Autor Tópico: Retratos caseiros com flash  (Lida 1920 vezes)

Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 19 de Fevereiro de 2017, 23:43:28
Boa noite pessoal

Esses são alguns retratos da esposa (encomendos por ela  :D) feitos em casa com 02 flashes após uma saída para jantar.

Criticas, sugestões e até elogio sempre bem vindos!

Rosana by Fabio Santos, on Flickr

_U1A6401 by Fabio Santos, on Flickr

_U1A6406 by Fabio Santos, on Flickr
5D IV e alguns vidros


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 00:22:02
Na 1 a luz quase passou do ponto na testa! Achei o equilíbrio da iluminação e sombras de forma geral, bem legal.
Na 2 e na 3 já acho que passou um pouquinho do ponto.
Na 1 e na 2 a postura dela ficou muito ruim (nem tanto na 1)... Devia ter pedido para ela esticar a coluna e acertar a cabeça...
Não gostei do WB tbm... Na primeira está mais discreto, mas nas duas últimas está bem rosado/alaranjado. Esse tom não me agrada!

Abraços e ótima semana!



« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2017, 00:24:20 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 06:54:17
Na 1 a luz quase passou do ponto na testa! Achei o equilíbrio da iluminação e sombras de forma geral, bem legal.
Na 2 e na 3 já acho que passou um pouquinho do ponto.
Na 1 e na 2 a postura dela ficou muito ruim (nem tanto na 1)... Devia ter pedido para ela esticar a coluna e acertar a cabeça...
Não gostei do WB tbm... Na primeira está mais discreto, mas nas duas últimas está bem rosado/alaranjado. Esse tom não me agrada!

Abraços e ótima semana!

Bom dia André

Você está usando o Chrome para acessar o site? Pergunto pois há uns 3 dias observei que o motor de imagem do chrome no meu computador tem renderizado as fotos do flicker de maneira completamente errada (mas do 500px tudo normal) e não saberia dizer se é algo especifico na minha máquina ou da última atualização. Para visualizar como editei tive de acessar o flickr pelo Microsoft Edge. Se pudesse avaliar de outro navegador e me falar se está igual agradeceria.

Outro comentário ainda sobre o balanço de branco e exposição em geral é que no meu fluxo de edição nesse caso setei a wb em 5500 k dos flashes que eram a única fonte de luz e editei a partir daí. A câmera está setada para aRGB e editei no espaço de cor sRGB que é bem mais comum e o meu monitor é calibrado. Mesmo assim sempre vejo como ficou na tela do celular que tem espaço de cor de 100% sRGB com diferentes intesidades de brilho e sempre dá uma diferença. As vezes corrijo alguma coisa baseado nessa segunda observação.

E agora a dúvida, qual estratégia que você usa para ser o mais consistente possível na hora de finalizar a edição? Pois cada monitor/placa de vídeo mesmo setados para o mesmo espaço de cor tem variações as vezes grandes na renderização isso sem falar no brilho e contraste que as vezes tá muito mais alto ou baixo do que usamos na hora da edição? Essas alterações até passam batida numa foto mais aberta, mas quando de perto se mostra a pele ai já era...

Por último juro que pedi para ela acertar a postura pelo menos umas 3 vezes  :( mas fotografa-la é como fazer fotografia de guerra, fotografo rápido e falando o mínimo possível para não dar problema  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Obrigado por comentar e uma ótima semana
5D IV e alguns vidros


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 11:37:29
Na 1 o cabelo dela deu uma bagunçada rsrsrs... Gostei muito das outras duas. Parabéns!


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 11:44:21
Na 1 o cabelo dela deu uma bagunçada rsrsrs... Gostei muito das outras duas. Parabéns!
Obrigado!

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

5D IV e alguns vidros


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 19:22:00
Bom dia André

Você está usando o Chrome para acessar o site? Pergunto pois há uns 3 dias observei que o motor de imagem do chrome no meu computador tem renderizado as fotos do flicker de maneira completamente errada (mas do 500px tudo normal) e não saberia dizer se é algo especifico na minha máquina ou da última atualização. Para visualizar como editei tive de acessar o flickr pelo Microsoft Edge. Se pudesse avaliar de outro navegador e me falar se está igual agradeceria.

