Autor Tópico: Mais um teste....  (Lida 1224 vezes)

Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Online: 20 de Fevereiro de 2017, 16:01:08
Boa tarde pessoal.
Fiz mais um teste com gastronomia, não sei muito se vai agradar.
Como não tenho tido muito tempo de fotografar, fiz esse teste ai.
Criticas e sugestões são sempre bem vindas.


Canon T5
ISO:400
50mm
f/80
1/40


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 19:55:22
Achei que os pães ficaram subexpostos e que alguns elementos nas extremidades não precisariam aparecer e a posição da faca, acho que poderia ser melhor. A foto tem potencial.
Opinião de um mero aprendiz  :ok:
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 21:05:29
As cores são muito parecidas, digo os tons. Tudo marrom.
Isso claro que tira a graça da imagem.
No caso, o uso de uma tábua mais clara e a do segundo plano retirada, a foto ganharia outra vida.
As cores são muito importantes na fotografia gastronômica.
Pode não parecer mais em muitos casos, a empresa que contrata uma foto para publicidade leva alguém especializado em criar o clima da foto, a montagem em si. Muitas vezes o fotógrafo só escolhe a luz e clica nos ângulos mais interessantes.
Outro detalhe muito usado é o desfoque. Se usa muita abertura grande, f2.8, até f/4 para borrar bem o fundo.
Isso ajuda a atrair a atenção para o ponto mais importante que se quer mostrar.
Nao achei o pão subexposto, acho que são de centeio, portanto muito escuros mesmo.
Concordo com o Nataniel que a faca poderia aparecer toda, ou não aparecer, seria mais natural do que só o corte.
Uma garrafa de vinho ou uma jarra de suco seriam bem vindas no segundo plano, e uma toalha evitaria os reflexos do vidro.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2017, 21:51:14
As cores são muito parecidas, digo os tons. Tudo marrom.
Isso claro que tira a graça da imagem.
No caso, o uso de uma tábua mais clara e a do segundo plano retirada, a foto ganharia outra vida.
As cores são muito importantes na fotografia gastronômica.
Pode não parecer mais em muitos casos, a empresa que contrata uma foto para publicidade leva alguém especializado em criar o clima da foto, a montagem em si. Muitas vezes o fotógrafo só escolhe a luz e clica nos ângulos mais interessantes.
Outro detalhe muito usado é o desfoque. Se usa muita abertura grande, f2.8, até f/4 para borrar bem o fundo.
Isso ajuda a atrair a atenção para o ponto mais importante que se quer mostrar.
Nao achei o pão subexposto, acho que são de centeio, portanto muito escuros mesmo.
Concordo com o Nataniel que a faca poderia aparecer toda, ou não aparecer, seria mais natural do que só o corte.
Uma garrafa de vinho ou uma jarra de suco seriam bem vindas no segundo plano, e uma toalha evitaria os reflexos do vidro.

Bacana Helvio. Que bela aula... Isso sim, é bem bacana de se ver por aqui: comentários precisos e a fundamentação, com a intenção de ajudar.
Isso ajuda ao autor da foto e a todos nós que "passamos" por aqui. Valeu!
Claudio, a foto de gastronomia é cheia de desafios, não resta dúvida mas, quando bem executada, é sempre fantástica.
E só tem um jeito de fazer bem... É exatamente o que vc está fazendo: tentando e expondo às críticas. Sorte e sucesso sempre.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2017, 21:54:14 por manek56 »


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 08:40:59
Achei que os pães ficaram subexpostos e que alguns elementos nas extremidades não precisariam aparecer e a posição da faca, acho que poderia ser melhor. A foto tem potencial.
Opinião de um mero aprendiz  :ok:

Opa Nataniel. Agradeço pelas dicas. O pão não esta sub exposto não. Mas de fato, no meu celular, ele ficou mais escuro do que no meu monitor. Talvez eu tenha que calibrar o monitor para ajustar melhor as fotos. A faca, também não gostei muito dela ali no final das contas.

As cores são muito parecidas, digo os tons. Tudo marrom.
Isso claro que tira a graça da imagem.
No caso, o uso de uma tábua mais clara e a do segundo plano retirada, a foto ganharia outra vida.
As cores são muito importantes na fotografia gastronômica.
Pode não parecer mais em muitos casos, a empresa que contrata uma foto para publicidade leva alguém especializado em criar o clima da foto, a montagem em si. Muitas vezes o fotógrafo só escolhe a luz e clica nos ângulos mais interessantes.
Outro detalhe muito usado é o desfoque. Se usa muita abertura grande, f2.8, até f/4 para borrar bem o fundo.
Isso ajuda a atrair a atenção para o ponto mais importante que se quer mostrar.
Nao achei o pão subexposto, acho que são de centeio, portanto muito escuros mesmo.
Concordo com o Nataniel que a faca poderia aparecer toda, ou não aparecer, seria mais natural do que só o corte.
Uma garrafa de vinho ou uma jarra de suco seriam bem vindas no segundo plano, e uma toalha evitaria os reflexos do vidro.

Ribeiro, obrigado pela aula. Foi muito instrutivo seu comentário.
Vou tomar mais cuidado com esses detalhes na próxima vez.


Claudio, a foto de gastronomia é cheia de desafios, não resta dúvida mas, quando bem executada, é sempre fantástica.
E só tem um jeito de fazer bem... É exatamente o que vc está fazendo: tentando e expondo às críticas. Sorte e sucesso sempre.


Obrigado pelo incentivo Manek. Realmente tem que treinar muito.

Eu tenho escolhido me enveredar mais por esse tipo de fotografia (gastronomia e produto) por que acho, na minha razão, que talvez seja mais fácil para mim do que ter que lidar com pessoas.
Eu sou de área técnica, sou desenvolvedor de equipamento eletrônico, e na minha cabeça só a lógica numérica funciona bem. É difícil conseguir expressar arte, e por isso tenho me empenhado na fotografia como uma forma de desenvolver mais o meu lado "humano" voltado para artes. Sou tímido e tenho muita dificuldade de lidar com pessoas. Acho que nunca faria qualquer tipo de ensaio. Hehehe


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 09:33:13
Puxa, que bom que gostaram! Embora não faça sempre, eu gosto muito de fotos de gastronomia, por isso sempre olho nas revistas e vou descobrindo o que de bom acho nas fotos. A luz é muito importante nesse tipo de foto.

Claudio, também sou da area técnica, mas isso não atrapalha em nada, hein!
Foi ótimo colocar sua foto aqui para ser "bombardeada"!  :D
Assim é possível saber opiniões diferentes.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva