado e usar de maneira exagerada como algo super belo, mas que nao eh por justamente ser exagerado de mais.

Como desenhos e pinturas do Charlie Chaplin chorando ou como retratos da Marilyn Monroe com um sorriso super brilhante e cores vibrantes.

acho que "a modinha" está voltando.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 14:41:11
acho que "a modinha" está voltando.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Qual modinha?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 18:52:47
Eu postei a mesma coisa em outro forum, e obtive respostas que me fizeram sentir melhor  :)

Citar
Kitsch generally means in "poor taste."  Now, taste is subjective, so what may be Kitsch to one is high art to another.  I can see how some may view the pinhole camera portfolio as Kitsch because (1) the nudity isn't necessary (girl outdoors) and (2) its more or less portraiture lacking irony, humor or some other reason (for the nudity portion).  You will definitely have a percentage of viewers attach the Kitsch label and other will not.

Citar
it's not how I would describe them, but there is a trend, however small it might be.

Citar
A Google image search for    Kitsch     brings results that look completely different.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 18:53:44
Kitsch pra mim é quando alguém mira em algo sofisticado e acerta no cafona. É tentar fazer algo de alto nível (artístico, cultural, econômico), mas resultando em uma caricatura cômica que erra totalmente o espírito do que foi tentado.

Seu estilo é definitivamente anacrônico. Acho que você faz fotografia como os pictoralistas do início do século, e também umas naturezas mortas tipo as que o Edward Weston fazia na década de 30. Se você é bem sucedido ou não eu não sei (esse não é meu estilo), mas imagino que esses seus clientes vêem isso, uma tentativa de fazer fotografia mais romantizada de um passado distante que hoje em dia seria visto como kitsch por ser tão fora de época que parece caricato.

Uma pergunta que não tem nenhuma relação com o tópico, mas que bateu uma curiosidade aqui: porque você fotografa nesse estilo? Com certeza não é algo que surgiu naturalmente. O que te seduz em fazer fotografias nesse estilo, ao contrário de algo mais contemporâneo?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 19:41:48
Kitsch pra mim é quando alguém mira em algo sofisticado e acerta no cafona. É tentar fazer algo de alto nível (artístico, cultural, econômico), mas resultando em uma caricatura cômica que erra totalmente o espírito do que foi tentado.

Seu estilo é definitivamente anacrônico. Acho que você faz fotografia como os pictoralistas do início do século, e também umas naturezas mortas tipo as que o Edward Weston fazia na década de 30. Se você é bem sucedido ou não eu não sei (esse não é meu estilo), mas imagino que esses seus clientes vêem isso, uma tentativa de fazer fotografia mais romantizada de um passado distante que hoje em dia seria visto como kitsch por ser tão fora de época que parece caricato.

Uma pergunta que não tem nenhuma relação com o tópico, mas que bateu uma curiosidade aqui: porque você fotografa nesse estilo? Com certeza não é algo que surgiu naturalmente. O que te seduz em fazer fotografias nesse estilo, ao contrário de algo mais contemporâneo?

boa!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 19:42:55
Qual modinha?

rapaz, tenho percebido o retorno de fotografias no estilo 90's.

sei que não é seu estilo, mas também são kitsch.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 19:57:58
rapaz, tenho percebido o retorno de fotografias no estilo 90's.

sei que não é seu estilo, mas também são kitsch.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Exemplos?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cabelu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • Flickr
Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 22:12:06
"Esta é uma palavra alemã (kitsch) que apareceu em meados do sentimental século XIX e que em seguida se espalhou por todas as línguas. Mas o uso frequente do termo apagou seu valor metafísico original: o kitsch, em essência, é a negação absoluta da merda; tanto no sentido literal como no sentido figurado: o kitsch exclui de seu campo visual tudo que a existência humana tem de essencialmente inaceitável."

[...]

"No momento em que o kitsch é reconhecido como mentira, ele entra para o contexto do não-kitsch. Perdendo seu poder autoritário, é emocionante como qualquer outra fraqueza humana. Nenhum de nós é sobre-humano a ponto de poder escapar completamente ao kitsch. Não importa o desprezo que nos inspire, o kitsch faz parte da condição humana."

(Milan Kundera, A insustentável leveza do ser)

Se te interessar (em inglês):

http://katiejbates.blogspot.com.br/2006/12/how-does-milan-kundera-define-kitsch-in.html


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 22:49:12
Acompanhando,  :snack:

Digitei no pai dos burros e apareceram imagens que no meu ponto de vista não tem nada que combine com as fotos do Faustino


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 05:55:53
Kitsch pra mim é quando alguém mira em algo sofisticado e acerta no cafona. É tentar fazer algo de alto nível (artístico, cultural, econômico), mas resultando em uma caricatura cômica que erra totalmente o espírito do que foi tentado.

Seu estilo é definitivamente anacrônico. Acho que você faz fotografia como os pictoralistas do início do século, e também umas naturezas mortas tipo as que o Edward Weston fazia na década de 30. Se você é bem sucedido ou não eu não sei (esse não é meu estilo), mas imagino que esses seus clientes vêem isso, uma tentativa de fazer fotografia mais romantizada de um passado distante que hoje em dia seria visto como kitsch por ser tão fora de época que parece caricato.

Eu achedito ser exatamente isso. Certas pessoas veem algo que nao identificam com o contemporaneo, mas sabem que foi feito hoje em dia, entao julgam como uma tentativa de ser uma copia (falsificacao) mal feita (caricato).

Mas essas fotos estao longe de terem a intencao de ser alguma reproducao do passado ou copia de algum estilo. Entao eu respondo a sua pergunta a baixo.