Outro comentário ainda sobre o balanço de branco e exposição em geral é que no meu fluxo de edição nesse caso setei a wb em 5500 k dos flashes que eram a única fonte de luz e editei a partir daí. A câmera está setada para aRGB e editei no espaço de cor sRGB que é bem mais comum e o meu monitor é calibrado. Mesmo assim sempre vejo como ficou na tela do celular que tem espaço de cor de 100% sRGB com diferentes intesidades de brilho e sempre dá uma diferença. As vezes corrijo alguma coisa baseado nessa segunda observação.

E agora a dúvida, qual estratégia que você usa para ser o mais consistente possível na hora de finalizar a edição? Pois cada monitor/placa de vídeo mesmo setados para o mesmo espaço de cor tem variações as vezes grandes na renderização isso sem falar no brilho e contraste que as vezes tá muito mais alto ou baixo do que usamos na hora da edição? Essas alterações até passam batida numa foto mais aberta, mas quando de perto se mostra a pele ai já era...

Por último juro que pedi para ela acertar a postura pelo menos umas 3 vezes  :( mas fotografa-la é como fazer fotografia de guerra, fotografo rápido e falando o mínimo possível para não dar problema  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Obrigado por comentar e uma ótima semana


Sim, Fabio! Sempre uso o Chrome...
Sempre foi uma grande dificuldade pra mim manter o padrão no tratamento, inclusive já recebi várias críticas aqui no fórum sobre isso, mas acredito que nos últimos trabalhos consegui melhorar bastante nesse aspecto (como pode ser visto nos tópicos abaixo)

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=126018

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=125913

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=125866

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=125573

e outros mais...

Enfim, o que tenho feito para melhorar, e fazer o tratamento (WB, claridade, saturação e vibração) na primeira foto de modo que me agrade, e mantenho os valores na outras fotos, com leves variações quando necessário. Tem dado certo (na minha opinião)

Passo pelo mesmo problema que vc aqui em casa. Só tenho minha esposa pra treinar os estudos de luz, mas é uma má vontade que até me desanima! Falo que quando conseguir dirigí-la a contento estarei pronto pra qualquer sessão de fotos! rs

Espero ter ajudado!

Abraços...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 00:12:58

Sim, Fabio! Sempre uso o Chrome...
Sempre foi uma grande dificuldade pra mim manter o padrão no tratamento, inclusive já recebi várias críticas aqui no fórum sobre isso, mas acredito que nos últimos trabalhos consegui melhorar bastante nesse aspecto (como pode ser visto nos tópicos abaixo)

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=126018

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=125913

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=125866

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=125573

e outros mais...

Enfim, o que tenho feito para melhorar, e fazer o tratamento (WB, claridade, saturação e vibração) na primeira foto de modo que me agrade, e mantenho os valores na outras fotos, com leves variações quando necessário. Tem dado certo (na minha opinião)

Passo pelo mesmo problema que vc aqui em casa. Só tenho minha esposa pra treinar os estudos de luz, mas é uma má vontade que até me desanima! Falo que quando conseguir dirigí-la a contento estarei pronto pra qualquer sessão de fotos! rs

Espero ter ajudado!

Abraços...

Só consegui chegar no PC de casa agora e fiquei curioso para ver o canal rosa/vermelho nas fotos na qual comentou. São três imagens diferentes no LR, no flickr vendo pelo chrome e pelo edge. E no flickr além do wb ser um pouco diferente ainda eles jogam para cima a exposição e sharpening (talvez isso bagunce o wb)... O jeito é editar para impressão e deixar para lá como vai aparecer na tela pois parece ser bem difícil conseguir alguma consistência.

Valeu pela observação!  :ok:
5D IV e alguns vidros


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 07:43:50
Gostei bastante das fotos, na primeira podia ter feito um corte menor e deixar um pouco mais do ombro cortado, mas isso é meu gosto, todas ficaram legais. Parabéns  :ok:


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 08:24:01
Olá Fábio, gostei das fotos!

