Autor Tópico: Gradiente.  (Lida 2016 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Fevereiro de 2017, 11:32:33
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2017, 11:33:26 por cfcsosa »


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 11:36:12
Exagerou na saturação, Carlos.
Foi difícil pra mim, mas de tanto ouvir e ler o Waldyr, o Raphael e o Rodrigo falarem para eu tirar esse amarelão, consegui. De fato fica muito melhor sem esse exagero. Tenta aí!

No mais a cena é linda, o momento é fantástico. 
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2017, 11:40:53 por Erichfr »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 11:40:10
Exagerou na saturação, Carlos.
Foi difícil pra mim, mas de tanto ouvir e ler o Waldyr, o Raphael e o Rodrigo falarem para eu tirar esse amarelão, consegui. De fato fica muito melhor sem esse exagero. Tenta aí!

No mais a cena é linda, o momento é fantástico.

a ideia aí não era uma paisagem real, era brincar com as cores somente, seria tenar algo surrealista.

você concorda que as camadas de árvores não são roxas ou puxando pro vermelho como aparecem?

eu discordo do Raphael e do Waldyr nesse sentido, tudo depende do que você quer passar em sua imagem, não é pelo fato de ser uma paisagem alí que eu quero ser realista entende? Nesse caso eu realmente não quis e não busquei isso.

Mas tem uma coisa que me incomodou nessa imagem: Os detalhes dos arbustos, eu não queria eles, queria algo mais chapado e sem definição.

Mas aceito o debate, o que você acha da minha opinião sobre isso?





Essa foto acima não foi tratada, eu usei um filtro Velvia pra intensificar os tons e ajustei o WB na câmera.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2017, 11:43:00 por cfcsosa »


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 11:46:11
a ideia aí não era uma paisagem real, era brincar com as cores somente, seria tenar algo surrealista.

você concorda que as camadas de árvores não são roxas ou puxando pro vermelho como aparecem?

eu discordo do Raphael e do Waldyr nesse sentido, tudo depende do que você quer passar em sua imagem, não é pelo fato de ser uma paisagem alí que eu quero ser realista entende? Nesse caso eu realmente não quis e não busquei isso.

Mas tem uma coisa que me incomodou nessa imagem: Os detalhes dos arbustos, eu não queria eles, queria algo mais chapado e sem definição.

Mas aceito o debate, o que você acha da minha opinião sobre isso?




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Acho coerente, sem dúvidas.
Mas você poderia iniciar o tópico dizendo o que quis passar de fato. O título leva para esse lado, mas não foi claro o suficiente para eu entender que você não quis passar uma ideia de foto de paisagem. 



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 11:47:43
Acho coerente, sem dúvidas.
Mas você poderia iniciar o tópico dizendo o que quis passar de fato. O título leva para esse lado, mas não foi claro o suficiente para eu entender que você não quis passar uma ideia de foto de paisagem.


Então brother, poderia né? Mas eu gosto de causar....  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 11:52:41

Então brother, poderia né? Mas eu gosto de causar....  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

"Causante"  :doh:


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.334
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 11:53:27
a ideia aí não era uma paisagem real, era brincar com as cores somente, seria tenar algo surrealista.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Carlos, se sua intenção era algo surrealista, acho que vc ficou no meio do caminho. Poderia ter exagerado mais ou mesmo ter mudado o matiz. Do jeito que está, me parece uma foto saturada...

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 12:02:50
Carlos, se sua intenção era algo surrealista, acho que vc ficou no meio do caminho. Poderia ter exagerado mais ou mesmo ter mudado o matiz. Do jeito que está, me parece uma foto saturada...

Abraço!


Pode ser, faltou ousadia ou maior conhecimento sobre isso. Foi uma tentativa, a idéia é que critiquem mesmo.  :ok:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 13:10:33
Carlos, se sua intenção era algo surrealista, acho que vc ficou no meio do caminho. Poderia ter exagerado mais ou mesmo ter mudado o matiz. Do jeito que está, me parece uma foto saturada...

Penso o mesmo.

Cada um faz como quer as suas fotos, eu particularmente não gosto muito de puxar a vibração e muito menos a saturação ( aliás ao baixar as altas luzes e clarear as sombras faz-se necessário, geralmente, diminuir isso pois as cores ai tendem a se intensificar ); busco um resultado mais suave, não só nas cores como no contraste de luz e sombra, eis a justificativa para o meu objetivo.

Não é que eu nunca ache que vale dar uma exagerada, já fiz isso e concordo que em certos casos fica legal, mas no caso de se ter um sol tão claro acho que as aberrações ficam muito evidêntes, pois é dificil pro sensor uma gama tão vasta, possivelmente.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 13:45:41
Penso o mesmo.

Cada um faz como quer as suas fotos, eu particularmente não gosto muito de puxar a vibração e muito menos a saturação ( aliás ao baixar as altas luzes e clarear as sombras faz-se necessário, geralmente, diminuir isso pois as cores ai tendem a se intensificar ); busco um resultado mais suave, não só nas cores como no contraste de luz e sombra, eis a justificativa para o meu objetivo.

Não é que eu nunca ache que vale dar uma exagerada, já fiz isso e concordo que em certos casos fica legal, mas no caso de se ter um sol tão claro acho que as aberrações ficam muito evidêntes, pois é dificil pro sensor uma gama tão vasta, possivelmente.


Pra mim a graça de fotografar um pôr-do-sol é explorar suas cores, O sol é branco, pode ser amarelo, laranja, vermelho... Depende de como você quer sua foto... Esta aqui é outra foto tirada no mesmo dia que optei por não editar radicalmente, pra mim perde toda a graça.


20022017-_DSF4987 by Carlos C. Sosa, on Flickr





Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 13:52:15
Só um desature já dá uma melhorada boa!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 13:55:03
Neguinho odiou mesmo !  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #12 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 14:12:57
Neguinho odiou mesmo !  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

ódio? jamais!
a foto está muito boa.
somente a saturação que não a deixou ainda melhor.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 14:14:19
ódio? jamais!
a foto está muito boa.
somente a saturação que não a deixou ainda melhor.

Não é ódio no sentido de querer rasgar ou desejar mal, é de simplesmente não curtir....

kkkkkkkk


De boas! Depois vou olhar pra ela com carinho novamente.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 14:54:36

Pra mim a graça de fotografar um pôr-do-sol é explorar suas cores, O sol é branco, pode ser amarelo, laranja, vermelho... Depende de como você quer sua foto... Esta aqui é outra foto tirada no mesmo dia que optei por não editar radicalmente, pra mim perde toda a graça.


20022017-_DSF4987 by Carlos C. Sosa, on Flickr

Carlos, concordo com vc. O globo do sol não precisa ser branco RGB 255, com certeza fica interessante ele ter uma tonalidade amarelada, alaranjada ou até rosada.

Nessa foto que fiz : https://www.facebook.com/raphaelsombrio/photos/a.1467803510217103.1073741828.1467519286912192/1659640457700073/?type=3&theater o amanhecer foi com uma luz rosada, o sol parecia uma lâmpada rosa, muito mais do que deixei na imagem, prq mesmo tentando nunca chegaria perto do que vi e ao tentar aumentar a força da cor a imagem ficou estranha.

Mas ainda acho esse último ajuste que vc postou o melhor. Acho que mesmo querendo cores vivas há que se ter cuidado.