Uma pergunta que não tem nenhuma relação com o tópico, mas que bateu uma curiosidade aqui: porque você fotografa nesse estilo? Com certeza não é algo que surgiu naturalmente. O que te seduz em fazer fotografias nesse estilo, ao contrário de algo mais contemporâneo?

Vc diz que concerteza eh algo que nao surgiu naturalmente. Mas sim, surgiu naturalmente, pq eu nunca fui atras de um visual ou estilo premeditado. Esses resultados foram a combinacao da escolha de ferramentas e desenvolvimento que foram surgindo aos poucos. Obviamente tenho influencias classicas que me ajudaram na direcao.

A principio a escolha foi da ferramenta e midia, pq eu descobri na ferramenta manual e midia fisica um maior prazer e contato com o trabalho e desenvolvimento, consequentemente uma caracteristica visual mais rustica (no sentida da tangibilidade obtida pela da ferramenta e media).

Apesar da maioria das pessoas dizerem que fotografar com pelicula e camera manual eh anacronico, da mesma forma que pintura em tela, desenho a lapis e livro de papel nao sao anacronicos, eu nao considero anacronico mas somente menos popular no mundo dos hobbistas que procuram conveniencia, e no mundo comercial que procura cortar gastos ja que tempo eh dinheiro. E ambos procuram resultados imediatos.



Vou explicar minhas fotos para que possam entender o desenvolvimento delas.

Eu comecei primeiro a fotografar assim:




Fotografia digital tirando fotos de plantas em parques.
O conceito que eu tinha por tras dessas fotos era a representacao da criacao. Eu via o segundo plano desfocado como o mundo nao material e "caotico", que aos poucos da a forma a criacao (nascimento) representado pela parte em foco. (O mundo quantico se materializando... Acho que vou escrever sobre isso no meu blog  :) ).


Eu fiz inumeras fotos assim so de folhas de plantas como essas, cheguei a montar um livro e depois abandonei.
Entao eu comecei a fotografar em casa, fotos de flores e plantas, buscando retratar a expressividade de suas fotmas fisicas, como como a individualidade de uma pessoa humana e da interacao humana ou animal, mas representada nas plantas:






Para tirar fotos de plantas como essas, eu usava garrafas para manter as plantas em pe. Eis que me inspirou a ver as garrafas como um corpo fisico, e as plantas como expressao emocional atravez do corpo fisico:




Abaixo por exemplo, vc pode ler a imagem de duas maneiras, a maneira quevc preferir.

A primeira como um choro, e a expressao do sentimento (flor) exalindo ou sendo expressada pelo corpo (gerrafa) com as lagrimas escorrendo (cera de vela).

A segunda como um coito, ou ato sexual, a garrafa sendo o falo, a flor sendo a vulva e a cera como a expressao do corpo em forma de orgasmo.



Com o tempo eu fiu buscando explorar mais a representacao da interacao, sentimento e expressao humana. Adicionei frutas e legumes para representar riqueza material e o apego ou expressao sentimental a elas, mascaras para representar o que as pessoas mostrar externamenta para os demais, garrafas para representar corpos fisicos e plantas para representar sentimentos.





E o mais recente:



Ou seja, surgio naturalmente, com o desenvolvimento de um trabalho apos o outro e de uma fase a pos a outra. Em nenhum monto procurei mimicar ou representar algo referente ao passado, seja nos objetos usados, na forma de fotografar ou na aparencia das imagens.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 06:24:08
Com os retratos feitos com pinholes foi mais ou menos a mesma coisa. Lembrando que sim, tenho bastante influnencia de obras classicas, mas o objetivo nunca foi mimica ou copiar tais obras, simplesmente surgiu.


Antes de postar as imagens. As fotos que contem nudez sera postado somente o link. Ou seja, se verem somente o link da imagem eh pq ha nudes.

Primeiro fotografando assim:
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/5720399_orig.jpg

Depois buscando inspiracoes em pinturas, como as representacoes de Bathsheba:
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/2311077_orig.jpg

Depois indo atras de formas e harmonias que inevitavelmente me levou a algo mais classico:
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/___7134216_orig.jpg

Depois procurando mais expressividade:
http://www.marciofaustino.com/uploads/1/6/4/6/16464874/___7539065_orig.jpg


Depois eu me mudeipara uma regiao onde eu nao encontrava nenhuma modelo que estivesse interessada em posar para os meus trabalhos, entao eu comecei a fotografar a mim mesmo:




Nessa regiao em que me mudei era cercado de fazendas e era no pe de uma montanha e de uma vasta floresta. Por isso eu saia direto para pedalar e fazer trilha, levando minha camera para fotografar.

Fiz isso por um tempo carregando na mala um tijolo chamado Pentax 6x7.

Um anos antes, eu tinha feito umas cameras pinholes por brincadeira. Mas entao, depois de um ano eu comecei a pensar que valeria muito mais a pena fazer fotos de paisagem com camera grande formato pinhole do que medio formato e camera mecanica e lentes pesadas. Ja que o tamanho das cameras eram a mesma com a diferenca do tamanho do negativo e peso.

E fui o que eu fiz, para se ter uma ideia do resultado das fotos pinholes:


E depois comecei a usar camera pinhole para quase tudo:


Inevitavelmente, ja que eu estava fotografando a mim mesmo como modelo, comecei a fotografar com camera pinhole tambem. Mas eu fiz varios testes para conseguir reduzir o tempo de 1h ou 30min de exposicao para menos de 2min.

A principio algo assim em nas primeiras fases:


E apos algo assim:



Entao, nao foi algo planejado, pensado para se obter um visual antigo e copiar algo passado, mas sim um caminho que aos poucos foi de desenvolvendo nesse sentido.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2017, 06:26:51 por C R O I X »


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #14 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 08:22:01
Citar
O que vcs considerariam um trabalho fotografico Kitsch?




Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8