Seria interessante se pudesse compartilhar como foi a disposição dos flashes, se na câmera e outro sobre um tripé, se ambos fora e disparados via rádio e a disposição em relação a modelo, abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 08:34:50
Gostei bastante das fotos, na primeira podia ter feito um corte menor e deixar um pouco mais do ombro cortado, mas isso é meu gosto, todas ficaram legais. Parabéns  :ok:
Obrigado Erick!

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

5D IV e alguns vidros


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 08:50:02
Olá Fábio, gostei das fotos!

Seria interessante se pudesse compartilhar como foi a disposição dos flashes, se na câmera e outro sobre um tripé, se ambos fora e disparados via rádio e a disposição em relação a modelo, abraços
Bom dia Ronaldo!

Obrigado por comentar.

No retrato mais próximo

Usei como luz principal um yn568exii num octabox de 80 cm à cerca de 1 m ou pouco mais de distância posicionado a mais ou menos 45 graus a esquerda e acima dela.

Como rimlight exatamente atrás e há uns 2m de distância e bem acima um ex430ii da Canon num refletor de 7 polegadas (montagem bowens com adaptador para speed light) com um grid honeycomb também num tripé.

Ambos disparados por rádio  com ajuste manual (não ettl) de potência com o yn622c o que facilita muito a vida pois dá para ajustar potência e zoom diretamente da câmera sem precisar baixar e levantar o flash e modificadores no suporte a toda hora...

Na foto do sofá com ela deitada só usei o octabox a uns 30 graus dela e 2m de distância e à minha direita

No retrato mais aberto sentada no sofá octabox na frente a minha esquerda e refletor atrás também à minha esquerda ou ambos à direita dela.

Se desenhasse o esquema demoraria bem menos que digitando! :D


Sent from my SM-N910C using Tapatalk
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2017, 08:54:18 por Fabiosantos25 »
5D IV e alguns vidros


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 09:45:05
Ei Fábio, obrigado por descrever os esquemas... muito, mas muito importante para quem está começando a ler sobre iluminação, como é o meu caso...
Deu para entender bem a luz de recorte no cabelo, na primeira foto.... e perceber a suavidade da luz proporcionado pelo octabox... muito bom mesmo !!

Pensei aqui que seria interessante a criação, talvez na galeria, de um post somente sobre esquemas de iluminação... semelhante aos esquemas que o Leonobox publica aqui no fórum...
A primeira foto com o resultado e outra com um esquema (desenho) ou mesmo uma foto da disposição da modelo/fontes de luz...
Vamos ver se o pessoal anima e se os moderadores acham válido. Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 10:25:25
Ei Fábio, obrigado por descrever os esquemas... muito, mas muito importante para quem está começando a ler sobre iluminação, como é o meu caso...
Deu para entender bem a luz de recorte no cabelo, na primeira foto.... e perceber a suavidade da luz proporcionado pelo octabox... muito bom mesmo !!

Pensei aqui que seria interessante a criação, talvez na galeria, de um post somente sobre esquemas de iluminação... semelhante aos esquemas que o Leonobox publica aqui no fórum...
A primeira foto com o resultado e outra com um esquema (desenho) ou mesmo uma foto da disposição da modelo/fontes de luz...
Vamos ver se o pessoal anima e se os moderadores acham válido. Abraços
Acredito que seria muito interessante. Mais uma local para aprendermos e também compartilhar conhecimento.

Não sei o quanto já estudou sobre iluminação mas conhece o lighting 101?

É um blog estruturado como um curso sobre iluminação. Fantástico como uma primeira leitura mais aprofundado sobre o tema. Se não conhecer vale muito a pena dar uma olhada.

Olha como ele começa :

"Welcome to Lighting 101.

You may not realize it yet, but you have just stepped through a door that may change your photography forever. Over the past 10 years, over four million people from nearly every country in the world have begun their lighting education right here. If they can do it, you can do it."

http://strobist.blogspot.com/2006/03/lighting-101.html?m=1

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

5D IV e alguns vidros


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 11:07:10
Maravilha Fábio, vou conferir com certeza... obrigado!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/