Autor Tópico: Full Frame versus Crop - a Fujifilm calou essa polêmica?  (Lida 11057 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #90 Online: 01 de Março de 2017, 17:38:19
Tive uma 5D por anos, desde o lançamento até o ano passado e estou a 3 anos com o sistema Fuji, além de ter passado por muitos outros, como Panasonic e Olympus , e também usei por algum tempo outras FF como a D800 e a 5D Mk2 e Mk3.

Atualmente NÃO tenho nenhuma FF, por avaliação e escolhas baseadas no meu uso.

Na grande maioria das situações que enfrento, realmente não faz diferença e o fator peso realmente fala bem mais alto.

Mas não adianta tentar forçar a barra dizendo que um sensor pequeno é melhor que um sensor grande. Não é.
E quer saber mais ? Mesmo a minha antiga 5D com uma objetiva série L dá uma imagem superior às minhas Fujis com as objetivas XF. Só que é um trambolho que pesa o triplo e se for colocar em termos de equipamento na mesma faixa de idade, uma 5D3 ou uma D800 com lentes decentes custam MUITO mais caro do que um conjunto "equivalente" Fuji ou MFT. É uma simples questão de matemática financeira x peso da porra toda.

Se a imagem do sensor pequeno te agrada, vá fundo e pare de procurar pelo em ovo.

OBS:

Uso ISO BAIXO preferencialmente. Não ligo para AF lento.
 


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #91 Online: 01 de Março de 2017, 17:54:36
Eu penso o mesmo, o custo x benefício pesa nisso tudo. Com relação ao sistema de foco atualmente temos visto gratas surpresas no APS-C em todas as marcas, acho que isso não é mais um problema, já existem boas opçòes no mercado que cumprem bem esse papel.


O grande diferencial que vejo na Fuji são os vidros mesmo, eles tem vidros ótimos por um valor bem mais em conta que vidros caros de Full Frame e o conjunto todo acaba dando bons resultados, então, era tudo que eu queria... Quero uma Full Frame pra fotografar minhas paisagens? Claro. Mas hoje não ganho a vida com isso e mesmo se ganhasse só investiria o que custa um equipamento de ponta se houvesse retorno financeiro adequado.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 01 de Março de 2017, 18:13:05
Que pena, mais um tópico útil que será trancado...  8-)

Útil  :hysterical:

Na boa, não vou ser politicamente correto e ficar colocando açúcar por cima das minhas convicções pra elas descerem melhor naqueles que se sentem facilmente ofendidos: basicamente todos no fórum que eu vejo discutindo equipamento são fotógrafos medíocres. Fotos plastificadas, copiando o estilo de fotógrafos gringos, estilo strobista e/ou ultra produzidas com profundidade de campo curta e um monte de desfoque de fundo, sem nada de novo e sem dizer nada de conteúdo, todas com ênfase somente no visual comercial e publicitário, até mesmo quando são fotos pessoais dos cachorros ou dos filhos.

Existe uma minoria interessada em fotografia de verdade, que faz coisas originais. Eles postam em grande parte na galeria, e é meio difícil de encontrar os posts deles, pois pra cada fotografia original lá você tem que passar um mar de 20 fotografias batidas, repetidas e superficiais, mas eles existem. Exemplo 1, exemplo 2, exemplo 3, exemplo 4.

E ao invés de celebrar as fotografias dessas pessoas, de discutir fotografia com eles, de fazer fotografia no mesmo espírito, o fórum inteiro gasta 90% de suas energias pra ficar babando na nitidez de lentes recém lançadas, ficam pontificando sobre qual tamanho de sensor é melhor, qual fabricante está dominando o mercado, o que esperar dos novos lançamentos, e no final vão na galeria pra postar fotos como essa, cuja razão de existir é unicamente demonstrar o bokeh e a nitidez da lente que eles possuem, e nada mais.

Então eu repito: útil? Pra mim essas discussões são extremamente inúteis, pelo menos se o seu objetivo final é fotografar.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #93 Online: 01 de Março de 2017, 18:36:30
Não tem jeito.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro